Família Pinto

A família Pinto tem o seu espaço aqui no Brasil. Se você pertence a esta família, vai gostar de saber um pouco mais sobre sua origem, modelo de brasão e outras curiosidades interessantes. Confira tudo logo abaixo.

O sobrenome Pinto, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pinto

Sobrenome português primitivo de origem portuguesa. Ele é considerado como sendo derivado de uma alcunha (apelido), metáfora que faz alusão ao reino animal.

Algumas pesquisas realizadas mostram que em documentos arcaicos de Portugal se registra o uso desta alcunha antes do século XIII, porem não oficialmente. D. João Garcia de Sousa, neto do Conde D.Mendo, foi o primeiro que teve a alcunha de Pinto reconhecida como sobrenome foi chamado de Pinto por suas muitas perfeições e naturais gentilezas.

Algumas histórias contam que o sobrenome também foi adotado por um cavaleiro, também na fora de apelido. Este teria chegado da guerra muito machucado, cheio de sangue. Desse modo, seria como se ele estivesse pintado de vermelho, o que acabou se tornando um apelido que posteriormente foi passado as suas filhas na forma de sobrenome.

Curiosidades

Existe um relato que diz que este também pode ser um sobrenome de origem italiana. Mesmo assim, o que prevalece seria a sua origem portuguesa. Podem existir outras origens para este sobrenome, uma vez que é um nome relativamente comum.

Variantes do sobrenome Pinto

Não existem muitas variantes deste sobrenome. Ele sempre foi adotado na mesma forma desde que surgiu. Mesmo assim, é possível encontrar traduções, variantes linguísticas, uma vez que esta é uma palavra comum para todos os idiomas.

Brasão da Família Pinto

O brasão da família Pinto encontrado, que ao que parece é o mais oficial é constituído de um escudo de prata com cinco símbolos, que aparentemente parecem luas ou chapas de ferro utilizadas em armas medievais. Estes símbolos estão na cor vermelha. Para o timbre deste brasão não foram encontradas informações concretas. Mesmo assim, com essas descrições, é possível reconhecer o brasão dos Pinto. Veja algumas fotos logo abaixo.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

175 respostas para “Família Pinto”

  1. EU SOU O POETA VALDIR PINTO! SOU FILHO DE GUIMARÃES BARBOSA PINTO E DE DONA JOANNA DE SAIBRO PINTO! MEUS AVÓS PATERNOS FORAM: MANUEL JOÃO TEIXEIRA PINTO E ANA CÂNDIDA BARBOSA! SOU DA LINHAGEM DE BENTO TEIXEIRA PINTO, UM DOS PRIMEIROS POETAS QUE O BRASIL JÁ TEVE. BENTO TEIXEIRA PINTO NASCEU EM PORTUGAL EM 1561VEIO AO BRASIL EM 1567 DEPOIS FOI PARA PORTUGAL ANOS DEPOIS RETORNA AO BRASIL, FOI O AUTOR DE VÁRIAS POESIAS COMO POR EX: PROSOPOPEIA. FALECEU EM 07/1600 EM DISTRITO DE LISBOA/ LISBOA PORTUGAL. SOU UM DOS DESCENDENTES DE DOM MANUEL PINTO QUE FOI GRÃO MESTRE DA ORDEM DA CRUZ DE MALTA E REI DE PORTUGAL

  2. Estou a procura de familiares e irmãos filhos de meu pai que se chama izair Pinto se tiver alguém por favor entrar em contato comigo 094-991071238

  3. Olá boa noite…sou Luiz Henrique sou da família Pinto meu pai se chama izair Pinto,ele e de MG e estou a procura dos irmãos do .eu pai e dos meus irmãos por parte de pai se alguém souber por favor entra em contato comigo 094-991071238 contato e watts app obrigado….

  4. Oi me chamo suelane, meu avô se chamava Aristóteles pinto do Espírito Santo, era de Minas Gerais, meu bisavô acho que se chamava Antônio pinto de Lima e minha bisavó pesiliana pedrozina de Lima gostaria de encontrar descendentes deles

  5. Oi me chamo suelane, meu avô se chamava Aristóteles pinto do Espírito Santo e meu bisavó acho que se chamava Antônio pinto de Lima e minha bisavó pesiliana pedrozina de Lima, gostaria de conhecer meus antepassados encontrar familiares deles

  6. Bom dia . Estou procurando informações a respeito da Família Pinto de minha Mãe : Lúcia Rodrigues Pinto – Natural de São Fídelis – RJ . descobri que seu Avô se chamava Antonio Rodrigues Pinto era Portugês do Distrito de Braga – Concelho Póvoa de Lanhoso – Freguesia Travassos ; e veio para o Brasil no Vapor Britânia , Oriundo de Lisboa no dia 20/10/1894. aqui chegando foi para o interior do Rio de janeiro , fixando residência em São Fídelis onde casou -se com Lúcia Dedier Pinto , tendo 5 filhos , sendo um deles Sebastião Rodrigues Pinto que era pai da minha mãe . alguém tem alguma informçaõ sobre os Pinto do Interior do Rio de Janeiro e do Póvoa de Lanhoso ?

  7. Olá. Meu avô de chamava Benedito Pinto Magalhães Sobrinho, natural e Angra dos Reis – Ilha Grande. Alguém tiver algo em comum só entrar em contato.

  8. bom dia , meu nome é aparecido donizeti pinto , meu pai chamava aparecido pinto da região de santa rosa de Viterbo , serra azul sp também gostaria de saber mais sobre nossa descendência

  9. Boa noite a todos, meu avô chamava Antônio Pinto natural de Arraial da Guarda, sei que ele tinha um irmão que morava no estado do RJ.

  10. Boa madrugada Sou da família pinto todos que tem o sobre Nome pinto São de alguma forma parentes ou não ???? Alguém sabe me dizer? Meu avo chama Manoel Pinto Netto ….Meu pai chama Daniel Pinto Netto

  11. Boa noite meu nome é
    Régis de Souza pinto meu pai
    Sebastião ap Souza pinto
    Meu avô Aparecido de Souza pinto
    Bisavô Laudelino Souza pinto
    Tataravô Avelino pinto
    Se alguém puder me ajudar agradeço muito
    Fiquei sabendo que éramos do estado de minas gerais

  12. Boa Noite

    Estou pesquisando sobre a familia Rocha Pinto em ituaçu- Bahia

    Meu bisavô chamava Joaquim Antonio da Rocha Pinto, que foi casado com Ana Delmira da Rocha Mendes, Ele teve os seguintes filhos : Eufrosino Rocha Pinto, Jose Rocha Pinto, Acelino Rocha Pinto, Otacilio Rocha Pinto, Arcolina Rocha Pinto, Analia Rocha Pinto, Maria Rocha Pinto e Nenzinha Rocha Pinto.

    Se alguém tiver alguma informação, ou contato por gentileza agradeço

  13. Boa Tarde. gostaria de descobrir se possivel descendentes de meus avos maternos, meu avo se chamava Antonio Esteves Pinto e se casou com Maria dos Santos, meu avo faleceu quando eu era ainda uma criança, mas lembro bem que ainda conservava seu sotaque português, a esposa dele era brasileira de raça negra. Agradeço a atenção

    1. Luiza, boa noite! Sou do Centro Oeste de Minas, lá temos uma grande concentração de parentes da família Pinto, que engloba vários municípios. Sou um deles. Sua mensagem me chamou a atenção, posto que, meu avo Otaviano Filho, hoje com 84 anos, me falou de uns parentes com sobrenome Esteves, se não me falhe a memória, ele já citou o nome do seu avó. Meu tio fala que nossa família é descendente de uma Português do período colonial.

      1. Pericles, boa tarde! não sei muito, só sei k meu avô, tinha um irmão gemeo, não sei quantos irmão ele tinha ou quantos estavam no Brasil, nem sei o nome de meus bisavós teria k pergunta minhas tias pois minha mãe ja e falecida, minha mãe falava k quando era criança/ adolescente eles moravam em senador camara RJ e depois se mudaram para Queimados RJ. uma de minhas tias disse k poderiamos pedir dupla cidadania por sermos descendentes de portugueses.

    1. BOA NOITE , PREZADOS , O MUSEU DE SÃO JOÃO DEL REYS E SÃO JOÃO DA BOA VISTA TINHAM EPOSIÇÃO SOBRE A FAMILIA SILVA PINTO EM MINAS .A GENEALOGIA SILVA PINTO EM CONCHAS ESTÁ PRONTA EM CONCHAS EDITADA POR NELSON MALHEIROS , DESCENDENTE DE UMA LINHAGEM SILVA PINTO,ESTAMOS PRESENTE ATRAVÉS DOS SÉCULOS NO MUNDO , HAVAI, ANGOLA , MOÇAMBIQUE ,SERRA LEOA,CHINA.ESTADOS UNIDOS NOS ESTADO DA GEORGIA,UTAH , INCLUSIVE OS MORMONS ,TEM UMA DIVISÃO CHAMADA ALA PINTO AO SUL DE UTAH ,SOMOS DE DESCENDENCIA PORTUGUESA , ESTAMOS NA ILHA DA MADEIRA ,NO ORIENTE MÉDIO,VIEMOS A BRAGANÇA PAULISTA, DEPOIS MIGRAMOS PARA CONCHAS E COLONIZAMOS , AS TERRAS SE ESTENDIAM DE TATUI ATÉ REMÉDIOS , PIRAMBÓIA , ANHEMBI ,VIERAM COM MUITO OURO PARA CONCHAS , E NÃO ADOTAVAM MÃO DE OBRA ESCRAVA , PAGAVAM O LABOR COM LIBRA ESTERLINA,O TESOURO DOS SILVA PINTO, FOI ROUBADO EM UMA NOITE DE POUSO DO DIVINO , UMA CARROÇA COM 4 BRUACAS DE OURO .
      ERAM EXIMIOS ESPADACHIM , DOMINAVAM A ESPADA ,ESSA ARTE FOI TRAZIDA DA CHINA ,POR UM DELES , ALÉM DE QUE ERAM HOMENS DE UMA FORÇA FÍSICA EXCOMUNAL,FORTISSIMOS ERAM BAIXOS DE COSTA LARGA E PESADOS , INCLUSIVE EM CONCHAS HÁ UMA OCORRENCIA NA DELEGACIA POR OCASIÃO DO DESARMAMENTO DO GOVERNO DE GETULIO VARGAS , EM QUE JOAQUIM DA SILVA PINTO CONHECIDO COM QUINZOTE DEU DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA , ARTE DE LUTAS, DOMINANDO A FORÇA POLICIAL LOCAL ARMADOS DE FUZIL E BAIONETA . E OUTRAS HISTORIAS .DA GERAÇÃO ANTIGA EM CONCHAS ESTÃO VIVOS : CAROLINA DA SILVA PINTO E ATALIBA DA SILVA PINTO , A FAMILIA SE FILIOU AOS GOMIDES , MORAES, E AO ENTÃO CHAMADO ELOY JERONIMO FRANCISCO NOGUEIRA , PORTUGUES ANTI ESCRAVAGISTA DE IBIUNA SP , CLAUDINO , BERTIN ,REAME,E AI POR DIANTE, HAVENDO REGISTRO HISTORICOS EM LOJAS MAÇONICAS EM TODO O MUNDO .
      INTERESSANTE QUE MANTINHAM EXEMPLARES DA BIBLIA EM PORTUGUÊS ENTRE ELES EM PASSADO BEM DISTANTE .

      O SITE LDS.ORG.BR NO LINK FAMILY SEARCH ,TEMOS MUITAS INFORMAÇÕES .

  14. Cleusa mim chamo edilson xavier de sousa minha mae chama Almerita pinto Coelho nasceu em jequintinhonha mg.Tenho enteresse em conhecer mais descendente pinto coelho do meu avo.meu avo nasceu em lagoinha sao paulo.Nao tenho muitos dados dele.Tem uns 30 que faleceu.

  15. Embora eu nao assine Pinto, mas eu tambem sou desta familia, meus avos se chamavam: Alexandre Jose Pinto e Etelvina Rosa Americana , ele era filho de José Pinto Coelho e Ana Joaquina do Espirito Santo e neto de João Pinto Coelho e Justa Maximiniana Teixeira e bisneto de Albino Pinto Coelho e Ana Catarina Camargo

    1. Cleusa mim chamo edilson xavier de sousa minha mae chama Almerita pinto Coelho nasceu em jequintinhonha mg.Tenho enteresse em conhecer mais descendente pinto coelho do meu avo.meu avo nasceu em lagoinha sao paulo.Nao tenho muitos dados dele.Tem uns 30 que faleceu.

  16. Marlene da Silva Pinto descendente de José da Silva Pinto descendente do homônimo fundador da cidade de Conchas no interior de São Paulo em 1839. Anterior a essa data o registro é de sua origem em Bragança Paulista. Gostaria de partir de 1839 para buscar a origem que provavelmente seja em Portugal.

    1. Bisavo Alfredo Pinto de Oliveira meu avo Evaristo Pinto de Oliveira , Nasceu na região de Bragança . Existe um bairro chamado Bairro dos Pintos na regiao de Bragança x Mairipora . se vc quiser me add no zap 11 987752240 Cassio

  17. Marlene da Silva Pinto descendente de José da Silva Pinto descendente do homônimo fundador da cidade de Conchas no interior de São Paulo em 1839. Anterior a essa data o registro é de sua origem em Bragança Paulista. Gostaria de partir de 1839 para buscar a origem que provavelmente seja em Portugal.

    1. Olá Marlene. Também tenho um ramo na minha árvore genealógica dos Silva Pinto, fundadores de Conchas. Minha bisavó era filha do italiano Antonio Pastore e Dona Gertrudes Maria da Silva Pinto, nascida em Pereiras-SP e filha do primogênito do patriarca José da Silva Pinto. Se quiser, entre em contato comigo pra conversarmos.

  18. Boa noite meu nome é Marco Antônio da Silva Pinto Junior meu avô parte de pai se chamava Walmir do Espírito Santo pinto e minha avó Nilo e te dá Silva Pinto

  19. Eu meu chamo kleber Barbosa Pereira Pinto, estou a procura de meus parentes por parte de AMADEU PEREIRA PINTP,que reside em o Portugal cidade de Chaves e meus avos também moravam lá nesta cidade de chaves ou moreira
    eles se chamavam JOSE PINTO E CONCEIÇÃO PEREIRA,eu gostaria saber se existe PRIMOS ou outros parentes. Aguardo retorno.

    1. Sim, Kleber! De Chaves temos o nosso bisavô, Annibal Pinto de Barros. Nasceu em Minas Gerais (Brasil colonial). Foi para Portugal e casou-se em Chaves. Era comerciante, jornalista e presidente da Câmara de Vereadores (prefeito). Portugal deixou de ser reino e ele repentinamente mandou os seus filhos e veio para o Brasil. Parece que morreu em Campos dos Goytacazes, eu gostaria dessa confirmação. Mas a família Pinto também tem outras ramificações, incluindo Cachapuz, Pontes, etc., em outras cidades de Portugal. Tenho o desenvolvimento familiar desde os anos de 1600, aproximadamente. Tenho de dar uma olhada. Veja http://www.ideal3idade.com.br Abraços!

  20. Meu nome é Jorge Davi Silva Pinto, meu avô era português José Maria Pinto será que tenho parentes meu por ai rsrs… Meu pai Jorge Lacerda Pinto rsrs

  21. Por favor eu me chamo Maria de Nazaré Pinto Castelhano, estou a procura de meus antepassados, também faço parte da família Pinto, provavelmente meu tetra avó Ramiro Pinto veio de Portugal para a Brasil e se estabeleceu no interior do Maranhão, e lá fincou suas raízes, deixando vários filhos ( Minha bisavó era Goberta Pinto) e também outro dos filhos que ele teve era João de Deus. Se alguém tiver alguma informação sobre o Ramiro Pinto por favor me informe.

  22. Boa noite a todos. Meu nome atual é Hélio da Rocha Pinto, mas, originalmente, fui batizado como Hélio Pinto. Na minha certidão de nascimento consta meu pai o desconhecido senhor CLAYTON PINTO, a minha mãe, já falecida, chamava-se Dilzima Baptista da Rocha.
    Meus avós paternos presumo que sejam imigrantes portugueses e italianos. Minha avó materna chamava-se MARIANA BORZAN e meu avô não consta em meu registro de nascimento, mas parece que era de origem portuguesa.
    Atualmente tenho 74 anos, portanto nasci no ano de 1943, mais precisamente no dia 20 de março.
    Se alguém souber e me der alguma pista de como localizar meus ascendentes, inclusive não sei se tenho algum irmão ou irmã, por favor entre em contato segundo o formulário abaixo. Obrigado

  23. Olá família pinto , meu nome é Antônio Pinto neto.eu fui muito zoado pelo meu nome e eu me perguntava pq o meu pai mim deu esse sobrenome, ele falava que esse sobre nome é muito importante e hoje eu tenho orgulho de ser chamado de Antônio Pinto.

  24. Sou Aparecida Soares Carneiro (Belo Horizonte) e meu avó chamava José Francisco Pinto tal como o seu pai meu bisavó que foi casado com Maria Filomena Lelis. Minha mãe(Adelina) e minha tia(Nazarethe) gostaria de ter notícias da família. Bom sei que eles vieram da cidade de Viseu em Portugal. Meu avó foi casado com Adelina Zanini Pinto que veio da Itália.
    Se tiverem notícias ou conhecerem alguém para que possamos cruzar os dados, fico agradecida.
    E-mail: cidascarneiro@hotmail.com

  25. Meu avô era portugues puro, não tenho mta ctz de quando veio para o Brasil, e se casou cm minha avó q era negra. O nome dele era Antonio Alves Pinto, e como de costume, os netos herdaram o sobrenome do pai, portanto, meu nome é Ana Carolina Alves Pinto

  26. Boa tarde! sou da família Pinto de saloá Estado de Pernambuco. Li todos os comentários acima e não achei ninguém de lá. Se voce é dessa região vamos conversar.

  27. Ola bt mim chamo edilson xavier mas minha mae chama Almerita pinto coelho ta registrada em bertopolis -MG nasceu me 15/01/40.Sua mae chamava maria izabel pinto coelho.Quero ver se minha vo e portuguesa.Se souberem mim informar no meu imail edilsonmakallen@gmail.com obrigado.

  28. Olá, me Chamo Eduardo Costa Pinto, (4ª geração) venho de uma linhagem direta portuguesa. Meu bisavô chamava-se Eduardo Ferreira Pinto, meu avô Eduardo Brito Pinto e meu pai chama-se Eduardo de Sousa Pinto. Meu bisavô veio de Portugal ao Rio e ali constituiu nova família. meu avô por sua vez mudou-se para Belém e posteriormente para Igarapé-miri onde casou-se com Domingas de Sousa Pinto, com a qual teve três filhos filhos Eduardo de Sousa Pinto, Ediléia de Sousa Pinto e Edilson de Sousa Pinto. Caso saibam como conhecer um pouco mais de meus ante-passados ficarei inenarrávelmente grato.

  29. Boa tarde. Meu nome é Aleksander Costa Pinto e estou estudando a história da família “Pinto”. Meu avô chamava-se Juscelino Pinto Oliveira e meu bisavô Altino Pinto. Dizem que chegamos onde hoje é Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte. Muito orgulho dessa família. Abraço a todos.

  30. Olá boa noite! Minha mãe é neta de Vitalino de Oliveira pinto,carreteiro na época. morava no interior do estado no município de piratini lugar denominado Serra das Asperezas, se alguém aí for descendente. eu gostaria de saber mais sobre essa família. ..

    1. Olá boa tarde, sou português e de acordo com minha mãe que nasceu em RJ em 1914 o sobrenome Pinto ou ainda os Castanheira e os Pena são todos de origem portuguesa e relativos a família próxima com origens na Beira Baixa em redor e num circulo de digamos 50 quilómetros de uma cidade de nome Arganil
      Cumprimentos de Portugal

  31. Gostaria de saber como encontrar a certidao e ascedencia do do meu avo de origem portuguesa seu nome era Francisco Augusto Pinto. vieram para cidade Campos estado Do Rio Janeiro. obrigada

      1. Olá procura saber qual cidade ele nasceu, se tiver menos de 100 anos, vai encontrar no cartório local, se tiver mais, vai encontrar no cartório distrital, um abraço!

  32. NATURAL BELO HORIZONTE,MEU PAI CIRILO PINTO E DE PONTE NOVA,MEU AVÔ PATERNO E NATURAL DE VISCONDE DO RIO BRANCO MINAS GERAIS, SEU NOME E JOSE GERALDO PINTO,SEUS PARENTES MUITOS FORAM PARA AS CIDADES VIZINHAS .

  33. Oi tudo bem com vocês meu nome é William Coelho Pinto sou natural de Florianópolis (SC) e também sou primo de Marcelo de Oliveira Pinto que também já deixou seu comentário aqui e também a WILLIANA DA SILVA PINTO — EDUARDO DE OLIVEIRA PINTO E YASMIN PRUDÊNCIO PINTO . SOMOS BISNETO DE FRANCISCO COELHO PINTO E NETOS DE HÉLIO COELHO PINTO

    1. Boa noite Marcelo.
      Em documentos antigos que tenho encontrei alguns registros de familiares em sua cidade Itajuba. Tenho carstas correspondencias e outros registros , sobre meus familiares, . cao vc tiver algum registro para familia Carneiro Pinto tenho interesse para fins genealogicos.
      Obrigado desde ja.
      Newton

      1. Oi, Newton sou de Itajubá – MG e meu sobrenome é Pinto sou neta do Waldemar Inacio Pinto e Vicente Alexandre Pinto, se vc tiver algum registro desses nomes poderia me mandar uma copia ?

      1. Oi, Walkiria, eu me chamo Cleus e também sou da familia Pinto. Creio que poderemos ser da mesna descendência, pois meu avo era de Carmo Parnaiba MG e seu nome era; Alexandre José Pinto.

  34. Sou Carlos Alberto Pinto de Souza, filho de Francisco Pinto de Souza (5 geração) e neto de Andronico Pinto de Souza, residente em Resende RJ.

  35. Meu nome Reginaldo Pinto,meu Bisavo Benedito Pinto,meu avô Benedito Pinto Filho,e meu Pai Benedito Pinto Neto,estou programando para fazer uma viagem até Portugal para conhecer o local da origem do meu Sobrenome.

  36. Boa Tarde. Também sou da família Pinto. Me considero uma pessoa de sorte pois meu bisavô Moacir Pinto ainda se encontra vivo e saudável pude também conhecer sua mãe,minha tataravó que morreu em 2006 ao qual não me lembro o nome. Somos de Fortaleza/ce. Gostaria bastante de conhecer os meus descendentes que são espalhados por todo o Brasil.

  37. Sou Anderson de Oliveira Pinto, bisneto de João Evaristo Pinto, neto de João Evaristo Pinto Filho e filho de Ubirajara Pinto… Familia Pinto de Pouso Alegre MG.

  38. Olá pessoal! Sou Pedro Henrique O. de F. Pinto, sou natural de João Monlevade, MG. Acredito que sou de origem Moura, meu antepassados todos Caucasianos e interessante que eu e alguns primos viemos de tom mais escuro. Comentário de Souza Cleiton Pinto.

    Meu Avô, José Martins Pinto!

  39. Boa tarde
    Tb sou da familia Pinto de Palmares MG hoje Palmopolis, meu bisavo foi quem fundou a cidade Theófilo Pinto gostaria de encontrar meus descendentes .
    Agradeço a atençao

    1. Boa tarde regina m pinto de oliveira sou português descendente de mãe brasileira ( RJ ) nascida de pais portugueses e sobrenome Pinto.
      O meu bisavô deverá terá chegado ao Brasil pelo fim da Monarquia ou talvez no inicio da República e chamou seu filho: Joaquim Pinto das Neves, para se juntar a ele.
      Tenho uma Bíblia por ele assinada e datada de 1903 e que terá sido comprada ou oferecida em Manaus.
      Não tenho como certo mas poderá ser caso de que a família Pinto seja de origem Judaica ou antes de Cristãos Novos, os judeus convertidos.
      O facto de os Pinto ser apelido vulgar na Beira Baixa e Beira Alta ali ao lado da Serra da Estrela pode ser indicativo para considerar a hipótese que lhe dou

  40. Me chamo Cledison Pinto, sou neto de Ana Caetana Pinto e bisneto de Manoel Pinto. Soube a pouco que nossa descendência era Mouro/ Lusitana. Sou da Região Oeste do Estado do Pará, onde minha família se estabeleceu quando veio de Portugal para povoar essa parte do Brasil. A maioria são caucasianos e esporadicamente nascem parentes com o tom de pele quase negra, mas com traços europeus (nariz afilados e estatura acima da média do povo daqui).
    Gostaria de saber de meus parentes no velho continente e de onde viemos, que região específica de Portugal.

    1. Eu sou Portuguesa e também tenho sobrenome Pinto. É muito difícil saber a origem exacta do nome, assim como a região. Por aqui existem Pintos por todo o país. No meu caso específico o meu sobrenome tem origem na região da Beira Alta, distrito da Guarda, terra do meu avô.

      1. Ana, um dia irei a Portugal visitar a terra de meus antecedentes e quem sabe? visitarei a sua cidade, pois é quase certo que tenhamos o mesmo código genético.

      2. Boa noite Ana Pinto meu nome é Valdinei sou de Vila Velha no Espírito Santo achei bem interessante descobri algumas coisas sobre o nome.

      3. Olá Ana Pinto tal como afirma eu mesmo dou essa probabilidade de os Pinto tal como os Castanheira e os Pena que hoje estão vivendo no Brasil e que tenham feito a viagem atlântica no fim do século desanove , inicio do século XX sejam afinal todos do mesmo ramo com origem nas Beiras. Do meu caso Arganil.
        Estive no cemitério de Sarzedo a uns 10 quilometros e a quase totalidade das campas tinham esse sobrenome

        1. Olá CNB, meu nome é Nelma Pinto, minha mãe sempre nos disse que seu avô Daniel Correia da Silva Pinto vista de Portugal. Tento encontrar de onde ele foi , mas não consegui. Se vc, por acaso, souber de onde vem e tiver como me dizer onde achar a origem de meu bisavô agradeço imensamente.

    2. Olá Cleidson, meu pai e da Família Pinto ( J. J. Pinto da Silva) Filho de Maria Lisboa Pinto e João Lisboa Pinto. e estou buscando montar a nossa Arvore Genealógica. Somos da região de Marapanim, Cafezal e Magalhães Barata no Pará. Vamos trocar umas ideias e informações

      1. Olá Alex, meu avô se chama Joaquim Pinto da Silva. Estou tentando montar a árvore da família, mas não tenho muita informação. Entre em contato comigo, meu tel 21967754488

    3. Sou Nathália Pinto, meu bisavô também se chamava Manoel Pinto, porém, apesar de ter nascido no Pará, a minha família veio de Arapongas Paraná

  41. Meu avo materno e SerafimFerreira Pinto. Eu nao. Herdei esse sobrenome. Mas gostaria. De saber como localizar seus descendentes e saber a orogem dele. Se ele era de Portugal ou. Se know asceu no b rasil. Ele morreu e viveu Em Bom Jesus do Itabapoana interior Est.Rio de Janeiro

  42. Olá, Chamo Osmar Pinto, meu avo Sebastião Pinto de Lima nasceu em Vacaria RS e no inicio de 1900 vei com seu pai para Clevelandia PR, casada com Adelina Carneiro Pinto. Não sei as origens antes disso

    1. Sou Elisama da Silva Pinto Oliveira, minha mãe Izaurina da Silva Pinto, meu avô Azamor Rodrigues Pinto. Meu avô nasceu no Amazonas e herdou o nome da mãe…e não sei mais detalhes a respeito.

    2. Caio Pinto o meu avô esteve na Amazônia, Manaus em 1903 por um período de tempo que desconheço mas a origem é portuguesa, tal como provavelmente a sua.

    1. Ola Patricia,
      Meu nome é Diego Lopes Pinto.

      Meu bisavô veio de Madeira, Portugal.
      Nome dele era Antônio Pinto.
      Na parte materna é aonde o Lopes veio do meu bisavô que era de Almeria, Espanha. Nome dele era Manoel Lopes.

  43. Boa noite , estou pesquisando sobre a família de meu pai , e o pouco que tenho é tudo muito vago , mas noite em uma copia da certidão de nascimento dele que o sobrenome usado era o Pinto Corrêa.
    Muito pouco achei na Internet
    Mas vou te passar uns dados para ver se temos algum parentesco e se tiver se pode me contar mais sobre os Pinto Corrêa
    Sou filha de José Augusto Corrêa
    Nascido no bairro Cosmo na cidade de Campo Grande no estado do Rio de Janeiro em 26/07/1932.Filho de Augusto Pinto Corrêa e de Maria Augusta Corrêa.
    Sendo avós paterno Marciano Pinto Corrêa e Felicidade Maria da Conceição.
    Sendo avós maternos João de Deus Victoriano de Araújo e Rosa Nogueira.
    Estes são todas as minhas informações sobre minha família por parte de pai.
    Se você tem alguma informação sobre eles agradeço quero nada apenas saber quem na família era imigrante e quando veio para o Brasil e o que aconteceu que se separam e não se tem registro deles
    Só grata se vc responder e muito obrigado.
    E-mail para contato – denisedeoya2010@gmail.com
    Denise Viviane Corrêa.

    1. Denise Viviane Corrêa eu sou Pinto Correia de apelido. O meu pai era madeirense. E na Madeira houve muita gente que emigrou . Se calhar sem sabermos ainda somos familiares. Achei curioso porque ando a ver a origem do meu apelido e não consigo encontrar muito. Espero que saiba mais alguma coisa, apesar de eu saber que este nome é português só quero é saber quando é que ele surgiu.

      1. Bom dia João realmente o sobrenome e de origem portuguesa como listei antes os nomes de meus parentes se achar algum parentesco agradeço

    2. Parte da minha família tem origem em Sata Cruz e Campo Grande. Um falecido tio tinha o nome correia, Roberto Correia Pinto se não me engano,porém meu Bisavô era Nestor Pinto da Silva. Caso

    3. Olá Denise Viviane Corrêa ou talvez inicialmente tenha sido Correia

      Do meu lado paterno, avô e bisavô temos o apelido Pinto com Origem nas Beiras e que se dedicavam tanto quanto sei à indústria de transformação da madeira tendo uma serração ( creio que se diz serraria em PT/BR) em RJ.
      No seu caso de seu avô materno quase arrisco a suspeitar de origens do Algarve. João de Deus é um nome próprio composto tal como por exemplo Ana Rita ou José Manuel e tantos outros mas o nome Deus em nome próprio nunca vi usado de forma simples.
      O nome João de Deus é o de uma celebridade portuguesa e também pode ter sido usado por esse motivo. Não sei

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_de_Deus_de_Nogueira_Ramos
      ou ainda
      http://www.joaodeus.com/associacao/detalhe.asp?id=6

      Da mesma forma o uso do sobrenome composto Pinto Correia continua a existir em Portugal
      Há quem atribua a provável ascendência judaica a sobrenomes como Silva, Ribeiro, Nogueira e tantos outros de origem na natureza, mas mesmo esse dado não consigo confirmar nem desmentir
      Apenas gostaria de chamar a sua atenção para João de Deus Nogueira Ramos, pessoa culta como muitos judeus ( e desconheço se ele era judeu ou mesmo Cristão Novo) e que curiosamente também tem sobrenome Nogueira
      Lamento apenas lhe trazer novas dúvidas nada de certezas
      Os cumprimentos de Portugal

  44. COMO E DIFICIL FAZER UM CRUZAMENTO COM AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS
    SOU GELSON RODRIGUES PINTO, FILHO DE GESSY RODRIGUES PINTO (VIVO 93 ANOS),NETO DE JOÃO RODRIGUES PINTO, BISNETO DE MANOEL PINTO –COMENTAM VEIO DE PORTUGAL–E SE LOCALIZOU NA ZONA RURAL DE PUREZA MUNICIPIO DE SÃO FIDELIS RJ DEIXEI ESSE COMENTARIO ACHEI IMPORTANTISSIMO
    GELSON_PINTO@UOL.COM.BR

    1. Boa tarde, me chamo Elaine, e meu pai se chama João Rodrigues Pinto (já falecido desde 1983), filho de Benjamim Rodrigues Pinto e Julia Lopes, mas nunca conheci minha família paterna e acho impossível, pois meu pai já falecido não deixou nenhum informação deles, ou seja, de sua família.

    2. Boa Tarde Gelson, se minha mãe fosse ainda viva teria hoje 103 anos o que o torna a si praticamente contemporâneo.
      Minha mãe nasceu em Vila Isabel – RJ filha de Joaquim Pinto das Neves.
      Alguma memória ???

  45. Meu nome é guilherme sou neto de guilherme pinto meu avo nasceu em Portugal em trás dos montes veio para o Brasil em 1910 .

  46. ola boa noite… gostaria de localizar parentes…da familia pinto em portugal.o primo do meu bizavô por nome de manoel pereira pinto…viveu no brasil.
    filho de portuguese.
    agradeço quem puder ajudar.

      1. Olá. Boa noite. sou da familia pereira pinto meu pai já falecido Pedro Pereira Pinto origem de Baependi e a familia se dividiu foi um para pouso alegre; outra para alfenas. outra parte para guaratingueta e sao josé dos campos. gostaria de contatos com os pereira pinto

  47. Procuro familiares que tem alguem com esse nome Josefa Cabral de Melo e João Moraes meus avos meu pai é José Pinto de Moraes irmão se perdeu da família desde os anos 1960 tenhko tentado de tudo para reencontra uma pista sr puderem me ajuda obrigado

    1. Ola Rosemeire, de onde era a família de seu avô? P
      Pois o meu era Francelino Pinto de Morais, e meu pai não tem contato com os parentes tbém desde os anos 60’s. Eram da região de Brotas, Itirapina…

  48. Olá,

    Também sou parte da familia Pinto, sou de Lisboa mas o meu Pai é de Vila Real (Norte de Portugal). Fiquei bastante curioso em saber a expansão da familia Pinto e as suas raizes, se alguém tiver mais informações partilhe por favor.

    1. Tiago, sou do Brasil e da Família Pinto, da Região de Santarém, Alenquer e Monte Alegre, todos no Estado do Pará. Tenho tentado encontrar os nossos aqui, mas as dificuldades geográficas são grandes. Viemos para cá, mas ficamos separados geograficamente na Amazônia.

  49. Olá,me chamo Isabel,meu avô se chamava Higino Barbosa Pinto,morava em Niterói-RJ,mas era natural de Bebedouro.Quero muito saber sobre a existência dessa família.

  50. Olá me chamo Luis Otávio de Souza pinto, neto de Emilio de Souza pinto meu avô era de concórdia santa Catarina, acho estranho dizerem que é de origem portuguesa pois todos os parente q tenho por marte de meu avô são alemães. Alguém teria mais informações sobre meus ansestrais ou saberia dizer quem foi o primeiro pinto a vir pro Brasil .
    ,

    1. Luis Otávio, minha família inteira tem Souza Pinto também e estou atrás de dupla nacionalidade, meus ancestrais. Por favor se tiver mais informações também entre em contato comigo!

  51. Ola!
    Boa tarde!, Meu nome e Divino da Silva Pinto, sou de Goiania capital Goias. Sou da familia pinto e souza do interior de Goias, Damolandia e Nova Veneza, Todo ano na cidade de Nova Veneza tem a festa da degustaçso de comida tipica da Italia. Mas quando morei na Europa conecir
    muitos portugues com o sobrenome Pinto, antes eu tinha vergonha hoje eu me orgulho de fazer parte dessa familia Pinto.

  52. Meu avô, Américo Pinto de Oliveira, com o irmão de nome Moisés, e Amadora.
    Gostaria de saber se alguém sabe algo todos falecidos a décadas. Obrigado

  53. Vou só deixar aqui uma observação, Manuel Pinto Da Fonseca foi um mestre da ordem dos cavaleiros de Malta, era como um rei da ilha de Malta, ele era português e no seu escudo de armas ou Brasão ele colocou 5 crescentes, um tipo de luas deitadas, que simbolizava uma luta em que derrotou sozinho 5 turcos otomanos, como ele era tão importante na sua época, essa façanha passou para o próprio brasão da família Pinto

        1. Boa tarde como escrevi muito pouco sei sobre os parentes do meu pai , pois ele morava em Campo Grande no Rio de Janeiro e se mudou pro Rio Grande do Sul e se casou com minha mãe o que sei e o que tem na certidão de nascimento dele que foi os dados que mande não sei muito mas o sobrenome era passado de pai pra filho so mudou no meu pai
          Sou filha de José Augusto Corrêa
          Nascido no bairro Cosmo na cidade de Campo Grande no estado do Rio de Janeiro em 26/07/1932.Filho de Augusto Pinto Corrêa e de Maria Augusta Corrêa.
          Sendo avós paterno Marciano Pinto Corrêa e Felicidade Maria da Conceição.
          Sendo avós maternos João de Deus Victoriano de Araújo e Rosa Nogueira.
          Estes são todas as minhas informações sobre minha família por parte de pai.
          Se você tem alguma informação sobre eles agradeço quero nada apenas saber quem na família era imigrante e quando veio para o Brasil e o que aconteceu que se separam e não se tem registro deles.

  54. Olá ! Sou tataraneto de Felix Pinto de Moraes , bisneto de Benjamin Pinto de Moraes . No ano de 1.800 e 1.9000 e mais algumas datas , andaram pelo Rio Pequeno em SP. Taboão da Serra-sp´Embu- Guaçu -sp-Juquitiba-SP ,ibiúna-Sorocaba-Piedade e Tapiraí-SP.

  55. Legal essa pesquisa, meu avô Francisco Pinto é do estado do Ceará “canoa quebrada” tenho vontade de saber mais sobre a Família Pinto.

  56. Informações superficiais, numa rápida pesquisa há sites com muito mais informações. Italiano, meu filho(a)? Essa foi de lascar! Seria interessante mais estudo e pesquisa.

    1. Barbosa Pinto: meu avô era Barbosa Pinto (Fernando G L Barbosa Pinto). Somos do Porto. Mas o meu bisavô nasceu no Rio de Janeiro (Carlos Barbosa Pinto, casado com Lucília de Guimarães Lima, Avintes). Será a mesma família?

    1. Meu avô migrou do Ceará para o Pará, mais precisamente a cidade de Santarém e lá foi prefeito durante o período do presidente Getúlio Vargas. Sempre quis conhecer a parte cearense da nossa família. Você tem conhecimento de algum Elias Ribeiro Pinto?

      1. Creio que os Pintos do Oeste do Pará e os do Ceará, são do mesmo tronco familiar. Vocês tem sobrancelhas salientes e características Árabes/Lusitanas?

  57. gostaria que essa pessoa que se chama amantino valverde pinto entrase em contato comigo pois o nome do avo dele e o mesmo do meu pai e meu pai era filho de portuques muita coicidencia meu nome e luisa maria pinto mendes

  58. gostaria muito de encontrar algum parente do meu pai filho de portuques o nome do meu pai e amantino gregorio pinto so sei que ele morava em caratinga minas gerais por favor me ajudem

  59. Boa noite.
    Gostaria de saber como consigo encontrar meus ascendente Portugues?
    Meu avô por parte de pai chamava-se Amantino Gregório Pinto.
    Filho de portugueses.
    Agradeço a atenção.
    Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *