Família Portela (português) ou Portella (italiano/espanhol)

Se você conhece ou faz parte da família Portela ou Portella, vai, com certeza, gostar bastante de saber informações sobre sua origem, curiosidades e até mesmo sobre o brasão dessa família. Confira abaixo o que conseguimos encontrar para você.

O sobrenome Portela, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Portela

O sobrenome Portela vem do latim Portella e significa portinhola, portinha, pequena e estreita passagem entre as montanhas. Este foi o nome dado à uma localidade em Portugual e posteriormente utilizado como sobrenome. Esta localidade é a freguesia Portela, no concelho de Loures, em Portugal. Por este fato, o nome Portela é considerado toponímico, de origem geográfica.

Sua origem como sobrenome provavelmente vem de alguma região montanhosa que tinham bastante incidência de portelas. Dessa forma, o pioneiro deste sobrenome passou a disseminar entre os seus descendentes.

Sua chegada ao Brasil, assim como vários outros sobrenomes, se deve aos tempos da descoberta e colonização, quando Portugual e Espanha implantaram sua cultura e acabou por trazer vários imigrantes que disseminaram seu sobrenome por descendentes no Brasil. Ainda é possível encontrar Portela por aqui, mas não é tão fácil como os sobrenomes Silva, Oliveira, etc.

Curiosidades

Existe uma escola de samba no Brasil bastante conhecida e consagrada. Esta tem vários títulos e faz parte do grupo especial de escolas de samba do Rio de Janeiro. Seu último título como campeã do carnaval do Rio foi em 1984.

Variantes do sobrenome Portela

Dentre as variantes do sobrenome Portela, podemos destacar Portella, que é bastante conhecido na Espanha, onde a junção de dois L’s acaba resultando em um som diferente do que se é acostumado.

Brasão da Família Portela

Das informações que temos sobre o escudo da família Portela, podemos destacar que ele se constitui de prata com uma cruz de vermelho florenciada e vazia. Seu timbre é constituído da mesma cruz do escudo.

brasao-familia-sobrenome-portela

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

178 respostas para “Família Portela (português) ou Portella (italiano/espanhol)”

  1. Oi eu também sou bisneta de major Egas de Oliveira Pitombo e de Maria Altina portela Pitombo e tenho muitas curiosidades sobre nossa familia e conhecer mais e também queria saber muito da nossa origem

  2. Meu bisavô era Luís Elias de França Portela casado com Joaquina Elias de França Portela, sou neto de José Zeza machado portela e Maria Elias Portela de França, sou de Crateús-Ceará temos um grupo e fazemos encontro anuais da família rabo de couro, que junta famílias Portela, França, Elias, Machado entre outras, tendo envista a junção de todas elas na formação de toda família.

  3. Sou de Livramento Paraíba, meu tataravô era português, Emanuel Ferreira Portela, veio para a cidade de Monteiro PB onde casou-se com Maria do Rosário. Eu queria muito saber mais sobre nossos antepassados!!

    1. Se vc entrar no Google é colocar francisco portela vc vai ver um dos primeiros portela do Brasil o pai chegou ao Brasil é teve três filhos um foi para o Rio de Janeiro o francisco q foi médico e político no Rio o antonio ficou aqui pelo norte é Nordeste no piaui ceara Paraíba Bahia e etc tem muitos eu sou da família me chamo mario helio portela reinaldo dep. Estadual pelo ce as características dos portela é meio apurado branco é geralmente sedentos meu fone é 085 99638 71 77

      1. Nossa que bom saber a historia , a origem do meu Sobrenome , sou Amanda Portella, da familia PORTELLA FONTES, meu avô LYRIO PORTELLA FONTES, descendente de Italianos e Espanhol, Por isso os LL , estou a conhecer algum integrantes da minha família por parte de meu Pai ANTONIO PORTELLA FONTES SOBRINHO, inclusive estou a procura dele, a familia Portella Fontes reside em Americana -SP.

    2. Mário, também tenho muita curiosidade de saber mais. Tenho menos informações que você. Achei interessante que meu pai também era de Livramento, Paraíba, mas foi morar em Patos. Meu avô era Emanuel Portella.

  4. Sou Portela meu avô se chamava Serafim Antônio Portela samos de ilhas canárias Espanha. Meu avô morava em Itaperuna rio de Janeiro

  5. Meu bisavô, Honório Ferreira Portela, nasceu em Santa Rita de Cássia, cidade baiana, na divisa com o estado do Piauí. Não conheço nenhum parente Portela, mas tenho curiosidade.

    1. Oi,sou da família Portela e tem baste Portela em uma cidade pequena q fica a 50 km de Vitória da Conquista na Bahia, tem outra parte da família em Dia demais São Paulo

      1. Sou filha de Sebastião Pinto Portella e Ignêz David Portella. Neta de Antônio Pinto Portella e Albertina Vilter Portella.
        No Facebook pretendemos encontrar nossas famílias

    2. Venha pro estado do Ceará, cidade Crateús, nossa família é uma das mais conhecida em nossa região, fazemos encontro anuais com cerca de 150 pessoas, temos união com os Ferreira, Portela, França todos formam a família (RABO DE COURO).

  6. Boa noite! Me chamo maria Guilherme Portela feitosa até então o que sei de nossa familia que é de origem portuguesa, sou de Tianguá Ceará aqui e nas localidades vizinhas tem muitos portelas!

  7. Linda esta descendencia.’Eh muito importante que tenhamos conhecimento de geracoes passadas e nossas origens.Meu avô era Adrião Portela.Tenho três tios, já falecidos, que tinham cabelos loiros e olhinhos azuis profundos.Tinham fazendas no Piauí na região da barra do Longar(rio).Um deles , tio Francisco Portela foi funcionário durante muitos anos da Casa Inglesa, em Parnaíba.AS CARACTERISTICAS FÍSICAS , denotam apenas e confirmam sua origem européia

    1. Olá, guilherme. Sou Lucélia duarte Portela, do Buriti dos Lopes/PI,
      filha de francisco das Chagas Portela, neta de Adrião Portela. Acho q somos primos…

  8. meu pai Octaviano da silva Portella sempre me disse que eram descendentes de italianos meu bisa joão Baptista portella estamos correndo atras pois queremos fazer a cidadania italiana
    eram de são Borja Itacurubi

    1. Sou Francisco Mesquita Portela sou de Frecheirinha Ceará. Aqui na região tem vários Portela. Sou descendente de uma família Elias, Machado e Portela vindo de Crateús Ceará. Inclusive tem um apelido de Família Rabo de Couro. Todos os Portelas dessa Região são de uma mesma Família!

      1. Boa tarde!
        Eu também sou Portela . A família do meu pai é Portela, Machado e Aguiar.
        Ele comentava que era de Tianguá, Frecheirinha no Ceará.
        O nome do meu avô era Francisco Portela.

        1. Oi, Cláudia. Meu pai tinha Aguiar e Portela no sobrenome, minha avó se chamava Rosa Machado Portela e meu avó Francisco Portela. Sei que eram do Ceará, de um lugar próximo a Tiangua.

          1. Meu nome é karlla Portela
            Filha de Carlos Soares Portela
            Neta de Lino Soares portela
            E minha irmã se chama Claudia Portela como vc☺
            Somos de Alagoas mas meu avô nasceu em outra cidade , não lembro o nome ?

      2. Meu bisavô era Luís Elias de França Portela casado com Joaquina Elias de França Portela Crateús-Ceará temos um grupo e fazemos encontro anuais da família rabo de couro.

    2. Olá
      Sou neta de Antonio Pinto Portella
      E Albertina Vilter Portella. Essas famílias saíram dePernambuco p viver em Bonsucesso RJ e trabalharam no Porto

    1. minha familia da região do espigão branco na Lapa, minha bisa avó teve 9 filhos e morreu aos 109 anos na cidade de Porto Amazonas cidade ao lado da Lapa, mistura de imigrantes Russos e Português!!

  9. Minha mãe eraPortela nascida em Campo Largo. Nair Portela de Quadros
    Meus avós chamavam- se Romualdo Portela e Maria Rita Portela também de Campo Largo
    Se alguém souber mais sobre a família Portela de Campo Largo entre em contato
    vaniquadros@hotmail.com

    1. minha avó vitalina Gonçalves Portella morou em Rio Negro no Pr onde casou deixou parentela aí no RS e provavelmente nasceu aí também, gostaria de saber qual é a cidade que seu avo morou ou nasceu, estou começando a arvore genaalógica e tenho poucas informação se puder me ajudar.Meu email amiltonruthes@hotmail.com

  10. pessoal sou Portela tbm kkkk. tenho uma duvida a familia portela, todos q tem esse sobrenome sao doidos? pq minha familia tem muita gente ruim kkk nao tinha muita frescura se viencem com enrroladas entrava na bala.

    1. Oi tudo bem meu nome é Janete Torres minha avó também é Portela e também contava muitas histórias tipo que a família dela resolveu todas as coisas mas acho que Somos parentes então.kkk

  11. Olá pessoal,

    MInha avó por parte de pai era portela e meu avô portella, todos os meus tios são portella, somente meu pai é portela e assim fui registrado, segundo meu pai eram cinco irmãos que vieram de Portugal e se estabeleceram no Sul do país, mas sou muito curioso sobre a familia Portela. Minha familia é do interior do RS, Sarandi, Passo Fundo…

    Existe algum grupo Portella ou Portela?

    Se alguem tiver mais informações me envie um e-mail : portellacf@hotmail.com

    Meu nome é Francisco

  12. oi família que não conheço, meus meus bisavôs nasceram no brasil mas a historia que meus pais me contaram foi que minha familia vem de um reinado chamado, Portela cruzes das flores esse reino teve 26 reis após o ultimo rei morrer minha tataravô veio morar no brasil o nome dela era Silvânia portela das cruzes oliveira onde ela teve meus bisavôs que tiveram meus avós que tiveram minha mãe que teve eu. kkkkkkkk como o mundo e pequeno. bjs minha familia portela

  13. Sou Roberto Portela paraense filho de Cécilia de Souza Portela paraense,o meu avô baiano e minha avó cearense,vou procurar mais dados e postar,quem sabe vai aparecer vários parentes

    1. Talvez você seja meu parente. Meus avós são cearenses e o nome Portela vem do meu avô, minha avó tinha o sobrenome Sousa, mas mudou por conta do casamento.

  14. Ha já algum tempinho que eu venho tentando achar informações sobre um cidadão português falecido chamado Francisco Alves Portella. Não sei em que cidade de Portugal ele nasceu.Somente sei o seu nome quais hão dias eu ignorava.E também estou aproveitando a oportunide,de achar informações sobre essas pessoas lusitanas. .
    Francisco Batista De Oliveira -Antônio Ribeiro Da Silva -Antônia Maria De Almeida -João Ribeiro Da Silva -Ana Cunha.

  15. Sou Portella, meus avós veio da Espanha fugindo da guerra… Meu avó tinha o nome de Alvaro Miguêz Portella.
    Viajaram pra o Rio de Janeiro….

  16. meu avô paterno chamava-se João Alves Portella, nascido em itabaianinha – itabaiana – Sergipe, alguns parentes foram para salvador, outros pro rio de janeiro e a maior parte veio pro espirito santo, meu avo veio para baixo guandu onde construiu família onde hoje moram filhos, netos e bisnetos, veio para cidades próximas irmãos e primos de meu avo, colatina, Itarana, afonso Claudio e laranja da terra veio com ele um irmão Antonio Alves Portella e alguns primos que tem o sobrenome Santana.

    1. Janio
      A família do meu pai Manuel Alves Portela já falecido.Éra de Ribeiroplis SE. E meu avô Antônio Alves Portela.

      Porém ele migraram do nordeste para Mato Grosso do Sul .acredito que 1940. Meu tinha uns 12 irmão. Desde só tem uma vivas com 84 anos.

  17. Eu sou Joselio Portela meus avós eram de Ceara e segundo meu pai ele sempre falava de dois irmao de sobrenome Portela que saíram de Pernambuco um estabeceu família o outro faceceu lá no Ceará e eles são de CCrateúsCeara outros que moram ainda em Veremos Ararenda Ceara e meu bisavô se chamada Gregório Portela e meu Avô Cícero Portela de Sousa e me orgulho muito em ser um Portela família abençoada por Deus

  18. Vanda
    Sou Portella com muito orgulho, eu e minhas primas estamos pesquisando, pouco sabemos sobre a nossa origem o que sabemos e que nosso avô veio da Espanha fugindo da guerra, seu nome era Silvino Portella e seu pai era Roque Portella, casado com Augustina Gonsalez, se alguém tiver alguma noticia interessante, meu e-mail é vanportti@gmail.com

  19. Meu nome é Eduarda Machado Portella, sou de origem espanhola, meu bisavô Francisco Portella veio da Espanha, moro em Minas Gerais e gostaria muito de saber mais sobre os Portellas que descendem da Espanha!

      1. Minha filha tb se chama Ana Gabriela Portela. Minha avó paterna era de Cláudio MG. Francisca Dias Portela, filha de Francisco Portela. Dando uma passeada por aqui, já vi vc é outra Ana Gabriela Portela, além de vc e minha filha, que está com 30 anos. Que idade vc tem?

      2. Algum Dias Portela por aqui?

        Meu pai era de Cláudio/MG e se chamava Raimundo Dias Portela, filho de Francisca Dias Portela. Ambos já falecidos.
        Com o advento da internet, agora é mais fácil pesquisar, mas meu pai faleceu em 92 sem notícias da família com a qual perdeu contato na década de 50, ao vir morar no Rio de Janeiro.
        Meu e-mail:
        raquelportela20003@yahoo.com.br

        1. Oi Raquel! O sobrenome do meu pai é Dias Portella. Moramos na Paraíba. Meu pai faleceu em 1989. Tenho poucas informações sobre a origem da família, mas queria muito descobrir mais. Minha mãe disse q ele tinha um parente de MG.

  20. Sou Pedro Alves Portela, moro em Brasília, mas nasci na cidade de Joaquim Pires no Piauí. Minha avó materna, Maria dos Santos Portela, era de um pequeno povoado, de nome Murici dos Portelas, hoje cidade emancipada, próximo á cidade de Joaquim Pires. Muito me interessa formar a minha árvore genealógica também e estou em busca de fontes seguras, para que esse desejo possa se realizar. Já fui á Portugal, mas não tive tempo para obter essas informações. Caso alguém possa me ajudar, desde já fico grato.Meu e-mail portela27@gmail.com.

    1. Pedro, boa noite. Meu nome é Mauro Portela Nunes. Meu avô chamava-se João Bacelar Portela. Ele era filho de Viriato Oliveira dos Santos Portela e neto de Francisco José de Oliveira Portela, cuja fazenda, em meados do século XIX, deu origem à vila que atualmente chama-se Murici dos Portelas. A origem da nossa família é italiana e não portuguesa. Originalmente se grafava com LL, ou seja, Portella, mas depois “abrasileirou-se” e ficou com um L só.

      1. Mauro meu pai Octaviano da silva Portella sempre me disse que eram descendentes de italianos meu bisa joão Baptista portella estamos correndo atras pois queremos fazer a cidadania italiana

  21. Olá, meu nome é Luana Portela. moro em São Luis do Maranhão, meu bisavô era português, se chamava Melckzedeck Plácido Portela, meu avô Melckzedeck Anatalio Portela.
    Eu o ouvia dizer que meu bisavô veio de Portugal com um irmão e se separaram quando chegaram no Brasil.
    Quem quiser me contactarmanda email p mim: luportela.ufma@gmail.com

  22. Bom dia, sou morador na cidade de Ponta Porã-MS, meus avo era da cidade de Uruguaiana-RS, e veio para colonizar o estado que hoje estou morando, seu nome era Oscar Portela, filho de Antonio Portela.

  23. Sou casada com neto de Portella. Pela história, o avô paterno deixou a família em Portugal e constituiu outra familia no Brasil… teve um filho chamado Albino S. Portella, meu sogro. Hoje é falecido e deixou 4 filhos… residimos no Espirito Santo.

  24. Sou Eugenio Alves Portela
    Portela de Mato Grosso do Sul, porém a família do meu pai Manoel Alves Portella de Sergio cidade Ribeirop . Avó era Antônio Alves Portella.
    Gostaria de saber também nossa origem.
    OBRIGADO.

  25. Sou do Piaui , De Teresina . por aqui a quantidade de portela e bem notável , até em cidades distante para o sul do Piaui onde a maior concentração de plantação de soja . E também onde existe muitos gaúchos que vinharam habitar por aqui ! Pelo menos por aqui a Família Portela e bem influente , pelo menos grande parte… em questões comercias e Politicas , tando Portela com um L como dois L ´!!!!!
    ficaria grato em receber e-mail com possíveis relatos da Família Portela ! grato…

  26. Sou da família Portela da cidade de Maracás Bahia. Nessa cidade ainda moram muitas pessoas dessa família.
    Meus avós era Major Egas Pitombo e Maria Altina Portela Pitombo.
    Quero saber a origem dessa família.

    1. Oi Gessi, meu nome é Lucilia, filha de Lidinalva oliveira Pitombo. Minha mãe saiu ainda pequena de Jequié BA para Ipatinga, MG, depois que o meu avô, José Oliveira Pitombo pai de minha mãe faleceu . Ela é neta do Major Egas Pitombo e Maria Altina Pitombo. Fiquei feliz em saber que tenho mais uma parente.abraços!!!

    2. Oi eu também sou bisneta de major Egas de Oliveira Pitombo e de Maria Altina portela Pitombo e tenho muitas curiosidades sobre nossa familia e conhecer mais e também queria saber muito da nossa origem

  27. Meu avô Manuel Portela filho de José Portela e Rosalina Portela . Meu avô possuía três irmãs!
    Minha bisavó Rosalina possuía descendência indígena.
    Moravam em Mata de São João – Bahia
    Meu avô Manuel relatava que tinha uma tia na cidade de Petrolina.
    Meu avô fugiu de casa quando era criança, seus pais morreram precocemente. Não sei muita coisa sobre a minha família do lado Portela, caso se identifique com os nomes, por favor entre em contato!

  28. Portella com muito orgulho!!
    Minha avó paterna era Olívia e meu avô era Onofre.
    Tenho alguns parentes em Ilha Bela.
    Uma de minhas tias dizia que uma ilha em Angra dos Reis ( ilha de Lontras) é da família Portella.
    Aguardo informações.

  29. Sou Portella também, mas tive contato apenas com meu avô, que era de Osasco. Pelo que sei, ele veio de Portugal e pelo pouco que me lembro dele, ainda tinha certo sotaque… Tb gostaria de conhecer os parentes que podem estar espalhados pelo país afora e que pudessem contar mais sobre nossa descendência ou não rsrsrs

    1. Ola Daniella sou portella com dois L’s sou daqui de sp zona sul a historia que conheço é de que meus avos paternos meu avô veio da espanha o sr Lorenço Portella minha avó. Veio da italia maria oliveira que se casol com Lorenço portella passou a se chamar maria O Portella meu pai se chama Francisco Portella meu nome é. Marcelo Portella meu e-mail marceloportella673@yahoo.com.br tbem gostaria de saber mais sobre nossa familia que se encontra em grande numero no rj rs e mg

  30. Sou Portela, segundo minha família inicialmente seria com 2 Ls, porém no Brasil tudo é adulterado kkkk. Nossa descendência é Portuguesa e Italiana/Espanhola. Minha avó relatava que chegaram dois irmãos (seus tios) um ficou no Estado da Bahia como Senhor de Engenho e o outro preferiu continuar para Pernambuco. Sempre soube que existe apenas uma Família Portela. Acredito na descendência Judaica, pois Portela. de Oliveira.

    1. Oi Adilma minha família é Portela de Oliveira, tem Rodrigues também,somos todos da Bahia, infelizmente não temos muitas informações meu era Luiz Portela de Oliveira

  31. Boa noite, sou extremamente curioso quanto a genealogia do ramos dos Portelas, nos comentários acima foi dito que somos Espanhóis, Portugueses e até mesmo judeus. Entretanto vale lembrar que houve um período de escravatura em que os homens e mulheres escravizados adotavam o sobrenome de seus “senhores”, logo, a não ser que acreditemos que nossos antepassados eram todos eram europeus e médio-orientais (pensando a partir de 1948), podemos ser descendentes de um ramo afrodescendente dos Portelas e de outras famílias. Nesse caso, é merecido um estudo mais profundo da história, genealogia e antropologia. Mas, a ideia de ser judeu me agrada.

  32. Boa tarde , também sou da família Portella com 02 LL, meu avô veio da cidade chamada Tenente Portella no interior do RS, foi morar na cidade de Rio Grande -RS, deixando descendente em todo Brasil. Segundo informações de meus avôs a origem é espanhola/ italiana.

  33. Gostaria tbm de saber a origem da minha família
    Sou Gabriella Vicente Portella Eufrasio de Caxias – Rj
    Todos da minha família são “Portela”com um “L” eu e meus dois irmãos somos com dois “LL” porque meu pai quis colocar assim, mas eu gostaria mt de saber minha origem, meu Avô (paterno) Sebastião foi um Lanterneiro na CEADAE tem até uma elevatória com seu nome , e dele eu herdei o nome “Eufrasio”. Minha Avó Elza Portela nasceu em um navio vindo de Portugal para o Brasil. Eu e minha família herdamos o nome “Portela” de minha Avó (paterna). O nome Vicente é de meu avô (materno). Eu gostaria mt mesmo de saber minhas origens que tiver informações ta ai meu e-mail: biellavpe@bol.com.br

  34. O sobrenome portela é uma designação judaica. Havia uma portinha no fundo da cidade de jerusalem por onde passava as ovelha (porta das ovelhas) e por ali eram enregues as ovelhas para analises fisicas (para ver se tinham defeito) para posteriormente serem sacrificadas. Os judeus que vieram para o brasil foram obrigados a serem cristão, mas para se identificarem usam como sobrenome algo referente a religião. Este é o caso do sobrenome portela, oliveira (azeite de oliva que era principal ingrediente para unções religiosas) e outros

  35. Eu sou Portella também e a família Portella aqui em Piracicaba interior de SP é bem grande….somos Portella com 2 L’s e gostaria de saber mais sobre a descendência.

    1. Oi Andreia
      Sou Portella resido em Campinas, e sou tetraneto do capitão Caetano José Portella de Itu, onde chegou em 1774, vindo de Alhos Vedros, uma localidade próxima a Lisboa.
      Tenho um livro editado sobre a família Portella do Brasil, originaria de Itu.
      Se você quiser maiores detalhes, por favor entre em contato.
      Um abraço

  36. Sou Portella, meu avô nasceu em Sao Josè do Rio Pardo, logo foi morar em Tapiratiba -SP, cresceu e viveu ali, quando moço formado, foi para São Paulo capital junto com os irmãos, onde residem meus tios até hoje. Já casado com minha vó e com meu pai já nascido vieram morar em Ribeirão Preto – SP onde resido até hoje!

    1. É do Rio de Janeiro?

      Sou portuguesa de sobrenome Portela (da zona de Santa Maria da Feira). Um dos irmãos do meu avô Portela foi para o Rio de Janeiro e ficou aí (já falecido). A sua família continua por aí: os filhos, netos e bisnetos, … .

      Com os Melhores Cumprimentos,

      Ana Portela.

      Portela com 1 “l” = Portugal, com 2 “ll” = Espanha

  37. Sou Portella de Curitiba e tenho a única informação que meu avô, Tomás Portella, que hoje encontra-se enterrado em Campo do Tenente, próximo de Rio Negro – Pr., veio de Passo Fundo – Rs., na década de 20 conduzindo gado, quando encantou-se por minha avó e ali ficou até falecer aos quarenta anos de idade de ataque cardíaco, no mês de novembro de 1930.

  38. Meu avó chamava-se Argemiro Portella, da região de Passo Fundo-RS. Segundo ele, a família estava na região de Caçador-SC quando decidiram “atravessar o rio” e ir para o RS, com ele ainda criança. Em Passo Fundo o pai dele teve o primeiro ônibus de transporte público.

    1. Estou a muito procurando a família de Napoleão Portela de Passo Fundo.Minha avó era irmã dele e seus filhos moravam numa fazenda Arvoredo e também na cidade.Vila Vergueiro.Vc pode me dar notícias.Conhece?
      Obrigada

        1. Meu avô Cândido Portella era de Júlio de Castilhos , casado com Arminda Pereira Portella ,Foi residir em Palmeira das Missões-RS ! Er
          a primo de Antonio Portella que residia na Avenida Brasil em Passo Fundo – RS

    2. Velcir,

      Li seu comentário dizendo que seu avó chamava-se Argemiro Portella. Meu pai se chama Argemiro Portella, nasceu em Tapejara/ RS, Hoje residimos em Passo Fundo. Sabe me dizer os nomes dos pais do seu avô? Acho que podemos ter algum parentesco.

  39. Olá Portella´s!

    Em pesquisas na tentativa de achar informaçoes sobre essa grande Família Portella, encontrei esse site aqui. Estou bastante interessada em mais informaçoes, fica meu e-mail para que quiser entrar em contato e dividirmos as histórias.

    Vou ficando por aqui, sem esquecer, sou Viviane Portella, rs!

    ane.portella@hotmail.com

  40. ramiro portella, meu avô paterno era Lorival de Freitas Portella, e veio pelo Uruguai e se instalou em dom pedrito rs, mas depois foi para bagé onde criava gado e vendia para são Paulo, tenho orgulho de ser Portella, e ainda fui registrado como meu pai e meu avô com 2 (L) mas sei que todos sãoi do mesmo tronco, com um L ou dois L, o importante q somos Portella, sei que meu avô veio em um vapor do norte da espanha!

    1. Boa Tarde! Segundo pesquisadores o Portella é de origem Italiana/espanhola e o Portela é de origem portuguesa. Um abraço.

  41. Sou Portella sou uma criança ainda digamos o menos número com dois dígitos quero muito saber da origem dos Portella muitas pessoas escrevem meu nome assim Portela e eu sei que outra família que tem o Portela, meu bisavo tinha um jornal em São José dos Campos chamado O Joseense ele morreu cedo e deixou meu avo com sete anos minha bisavó gravida de minha tia avo todos ja falecidos, quero muito saber a origem da minha família quem tiver mais informações me responda.

  42. Bom dia,

    Sou Portella a origem da minha família é o RS da região de Getulio Vargas e Passo Fundo, minhã avó faleceu com 99 anos em 2011 e chamava-se Euvira Postal e quando casou-se com meu avô passou a chamar-se Euvira Portella, meu avô chamava-se Eurico Portella. Não sei exatamente a época que meus avós vieram para região de Pato Branco no PR onde temos vários parentes.
    Se alguém tiver alguma informação das famílias Portella mais precisamente parentes de meu avô vamos trocar mensagem pois acho gratificante saber as nossas origens e históricas do passado.

    1. Ola meu avó. Paterno se chamava lorenço Portella que possivelmente somos parentes. Moro em são Paulo. E gostaria de saber a origem do nosso sobrenome portella sei que essa familia é bem grande

    2. Meu pai também é da região de Getúlio Várias RS, mas foi registrado em Passo Fundo. Seu nome é Ary Portella, meu avô era João Portella da Silva.

  43. tenho alguns dados guardados em casa sobre a família Portella, posso tentar ajudar, também tenho interesse em fazer mais descobertas. Até onde pude apurar todos os Portella que estão no Brasil são de uma origem só. Foram dois irmãos que vieram para cá, em um navio, um ficou para este lado oeste, na região de Santiago-RS e o outro foi direto para o lado de Passo Fundo, também localizamos alguém na Argentina mas, enfim, a história é bem longa tanto que descendentes do meu bisavô hoje somos mais ou menos em torno de 280… tenho parentes consangüíneos em Santiago, Saõ Borja, São Luis Gonzaga, São Francisco de Assis, Santa Maria, Paraná, Mato Grosso, se vc. tiver interesse em continuar a pesquisa posso remeter os dados que tenho e vc. me retorna outros, o meu tempo é bem curto mas só me manda e-mail que respondo.

    1. boa tarde! estou muito interessada nesse assunto, pois gostaria de tirar a cidadania italiana e estou atras de informações sobre a origem do meu sobrenome, se tiver algo q possa me ajudar fico agradecida.
      Arvorezinha-RS

    2. Sou Portela. Fui registrado errado com um só L. Meus ancestrais são da cidade de Nazaré, na Bahia, e como tenho, em seu meio, espanhóis e italianos, não sei dar mais informações. O que vc puder me mandar de informações eu agradeço, e se conseguir mais detalhes eu entro em contato. Um abraço e obrigado.

      1. Amado: Ando em busca dos meus tb. o nome do meu avô por parte de pai era Francisco de Araújo Portella isso ainda acho do período de (+/-) 1860 para cá se não for antes, pois ainda tenho a Certidão de Óbito de meu pai que tb se chamava Francisco de Araújo Portella nascido há 13 de novembro de 1898 porém nessa certidão de óbito de meu pai conste 1901, mas ainda lembro (tenho 67 anos) das histórias que meu pai contava. Dizia que era filho de português casado com uma indígena (Tereza Portella), pelas características de uma tia tb chamada Tereza Portella parecia demais com uma india, dos meus tios imãos tb de meu pai lembro de Tereza chamavamos de Terezinha (caçula) Primitivo, Carrinho e Zezinho (esses 2 últimos cosntruiram família no RJ). Caso alguem tenha informações de algum registro em cartórios de nascimento/casamento ou mesmo óbitos me informem, uma vez que tenho muito interesse em buscá-los e formar a nossa “ÁRVORE DA VIDA”

        1. meu bisavo se chamava Honorato Portella, meu avo se chamava de salvador de Barros Portella meu bisavo era do rio grande do sul , eu fui criado em Cascavel no Pr. hoje morro em Joinville SC.

    3. Minha avó paterna era vicentina portela da Silveira da localidade jacuizinho próximo a espumoso. Gostaria de saber a história a familia

    4. Pois bem, na minha familia existem portela com um L e portella com 2 L, Tanto faz o uso, da na mesma da quantidade de L’s, aqui no Paraná na região sudoeste que pega as cidades de ponta grossa, irati, campo largo e fernandes pinheiro e guarapuava, e exclusivamente meus primos da familia portela possuem uma fazenda que existe na família a mais de 150 anos, que ganharam durante a era colonial no Brasil, ganharam por desempenhar o papel de simplesmente expulsar os índios e os espanhóis das terras do paraná. Logo no fim da era colonial, os portelas que se assentaram na região sudoeste do paraná. Começaram a trabalhar como tropeiros, até o final dos anos 50 pra metade de 68. Inclusivamente o meu pai foi um dos últimos tropeiros da família. Portela é puramente português.

      1. O senhor é do Rio de Janeiro?

        Sou portuguesa de sobrenome Portela (da zona de Santa Maria da Feira). Um dos irmãos do meu avô Portela foi para o Rio de Janeiro e ficou aí (já falecido). A sua família continua por aí: os filhos, netos e bisnetos, … .

        Com os Melhores Cumprimentos,

        Ana Portela.

      2. Antonio Acir Portela

        Olá Guilherme, meu pai Daniel Portela de Oliveira, meu avô chamava-se Pedro Portella de Oliveira, era de Campo Largo, PR, meu bisavô seu pai, Hipolito Portella de Oliveira, também de Campo Largo. Do meu pai para cá, passou-se a ter um L. Meu pai, tanto quanto meu avô e bisavô, eram tropeiros e agricultores. Gostaria muito de saber mais, principalmente de onde vieram para Campo Largo e, origem do sobrenome, de que lugar da europa;
        tenho pesquisado um pouco, alguma informação eu tenho, meu e-mail é: a_acirportela@hotmail.com

    5. EU SOU PORTELA DE TIANGUÁ, CEARÁ. A FAMÍLIA ERA MUITO POBRE (MORAVAM EM CASA DE PAU-A-PIQUE), MAS DEPOIS DE VIR PARA BRASÍLIA MELHOROU DE VIDA.

      1. Sou Rosa Portela, e descobrir, que meu pai é de Tiangua-CE minha vó paterna se chamava Rosa Nery Portela, e que não era de família brasileira, estou tentando descobrir mais, pois uma sobrinha casou com um boliviano e foi morar em Tiangua-CE

    6. Olá João, vi que tu tens muitas informações sobre nossa família. Sou de Novo Hamburgo RS. Estou começando a fazer minha árvore genealógica agora, por isso se você puder fazer o grande favor de me enviar qualquer informação Figueredo muito grata. Assim que conseguir informações com meus familiares te mando. Fico aguardando desde já obrigado.!

      1. Minha mãe. Sempre dizia que tds que tem o. Sobrenome portella são. Nobres de sangua azul que até brasão tem com nosso sobrenome mas na espanha fica a dica

      1. O senhor é do Rio de Janeiro?

        Sou portuguesa de sobrenome Portela (da zona de Santa Maria da Feira). Um dos irmãos do meu avô Portela foi para o Rio de Janeiro e ficou aí (já falecido). A sua família continua por aí: os filhos, netos e bisnetos, … .

        Com os Melhores Cumprimentos,

        Ana Portela.

    7. Boa noite João.
      Bem interessante tuas descobertas sobre a família Portella.
      Se puderes, podes me enviar mais dados sobre tua pesquisa? para contribuir contigo posso dizer que meu avô espanhol imigrou para Brasil e se instalou em Camobi RS.

  44. A familia Portella do sul do Brasil (com dois eles) é de origen italiana vindos da Sicilia (Siracusa) e da Calabria segundo minha avó Vicentina Portella que viveu na cidade de Passo Fundo-RS onde faleceu em 1940.

  45. Gostaria de saber, quem foram os meus antepassados, sua verdadeira origem/história da formação da “Família Portela” e quando vieram ao Brasil?

    1. O senhor é do Rio de Janeiro?

      Sou portuguesa de sobrenome Portela (da zona de Santa Maria da Feira). Um dos irmãos do meu avô Portela foi para o Rio de Janeiro e ficou aí (já falecido). A sua família continua por aí: os filhos, netos e bisnetos, … .

      Com os Melhores Cumprimentos,

      Ana Portela.

  46. O sobrenome portela é uma designação judaica. Havia uma portinha no fundo da cidade de jerusalem por onde passava as ovelha (porta das ovelhas) e por ali eram enregues as ovelhas para analises fisicas (para ver se tinham defeito) para posteriormente serem sacrificadas. Os judeus que vieram para o brasil foram obrigados a serem cristão, mas para se identificarem usam como sobrenome algo referente a religião. Este é o caso do sobrenome portela, oliveira (azeite de oliva que era principal ingrediente para unções religiosas) e outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *