Família Pedroso (a)

A família Pedroso ou Pedrosa tem seus descendentes também no Brasil. Confira abaixo algumas informações sobre origens, curiosidades e modelo de brasão dessa família que não é tão conhecida, mas não chega a ser rara de se encontrar por aqui.

O sobrenome Pedroso ou Pedrosa, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pedroso

Este é um sobrenome de origem toponímica, ou seja, de origem geográfica. O seu significado é de lugar onde há muita pedra. Ele foi utilizado bastante em países como Portugual e Espanha desde o século XV, onde, em documentos antigos constatou-se a existência de um certo Diogo de Pedrosa.

Provavelmente a primeira pessoa que se utilizou deste sobrenome, o fez para se diferenciar das outras, ou era dono de uma pedreira ou residia em local cheio de pedras, ganhando assim esta designação e transmitindo-a a seus descendentes.

Curiosidades

Algumas pesquisas revelam que o sobrenome Pedroso ou Pedrosa também pode ser derivado do nome Pedro. Por este fato, ele também pode ser classificado como patronímico, ou seja, derivado de um nome próprio.

Variantes do sobrenome Pedroso

As variantes são Pedroso e Pedrosa. Eles são os nomes de origem do sobrenome e são as únicas variantes conhecidas desta família.

Também é possível encontrar o nome Pedro como sobrenome. Este também é origem do sobrenome que estamos tratando.

Brasão da Família Pedroso

O brasão da família Pedroso ou Pedrosa é constituído de ouro, com duas faixas de vermelho acompanhadas de sete lobos passantes de púrpura armados e lampassado de vermelho, postos 3, 3 e 1. O seu timbre é feito de um lobo semelhante ao do escudo.

Este é o escudo mais provável de ser oficial desta família. Qualquer outra forma pode ser advinda de outra origem. É possível também encontrar escudos com as mesmas características, mas com um design diferente. Isso é relativo à confecção do brasão.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

119 respostas para “Família Pedroso (a)”

  1. Tantas história de Pedroso cm S cm Z eu sou bisnéta de um Pedro Pedroso da Silva só sei que ele fez parte da guerra do Paraguai e depois adentrou no Brasil e viveu aqui nas aldeias de índios na parte de Miranda -MS e casou cm minha bisavó e se relacionou cm a irmã de minha bisa eram as duas indígenas de aldeia Passarinho Olimpia Rosa de Oliveira e Tereza Oliveira e acho que nao me engano teve cm as duas uns dezoito filhos unica coisa que ele incluiu no seu nome passou a ser Pedro Pedroso Olagas acho que p causa da guerra que mudou seu sobrenome

  2. Sou Valéria Pedroso Borges, filha de Anésia Pedroso Borges, neta de Antônio Augusto Pedroso ( conhecido como Antônio Cruz) pq meu bisavô era João da Cruz Pedroso, sou de São. Paulo e eles me dos de Nazaré Paulista

    1. Meu nome é Patricia Pedrozo Vitório, Meu bisavô se chamava Joaquim Pedrozo, Foi casado com Barbara Gomes, e tiveram um filho que foi deixado em um internato no Rio de janeiro,se alguem souber de alguma coisa preciso dos dados do Joaquim Pedrozo, nome de seus pais, acredito que ele veio de Paião, Portugal, tem um Joaquim Pedrozo que chegou a São Paulo em 1911, no porto de Santos, queria saber se é meu bisavô.
      fico no aguardo de noticias obrigada.
      tel: 21 969099598.

  3. oi sou Rozangela pedroso, moro em porto velho Rondônia, mas meu pai e todo os familiares deles e de Santarém no para nome dele e Francisco dos santos pedroso, avo Inácio Caetano dos santos pedroso

  4. Estou procurando sobre a origem do sobrenome Tameirão mas não encontro nada no site,meu avô se chamava Adair Tameirão nascido em corinto minas gerais e meu bisavó José Tameirão

  5. VILSON BORBA PEDROSO, Meu avô paterno era José Rodrigues Pedroso, meu pai Antonio Melo Pedroso que era natural de Cruz Alta RGS, eu sou de Carazinho-rs

  6. Meu nome é Antônio Augusto nascimento Pedrosa 49 anos filho de Alberto Pereira Pedrosa e Teresina de Jesus nascimento meu pai é português (mas não conheci pois foi embora quando eu tinha 1 ano de idade

  7. Meu nome é Brígida de Fátima Pedroso Tameirão Elias,sou de Três Marias Minas Gerais.Meu avô paterno chamava José Pedroso de Almeida.Minha mãe Tiburtina Pedroso de Almeida,ela comentava conosco, que nosso avô dizia que a família Pedroso veio de Portugal, ficando parte em S.Paulo e alguns vieram para Minas Gerais, falava que Pedroso era uma só família.Portanto:minha família Pedroso era muito numerosa,13 filhos. Amo ser Pedroso! <3

    1. Sou Patricia Pedrozo, filha de José Pedrozo e neta de Sebastião Pedrozo, lembro que meu avó chingava muito em italiano rrrrsrssss e era da região de monte aprazivel acho que é isso, quanto ao Z também acho que tem S, não sei se foi um erro de digitação.

  8. Me chamo Lucas Pedrosa Siqueira, moro em Fortaleza. Sou professor e psicologo, gostaria de conhecer melhor essa família tão grande e bela.

  9. gostaria de conhecer meus antepassados por favor entrar em contato sou de Suzano SP meu pai se chama Jose pedroso meu avô Manuel Americo Pedroso

  10. Alguém da família Pedroso ou Pedrozo de Botucatu-SP ou Pardinho/Bofete? Meu bisavô era José Antônio Pedrozo. Quero muito encontrar os familiares Pedroso e Gonçalves, da parte de minha avó, ano 1905 para trás…

      1. Olá, tudo bem? Então, continuei fazendo buscas e encontrei também outro nome, que seria José Pedroso de Lima, o que dificulta ainda mais. Seu avô residiu em Botucatu-SP? Se residiu, estaremos no caminho de descobrir… Obrigada por me ajudar !! Muito grata !

        1. Nelita, tudo bem? Meu nome é Antonio Alves da Fonseca. Sou descendente de Manoel Alves Pedroso, de Botucatu. Ele foi casado com Maria das Dores do Lado de Christo. Ela era filha de…..Teixeira. Tem algo a ver?

    1. Oi nelita meu nome é Jefferson Pedroso e minha família é de Avaré e é muito grande a família, e tem muitos familiares que foram perdendo o contato. Meu avô se chama Delcídio Pedroso

    2. Oi Nelita,
      Meu avó era João Pedroso, filho de Manoel Alves Pedroso, fazendeiro em Botucatu.
      Vc tem mais alguma informação sobre a descendência dos Pedroso?
      Obrigada

  11. meu nome e NORIVAL PEDROSO,filho de Ramiro Pedroso e Geny Ramos Pedroso,meu pai Natural da cidade de Igarata Sp,teve mais tres irmão um deles se chama vergilio pedroso, outro Joaquim Pedroso,todos de são paulo e são jose dos campos, meu pai ja e falecido ha 20 anos,tambem acredito que os irmãos ja se foram, mas devem ter filhos espalhados em cidade de são paulo,estou a procura para descobrir estes parentes que nunca tive conhecimento com nenhum deles se alguem quiser fazer um contato comigo, vou deixar o meu email e o face abaixo ok,abraços a todos!!

  12. Meu avo se chamava José Pedroza. (com Z). No seu Rg. consta como natural de mourisco.
    vieram para o Brasi lno inicio do sec. XX, e fixaram moradia no municipio de Bebedouro-Sp., onde constituiu uma grande familia. uma parte da familia tem o sobrenome com “Z” e outra tem a letra “S”. Tenho uma irmã que é casada com um Pedroso….
    Me chamo Paulo Roberto Pedrosa, moro na cidade de Pirangi-Sp.
    Sempre tive vontade de conhecer meus antepassados.
    Fiquei feliz em saber pouco da historia da minha familia.
    Sou professor de História, e essetipo de assunto me deixa muito aguçado.
    Uma boa tarde, e grande abraço a todos.

  13. Meu nome Vanderlei Ferreira Pedroso meu pai é Derli Ferreira Pedroso nascido no Parana, nossa família é muito grande, hoje estamos semeados em vários estados, como: Mato Grosso, Paraná, São Paulo, ria grande do sul e outros.

    1. Oi Vanderlei tudo bem estou procurando os parentes do meu avô o nome dele é Feliciano Pedroso Ortiz o nome do pai dele é izidorio se eu nao estou engana e natural de Ortigueira . Será qe somos parentes ?

  14. meu nome é Joel de oliveira pedroso,meu pai foi martiniano Ribas pedroso meu avô se chamava joão pedroso de Moraes da região de Rosário do sul e Piratini RS

  15. Também procuro nossos descendentes, não tivemos contato com nossos avos maternos com sobrenome Pedrosa.Sei que nossa familia e de Goias e Minas Gerais o nome do meu avó e Severino Pedrosa Mendes viveu muitos anos em Goiás mais não sei se ele era de Goiás. Abraços a FAMILIA PEDROSA.

    1. Bom dia!!

      Meu nome é Suzana Pedrosa da Silva, Filha de Divina Pedrosa da Silva e João da Silva. O pai da minha mãe se chamava Severino Pedrosa Mendes, não conheci, mas sei que morava aqui em Goiânia-Goiás.

    2. Oi João Pedrosa, sou Adriana Pedrosa, também não tive contato com meu avô materno, o nome do meu avô também é Severino Pedrosa Mendes. Abraços

  16. Pelo que sei Pedroso com “S” é de origem Italiana do vale D`Aostra, próximo a Suiça, região de Piemont, Turino – Itália.
    Meu pai é Pedroso. Acredito que dessa família de Santa Maria – RS.

  17. Oi meu nome Sirlei Pedroso meu Pai Doracilio Pedroso de Oliveira da cidade de Irai RS avo paterno Eugenio Pedroso de Oliveira e Tereza Pedroso gostaria muito de encontrar qualquer parente poid meu pai saiu do RS com 33 anos casou com minha mae e nunca conhecemos nenhum perente paterno ele diz que deixou um casau de filhos no RS se algum Pedroso quizer falar comigo entra no face http://www.sirlepedroso ficarei muito feliz Deus abencoa todos vcs faz 41 anos que meu pai é casado com minha mae moro no MT

  18. Oi meu nome Sirlei Pedroso meu Pai Doracilio Pedroso de Oliveira da cidade de Irai RS avo paterno Eugenio Pedroso de Oliveira e Tereza Pedroso gostaria muito de encontrar qualquer parente poid meu pai saiu do RS com 33 anos casou com minha mae e nunca conhecemos nenhum perente paterno ele diz que deixou um casau de filhos no RS se algum Pedroso quizer falar comigo entra no face http://www.sirlepedroso ficarei muito feliz Deus abencoa todos vcs

  19. ola será que Pedro também pode ser incluído aqui?? meu nome é Caique Iaiati Pedro filho de Márcio Pedro neto de Simão Pedro eu sou índio meu avô nasceu e viveu em Miranda MS meu pai veio embora para Braúna SP aonde vivemos até hoje.

  20. Meu nome é Antonio Cesar Pedroso dos Santos, Filho de Enone Otavia Pedroso e Neto de Otavio Cassemiro Pedroso da região de Torres – RS, sem que tenho parentes no Paraná

  21. oi meu nome e eliene alves pedroso filha de armezina alves pedroso que procura irmaos de nome ademila e aurino e pai estevao alves viana e mae benedita pedroso dos santos lugar ode estava morando maudim regiao de itarantim 071 98856 8513

  22. Meu nome Eduardo Prdrosa, meu pai Geraldo Pedrosa nascido em araraquara-sp. Não tenho contato com nenhum Pedrosa. Sei que meu avô era Armamdo pedrosa filho

    1. Meu avo se chamava José Pedroza. (com Z). No seu Rg. consta como natural de mourisco.
      vieram para o Brasi lno inicio do sec. XX, e fixaram moradia no municipio de Bebedouro-Sp., onde constituiu uma grande familia. uma parte da familia tem o sobrenome com “Z” e outra tem a letra “S”. Tenho uma irmã que é casada com um Pedroso….
      Me chamo Paulo Roberto Pedrosa, moro na cidade de Pirangi-Sp.
      Sempre tive vontade de conhecer meus antepassados.
      Fiquei feliz em saber pouco da historia da minha familia.
      Sou professor de História, e essetipo de assunto me deixa muito aguçado.
      Uma boa tarde, e grande abraço a todos.

  23. Luiz Roberto Pedroso, Chapeco-sc, sou neto de Afonso Gomes Pedroso, filho de Ruy Gomes Pedroso, e tio Benaldo Pedroso, procuro mais descendentes…

    1. Olá Luiz Roberto Pedroso!!!! Procuro alguém que tenha conhecido meu avô materno João Pedroso da Cruz de Santa Catarina, minha mãe se chamava Loraci da Cruz Farias , nascida em São Joaquim.

  24. ACHEI SUPER INTERESSANTE. SOU HELENA PEDROSO, FILHA DE ORLEY PEDROSO, NETA DE JOSÉ DÍLSON PEDROSO. DE IRATI/PARANÁ, ATUALMENTE MORO EM SANTIAGO/RS.

  25. Sou Pedroso, do bairro de São João Climaco.onde morei ate 1980.
    Meu pai Renato Pedroso
    Meu avo Miguel Pedroso
    Perdi o contato com meus tios ,onde passei grande parte de minha vida.

  26. Olá ! Estou procurando pelos Pedroso (ou Pedrozo) que tenham morado ou ainda morem em Botucatu-SP, descendentes de José Antônio Pedrozo (ou Pedroso) e Laurinda, que tenham documentos que comprovem essa descendência. Obrigada !

    1. Nelita meu pai se chama Sebastião Antônio Pedroso já nos deixou, era da região do capim pubo cristalina GO/ palmital MG, deixou muitas saudades.
      Filhos netos e bisnetos.
      Temos 3 irmãos que não conhecemos.
      Quem sabe….

      1. Olá ! Nunca se sabe… estamos todos tão espalhados, e que esperança de encontrar todo mundo !!! Vi em outra certidão que meu bisavô seria uma das duas opções: José Antônio Pedrozo ou José Pedroso de Lima… não entendo tanta diferença de registro, mas enfim… A única coisa certa é o nome de minha bisavó, que é Laurinda Gonçalves… região de Bofete, Pardinho, Botucatu… talvez tenha, sim, alguma ligação com Minas Gerais… Vamos continuar pesquisando… É um prazer estar na página dos Pedroso/Pedrozo ! Um abraço e obrigada por me ajudar !

  27. Douglas Pedroso Costa.
    Natural, de São José do Norte – RS
    Moro em Criciúma – SC.
    Legal e um abraço à todos os Pedroso.

    1. Oi Douglas Pedroso da Costa!!!! Procuro saber sobre meu avô João Pedroso da Cruz já falecido, minha mãe nasceu em São Joaquim Loraci da Cruz Farias. Eu sou Antonia Costa natural de lages.

  28. procuramos saber informações da família pedroso. pois por culpa do cartório alguns filhos ficaram sem o sobrenom. meu avô nasceu em Rezende RJ. morou por anos em São José do Barreiro e atualmente mora em sjc.

    1. oi natalia meus bisavos tambem vieram de sao jose do barreiro e tambem sao pedroso o nome pedro ferreira pedroso filho de joao alves pedrosose vc tiver alguma informaçao mais sobre sua familia laara giovana pedroso

  29. sou de Santa Maria, mas natural de São Luiz Gonzaga R/S, meu avô, argentino casou com minha vó, no brasil interior de São Nicolau (Santo Izidro), fronteira com Argentina, chamava-se Ambrósio Pedroso

    1. Sou Lianor Pedroso de Almeida nascido em Rio Verde – MS, filho de Rosalia Pedroso, neto de João Pedroso de Barros, de Corumbá – MS. Abraço parente rsrsrsrsrsr

  30. Puxa. Ótimo saber que posso me utilizar de um brasão. E saber do meu passado.
    Meus avós são do Rio Grande do Sul. Pedro Pedroso

  31. O nome do meu pai é Alziro Pedroso eu sou natural d rio do sul SC mas moro em penha SC abraço a todos os Pedroso muito orgulho deste sobrenome

    1. ola Carlos, acho que somos parentes próximos, sou filha de
      Santo Pedroso tio do seu pai, Alziro Pedroso. Neta de Antonio Bento Pedroso e de maria cachoeira …Moro atualmente em taió SC…meu pai conta que meu avó casou duas vezes e teve 24 filhos ao todo, e dos irmãos so tem ele ainda vivo.

  32. O nome do meu pai MIlvio Adão Pedroso, nome do meu avo João Pedroso do meu bisavo João Antônio Pedroso. Tenho orgulho de ter sangue da raça Pedroso que não se entrega pra peleia. Muito Obrigado …

    1. Olá, meu nome é Luiz Henrique Pedrozo (o “Z” seria erro de registro, porque parte da família tem Pedrozo e a outra Pedroso), meu avô veio para o Paraná há muitos anos atrás e era de São Sebastião do Paraíso/MG. Pelo que sabemos, deixou família por aí…mas nunca os procurou. O nome dele era Sebastião Pedroso.

      1. Oi joel o seu pai se chama joquim pedroso e morava no parana o meu pai tbm se chama sebastiao pedroso eles tbm é do parana mas ele perdeu o contato com a familha dele entao nao sabemos nada dos pedroso

      2. Meu pai tinha um irmao chamado joaquim pedroso o pai deles era manoel pedroso da silva e a mae oraide de moura gostaria muito se saber algo sobre a familha do meu pai

        1. Estou pesquisando essa Família que é por parte de minha esposa.
          Acheio descedentes do Tenente Capitão de Cavalaria Theodoro Rodrigues Pedroso ao quais a maioria são descentes em Santa Maria/RS
          Meu email para contato é admin@canoasweb.com.br
          Também sou SUD a 24 anos

    1. Jonas Pedroso, tbm estou buscando a genealogia da familia pedroso e por incrivel que pareça meu bisavó chamasse Jonas Pedroso viverão boa parte da vida em santa maria, hoje na baixada santista – sp, se tiver alguma informação e houver relação entre as familias eu tenho outros informações.

    1. Que legal!!! Meu avô conta que meu tataravô era Portugues(Quintilhiano Pedroso), ele era medico e casou no caminho com minha tataravó pois estaria fugindo com minha tataravó para não ser deportado no porto de Santos. Seguiu a região nordeste mais precisamente para o Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *