Família Pontes

Se você tem o sobrenome Pontes ou uma de suas variações, veja algumas informações interessantes, curiosidades e origem do mesmo.

O sobrenome Pontes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pontes

O sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica. A maioria dos sobrenomes geralmente tem esse tipo de origem por conta das comunidades que foram constituídas ao longo do tempo. Assim como hoje em dia pode se identificar uma pessoa como “Fulano que mora na rua tal”, antigamente também era bastante comum que isso acontecesse. Por esse fato, algumas dessas identificações passaram a ser sobrenomes.

O Pontes é um exemplo de localidade em que as pessoas usavam como sobrenome. Inicialmente, eram conhecidos como “Fulano da Ponte”, mas com o tempo este sobrenome foi evoluindo e surgiu a família Pontes. Posteriormente, todos os descendentes passaram a adotar o mesmo nome.

O primeiro registro desse sobrenome, ainda na sua forma mais arcaica, foi feito em 1178. Neste documento o nome do primeiro registrado: Johanes de Ponte.

O sobrenome era dado de acordo com o lugar onde as pessoas viviam, se morava perto de uma ponte, chamava-se, por exemplo José de Ponte. Alguns lugares que podem ser a origem do sobrenome: Ponte de Lima, Ponte da Barca, Ponte de Sor, ambas em Portugal.

ponte-de-lima-portugal-familia-pontes

Ponte de Lima é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 2.800 habitantes. É caracterizada pela sua arquitetura medieval e pela área envolvente, banhada pelo Rio Lima.

Ponte da Barca é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 2 300 habitantes.

Ponte da Barca é uma vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com cerca de 2.300 habitantes.

ponte-de-sor-portugal-familia-pontes

Ponte de Sor, é uma cidade portuguesa no Distrito de Portalegre, na região do Alentejo e na sub-região do Alto Alentejo, com cerca de 7.750 habitantes.

Outras pesquisas:

FAMÍLIA PONTE – Grafia alternativa ao uso no singular, desta família da nobreza espanhola passou a Portugal Gonçalo Gonçalves Ponte, que teve o foro de escudeiro-fidalgo por mercê do Infante D. Pedro, como regente em nome de seu sobrinho, o Rei D. Afonso V. Do seu casamento com Brites Soares, teve filhos que lhe sucederam neste apelido, alterando-o por vezes, pluralizando-o.

FAMÍLIA PONTE OU PONTES tem origem italiana, já que descendem de Giovanni Domenico Ponti que se estabeleceu em Portugal em princípios do século XVIII. De vermelho, uma ponte de prata de cinco arcos, sobre um rio de sua cor, em ponta, e em cima da por uma cabeça de serpe de ouro. Timbre: a cabeça da serpe do escudo.

Curiosidades

Há alguns indícios de que Pontes também possa ter sua origem na Espanha e tenha passado por Portugal na pessoa de Gonçalo Gonçalves Pontes.

Variantes do sobrenome Pontes

Dentre as variantes deste sobrenome, podemos destacar Ponte, de Pontes, da Ponte, Ponti, de Ponti.

Em inglês ele pode se encontrar uma tradução para Pontes: Bridges. Este também é usado como sobrenome tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Mesmo assim, não se pode afirmar que ambos tenham a mesma origem.

Brasão da Família Pontes

Não foi encontrado um brasão oficial para a família Pontes nem suas variantes. Porém, pode se ver, no entanto, de forma rara, um brasão da família Bridge (Ponte em inglês), e uma outra versão dos pontes de Portugal que não deve ser considerado de mesma origem, uma vez que não há indícios que comprovam essa associação.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

213 Comentários

  1. Álvaro da Ponte says:

    Sou Álvaro da Ponte ,meus avós paternos eram portugueses : José da Ponte e Joaquina de Jesus.Gostaria de saber se há algo sobre parentes que ficaram em Portugal.

  2. valdir maeciel de pontes says:

    Sou Valdir Maciel de Pontes, Meu pai: Oziano Maciel de Pontes, nascido em Tanabi, Meu avo paterno: Manoel Maciel de Pontes, Meu bisavô era oriundo de Caldas (MG).

  3. Rinaldo Pontes Da Costa says:

    Sou também um Pontes filho de Ademir Pontes meu avô era José Pontes Rodrigues. Tenho vontade de saber mais minhas origens sou de uma cidade chamada Rio Tinto na Paraíba …mais ouvi falar muito de pessoas que vieram de Portugal assim falavam meus Avós e foram pra Recife. Meu número é 083 986020198

  4. Roze Mari says:

    olá, Sou descendente de João Mousinho Pontes, era um senhor de engenho na Paraíba, creio que na cidade de Araruna, meu bisavô que era filho de João Mousinho , Joaquim Pedro Pontes,que quando sua mãe morreu ele saiu de casa ainda menino e foi viver no Rio Grande do Norte , voltando mais tarde para Araruna onde constituiu família. se houver algum familiar neste grupo gostaria de obter mais informações da minha família que é extensa, mas só conheci minha avô e seus irmãos.

  5. Rodrigo Manoel de Pontes says:

    Olá bom dia. Há algum Pontes que tem origem da cidade de Santa Isabel interior de São Paulo?

  6. Maria da Graça Pontes says:

    Gostaria de saber mais sobre os meus avôs João Alves Pontes (Português) que se casou com Francisca de Andrada e Silva da cidade de Iguape em São Paulo.

  7. Maria da Graça Pontes says:

    Meu avô era portugues João Alves Pontes que se casou com Francisca de Andrada e Silva de Iguape. Gostaria de saber mais sobre eles.

  8. Diana says:

    Sou Diana Sobral!

    Estou procurando uns primos, meu tio era Antônio Pontes Silva. A última notícia que tivemos que moravam no Acre! Pode entra em contato comigo!

    • Marcia Pontes says:

      Olá! Sou Marcia Pontes, meu avô se chamava Francisco das Chagas Pontes. Segundo minha avó, a familia dele era do Ceará, mas só tenho essa informação. Gostaria de conhecer a familia do meu avô. Nunca tivemos nenhum contato. Ele era branco, dos olhos verdes e assim são quase todos os seus filhos, inclusive meu pai. Será que poderemos ser parentes?

  9. Douglas pontes dos santos says:

    olá procuro pelo meu pai Francisco da silva pontes , ele e natural de Araruna na paraiba. Meus avós paternos se chamam, João Mousinho de Pontes e Maria severina da silva Pontes. caso alguém os conheça,segue o meu e-mail de contato.
    [email protected]

    • Sidney Pontes says:

      Minha família materna é de Araruna. Também temos o sobrenome Pontes. Meu avô se chamava José Pedro Mousinho Pontes e era casado com Sebastiana Andrade. Será que temos algum parentesco? Me adc no facebook: https://www.facebook.com/sidney.pontes1?ref=bookmarks

    • Roze Mari says:

      Olá, somos da mesma família, os Mousinho Pontes de Arararuna, porém minha avÓ casou-se e veio morar em Minas Gerais, então da nossa familia só conheci minha avó Maria Luiza Mousinho Pontes,e meus tios avôs: José Mousinho Pontes, Sebastiana Mousinho Pontes, Luis Mouzinho Pontes, Gertrudes Mouzinho Pontes.

  10. Olá abraço a todos… Me chamo Sidney Aparecido Pontes de Lima Franco… Achei muita coisa sobre os francos… Quase nada sobre os lima e quase nada dos Pontes… Sou nascido em Mogi das Cruzes SP, hoje moro em Bertioga SP… Gostaria de saber sobre algum parentesco dos Pontes por essas bandas… Estou no Facebook como Sidney Pontes, Sou maestro e educador musical… Assim como a boa origem portuguesa, amo fado e toco vários com meu violino… Bom Qualquer coisa estou por Aqui… Abs a todos!!!

  11. Francisco das Chagas pontes says:

    Meu nome e Francisco das. Chagas Pontes, meu avo se chamava Manoel da Costa Pontes de Massapé Ceará.

    • Marcia Pontes says:

      Olá! Sou Marcia Pontes, meu avô se chamava Francisco das Chagas Pontes. Segundo minha avó, a familia dele era do Ceará, mas só tenho essa informação. Gostaria de conhecer a familia do meu avô. Sou do Pará e nunca tivemos nenhum contato. Ele era branco, dos olhos verdes e assim são quase todos os seus filhos, inclusive meu pai. Será que poderemos ser parentes? Segue meu e-mail para contanto [email protected]

  12. Sandra says:

    Eu sou sandra da silva pontes pois meu pai e jose da silva pontes minha vo braulino da silva pontes ele nasceu em minas passou uma parte do tempo.
    No parana depois morou dois anos em carceres depois foi para São paulo e ja falecido nao conheco ninguem moro e aripuana mato grosso trabalho no hospital

    • Fabricio says:

      Meu avô e descendente de mineiro nasceu no Paraná e vive no norte do Mato Grosso o nome dele é Jardas Rodrigues Pontes. O nomé e Fabricio José Pontes.

    • Gabriela Pontes says:

      o meu avô se chama editerlino silva pontes, falecido tbm.
      somos de vitória da conquista – bahia

    • Manoel Anacleto pontes says:

      Oi ei sou Manoel Anacleto pontes seu pai e meu irmão adotivo mais ESE sebre nome pontes só me da tristeza seu tio João da Silva pontes e arrogante portanto grau parentesco só vai ter trazer tristeza eu não tenho nenhum orgulho de ser pontes parente pra mim e dinheiro no bolso meu pai adotivo se chamava Braulino da Silva pontes mae luzia Inácia pontes

  13. Lorrana says:

    Olá me chamo lorrana Pontes. Meu avô Adalto Ferreira Pontes nasceu no Piauí, so não sei a cidade. Segundo uma tia somoa descendentes de portugueses. Gostaria muito de sabe sobre meus antepassados.

    • Ari Pontes says:

      Olá Lorrana, o meu nome é Ari Pontes e minha mãe também era do Piauí da cidade de

      Esperantina e o nome da minha mãe é Maria Ferreira Pontes ela é filha de Pedro Pontes e

      Eugénia Ferreira Pontes. Se ela tivesse viva a minha mãe hoje teria 89 anos pois ela nasceu

      em 5 de Setembro de 1929 mais só foi registrada em 1935. A minha mãe pode talves ser

      irmã do seu avô. Qualquer coisa comunique comigo pelo meu e-mail: [email protected]

  14. Conceição Aparecida Pontes Costa says:

    Sou da família Pontes de Pirpirituba na Paraíba.. meus avós viviam numa fazenda chamada Santa Laura em Pirpirituba.

  15. cida pontes says:

    MEU PAI ADELINO VIEIRA PONTES MINHA MAE CHAMAVA ESTELA ANEDINA PONTES
    MEUS AVOS POR PARA PONTESRTE DE PAI ERA JOAO DOMINDOS VIEIRA PONTES E MINHA VO PRUDENCIANA MARIA DE JESUS ALGUEM SOUBER ALGUMA COISA ENTREW NO FACE CIDA PONTES MEU IMAIL [email protected]

  16. Aroldo T Pontes says:

    para achar a descendencia tem se saber ao certo nome de avós bisavós e tataravós, pois olhando aqui parece que somos todos parente , mas não é que os antigos os nomes eram poucos (principalmente das mulheres) , então todos eram descendente de pedro manoel patricio etc , como no meu caso descendente de Manoel Pontes (de righeira dos pontes Leiria), tinha tio com nome de Manoel filho com nome de Manoel e assim por diante , mas é só procurar em Portugal , está tudo digitalizado os nascimentos e batismos

  17. Minha mulher brasileira é descendente dos Ponte (Cardoso) da Ilha Terceira dos Açores. Fiz pesquisas nesta ilha é escrevei tudo em um livro. Pode ver no site seguinte :

    http://philippegarnier112.wixsite.com/familiasilhaterceira

    Abs

  18. Luciana says:

    Estou a procura de informações de meus bisavos JOÃO PONTES e FRANCISCA VICENTE DE PONTES, minha avó MARIA DA CONCEIÇÃO PONTES saiu da Paraiba com 18 anos e desde então não teve mais contato com a Familia

  19. Marcia de Souza Pontes says:

    Oi
    Meu nome é Márcia de Souza Pontes,
    Filha de Maria Auxiliadora de Souza Pontes,
    Neta de Nilo de Souza Pontes e Anita de Souza Pontes,
    Bisneta de Antônio Portugal Pontes e Ramira de Souza Pontes.
    A história que sei sobre minha descendência, é que a família de meu bisavô veio de Portugal e se instalaram em Santa Maria Madalena, interior do Rio de Janeiro, mas que alguns parentes, não sei se irmãos ou primos, foram para o nordeste do Brasil. Meu bisavô foi para Santo Antônio do Imbé, distrito de Santa Maria Madalena, onde casou-se e constituiu família.
    Se alguem mais conhecer ou compartilhar da mesma historia que eu, entre em contato, por favor.
    zap:2298148782

  20. Fábio Pontes says:

    Sou descendente dos Pontes do Ceará. Por favor, entrem em contato comigo. Meu whatsapp é (91)983585550

  21. Fábio Pontes says:

    Gente, sou descendente dos Pontes do Ceará, estou, no momento, no Pará. Entrem em contato comigo. Meu contato é
    (91)983585550.
    É o meu whatsapp.

    • Romilda pontes says:

      Meu nome é Romilda Pontes. Neta de Luiz Alves Pontes que era filho de Honorato Alves Pontes do Ceará .moro em Rondônia meu avô veio pra Rondônia como soldado da borracha nunca mais soube da família.

  22. SAMUEL PONTES FILHO says:

    OLÁ SOU SAMUEL PONTES FILHO GOSTARIA DE SABER A MINHA ORIGEM

  23. Ana Beatriz Jesus Ponte says:

    Olá,

    Sou Beatriz Ponte, Meu avô se chamava Manuel Justino Sardinha de Ponte…
    Procuro irmãos e irmãs dele…
    Pois sempre achei “pontes ” e não “ponte.”

  24. Tiago José Soares Silva says:

    Sou descendente de uma família Pontes da cidade de Vitória da Conquista – Bahia, pouco antes do ano de 1814 veio para essa cidade um português de Lisboa chamado Francisco José Maria da Ponte. Sei o nome dos pais dele, e os filhos, mas sem mais detalhes como nome de algum irmão ou freguesia que morava em Lisboa.

  25. Elzir Tobias Pontes says:

    Boa noite sou Elzir Tobias Pontes.
    Sou filho de Anacleto Tobias Pontes
    Neto de Tobias Ferreira Pontes
    Neto de Maria Tributina da Conceição
    Gostaria de entrar em contato com alguns parentes pontes.

  26. Martín Rodríguez Pontes says:

    Soy Martín Rodríguez Pontes. Mi bisabuelo Alippio (o Alipio) Pontes era nacido en Portugal y tení aun hermano Arturo Pontes, que fueron a España y tuvieron hijos. Mi abuelo era Alfonso Pontes, mi madre María del Carmen Pontes y mi tía Emilia Pontes, todos ellos nacidos en Galicia (España) en Bayona. Emigraron a Uruguay en los años 50. La hermana d emi abuelo era Hermesinda Pontes y tuvo dos hijos. En Uruguay hay pocos Pontes y casi todos parientes.

  27. Alex says:

    Sou Ferreira Pontes com origem em Luzilandia PI. Meu avô morava no povoado Faveira entre Luzilandia e Esperantina e se chamava José Ferreira Pontes e seu apelelido Zuca Pontes. Procuro pelos Ferreira Pontes do PI. Entrem em contato pelo e-mail [email protected] quem souber de alguém com esse sobrenome.

    • Ari Pontes says:

      Olá Alex, o meu nome é Ari Pontes e minha mãe também era do Piauí da cidade de

      Esperantina e o nome da minha mãe é Maria Ferreira Pontes ela é filha de Pedro Pontes e

      Eugénia Ferreira Pontes. Se ela tivesse viva a minha mãe hoje teria 89 anos pois ela nasceu

      em 5 de Setembro de 1929 mais só foi registrada em 1935. A minha mãe pode talves ser

      irmã do seu avô. Qualquer coisa comunique comigo pelo meu e-mail: [email protected]

    • Thiago says:

      Meus avós sã o de Esperantina Pi da família Costa Pontes de Luzilândia, capim Grosso.

  28. joao silvio pontes says:

    sou neto e filho de pernambucanos ,meu avo clodomiro jose de pontes de pesqueira quero manter contatos com essa familia maravilhosa no instagran face kikodobrasil

  29. Welnyson ferreira pontez says:

    Meu nome é welnyson ferreira pontes neto de francisco ferreira pontes de Sobral no Ceará.mas atualmente estou em Timon- MA onde tambem tem muitos Pontes.

    • Andréa says:

      Eu sou descendente dos Pontes originàrios de Sobral e Russas. Favor, contactar-me. Obrigada.

    • Cleiton Cunha Pontes says:

      Olá Pontes…..sou Cleiton Cunha Pontes, sou de Santos S/Paulo, mas moro em Curitiba, tenho informações de que o meu bisavô veio de Registro S/Paulo o nome dele era Américo Pontes.
      Gostaria de me comunicar com os Pontes do Brasil.
      (41) 98014910

    • Sou Marcos Pontes moro em São Mateus ES minha mãe se chama Sônia Maria Pontes nasceu no Ceará veio bem pequena para Santa Leopoldina ES e não conhece seus parentes irmãos ou irmãs

  30. Nuno Augusto Pontes says:

    Talvez não haja apenas origem única para o sobrenome Pontes… À época dos Cavaleiros Templários, que tinham, entre outras missões, a de proteger os peregrinos que se dirigiam a Jerusalém, e construir para eles PONTES, ESTRADAS E IGREJAS. Para isso, contratavam trabalhadores (pedreiros em sua maioria). Muitos desses trabalhadores, orgulhosos do trabalho que faziam e para quem o faziam, adotaram como sobrenome (apelido) a sua “profissão” – Pontes, Bridge, Ponti, Estrada, Strada, Stret, Iglésias, … … Lembre-se que eles trabalhavam e eram originários de quase todos os países da Europa… Minha família é originária dos pedreiros PONTES da Província do Minho, onde se localizava (e ainda lá está) o Castelo de Tomar – O Castelo dos Cavaleiros Templários, e depois, dos Pobrezinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo (a Ordem de Cristo). É claro que pode ter havido outras origens para PONTES, mas esta é, do meu ponto de vista – resultado de pesquisas – a mais confiável para os PONTES portugueses. Convém lembrar que Portugal é um país Templário e pelos Cavaleiros Templários foi fundado, Lá na Província do Minho como o Condado de Porto Cale, e todos os primeiros reis de Portugal eram Cavaleiros Templários… Usem e honrem o nosso brasão.

  31. Daniela pontes says:

    Muito legal .Que família linda !

  32. Dani says:

    Sou Pontes também… Meu bisavô Manoel Pontes veio de Leiria – Portugal.
    Moramos em Cajuru, interior de São Paulo.

    • Alessandra says:

      Dani tudo bem ?Seu bisavo era Manoel Pedro Pontes ou só Manuel Pontes,sei que ele era de perto cachoeira ba

    • Marcia bento says:

      Olá Daniela
      Moro em Ribeirão Preto e no último domingo 25/12/16 estive em Leiria
      Pensando em conhecer a cidade de minha vó
      Rita pontes
      Que veio de lá e morou em Santa Cruz da esperança
      Será que somos patentes ?

  33. Oscar says:

    Sou Oscar Tarquínio Pontes Neto. Meu bisavô é Frederico Ferreira Pontes pai de meu avô Oscar Tarquínio Pontes. Os dois foram engenheiros e nomes de ruas aqui em Salvador Bahia. Frederico Pontes foi casado com Celina (filha de Luis Tarquinio que também é nome de rua aqui).

    • Narciso Pontes says:

      Meu Pai também se chamava Antonio Ferreira Pontes… a origem dessa família é Luzilancia/PI… temos quase toda a cidade pertencente a familia PONTES… nossa matriarca está viva com mais de 80 anos, Dona. Gumercinda Ferreira P
      ontes

      • Narciso Pontes says:

        ops. Luzilândia/PI

      • Daniela pontes says:

        Vc tem face ?

      • Alex says:

        Meu nome Alexmandro Pontes. Minha mãe Maria DilzA Ferreira Pontes, meu avô conhecido pelo apelido de Zuca Pontes ou José Ferreira Pontes..a região deles era povoado faveira entre Luzilandia e Esperantina no Pi. Atualmente moramos no Maranhão. Procuro os Ferreira Pontes do PI.

      • Ari Pontes says:

        Olá Narciso Pontes, penso que a minha mãe deve ser parente da vossa matriarca.

        segue os dados da minha mãe:

        O meu nome é Ari Pontes e minha mãe também era do Piauí da cidade de

        Esperantina e o nome da minha mãe é Maria Ferreira Pontes ela é filha de Pedro

        Pontes e Eugénia Ferreira Pontes. Se ela tivesse viva a minha mãe hoje teria 89

        anos pois ela nasceu em 5 de Setembro de 1929 mais só foi registrada em 1935.

        A minha mãe pode talves ser irmã do sua matriarca. Qualquer coisa comunique

        comigo pelo meu e-mail: [email protected]
        :

    • João Edson de Carvalho says:

      Sou neto de Henrique Ferreira Pontes,formou-se médico pela Universidade de Ribeirão Preto, clinicou e morou em Salvador Bahia, onde moravam seus parentes.
      O Dr.Henrique Ferreira Pontes, teve uma irmã por nome de Luiza.
      Casou-se com Maria de Oliveira Fernandes.
      Teve dois filhos: Armando Ferreira Pontes e Sonia Fernandes Pontes.

  34. Marjorye says:

    Olá! Meu nome é Marjorye C. Pontes, meu pai é Pedro de Almeida Pontes e sei que a família dele é de Belmonte/BA. Nunca tive contato. Gostaria de saber se alguém conhece.

  35. Daniel Pontes says:

    Olá…também sou da Familia Pontes, me chamo Daniel Pontes, moro em Cordeirópolis – SP, mas meu pai Juarez Pontes é filho de mineiro (MG), talvez ela tenha parente na cidade de Ouro Fino – MG, seria interessante se alguem que more nessa cidade, entre em contato conosco, para trocar informações, quem sabe…..
    meu telefone é (11) 9.9930-7100

  36. Fátima says:

    Sou Fátima Pontes sou do interior de SP adorei saber a origem do sobrenome Pontes?

  37. Tatiane Portnoi says:

    Olá.
    Meu nome é Tatiane e recentemente descobrir que sou uma Pontes também.
    Venho aqui pedir a ajuda de vocês para realizar o sonho de minha avó Helena.
    Minha avó, hoje com 80 anos, é fruto do relacionamento de Judith Santos com Francisco Pontes. Quando minha bisavó, Judith engravidou em 1935 de Francisco Pontes foi obrigada a se separar dele, não sabemos direito o que houve pois, minha bisavó sempre escondeu o motivo e minha avó (Helena) não conhecer o pai dela (Francisco Pontes) . Durante anos minha avó (Helena) sofreu pela ausência do pai, e hoje ela pede todos os dias que encontremos algum vestígio, contato, parente ou foto, do Francisco Pontes.
    A angustia dela pela ausência do pai é muito doloroso, os olhos delas enchem de lágrimas e diz que não quer morrer sem ao menos ver o rosto do pai dela.
    As únicas informações que temos que o Francisco Pontes morou em Salvador-Ba e foi antigo proprietário de uma panificadora no bairro dos Barris também em Salvador-Ba.
    Se alguém puder me ajudar , eu agradeceria muito.
    Tatiane Portnoi.
    71.98743-1176
    [email protected]

  38. Ana Paula Pontes says:

    Sou Ana Paula Pontes de Belém/pa meu Pontes vem do meu pai Zacarias Felis Pontes e meu avô era Benevenuto Figueiras Pontes e seu pai meu bisavô veio de Portugal. Ate agora nos comentários não vi niguem de Belém/pa

  39. Maria Ivanilda de Pontes says:

    Adorei a história daFamilia Pontes.

  40. Denys Dias Pontes says:

    Olá, gostaria de informações sobre meu avô. O nome do meu pai é Paulo Eduardo Pontes, Nascido em 15/01/1969… São Paulo-Capital, Zona norte..
    Qualquer parentesço é valido, obrigado.
    Att; Denys Dias Pontes

  41. BOM DIA!!!,EU VANDERLI ALVES PONTE SOU DAQUI DA CIDADE DE OSASCO,SÃO-PAULO E EU TENHO SOBRENOME PONTE,E EU ACHEI MUITO!!!,INTERESSANTE E BACANA ESSA HISTÓRIA,É MUITO!!!,BOM SABER UM POUCO MAIS DAS NOSSAS ORIGENS, E TAMBÉM DOS NOSSOS DESENDENTES!!!.

  42. Ricardo says:

    Gostaria de saber se alguém conhece ou tem algum parentesco com estes sobrenomes:
    Meu nome Ricardo Ferreira Pontes
    Meu Bisavô Henrique Ferreira pontes
    Meu Avô também se chamava Henrique Ferreira Pontes. Salvador Bahia
    Meu Pai Armando Ferreira Pontes Nasceu em Ribeirão Preto SP.

  43. norberto Batista Pontes says:

    Interessante, a origem mas de certeza duvidosa

  44. Tiago Pontes says:

    Quantos Pontes kkkk. Sou de Natal-RN… Filho de Francisco Alves De Pontes, que consequentemente veio de meu avô, já falecido. Sei que tem uma galera morando em Goiás com tal sobrenome e com certeza é da família… Só o q tenho no face são os Pontes… Abraços á toda família Pontes. Se alguém quiser pode me ADC no face. Tiago pontes… Natal-RN. Vlw

  45. francisco flavio pontes says:

    a todos deixo um abraço e muito fascinante saber de nossas origens ….

  46. Bom dia a toda família PONTES e suas variações. Fico feliz em saber de nossa genealogia, raiz e história..!! Um forte abraço a todos..!! Estamos juntos, antes, durante e depois…!

    PONTES, Genival

  47. joana says:

    boa noite eu tenho um grupo da família pontes no meu fec , onde esta uma parte da historia , para entra neste grupo diga de onde e e filha de quem

  48. Douglas Pontes says:

    Olha quanta gente da família kkk

  49. José Marcelo Pontes says:

    Minha família é originária de Sacramento e Conquista, MG. Meu avô chamava-se Sebastião Vieira Pontes, casado com Judith Batista Pontes, filha de João Theodoro Batista.

  50. Cristiane de Fátima de Pontes says:

    Olá.

    Sou neta da Raimundo Miscena de Pontes da cidade de São Caetano – PE.

    Gostaria muito de me comunicar com a família Pernambucana, estou tentando montar a arvore genealógica..

    Meu e-mail [email protected]

  51. Gilberto Gouvea Pontes Filho says:

    Pontes ‘ da Ponte” Nome de uma comarca localizada nos Açores e na vinda de Portugueses com este sobrenome; por fala de entendimento da forma dos Portugueses falarem muitas vezes na entrada dos navios e vistos dos imigrantes Portugueses no Brasil se falava ex: Bruno da ponte, e entendia-se Bruno Pontes e assim era escrito no documento de permanência no Brasil. Este foi o caso de meu avo comprovado por mim em conservatória de Lisboa.
    Origem do nome no meu caso? Açores.

  52. Éverton Pontes says:

    Estou pesquisando para saber um pouco mais sobre a origem da família pontes, o sobrenome Pontes vem do meu avô materno, José Francisco Pontes, minha mãe e meus tios não sabem muito sobre a família a família do meu avô, por isso estou procurando, sei que ele foi casado duas vezes a última com minha avó, mãe da minha mãe, Helena Candida de Jesus, logo após ficar viúvo pela segunda vez, ele foi embora para Rondonópolis, com os filhos do primeiro casamento e os mais velhos do segundo casamento, deixando para trás a caçula, Evani Irene Pontes, se caso alguém souber de algo, pois não sabemos se ele teve irmãos, há uma tese de que ele foi criado por uma família Pontes, que o adotou e deu-lhe o sobrenome, mas não boatos não sabemos se é ou não verdade.

  53. Monique Pontes says:

    Oi Pessoal! O meu avô era do interior do ceara de Russas, se chamava José Pereira Pontes, se alguem conhece essa cidade e tem algum parente com esse sobrenome me fale, poderemos ser parentes sou de Manaus/ Am!! Fico no aguardo.

    • Andréa says:

      Monique, Os meus bisavos vieram de Russas e Sobral no Ceara’: Henriques Sabino Pontes e Joana Pontes. Imigraram para Rio Branco no Acre durante o ciclo da borracha, fim sec. XIX. Abs, Andréa Pontes

  54. Liliam Breczinski Jappert Pontes says:

    Sou carioca, mas meu Pontes tem origem na colonização do estado do Espírito Santo. Segundo minhas pesquisas, descendo de um português AÇORIANO chamado ISIDORO DA PONTE, que chegou ao estado do ES em 1814 com a mulher Maria Rosa e 2 filhos: Manoel (11 anos) e Maria (5 anos), para a colonização da região do Rio Jucu (mais tarde chamada colônia de Viana). Esse pequeno Manoel vai se casar mais tarde com minha trisavó suíça Caroline Jappert chegada ao Brasil em 1856, e dar origem a um dos 2 ramos capixabas da minha família materna.

    Estou agora em busca da sua origem e localização anterior à chegada com a família ao ES, ou seja, se veio de outra província ou diretamente com os demais 60 açorianos que chegaram ao Rio Jucu em 1814. Mas chamo a atenção para o fato de que a mudança do sobrenome DA PONTE foi modificado para PONTES por erro de cartório: na certidão de nascimento do meu avô o sobrenome original do meu trisavô (o menino açoriano Manoel) consta como Pontes e esse não era o seu nome.
    Nos toponímicos é importante que não se perca as preposições “de”, “da” etc, que particularizam essa origem ‘geográfica’, mas o meu “DA PONTE” foi perdido infelizmente.
    Em 1857, chegou sozinho outro jovem açoriano,15 anos de idade, provavelmente apadrinhado da família do meu trisavô. Chamava-se JOÃO DA PONTE. Acrescentei pois talvez seus descendentes entrem nesse site rs.
    Continuo ‘rastreando’ meus açorianos e desejo a vocês boa sorte.
    Sugiro a quem tem origem capixaba que procure o site do Arquivo Público do estado do Espírito Santo, Projeto Imigrantes. Tem sido ótimo ponto de partida pras minhas pesquisas totalmente amadoras sobre meus queridos ancestrais imigrantes.

    OBSERVAÇÃO 1) Existe nos arquivos do Projeto Imigrantes um outro português “MANOEL DA COSTA PONTES”, vindo de Entre Rios, Portugal; mas esse não é meu ancestral pois chegou ao ES só em 1893 (casado com Margarida do Couto Reis e com a filhinha Maria, de 2 anos). Esse, portanto, não poderia ser meu trisavô rs. Saudações a todos e ao autor do blog.

    • Liliam Breczinski Jappert Pontes says:

      Correção: tentando resumir, ‘pulei’ um ancestral rs Não foi com o primeiro Manoel da Ponte que a jovem suíça Caroline se casou na colônia de Rio Novo; foi com um neto do senhor Isidoro, *Manoel DA PONTE dos Santos* (provavelmente filho de Manoel ou Maria, as crianças açorianas chegadas em 1814 com os pais). Este Manoel DA PONTE dos Santos que aparece nos registros do Projeto Imigrantes com entrada em 1857, aos 32 anos, tinha nacionalidade portuguesa mas sem detalhamento do seu local de origem. Presumo – até posterior confirmação – que a família açoriana ou parte dela tenha saído da colônia capixaba até que esse neto ressurge. Acrescento para colaborar com as pesquisas de vocês que junto com ele, veio um irmão de 27 anos: Jacinto DA PONTE dos Santos. Quem sabe deu origem a um outro ramo original ‘Da Ponte’ brasileiro?
      De qualquer forma, vale a observação ´para suas pesquisas: o ‘DA PONTE’ desses antepassados açorianos foi modificado para “PONTES” em todos os descendentes desse tetravô Manoel, infelizmente. Gostaria de voltar a ser “Da Ponte”. Sem deixar de mencionar que esses erros de grafia dos nomes nos cartórios acabam dando mais trabalho aos pesquisadores de meia tigela, como eu rs. Desculpem o excesso de detalhes rs Mas quem sabe descubro mais parentes entre outros ex Da Ponte por aqui ^^ Abraços.

  55. RONDINELI DE SOUZA PONTE says:

    GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ASCENDENTES COM SOBRENOME PONTE, MEU E-MAIL :[email protected]

  56. Pelo que meu Pai Nelson Lins Pontes, me falou foi que os pontes dominava a cidade de Porto Calvo-AL cidade de “Calabar” e logo depois foram para a cidade de Stª Luzia do Norte-AL, gostaria de manter contato com os Pontes de todo o Mundo

  57. Ericson Pontes says:

    Que tal criarmos um grupo no whatssap, para aprofundar nossos conhecimentos sobre os pontes?

  58. Ericson Pontes says:

    Realmente os Pontes são descendentes dos Portugueses. Minhas família é do Estado do Pernambuco, meu tataravô era um renomado senhor de Engenho chamado José Manoel Ferreira Pontes, eles se instalaram e ajudaram a fundar uma cidade chamada Sairé que fica próxima a Caruaru.

    • Paulo Marcelo Pontes says:

      Ericson, sou descendente do mesmo José Manoel Ferreira Pontes. Há alguns anos venho montando a árvore genealógica da família. Vamos trocar figurinhas? Meu telefone (81) 995594193

    • Cristiane de Fátima de Pontes says:

      Olá , sou descendente da Familia Pontes de São Caetano – PE, meu e-mail [email protected].
      Gostaria muito de saber mais sobre os Pontes pernambucanos.
      Obrigada.

  59. Ondina Pontes says:

    Meu avõ,Jovino Pontes,olhos claros,dizia ser descendente de portugues,mas tinha a historia de uma ponte,que um bebê encontrado embaicho de uma ponte,gostaria de saber sobre isso;obrigada

  60. Olá vc pode me enviar o que vc já tem de informação sobre a família Pontes, pois adoraria saber mais. Sou do interior de São Paulo chamada Registro, atualmente resido em Bragança Paulista. meu facebook é Adriana Uchimura, aguardo. obrigada.

    • Luana says:

      Olá, sou Pontes Também. Meu avô da região de 7 Barras. Antônio Balbino de Pontes
      [email protected]

    • Santa Pontes Camargo says:

      boa noite um dos meus primeiros descendente se chamava Guilherme Forão Pontes , residia em registro isso no ano de 1780 se casou com Ana Preto , depois foi morar em Atibaia , só não consegui saber de que país o SR. Guilherme veio, mas a maioria dos meus parentes de sobrenome Forão Pontes residem em Piracaia s.p.

    • Marcieli Pontes says:

      Oi Adriana, meu Pai é de Eldorado interior de Sao Paulo. Morou muitos anos em Registro, até hoje minha avó mara lá. Herdamos o sobrenome Pontes do meu avô, JULIO PONTES, ele morreu muito cedo com 35 anos em Registro

      • adilson do espirito santo says:

        boa tarde marcieli, meu pai é jose do espirito santo, filho de joao pontes neto de domingos pontes de iporanga, irmao do sr. belmiro pontes. meu bisavo e meu avo viveram um bom tempo em registro sao paulo, eles trabalhavam com fabricaçao de farinha de mandioca ,transporte em carroças.

        • Conceição Aparecida Pontes Costa says:

          Adilson, tenho uma tia com o nome de Severina Maria do Espirito Santo, filha de José Joaquim de Carvalho, e Anna Maria do Espirito Santo, não os conheci…gostaria muito de encontrar seus filhos ou netos…

  61. valter pontes says:

    Sou de Salvador-Ba, gostaria se tenho algum parente que não conheço.

    • Tatiane Portnoi says:

      Olá,

      Recentemente descobri que sou descente dos Pontes também.

      Você é parente de Francisco Pontes?

      Tatiane
      71.98152-99995

  62. Queria saber quantas pessoas tem a familia pontes no ceará.
    Meu fecebook e robson pontes

    • Andréa says:

      Eu sou descendente dos Pontes originàrios de Russas e Sobral no Ceara’. Favor, contactar-me. Agradecida.

    • Fatima Pontes says:

      Eu sou Maria de fatima Pontes a minha mãe era Maria Ester Pontes ela morava no limoeiro do Ceará e o nome de seu pai era Júlio Candido e da mãe dela era Isabel Pontes ,queria encontrar alguém da família dela

  63. Ledi says:

    Eu sou de Caibaté _RS, cidade pequena na região noroeste do estado,talvez nem encontrem no mapa mas quero saber onde encontrar o brasão da família PONTES,sou gaúcha de natureza e Brasileira de ♥ meu sobrenome herdei de meu pai.

  64. Fabiano Vieira Pontes says:

    Alguém já consegui tirar dupla cidadania com esse sobrenome Pontes ? Sou de Vitória-ES e tenho grande interesse em saber mais sobre os nossos antepassados. Valeu !

  65. Paulo Roberto Pontes says:

    Sou da cidade de Cachoeiro de Itapemirim – ES. Gostaria de saber mais sobre a família Pontes, principalmente a da minha região. Um ABRAÇO A TODOS OS PONTES DO BRASIL!!!

    • Edilson Da Silva Pontes says:

      Edilson da Silva Pontes,neto de Diogo Pontes e Fidelina Pontes,de são Fidelis RJ,filho de Edgard Pontes

      • Gilvan says:

        Olá Edilson, sou Gilvan da Silva Pontes, filho de Baptista da Silva Pontes e avó Martiniano da Silva Pontes, nasci em Aperibé RJ, nossas famílias devem estar bem.proximas

  66. Bruna Pontes says:

    Povo de Pontes… Estou vendo que muitos tem a curiosidade de saber onde começou o sobrenome. Pela a informação aqui do site “O Pontes é um exemplo de localidade em que as pessoas usavam como sobrenome…”, então podemos dizer que qualquer pessoa que morava perto de uma ponte seria conhecido como “fulano d ponte”. Então creio que a pessoa procurar o registro do primeiro “Pontes” vai encontrar diversos! Pontes foram feitas por todo o mundo! Podem reparar que existem registro de “Pontes” espanhóis, portugueses, italianos, norte americanos, europeus e sabe-se lá quantos mais! Galera… Aceita que dói menos rsrsrs

  67. Fábio Pontes says:

    Sou do interior do Paraná, meu avo (Pedro Pontes), veio da região de Ribeirão Preto/SP, não sabemos quase nada da familia dele, alguem se identifica?

  68. luciana pontes says:

    Meu nome é luciana pontes, moro em sp, meu pai veio da cidade de ponte nova MG

  69. Orlando Pontes says:

    Sou transmontano, distrito de Bragança, conselho de Macedo de Cavaleiros e natural de Talhas. O meu nome Pontes vem do meu pai António José Pontes, natural de Morais e onde tenho muita família com o nome Pontes. Essa família está disseminada por Portugal e também no Brasil.

  70. ^nazaré says:

    sobrenome Malheiros e Pereira, qual origem

  71. Clezivaldo says:

    Aqui na Paraíba tem família Pontes busco a origem e tenho certeza que é de origem holandesas e de judeu novos que veio para o Brasil espanha Portugal e Bahia depois Pernambuco e depois cresceu tanto que temos familiares em todo Brasil estou em busca da nacionalidade judia.