Família Pereira

A família Pereira é bastante conhecida no Brasil. Por aqui se encontra bastante gente com este sobrenome. Ele não é tão popular quanto um Oliveira ou Silva e Souza, mas tem certo destaque entre os sobrenomes mais usados.

O sobrenome Pereira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pereira

Este é um sobrenome português de raízes toponímicas, ou seja, de origem geográfica. Neste caso, o lugar que deu origem ao sobrenome é cheio de pêras ou pereiras.

Os primitivos Pereiras estavam ligados à casa de Bragança, em Portugal. Foi seu solar, a Quinta de Pereira, aonde tomaram o apelido, junto ao rio Ave, em terra de Vermoim. A origem mais remota da família provém do conde de Forjaz Bermudez, sobrinho neto de Desidério, o último rei dos longobardos, da Itália.

No Brasil, o primeiro Pereira foi o donatário Francisco Pereira Coutinho, assassinado brutalmente pelos índios tupinambás em Itaparica, em 1549. Entre seus descendentes está um dos mais importantes editores brasileiros, José Olympio (Pereira Filho). O nome também foi adotado por cristãos-novos. Em 1606, chegou ao Brasil a degredada Ana Pereira, acusada de bigamia. Os estados brasileiros onde eles inicialmente se propagaram são Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Variantes do sobrenome Pereira

O Pereira desde o início permaneceu o mesmo. Dessa forma, não é possível encontrar variações válidas para este sobrenome. Por outro lado, é possível encontrar traduções de Pereira, visto que esta é uma árvore de peras. Dessa forma, em outros países, é possível encontrar Pereira em outras línguas.

Brasão da Família Pereira

O brasão dos Pereiras é constituído de  vermelho com uma cruz de prata em seu escudo, florenciada e vazia. No timbre a mesma cruz do escudo na cor vermelha, entre asas de ouro. Este é o brasão oficial encontrado. Qualquer variação das características básicas do mesmo é de um brasão advindo de outra origem.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

224 respostas para “Família Pereira”

  1. eu, procuro saber sobre meu avô, paterno que vei de portugal la pelos aos de 1840 para cá ele era portugues legitimo da região do porto el Portugal,para eu fazer o meu reconhecimento como da familia Portuguesa,e fazer passapórte para eu fazer um curso de mestrado em Portugal e conhecer o rest da minha familia la

  2. Meu nome é Jairo Teixeira Pereira Bitaraes, meu pai e Filomeno Pereira Bitaraes, filho de Sebastão Peira Bitaraes, e meu pai e natural de Canâ -MG, ele dizia que seu pai O Sr.Sebastão peiera Bitarães ,era Filho de Portugues Legitimo ,vinda da Região do Porto em Portugual.e eu estou querendo informação sobre este homem, ele dizia que o pai dele morava em uma freguesia lugar possuia monumentos históricos e igrejas ,praças com o nome de Bitaraes,pois quero fazer meu corso de mestrado em portugual, pois la e de graça e aqui no brasil e muito caro,por isso precisso de obter a cidadenia portugueza para eu viajar pra lá ..
    Quem souber alguma coiisa me envia pelo meu email- bitaraes25@hotmail.com ,ficarei grato.

  3. Ola me chamo Ana Raquel Pereira sou filha de Dalva Rodrigues Pereira que procura pela família do pai dela José Clemente Pereira nascido em Alvinópolis MG no ano de 1917 ,filho de José Afonso Pereira e Raymunda Matiles lopes ,quem souber alguma informação entre em contato comigo pelo email anaraquelp134@gmail.com.

  4. Minha mãe Maria Pereira, morreu com 103 anos de idade, filha de Genuino Alexandre Pereira, não sei o nome de sua mãe verdadeira, somente de sua madrastra Josefa Belta, casada com Augusto Alves Filho, da região do Caparaó MG.
    Caso voce tem conhecimento sobre eles, informe-me por favor.

  5. Estou tentando montar a genealogia de uma família PEREIRA LIMA que chegou à região do Médio-Mearim, na região de São Luís Gonzaga do Maranhão (Ipuxuna), no Maranhão, entre 1930 1950 vindos da região de Esperantina e São João do Arraial no Piauí através do Vale do Paraíba. Segundo o meu avó Domingos Pereira Lima, seus pais Guilherme Pereira Lima e Josefa Pereira Lima o trouxeram quando ele ainda era bem pequeno. A partir de minhas pesquisas, cheguei a informações de que esse levante de pessoas que saiam de várias regiões do Nordeste rumo ao Maranhão teve como marcos principais na maldita-dos-três-setes 1987,1988 e 1989 e depois no final da década de 1930, período este em que a família do meu avô se enquadra. Segundo meu avô, o pais de seus pais eram Cearenses. Minhas pesquisas sobre o processo de formação do Piauí levam-me a crer que das famílias que participaram do seu processo de colonização ainda como Capitania subordinada à Capitania do Maranhão não há registros de PEREIRA LIMA; o mesmo não ocorre quando analiso as famílias que participaram da formação do Ceará, encontrando dentre elas os CORREA-LIMAS e PEREIRAS na região do Icó e COSTA-LIMAS e PEREIRAS no Vale do Jaguaribe. Pesquisando ainda mais o processo de colonização do Ceará, encontro que houve duas linhas de colonização: uma que vinha de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, e outra da Bahia. Pernambuco foi responsável por muitos do apelidos que se espalharam pela Paraíba e pelo Rio Grande do Norte, além disso, a frente de expansão via Ceará saindo da Bahia eram sobretudo de cultura de gado (inclusive chegando à região do Médio-Mearim), mas a família do meu avô é agrícola.

  6. Boa tarde! estou a procura de familiares do meu pai Joaquim Pereira da Silva natural de crato ceará DN 20/10/1934 filho de Francisco Pereira da Silva filho de( José Pereira da Silve e Lucia Balbino) e Maria das Dores Conceição filha de (José Patrício e Sebastiana Maria Conceição)ele saiu de sua cidade natal no ano de 1963 daí então perdeu o contato com todos quem souber de alguém da familia entre em contato pelo whats 018996651100 ou 018981570114 desde já agradecemos

  7. Eu Erivaldo. Cotaria de sabe mas de Angelica Pereira da Silva. Mia avo paterna nasceu em Alagoas Maceió Brasil e morte em Recife Pernambuco Brasil fone.(43) 3339.5928 Ou (43) 99140.9280.Londrina Paraná

  8. ola procuro minha avo anita pereira dos santos meus tios jose pereira dos santos edson pereira dos santos manoel pereira dos santos minhas tinhas celina pereira dos santos beatriz pereira dos santos maria pereira dos santos terezinha peeira dos santos vandete pereira dos santosmeu pai carlos pereira dos santos deixou eles morando em PENEDO AL no bairro SAO FRANCISCO tem mais de 50a que nao tem noticias

  9. Eu Erivaldo cotaria de sabe mas de mia vão angelica Pereira da Silva. Nascida em Alagoas Maceió Brasil filha de cypriano Pereira da Silva. E Guilhermina Maria de Amorim meu pai e JoseErnesto Amorim Silva.

  10. Eu Erivaldo cotaria de sabe mas de mia vão angelica Pereira da Silva. Nascida em Alagoas Maceió Brasil filha de cypriano Pereira da Silva. E Guilhermina Maria de Amorim

  11. Oi, sou Marcos Vinícius Silva dos Santos. Sou descendente de 4 grandes famílias europeias: Santos(parte de pai), Silva(parte de mãe), Pereira(parte de mãe) e Barbosa(parte de mãe). Gostaria de saber mais sobre minhas raízes.

  12. Olá sou Roberto Carlos Pereira dos Santos meu pai silvestre pereira dos santos meu avô Antonio Pereira gostaria de saber minha genealogia ou si tenho parentes no meio de vocês

  13. boa tarde procuro parentes do meu pai jose dias pereira meus avós eram clemente dias pereira e minha avó boaventura cardoso de sa meu pai era de taiobeira mg

    1. Oi Sou Wagner alges pereira e meu pai é Joao Alves Peteira da Cidade de Taiobeiras MG posso ver se ele conhece., se puder passar mais informacoes.

  14. Sou descendente de Arthur Lazaro Pereira Leal filho de Joao Honorato Pereira Leal e Maria Amelia, que ainda tiveram Severino. Moravam em João Pessoa, Paraiba em 1900.
    Se alguém souber mais sobre minha familia agradeço.

  15. rosangela voce tem um livro muito especial meu bisavo chama- josé falcão pereira e o meu avo sebastião pereira de lima senhor de engenho em lagoa dos gatos pernambuco gostaria de entrar em contato com voce 81 37382230 ou 041 81 9 79106734 por favor ver ai em seu livro

  16. Olá família Pereira. Sou Eudálio Sales Lisboa,estou procurando a minha descendência.Sou de Mundo Novo-Ba, povoado do Cobé., filho de Antonio Lisboa de Almeida (1889) e tenho registro que sou neto de FRANCISCO PEREIRA DE ALMEIDA, conhecido como velho Pereira

  17. Ha algum parente de Paulina Maria Pereira? ela é nascida em Porto Novo da Cunha, Minas Gerais, Brasil em 1883? por ter sido mãe solteira foi excluída da família na época.
    eu sou descendente dela e busco fazer a minha genealogia.
    eu não tenho nenhum indicativo dos nomes dos pais dela e nem de possíveis irmãos , apenas local de nascimento e ano de nascimento.
    atenciosamente Caren Belmonte de Oliveira
    e-mail para contato: carenfisio@gmail.com
    OBS: Se alguém também tiver alguma informação sobre a cidade dela Porto Novo da Cunha, Minas Gerais, Brasil como paroquia local ou cartório e puder me enviar agradeço.

  18. Sou Carlos Pereira e gostaria de saber sobre a irma de minha mae Eurides Rosa de Souza filha de Francisca de jesus , que morou na Bahia . Cel 95119-5944 SP

  19. Boa tarde. Procuro parentes da minha avó Maria de Jesus Pereira DIas, mãe dos filhos Sebastiana Pereira Dias, Sebastião Pereira Dias, Antônio Pereira Dias e Benedito Pereira Dias, naturais de Teófilo Otoni

    1. Ola Ana Luiza.
      Eu procuro a irmã do meu pai que se chama Maria Pereira Dias. O meu pai se chama Antonio Pereira Dias. Todavia, a minha tia seria natural de Lagoa Preta na Bahia. Será que tem alguma chance de ter relação as nossas históricas?
      Entre em contato por favor.

  20. Boa tarde família Pereira estou a procura de Luiz Pereira dos Santos ele é pai do meu irmão que hoje já está com 25 anos e também já é pai mas convive diariamente com o desejo de conhecer seu pai não sei muito sobre ele mas deve ter aproximadamente uns 58 anos teve um relacionamento com minha mãe em Toledo o nome dela é Iraci preilipper de Souza morava no vila pioneiros se alguém tiver alguma informação por favor me ajude

  21. MEU NOME É DAYSE DOS SANTOS PEREIRA
    PROCURO PARENTES POR PARTE DE PAI
    WILSON PEREIRA, FILHO DE JOSÉ JOAQUIM PEREIRA E MARIA RODRIGUES PEREIRA
    MEU PAI TINHA IRMÃOS QUE NÃO CONHECI, VALENTIM, JAYME, JUCA E UMA IRMÃ QUE NÃO SEI O NOME. SE ALGUÉM CONHECER FAVOR CONTACTAR!!
    zikel@zipmail.com.br

  22. Olá …Ronald Pereira … você sabe o nome do seu trisavô … bisavô … e avô ?.. Sou das famílias “pereira de souza” e “nogueira” … da zona da mata mineira : Carangola … Espera Feliz … Faria Lemos … Tombos … Cataguases … Divino … Meu bisavô : Francisco Pereira de Souza … avô: Antonio Pereira de Souza Carneiro … pai : José Pereira de Souza … Muito embora meu nome seja bem diferente … Wither de Souza Gama ( de Zé Gama – apelido do meu pai ) … Estudo / procuro os ” pereira de souza” há mais de 25 anos pois tenho fortes intenções literárias / genealógicas … Estou aqui por acaso …. mas no facebook dia e noite … Acho que o nome correto do seu tataravô é : Maximiano …

    1. Ola sou Moralina Maria de Sousa ( Souza ) descobri que meu Bisavó era Pereira Lima, minha família é de Minas Gerais, estou muito curiosa para saber da história dos meus antepassados.

    2. Ola,meu avô paterno chamava :
      Jose Pereira de Souza
      Meu pai Pedro Jose Pereira de Souza
      Eu me chamo Tatiana Rodrigues de Souza. Meu avô era da cidade de Rio Grande, no Rio Grande do sul, procuro por meu pai,o qual não vejo a 37 anos ,desde ja agradeço uma possível ajuda.

  23. Sou a Maria Carla Silva Cerqueira .
    Minha mãe está à procura de parentes com o sobrenome PEREIRA SILVA.
    Ela perdeu os seus pais muito nova.. Aos 2 aninhos perdeu a sua mãe MARIA CORINA DE JESUS e aos 12 se eu ñ me engano perdeu o seu pai JOSÉ PEREIRA SILVA..(sendo eles meus avós).
    Ela é natural de ALMERANARA-MG… Ela tb me disse que moravam na Fazenda Lavrinha, cidadezinha q faz divisa com a BA… tenho cmg fotos do irmão dela,… me esqueci tbm o nome dos seus irmãos.. mas hj mesmo entro dnv nesse site para dar mais informações possíveis… a minha mãe MARIA PEREIRA SILVA é nascida em 11/01/1962… ela saiu de MG para morar na BA… hj ela mora numa Ilha vizinha da Ilha de Itaparica -BA, o lugar se chama Salinas da Margarida…. tem muitos PEREIRAS aqui.. mas quem sabe eu acho um tio, tia, primos, primas… é tudo q eu mais quero nesse momento é achar a família dela, para q ela fique Alegre…. sempre quando ela lembra ela chora… e eu tbm choro por ela…Sou de Salvador-BA, hj moro no Rio de Janeiro e já choro ao lembrar dela e dos meus irmãos, imaginem ela que está à muitos anos à procura? ??????…… SE ALGUM DE VO6 TEREM UMA HISTÓRIA PARECIDA COM ESSA QUE CONTEI, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO CMG PELO WHATSAPP 021 9 8654-3163, OU PELO Carlascerqueira202@gmail.com
    … Podem chamar….

    1. Boa noite.
      Meus pais sao dessa regiao

      Froteira dos vales
      Almenara
      Joaima

      Geraldo Pereira da Silva
      Meu avo manoel pereira da

      Se nao me engano tenho uma irmã de criação que sua avó chamava maria corina de jesus.

      geraldof1978@gmail.com

  24. Boa noite.

    Meu nome é Rosana e procuro descentes de meu sobrinho.
    Os bisavós paternos dele são Olimpio Pereira e Antonia Francisca Lopes Pereira, pais de Maria das Dores Pereira, que teve um filho com Wilson Jesus de Moura Silva, Rodrigo Humberto Pereira de Moura, que é pai falecido de meu sobrinho. A única coisa que sabemos é que a Avó dele, já falecida, era nascida em Pirassununga e procuramos parentes dessa familia para conhecer sua história.

  25. Boa noite.
    Meu Nome é João Paulo, filho de Joaquim Pereira Lima, e sou Neto de Manoel Pereira Lima, meu pai nascido em Conceição de Piancó/PB, e gostaria de obter alguma informação sobre os parentes de meu pai. Ele foi embora em 1929, hoje mora em São Geraldo/PA, ficaremos muito felizes se reencontrar alguém da família de meu pai.

    1. Oi eu acho que sou seu parente meu avô ele veio para cá no Acre e desapareceu E estou procurando notícias de meus decedentes ele desapareceu em 1973

    2. Boa tarde, meu bisavô e de Piancó, só sei que o nome dele é José Pereira, casado com Ana Pereira de Souza e meu bisavô tinha um irmão chamado Benedito.

  26. Olá, meu nome é Luiz fernando Pereira, 65, natural do Rio de Janeiro. Meu pai, Fernando Pereira, nasceu em Mar de hespanha, MG em1897. Era filho de Sebastião Pereira e Antônia candida de Oliveira. Quero sabe de algo dos meus avós paternos de Mar de Hespanha, MG. SEBASTIÃO e ANTÔNIA

    1. olá sou ALCINEA DOS SANTOS BUENO filha de MARIA MARGARIDA PEREIRA DOS SANTOS , queria conhecer meus tios por parte de mae, só sei q foi criada por CANDIDA EM MINAS QM SOUBER DE ALGO MAIS E PUDER ME AJUDAR FICO GRATA.

  27. Olá para todos meu nome Arilson .sou natural de Cataguases MG.estou junto com minha família a anos em busca de certidão de nascimento casamento de meus bisavós ( Antonio Raphael Pereira e ana Jacinta de Souza ) sumiram de cartórios da região.. Antonio Raphael Pereira era proprietário de fazendas na região da cidade de descoberto mg e Itamaraty de minas.faleceu em 1947 .foi sepultado em Cataguases MG.pelo q sabemos casaram na antiga cidade de piedade hoje piacatuba mg próximo a Leopoldina ..ao falecer se apossaram dessas própriedades onde se instalou uma mineradora e terceiro vem se beneficiando dos direitos onde ainda hoje está ..estamos lutando pela reintegração de posse mas devido sumiço dessas certidões estamos com mão atadas..peço q se alguém é dessa região entre em contato comigo 32 988777437

  28. Ana Pereira Bueno, sou da cidade de Munhoz, sul de Minas Gerais.

    Meu sobrenome vem de meus avós paternos, João Pereira Bueno e Elisa Vargas Bueno. Meu pai chama- se António Pereira Bueno.

    Não sei absolutamente nada sobre a família de minha mãe!

    Rosângela gostaria de saber mais sobre este livro.. se for possível..

    Se alguém tiver informações sobre algum parentesco com minha família, meu e-mail é anahonda@ymail.com
    Muito obrigado!

  29. Meus cumprimentos a todos. O meu nome é Ezinaldo Ubirajara Pereira. Sou filho de Geraldo Fidélis Pereira e Maria dos Reis Andrade Pereira. O sobrenome Pereira veio da família do meu pai. Família Pereira de Minas Gerais, cidade de Furquim, perto de Mariana. Se possível, gostaria de entrar em contato com os Pereiras desta região e obter melhores informações históricas e genealógicas. Há uma informação de ascendência judaica com os Pereiras, principalmente os da região este do país.
    Obrigado.

  30. Olá meu nome é Carlos Alberto dos Santos Pereira, atualmente moro em Uberaba/MG.
    Quero descobrir a naturalidade de minha avó Anna Pereira Ribeiro. Meu pai se chamava Vitório Pereira , nasceu em Campinas/SP, em 1932. Sei que tinha uma irmã, de nome Luiza,mas não a conheci. Não tenho mais a certidão de nascimento de meu pai é não consegui ainda, uma cópia no cartório de Campinas. Gostaria de descobrir membros da família. Caso tenham algum parentesco,entre em contato pelo mktcap@gmail.com

  31. Olá familia pereira, meu nome é selmi pereira dos santos, meu pai manoel pereira dos santos filho de candido pereira dos santos e este filho de Pio Pereira dos Santos, são da cidade de januaria em minas e estou a procura de parentes que conheçam os meus ancetrais

    1. Olá bom dia eu sou da família Pereira dos santos meu pai era Geraldo Pereira dos santos já falecido ele é filho de João Pereira dos santos e de Sebastiana Cândido de Jesus eles são de MG de rio vermelho sou rosemelia Pereira dos estou a procura dos familiares de meu pai pois não conheço ninguém tenho tios e tias Afonso Pereira dos santos Ângelo Pereira dos santos Jair Pereira dos santos Jaciara Pereira dos santos etervina Pereira dos santos aí tem muitos

      1. Eu sou da família pereira dos santos filha de Cândido pereira filho. Meu avô Cândido Pereira dos Santos. E minha avó Armelinda meus avós são falecidos meus pais também são falecidos vó Armelinda morreu no parto pra ter meu pai. Quem sabe somos primos meus pais e avós são
        Da Bahia em Barreiras ❤bjossss Facebook Lucia Rodrigues Pereira.

      2. Oioi
        Meus tios são de Pereira dos Santos. Meu avô era de Rio Vermelho MG João Pereira dos Santos, casou com Sebastiana de Moura Ramos, teve primeiro filho em São Paulo (Carmelita Pereira dos Santos) e depois os outros em Maringá

  32. Sou Pereira também e procuro os meus parentesco, meu pai Benedito Pereira, meu avo Sebastiao Pereira, minha avo Margarida de Jesus Pereira. Ano de 1965 meus avos moravam numa chácara próximo ouro verde sp. Meu pai Benedito Pereira tinha mais 4 filhos do seu exu casamento morando em Candido Mota SP

    1. Olá se alguém tiver parentesco com Sebastião Corrêa Pereira e yraci santos Pereira São meus Avós,sou filho de Marcia Corrêa Pereira ,resiamos em Cianorte Paraná ,se alguém tiver informações entre em conta o no meu Facebook….. stos.maicon@gmail.com

  33. Sou Eliane Aparecida Pereira de Souza
    Neta de:
    Antônio Pereira de Souza e
    Aracy Santos de Souza. Região de Caconde MG.

  34. Olá familia PEREIRA, sou LOURDES PEREIRA moro em Curitiba, sou neta de JOVINA CARVALHO e JOAQUIM FELIPE PEREIRA ambos naturais de MINAS mas não sei a cidade de origem deles…meus pais OTELINO DIAS PEREIRA e mãe ETELVINA PEREIRA naturais de TEOFILO OTONI, meus pais deixaram meu avós em MINAS quando tiveram o primeiro filho JOAO BATISTA PEREIRA, sei que tenho tias que se chama CONCEIÇÃO e tio que se chama JOAO PEREIRA isso da parte de minha mãe e tenho outras tias que não sei o nome…da parte do meu pai tenho tias e tios…só me recordo do nome do avô DOMINGOS DIAS PEREIRA e minha avó MARIA LISBOA…perderam contato com essa familia…recordo o nome de um tio de nome ARLINDO DIAS PEREIRA ..gostaria de encontrar alguém dessa familia…tenho 49 anos e é de longa data….

  35. Ola sou neto do João pereira meu nome e ivaldo sei q é edifício mais minha mãe procura seus familiares em Andrade minhas gerais mais meu avó João pereira veio de minhas gerais com 13 anos de idade e nunca mais voltou hoje ele não vive mais q deus a tenha

  36. Meus bisavós vieram de Portugal, diziam ser dos Arrabades do Porto. O casal se chamava Justino Pereira e Anna Gonçales, chegaram no Brasil em Santos no dia 10.04.1889, com três dos quatro filhos: Emília Pereira, Maria Pereira, Rosa Pereira e Manoel Pereira de 5 anos que morreu na viagem e foi enterrado numa Ilha desconhecida do Oceano Atlântico.
    Não sei o Navio que vieram, mas sei que não ficaram na Hospedagem dos Imigrantes de São Paulo, porque tinham um irmão que morava em Guarulhos e lá ficariam até fixarem residência. Algum tempo depois foral para Campinas trabalhar na Fazenda Pau d’alho em arraial dos Souzas e lá meus bisavós morreram. Minha Avó Rosa Pereira veio para São Paulo e aqui faleceu 1955 depois de ter tido 11 filhos com Avelino de Oliveira brasileiro de Campinas.
    Caso alguém tenha informações sobre essa família mandar email para roselyg23@gmail.com. Obrigada

  37. Sou Susane Cristina Pereira Leandro. Neta de Francisco tomaz Pereira e bisneta de Alberto Estevan Pereira.
    Eles eram de cachoeira do brumado em Minas e eu nasci em Alagoas

  38. Olá meu nome é Evanete Maria do Nascimento Rosa.Sou bisneta de María Pereira de Jesus ( mãe do meu avô Apolinário Pereira Reis nascido em Ilhéus Bahia / 06/01/1897 ) e meus bisavôs era José Joaquim Reis descendentes de português. Nome da minha mãe Erenita Maria de Jesus 26/07/28 e Pai Carmerindo Pereira do Nascimento . Descobri devido está registrado na carteira de trabalho do meu avô Apolinário.

    1. Ola Rosângela, estou em busca de parentes da família Pereira do Carmo e de encontrar informações para árvore genealógica. Gostaria de saber sobre esse livro também. Grata.

    2. boa noite Rosangela.

      Meu avô se chama Manoel Pereira Veiga casado com Elvira Lydia da Silva Veiga. Sei que veio de Portugal mas não sei qual a cidade de origem. Pelo seu estudo genealógico poderia me ajudar?

  39. maria das gracas pereira vi seu comentario mas qnd vi ja tinha passado a data do encontro em serra meu zap e este (87)9 96482758 esperarei p gente esclarecer melhor nossa linhagem dos pereira

  40. Sou Alves Pereira, minha família inteira ( a parte que conheço, cerca de 183 membros) é Alves Pereira, de a bisavós a bisnetos…os que se casaram não mudaram de sobrenome…mantendo assim o sobrenome da família, que é de origem portuguesa…minha bisavó faleceu em 2002 com 105 anos, minha família tem uma expectativa média de vida, calculada por de mim de 84 anos…amo minha família

    1. Sou Luciano Alves Pereira, filho de Arnaldo Alves Pereira, neto de Petronilho Alves Pereira e bisneto de Olegário Alves Pereira. Meu bisavô Olegário era natural do estado da bahia e migrou para Minas Gerais para plantar algodao e arroz. Sabido que outros irmãos dele também se espalharam nas imediações de Curvelo, diamante e Januária

      1. Ola luciano sou nediane alves pereira pai:jair alves pereira neta:donato alves pereira bom isso é so ok sei sobre minha familia nao conhecemos o restante dos parentes pois meu avo desapareceu faz uns 32 anos ate entao tenho curiosidade de saber se tenho parentes perdidos pelo mundo hehehe talves vc seja um

    2. Olá Antônio,
      Meu nome é Albertina, sou filha de João Alves Pereira. Não tive a oportunidade de conhecê-lo, ele nos deixou quando ainda tinha 2 anos de idade.As vezes acho que devo ter uma família Alves pereira tão grande quanto a sua.

    3. olá , tambem sou alves pereira e como eu pai o filho mais velho morreu muito cedo nao sei nada sobre minha ascendencia …meu avõ chamva se DEli alves pereira da regiao de sao joao do paraiso em minas gerai ..qualquer informacao por favor contactarme ..15 997703161

  41. Sou tataraneto de Hermudez Bermudez Forjaz e Eufronia. Estes geraram Anselmo Pereira de Andrade que desposou Vicentina Duvalle Guimarães que geraram Olegário Pereira de Andrade/Maria Angelica de Andrade/ Ageu Pereira de Andrade… Todos nós somos da região de Guanhães/ Sabinopolis/Diamantina. Estamos interessado em saber se alguém é parente de “Hermudez Bermudez Forjaz. Atenciosamente,
    Robson

  42. olhem oq achei..
    No Rio Grande do Norte e no Ceará a família Pereira também se destaca desde o periodo das capitanias. A ocupação dos Pereira em Pernambuco está associada às atividades agropastoris, entretanto não cultivam peras como em Portugal, mas se dedicam ao cultivo de verduras e frutas regionais de clima quente, e participam de vaquejadas, feiras livres, vendas de couro e derivados da carne e também ao serviço público. Geralmente Pereira se relaciona por casamento ou negócios com as famílias Alencar, Rêgo, Agra, Freire, Nogueira, Sousa, Silva, Simões, Rodrigues, Ferreira, Carvalho, Sampaio, Miranda, Lopes e Lima.

    http://webartigos.com/artigos/familia-pereira/38790

  43. Olá, meu nome é Erlana (gomes) Pereira, este Pereira vem do meu avô MANUEL GUSTAVO PEREIRA, natural do Ceará, mas andou pro todo o Brasil trabalhando na construção civil. Creio que ele tenha deixado filhos espalhados, não sei se foram registrados.

  44. Olá familiares Pereira! Sou Dirce, filha de José Pereira dos Santos, nascido em Montes Claro MG. saiu de Bocaiúva MG e veio para o estado do Paraná ainda muito criança. Seus pais que segundo ele são João Pereira dos Santos e Matilde Soares dos Reis. Seus irmãos: Manoel, Celina, Maria José, José Maria entre outros… Quem souber de alguém que conheceu esta família por favor entre em contato comigo no email: dirnienov@hotmail.com

  45. OLA SOU RIVELINO PEREIRA GOMES FILHO RIVALDAVES PEREIRA GOMES,PROCURO POR MEUS DESCENDENTENTES PATERNO NOME SE MEUS AVOS PATERNOS ERA ANTONIO PEREIRA GOMES NASCIDO EM ITUBIARA GOIAS E FLORINDA PEREIRA GOMES NASCIDA EM GOIATUBA GOIAS.

  46. Sou Geisa Soares Pereira,moro em Petrópolis,RJ,mas este nome vem de minha família no Ceará. Meu pai era Francisco de Assis Soares Pereira e meu avô, Francisco Soares Pereira (Carioca). Cidade Natal ,Trairi.

  47. Sou mais um Pereira.
    Meu nome: Wolfang Antonio Pereira, sou filho de Antônio Pereira Junior e Neto de Mariano Pereira Junior. Meu pai é da cidade de Santa Rosa de Lima.

  48. Sou mais um Pereira.
    Meu nome: Wolfang Antonio Pereira, sou filho de Antônio Pereira Junior e Neto de Mariano Pereira Junior. Meu é da cidade de Santa Rosa de Lima.

  49. WEDER ZARUR PEREIRA

    – ORGULHOSAMENTE, PEREIRA SIM. EM APROXIMAÇAO, A GRANDIOSA E IMENSA FAMILIA PEREIRA ENCONTRANDO ME SINTO CADA VEZ MAIS COM TANTA, BONDADE, INTELIGENCIA, SABEDORIA, COM AMOR BONDADE E PAZ ETC, ETC, ETC !!!!!!!!!! …..
    LUZ QUE ILUMINA FAMILIA PEREIRA ILUMINA FAMILIAS E FAMILIARES TAIS QUE TANTOS E TANTAS MAIS FILHO, PAI, SOBRINHO, NETO, BISNETO, TATARANETO, E TAS E TATAS E TATAS !!!!!!!!!! …….
    SE SOU PEREIRA CADA VEZ TENHO MAIS FELICITANDO ME SINTO, CADA VEZ MAIS SO A ME ORGULHAR !!!!!!!!! ……

    1. – nossa, Boa tarde meu pai nasceu em Conceição dos ouros foi registrado em paraíso, ele era filho de António Pereira Cobra, ele filho caçula Matheus Pereira da Silva, meu vô colocou nomes diferentes nos filhos, mas todos nasceram por ai, tava rastreando os Cobras mas são Pereira.
      Criscobrabr@gmail.com

  50. Perdoe me por mais 1 vez importunalos saudando grandiosa familia PEREIRA e deste P.W.Z.P em (ALFA OMEGA) nos encontramos e ao lado M.O. oradora maravilhados estamos com vossa conceitaçao quanto familiares presentes …. ou ausentes mas sempre vivos se so PEREIRAS proscimos dificil esta imagine outros Ass: ZARA LANA MENINA PEREIRA OLIVEIRA filha de WEDER ZARUR PEREIRA e MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA………. OBRIGADA

  51. Olá Origemdosobrenome,

    Descubra um jeito divertido, inovador e sustentável para trocar aquilo que não te serve mais por algo que você quer!
    Conheça o APP Trocas, uma plataforma prática e inovadora para você divulgar produtos que quer trocar e vender! Afinal, o que é velho pra você pode ser novidade para alguém!
    Assim, todos saem ganhando, inclusive o meio ambiente!

    APP Trocas
    http://apptrocas.com.br/blog/

  52. Por favor queriam me entnder saudando mais uma vez estou a grandiosa familia PEREIRA que dela faço parte quanto aos ancestrais dificil fica porque sao incontaveis obrigada SR.EMERSON por permitir nos esta apresentaçao .Salve a imensa familia PEREIRA e as demais de toda irmandande .Ass. ZARA LANA MENINA PEREIRA OLIVEIRA FILHA DE WEDER ZRUR PEREIRA E DE MARIA DO CARMO DE OLIVEIRA.

  53. tanto e como sempre tem vindo ouvindo as lindas palavras de alziro zarur como meu pai sempre diz e a mais linda oraçao quando se ouve gloria a deus pai nas alturas e paz na terra entre homens e mulheres da boa vontade de deus que assim seja amen assinado zara lana menina pereira oliveira filha de weder zarur pereira e maria do carmo de oliveira.

  54. irmaos acrescentando que em primeiro lugar meu pai alem de familia pereira legionaria lbv em homenagem a alziro zarur batisado foi weder zarur pereira que ainda hoje ao ouvir a voz de alziro zarur se emociona.

  55. Sou bisneto de portugueses, meu bisavô nasceu em 1886, se chamava José Pereira Marques era filho de José Pereira Cantel e de Domicília de Jesus. Neto paterno de Joaquim Pereira Cantel e de Ana Maria. Neto materno de Joaquim Marques e de Rosária de Jesus

    1. ola sou zara lana menina pereira oliveira filha de weder zarur pereira filha de maria do carmo de oliveira descendente intt de uma numerolisidade de pereiras.

    1. Olá,
      Sou Sandra Regina Pereira, filha de Jairo Pereira e Dolores Soave Pereira.
      Meu pai veio de Alfenas MG, era filho de Joaquim Honório e Conceição Evangelista Pereira.
      Tenho fios em Santo André SP, Jurandir Pereira e Irene Pereira. Em Alfenas Pereira mesmo, não sei mais, moro no Ipiranga SP. A família que tenho contato, por conta da irmã da minha avó, Emília Pereira, a família é com sobrenome Esteves.

  56. Olá , sou Otavia Costa, mas meus pais são Pereira da Costa.(mãe e pai primos)meu avô materno e minha avó paterna tinham pais baianos.Familia de meu pai Affonso Pereira,De minha mãe Pereira da Costa.Gosto muito desse sobrenome.

  57. Olá pessoal: sou também um Pereira e sempre curioso pelas nossas origens. Meu bisavô paterno Manoel Pereira, casado com Inocência Correa é um dos desbravadores da cidade de Armazém SC. Seu filho José Manoel Pereira, casado com Maria Lucinda Pereira é meu avô. Sou filho de Júlio José Pereira, casado com Joanilde Pereira. Meu bisavô materno, Onofre Pereira, casado com Lucinda eram irmãos. Meu avô materno José Onofre Pereira, casado com Ermandina Elisa Philippi Laureth Pereira. Estou recuperando os dados e criando árvore genealógica. Aguardo contribuições. Email: advogados@contlex.com.br

    1. Justina, vc tem mais algum nome de Pereira da Silva, estou a procura dos parentes de meu Avô. Meu bisavô chama-se Manoel Pereira da Silva e tenho tb seu provável parante Melquiades Pereira da Silva, ambos registros de Garanhuns/PE. Se tiver algo, por gentileza entre em contato.

  58. Ola boa noite min chamo joel pereira da Silva junior filho de joel pereira da sil e neto de Alberto pereira da Silva e beirneto de joao pereira da silva todos de pernabuco mais provavel caruaru e monteiro no pernanbuco moro na paraiba

    1. Joel, meu bisavô chamava-se Manoel Pereira da Silva ele vivia em Garanhuns/PE e outro possível parente seu Melquiades Pereira da Silva. Entra em contato por gentileza.

  59. Ha uma historia que conheço de que os sobrenomes de origem ligada ao trabalho, aos frutos, aos animais relacionam-se com os nomes que tomaram os judeus quando da obrigatoriedade de converterem-se ao cristianismo ou irem para a fogueira. Na minha família há Pereiras (frutos) casados com Carneiros (animais) portanto todos de origem judaica.

  60. Olá meu nome ELSO PEREIRA SANTOS, meu avô Salustriano pereira da silva natural de
    PERNAMBUCO falava sobre familia terto e tenorio que o pai de casou-se por tres vezes-
    sao de Agua belas dizia ele que minha bisavó chamava aninha pereira era india
    familia muito grande gostaria de saber, póis tem irmaos dele que meu pai nunca viu talves
    não seja mais vivo

  61. Oi pessoal,tambem sou uma Pereira.me Chamo Fernanda da Silva Pereira.nao sei muito sobre os meus avós.mas gostei muito de saber a origem do meu sobrenome.minha vó se chama Zenthe Caetano Pereira.muito bom esse site

  62. Sou esposa de Ademar Alves Pereira, que é filho de Valdemar Alves Pereira, que por sua vez era esposo de Eugina dos Santos Pereira, estamos tentando encontrar a irma de meu esposo ou alguém dos seu parentes.nome da irma irma Jandira Pereira, o nome do tio onde ela foi deixada,Francisco Pereira. a ultima noticia é que viviam em Barretos São Paulo.

  63. Olá! Meu nome é Wolfang Antonio Pereira, sou filho de Antonio Pereira Junior e neto de Mariano Pereira Junior.
    Meu pai é da cidade de Santa Rosa de Lima-MG, ambos ja falecidos. Gostaria de saber sobre meus antepassados. Meu e-mail é wap777@outlook.com

  64. Me chamo cristiane mozerle da silva,meu avo era luiz pereira da silva, o pai dele tambem era pereira..nao sabemos nada sobre nossos descendentes,acreditamos que eram portugueses..meu vo e bisavô eram homens fortes,poucas palavras,honestos…meu bisavô possuía muitas terras aqui no interior da cidade de vacaria/rio grande do sul..sabemos que a família de meu bisavo eram chamados de OS RUIVOS ,nao sabemos mais nada,,,se alguém souber me chama.

  65. Danilo Gomes Pereira.eu sou Maria das graças Pereira de são José do Belmonte.e o meu Pereira é os mesmo de serra talhada. Então somos parentes. E agora dia 3 de setembro terá um encontro da Família Pereira em serra talhada pé.

  66. Sou filho de Teresinha Almeida Pereira, neto de Jose Pereira do Nascimento, nascido em 10/09/1888, dizem que é natural de pernambuco, mais precisamente de São José do Egito, era um homem de poucas palavras, correto nos negócios, não levava disafora pra casa.

  67. Edino Alemida Goncalves, sou filho de Teresinha Almeida Pereira, filha de Jose Pereira do Nascimento, sendo eu neto, segundo a história contado por mais velho, meu avô nasceu 10/09/1888, dizem que foi em pernambuco, tenho pouca lembrança, seu comportamento era discreto, falava pouco, gostava do garimpo giribueis Pi, homem leal, tenho muitas história dele, contada pela a minha mãe.

  68. Meu pai já falecido era Genival Pereira, nascido em MG e ele fazia parte de uma família de quatro irmão e três irmãos. Fico feliz em saber da minha descendência, muito bom este site.

  69. Me chamo Roni Cesar Peteira, consegui chegar no meu bisavô pedro joao pereira, Ararangua-sc da onde veio e misterio, mas era muito forte e viveu ate 105 anos

    1. Me chamo Vanessa César Pereira sou da zona da mata (MG) e tenho muita curiosidade em saber da história da minha família.

      Meu pai: Valtencir César Pereira
      Meu avô:Valter César Pereira
      Meu bisavô:Waldemar César Pereira
      Meu tataravô:Manoel César Pereira (registrado no Rio de Janeiro,nascido em 03 de agosto de 1913) foi casado com Maria Francisca da Costa.

  70. Oi meu nome é maria almeida de araujo. Meu pai era de parelhas filho de Belmira Aníbal de araujo e cassimiro pereira de araujo. Meus tios . Lorival p. Araújo. Zulmira p a . Mariinha p a. Meu pai arnaldo cassimiro de araujo. Moro em Goiás alguém já ouviu falar nessa família? Meu avô ficou viúvo e se casou novamente não sei si teve mais filhos. Meu pai foi criado longe da família e nunca mais teve notícias.

    1. Oi Fernando me chamo Vanessa Cesar Pereira,sou de minas mais meu bisavô é natural do Rio de Janeiro ele se chama Waldemar Cesar Pereira e os pais Manoel Cesar Pereira e Maria Francisca da Costa.Sera que temos algum parentesco? Meu email é vanessacezarsjn@hotmail.com

  71. meu avo era manoel pereira da silva eram mais de 10 irmaos em custodia-pe hoje sei que muitos se espalharam serra talhada cabrobo oroco etc. meu avo era filho de dona guilhermina e ele saiu de casa com 16 anos de idade. bem possivel eu ter aki familiares bem proximo

  72. Miguel Ângelo Pereira Sobreira
    Sou Farmacêutico//Bioquímico. Nasci e resido na cidade de Fronteiras – Piauí – Brasil.
    A família PEREIRA é a base de toda a hierarquia das famílias da minha terra natal.

  73. Nome do meu bisavô é Salvato Francisco Pereira e seus pais se chamam Antonio Francisco Pereira e Custodia Francisca Pereira… Não tenho documentos e nem noticia deles pois meus avos já são falecidos se alguém poder me ajudar ficarei muito grata…

  74. Sou da familia Cid Pereira. Gostaria de conhecer a origem do mome Cid, pois nao encontrei aqui. Fico no aguardo de uma resposta.

    Achei muito esclarecedor quanto a origem da familia Pereira.

    Obrigado

  75. Sou da família pereira de melo de Pernambuco,não conhecie a família do meu avô paterno so um irmão dele tenho mt vontade de saber de alguém que conheceu ou algum parente dele !!!

    O nome do meu avô era Antônio Francisco pereira de melo

  76. Hola gente, también soy do time Pereira jajaja,o curioso e diferente de todos vocês é que eu sou ARGENTINA, e na verdade vejo que meus origens estão no Brasil o tal vez no Portugal ahahah, e até posso chegar a ser família de alguns de vocês, PARABÉNS NOSSA grande FAMÍLIA PEREIRA espalhados pelo mundo. ATÉ PODERÍAMOS CRIAR UM GRUPO NO FACEBOOK.

    1. Olá! Sou Pereira também. Meu pai nasceu em Guidoval mas não conheço ninguém da família dele. Tenho muita vontade de conhecer algum parente da parte do meu pai. Ele foi embora de casa muito novo. O nome dos pais dele era Joaquim e Isabel Lopes Pereira. O nome do meu pai era Waldemar e tinha irmãos com o nome de Antônio, Mário, Gualter…

  77. Sou Tiago Pereira, de Florianópolis – SC.

    Quem for Pereira e quiser conhecer a Ilha da Magia, é só entrar em contato.
    48 84228516.

    Forte abraço.

    1. Procuro informação sobre os Gomes Pereira da região de Montes Claros.
      Obs: Também sou do ramo dos Ferreira de Brito.
      Minha Trisavó Juvenata Ferreira de Brito

  78. Meu sobrenome tbm é Pereira sou carioca e não conheço ninguém da minha família, meu pai se chamava Carlos Alberto Pereira. Minha família no caso muito pequena eu,meu pai e minha mãe ambos já feleceram.gostaria de encontrar Mais pessoas que fazem parte da minha familia. Moro no Rio. Meu e-mail é cris.pereira6839@gmail.com

  79. FAÇO PARTE DESSA TÃO TRADICIONAL FAMILIA PEREIRA. SOU DOS PEREIRAS DE SERRA TALHADA-PE, UMA DAS MAIORES DO NORDESTE. PEREIRA DA SILVA, PEREIRA VALÕES, PEREIRA GAIA, PEREIRA SÁ, PEREIRA MENEZES, PEREIRA GAVIÃO, PEREIRA DA SILVA, PEREIRA VINTE E OITO, PEREIRA PINTADO, PEREIRA LORENA,DIAS PEREIRA, PEREIRA GONZAGA, PEREIRA FREIRE, PEREIRA CARVALHO, PEREIRA LIMA, …..(TODOS EM PERNAMBUCO, PARAÍBA E ALAGOAS).

    1. Prezado Paulo. Sou Cláudio Pereira Figueira, de Pernambuco. filho de João Pereira Figueira e Maria teresa de Jesus. nasci em vertentes-Pe. hoje moro em Alagoas

      1. Rosilene

        Prazer saber de você, nessa terra linda que é Pernambuco.

        Como disse, meus bisavo paterno é Manoel Pereira e materno, Onofre Pereira.
        Irmãos. Viveram na região de Armazem, Tubarão e Gravatal (SC).

        Vamos continuar pesquiando….Quem conhece seu passado, com certeza, terá futuro.
        Abraço

        José CArlos Pereira

        1. MEU BISAVÔ MANOEL RODRIGUES PEREIRA MORAVA EM ITAJAI SANTA CATARINA

          E MORREU EM 1910MOROU EM PENHA SC FOI CASADO COM ALEXANDRINA CLARINDA DE

          JESUS TEVE 2 FILHOS JOAO MANOEL RODRIGUES PEREIRA E

          FRANCISCO MANOEL RODRIGUES PEREIRA SE FOR PARENTE

          PODERIA ME INFORMA ALGO SOBRE SEUS PARENTES

  80. Meu avô se chamava José Antônio Pereira Palaio . Era de MG ,e veio muito jovem para o RJ.Depois disso, passou a usar apenas o sobrenome Pereira.Deixando de lado as indas e vindas da história,é sempre bom saber um pouco mais sobre aquilo que ostentamos hoje

  81. Show conher um pouco mais sobre meu sobrenome..sou PEREIRA tambem.
    A pergunta tal qual é a seguinte será possível eu coseguir cidadania pelo o meu sobrenome em Portugal.?

  82. Olá boa noite!

    Eu sou Pereira também, até onde eu sei é que antigamente as familias não tinham sobrenomes, nao sabiam e os cartorios registravam todos com o mesmo sobrenome pessoas que nao tinha nada a ver umas com as outras, inclusive registravam errados e assim ficavam com sobrenomes distorcidos. Odeio essas negligencias da época.

  83. Sou filho de Sebastião Pereira de Araújo. O meu pai é de Florânia, no Rio Grande do Norte (RN). Meu nome: José de Arimatéa Pereira de Araújo. O meu pai nasceu em Florânia -RN e de pois foi levado pelos meus avós para a cidade de Cruzeta -RN, onde lá cresceu e depois, por fim, foi para Natal-RN onde conheceu a minha mãe.
    Gente, esse site é maravilhoso e eu ainda não tinha acessado o mesmo. Sou professor de História na minha cidade e dou nota 11 para esse site.

    1. Oi Maria sou Lucio Fabio Pereira da Silva meu Bisavô foi Antônio Pereira de Oliveira o Pai dele Também tinha esse mesmo nome eles eram ai do Ceará acredito que das proximidades de Aracati.

  84. Eu sou Josivaldo Pereira da Silva descendente dos Pereira de Pernambuco estou contente em saber que herdamos o nome de famílias nobres da europa

    1. Josivaldo Pereira da Silva, meu nome é Alba Cristina Teixeira Lima, não conheci o meu pai pois nós deixou quando eu nasci e só voltou quando estava com 2 anos, o nome dele é Antonio Pereira da Silva, filho de Francisco Pereira da Silva e Ana Pereira da Silva, ele nasceu em Pernambuco e tinham muitas família em Campina Grande na Paraíba, será que vc é meu parente.

  85. Minha família tbm é Pereira, de Pernambuco e Alagoas. Qdo um sobrenome é mto antigo e não se perde, geralmente tem raízes nobres. Acho q é importante conhecer as raízes genealógicas, sim, independente de serem elas africanas, indígenas, europeias, … Não importa, é a história de nossos antepassados, daqueles q prepararam o caminho para q hoje estejamos aki. Eles são para nós hoje o q seremos para nossos netos, bisnetos,…no futuro.

  86. Eu moro em Minas sou Pereira de pai e mãe, sendo meu tataravô um coronel da época que se chamava Maximiliano José Pereira de Souza. E foi p desbravador da região de Carangola, Tombos e toda região.
    Fico feliz em te lo com meu primórdios.

  87. Isso é algo muito superficial. Acho dificil achar a real origem desse sobrenome e mesmo que achasse são tantos Pereiras que não tem ligação nenhuma um com o outro, o que acontece com vaaaarios sobrenomes!!! A muito tempo os sobrenomes, principalmente os mais comuns, perderam essa referencia de origem.

  88. BLABLABLAAAAAAAAAAAA,
    mais uma vez essa falsa concepção de origem, após 500 anos de HISTÓRIA, PEREIRA, OLIVEIRA E TUDO O QUE É BRASILEIRO
    é de origem BRASILINDIONEGRO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *