Família Prestes

A família Prestes tem uma história bastante desconhecida. A falta de informações sobre ela é grande, talvez pelo fato de ser um nome bem seleto. Veja abaixo algumas das informações sobre a origem e curiosidades sobre Prestes.

O sobrenome Prestes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Prestes

Este é um sobrenome de origem portuguesa, embora a sua palavra de origem tenha provável origem do francês antigo Prévostes que significa preposto do rei. No francês atual a palavra passou a ser Prévot. Sua origem vem do latim praepositus.

Nas décadas de João de Barros e nas de Diogo do Couto foi registrado como Prestes. Existe uma citação a respeito da lenda de Prestes João ao qual se prenderia a origem deste sobrenome familiar, porém não possuimos dados a respeito de tal lenda.

Curiosidades

O sobrenome Prestes é, de certa forma, raridade no Brasil. Mesmo sendo um nome português, ele não se disseminou tanto quanto os outros. Se você possui este sobrenome, você faz parte de um seleto grupo na população brasileira.

Prestes na língua brasileira é mais considerado um adjetivo/advérbio do que sobrenome. O curioso é que parece que eles possuem a mesma origem. Seu significado é “Em que há rapidez; que ocorre sem demora; rapidamente”.

Variantes do sobrenome Prestes

Não foram encontradas informações sobre o sobrenome Prestes. Este é um nome muito específico e não se desenvolveu ao longo da história a ponto de ter outras variantes.

Brasão da Família Prestes

brasao-familia-sobrenome-prestes-portugal

Não foi encontrado um Brasão oficial da família Prestes. Pode ser que ele não exista, ou pode ser que não seja tão conhecido. Isso se dá pelo fato de que este, como já foi dito, este ser um sobrenome raro e que foi pouco disseminado, tanto no seu país de origem quanto nos outros por conta de imigrantes.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

139 respostas para “Família Prestes”

  1. Sou da família Almeida meu pai João Maria Almeida.
    Procuro pelos primos mais não tenho muito pra informar faz muito tempo que deparamos. Meu pai morreu querendo ver o irmão que se chamava Marcílio prestes casado com irva minhas primas Tuca. Lídia. E Valda

  2. Irema de Almeida procuro os presentes de Almeida os mais velhos são Marcílio casado com irva tinha muitos filhos. Mais não me lembro de todos só os mais velhos. Tuca. Lídia e Valda,,

  3. Meu avô (Oswaldo Prestes) nasceu em 1924 e ainda vive, e tem boa memória. Sou Samuel Prestes, filho de Cláudio Prestes, neto de Oswaldo Prestes e temos grande parte da família aqui no Estado de SP (Sorocaba, S.J.Rio Preto, SP Capital, …)

  4. Olá.
    Meu nome é Dayane Farias prestes ,filha de José Valdecir prestes, e neta de Arnoldo Prestes(Já falecido) ,que já foi casado com Tereza de Jesus Prestes
    Busco a família da irmã mais velha de meu avô,Já que a provavelmente própria já deve ter falecido.
    Meu avô contava que nasceu na cidade Monte Castelo-SC ,e que la foi foi trocado por uma menina ,Já que as família dele só tinha filho homem e a outra só filha mulher .
    Já na família adotada ele foi criado pela irmã Leônides.
    E a última vez que ele vi ela (Já que ele fugiu quando novo e demorou anos pra retornar),recebeu a notícia que sua família de sangue tinha se mudado pro lado de Curitiba-Parana.
    Agente não sabe se o sobrenome prestes vem da família adotada ou da outra.
    Por favor se alguém tiver informações sobre qualquer uma das famílias, ou achar que pode saber me avisem .
    Detalhe que pode ajudar -me avô era Branco de olhos azuis.
    Dayane_spz@hotmail.com

  5. Olá, sou Alexandre Prestes e tudo q estudei sobre nosso sobrenome remete realmente aos devotos de Preste João, q é considerado uma lenda em Portugal mas muito venerado por aldeões na idade média. Pediria por favor q não divulgassem este brasão pois ” ele não existe” . Trata- se do brasão de outra família ao qual algum aficionado por símbolos, simplesmente pintou de amarelo. Acho q o mistério sobre nosso sobrenome deve ser motivo de satisfação assim como sua raridade.

  6. Olá, meu nome é Flaviane Prestes filha de Luiz Antonio Prestes (falecido), da familia Prestes so temos eu minha irmã gemea e meu pai, não sabemos mais nada.
    Meu avô Antonio Prestes era Sargento Militar e era casado com Brasilia Prestes, sei que ele viveu em Ponta grossa, Curitiba e Telemaco Borba, quem tiver mais informação entre em contato comigo flavi-prestes@hotmail.com

    1. Meu avo e joao maria dias prestes ja falecido …morava em imbau perto d telemaco borba a onde tinha terras em charqueada …tibagi … sou filho de jose leocir diaz prestes ..

  7. Pessoal sou de Curitiba, e estou procurando a origem também, minha Avó é Diva de Souza Prestes, com os pais Julieta Carvalho e Francelizio de Souza Prestes, este com os pais Januario de Souza Prestes e Elvira Prestes. Minha avó não sabe de nada que possa me ajudar na busca, memória fraca, enfim, se alguém tiver algo relacionado a esses nomes e puder ajudar. Eles eram de Papanduva SC. Qualquer informação é bem vinda, obrigada. daychele@hotmail.com

  8. Olá, sou da Família Prestes, sou do Amazonas e moro em Itacoatiara, minha vó me contou que meu bisavô e minha bisavó vieram de Portugal, meu bisavô era português e a minha bisavó era francesa e um dia quando ela foi pegar água lá no rio os piratas pegaram ela e levaram para Portugal, e lá uma família adotou ela e ela ficou com o sobrenome Prestes, e assim foi se formando a nossa família aqui no Amazonas.

    1. Olá! Sou de Manaus.
      Meu nome é Thaís Prestes. Podemos conversar sobre isso? Estou a procura dos antepassados do meu pai o que sei é que minha avó se chamava Lucrécia de Almeida Prestes. Faleceu quando ele era um bebê ainda.

  9. Olá sou Bárbara Ribeiro Prestes moro no rio de janeiro sou bisneta legítima de Luiz Carlos Prestes , sou neta de Rosa Ribeiro Prestes , procuro sobre minha família a anos , quem estiver procurando mais sobre nossa família entre em contato wollflya2015@gmail – 21985256704

    1. Eu sou o Ewerthon Prestes, moro em Manaus no Amazonas. Minha avo me contou que meu bisavô (pai dela) era português, ele se chamava José Elias Prestes.

    1. ROSELI PRESTES SANTOS,FILHA DE SETEMBRINO AMARAL PRESTES E ONDINA EVANGELISTA SILVA PRESTES NATURAL RGS.MORAVAM ULTIMAMENTE EM CURIUVA PR.AS VEZES FIGUEIRA, PARENTES ARAPOTI .MEUS AVOS PATERNOS ROSALINA AMARAL PRESTES PEDRO SOARES PRESTES.MUITOS PRIMOS 1 E 2 GRAU.

  10. Sou Anderson Prestes de Souza , neto de Dionísio Prestes , meu avô era de Frederico Westphalen RS . Atualmente moro em Viamão.
    Esse braço da família é distante mas sei que meu avô serviu o exército nos anos 50

  11. Meu nome é Fábio prestes filho natural de Londrina Paraná, meu pai Fabio Prestes (falecido). Ele era filho de Floriano Chagas Prestes nascido em Florianópolis
    ( até aonde eu sei meu avô faleceu em um acidente de trânsito em 1999, mas nao tenho certeza pois achei informações na internet gostaria de conhecer os filhos dele ou até mesmo ele)

    (11) 954444926

  12. Sou da familia Prestes, meus avos paternos do Paraná , Juventino Vaz Prestes e Cecilia Conceição Prestes , meu pai José de Oliveira Prestes não conheço desde dos meus 4 anos de idade , hoje estou com 34 anos , gostaria muito de informaçoes , meu nome Vanessa Guimães Prestes.

    1. Olá Vanessa, bom dia,
      Por favor, quero saber de que cidades (ou de quais cidades) do Paraná é a sua origem. Minha bisavó era Prestes, ela provavelmente veio da região de Castro (já casada com um Alves dos Santos), e minha avó nasceu em Queimadas (hoje Ortigueiras). Depois se casou e foi para a região de Apucarana e assim nossa família perdeu o sobrenome Prestes como era comum já que o Prestes vinha de uma mulher.

  13. Ola meu nome e Ariane moraes prestes .. E a minha familia e muito grande os prestes temos parentes pelo mundo todo … Entao talvez todos nos somos parentes. De longe✌

  14. Olá!
    Estou pesquisando a origem da minha família materna. Nunca tive contado com nenhum deles, sei apenas que minha avó OTACILIA PRESTES FAGUNDES morava em Cascavel/PR.
    Caso alguém tenha informações para trocar, ficarei feliz em conversar.

  15. Oiiii sou Joao victor prestes fico Feliz em fazer parte dessa familia prestes sou natural de Curitiba Mais Moro em joinville meu pai era Antonio prestes abraço a tds

  16. Meu nome é Rogerio Prestes. Minha família mora em Ponta Grossa também. Fizemos nossa genealogia e achamos muita informações sobre os prestes. No nosso caso vindos de Nonoai no RS. Até um livro saiu originário da pesquisa. Contato rgrprestes@gmail.com

  17. Gente sou évelin prestes hidalgo e realmente achava q a familia prestes existia só em são borja rio grande do sul mas digo a vcs é um prazer imenso ter este sobrenome

  18. Sou Luciana Aparecida Prestes Antunes, meu pai Noel da Mota Prestes, Meu avô Antonio da Mota Prestes. Realmente tenho muitas duvidas sobre a origem do meu sobrenome. Sou de Sarapuí, interior do Estado de São Paulo e vizinha da cidade de Itapetininga. Sabemos que Sarapui foi pousada de tropeiros vindos do Sul e também minhas tias sempre comemtaram que meu avô teria vindo morar em Sarapuí logo depois que a coluna Prestes não teve sucesso e que teriam parentesco com os itapetininganos, mas nunca tivemos qualquer confirmação de nossa história.

  19. Meu Nome é Ivanilda Prestes, meu avô é Manoel Nunes Prestes, e bizavó Alessandra Prestes, se alguem tiver algum parente com este nome, entrar em contato ivanildaprestes@hotmail.com, atualmente estamos no Pará.
    Se tiver alguém desta região, também entar em contato, quem sabe descobrimos nosso parentesco.

    1. Olá meu nome é Maria de Jesus prestes filha de Jorge de Siqueira prestes meu pai é natural de Cametá estado do Pará a única coisa que sei sobre a família de meu pai é o nome do meu avô que Antônio prestes e nunca conhecemos ninguém da família de meu pai é como vc é de Cametá e tem o sobre nome prestes talvez tenha possibilidade de sermos parentes, moro em irituia Pará.

  20. Olá, meu marido é Prestes, filho de Antônio Prestes e neto de João Ferreira Prestes de Telêmaco Borba – PR. Sabe-se que o seu João teve muitas mulheres, por isso não sabemos os nomes de muitos dos filhos dele.

  21. Meu nome é Jorge Emerson Prestes, esse sobrenome vem do meu avô paterno, que era de Passo Fundo, RS. A família dele saiu do Rio Grande do Sul logo após a guerra dos farrapos… até uns anos atrás (uns vinte e poucos, rsss), quando estava vivo, ele tinha pendurado na parede do quarto uma espada dos tempos do império…. e uma sanfona. Hoje boa parte da família mora em Pinhão, Paraná.

  22. Olá! Meu nome é Joiana Prestes a origem da minha família é Nova Prata Rs. Meu pai pesquisou há muito tempo atrás sobre a origem da família e disse que os Prestes eram birivas, pessoas que traziam levavam gado de Sorocaba ao sul do Brasil e que o primeiro Prestes no Rs tinhao nome de Salvador Prestes. Nunca comprovei a história se puderem ajudar.. Agradeço

  23. Sou de rio grande, RS ,João Eduardo Hernandorena Prestes, minha família toda prestes mora em canguçu, RS onde tem um vilarejo chamo vau dos prestes a beira do rio Camaquã, onde se encontram toda a árvore genealógica de minha família que eram descendentes de escravos, alemão e italiano!

    1. Ola Jao Eduardo,sou Lucia Prestes meu nome de batismo, filha de Dionisio Prestes,neta de Miguel Prestes que nasceram no RS,divisa com SC. Estava pesquisando sobre a origem do sobrenome Prestes e decobri em um site em Ingles sobre os judeos que moravam na Cecilia Italia e tiveram que mudar o sobrenome e se converter ao cristianismo, e um destes sobrenomes que foram adotados na epoca e Preste, sem o s no final, como aconteceia na chegada de imigrantes no os nomes e sobrenomes eram registrados diferentes, por isso acho que existe uma grande possibilidade de esta ser a verdadeira origem Prestes. Se desejar entrar em contato comigo meu email e: lprfl@comcast.net, moro nos EUA.

  24. Boa Noite, meu nome é Fabio Siqueira Prestes, minha avó paterna é descendente de Julio Prestes, e meu Avo de Siqueira Campos, stou tentando fazer a arvore, porem do lado Prestes são poucos dads e obscuros, que souber, favor entrar em contato(fabioosiqprestes@gmail.com

    1. O nome de meu pai é Jorge de Siqueira prestes natural de Cametá estado do Pará nunca conhecemos ninguém da família de meu pois ele veio morar em irituia Pará a muitos anos atrás e falava muito pouco sobre sua família, hoje já é falecido.

  25. Não sei se alguém já ouviu falar da historia julio prestes.mas meu pai contou por causa da perseguição as prestes,meu avô mudou o sobrenome num cartório de um amigo para Alves de Souza por medo de tudo que estava aconteceu.eles moravam na região de união da vitória Paraná meu avô chamava Francisco Alves de Souza.

    1. Olá Alceni,
      Olha minha família vem do Paraná e o Prestes acabou na minha bisavó. ela (Clementina Ferreira Prestes) se casou com meu bisavô Florentino Alves dos Santos. Eles foram viver em Queimadas (que hoje se chama Ortigueira). Depois minha avó se casou e foi para a região de Apucarana.
      Ela foi a última na família que teve o sobrenome Prestes. Será que somos parentes?
      Abraços,
      Loami

    1. Olá pessoal, meu nome é Flaviane. Não tenho contato nenhum com a família Prestes, gostaria de ter conhecimento de minha origem.
      Meu pai nunca comentou muito, faleceu em 2013.
      Sou eu e minha irmã Flavia apenas que carrega esse sobrenome, meu avô é Falecido nem cheguei a conhecer.
      Pai: Luiz Antônio Prestes
      Avô: António Prestes
      Bisavô: João Prestes
      Nomes muito comum infelizmente. Sou de Curitiba e na certidão de meu Pai consta que ele nasceu aqui, mas sempre viveu em Ponta Grossa Pr.

  26. Procuro a cidade de origem de minha avó,filha de Vitalino e Evangelista Prestes pais verdadeiros de Dom Pedrito ou Santana do Livramento,minha avó foi adotada por outra família e nunca soube de sua verdadeira identidade,quem souber de alguma nos contate.Obrigada

  27. Olá! Sou Ives Rian Prestes.Sou de Erechim RS, filho de Luismar Prestes e Loidir Prestes Bisneto de Pacífico prestes vindo do Uruguai a mais de 130 anos..

    1. Olá Luisa, sou Francisco, nascido em Rosario do Sul, filho de Therezinha de Jesus Prestes Abaide. Meu Avô materno era Octavelino Alves Prestes (o qual casou-se com a Marenita , mãe da tia Antoninha, viúva do Romeu Andreazza) , que foi dentista aí em Rosario e Agente da Viação Férrea na fronteira (Severino Ribeiro). Sou bisneto de Francisco Alves Prestes que residia, nos anos de 1890, em Montenegro.
      Estamos radicados em Santa Maria e, tenho procurado remontar nossa família, se puder, gostaria de trocarmos informações e, quem sabe, nos reconhecermos como parentes.
      Abraço

      1. Meus avós eram de Sta Maria, ainda tenho parentes lá, Amauri Valfrido Prestes, Antão Prestes (falecido), mais primos e primas, meu pai Antônio Volter Prestes, avós paternos Lauro Antônio Prestes e Florinda Desanete Prestes, tenho familiares também em Porto Alegre, Esteio e também litoral norte

  28. Oi meu nome é Eligia prestes sou de Belém pará tenho curiosidade em saber mais sobre esse sobrenome já pesquisei algums detalhes sobre o mesmo

  29. Olá sou Maria de Jesus Prestes sou de Irituia pará, filha de Jorge de Siqueira Prestes da cidade de Cametá no pará ae alguém conhece filhos de Antônio Prestes de Cametá entre em contato com nosco por favor não conhecemos nem um parente de meu Pai.

    1. ola..
      sou Sebastiao Prestes Junior, filho de Sebastiao Prestes de Cametá-PA , neto de Raimunda Prestes (india) de Cametá – PA, meu pai saiu de Cametá foi morar no RJ e depois veio para Brasilia, faleceu em 1973, e nao tenho contato com ninguem da familia Prestes.

    1. A minha família é dos PRESTES. O meu a vó é Teófilo PRESTES o meu pai é Luiz PRESTES eu me chamo eloir PRESTES, o meu a vó e meu pai são do Rio Branco do Sul Paraná anbos já falecidos eu naci em Curitiba capital.

    1. Olá Jaqueline, minha família é Prestes dos Santos, também natural de Palmeira das Missões, porém meu avô veio para Jaguariaíva PR no ano de 1954. O nome do meu avô é Josino Prestes dos Santos, meu bisavô Campolim Prestes dos Santos e trisavô Geraldo Prestes dos Santos, quero conhecer mais sobre eles, você sabe algo?

    2. Oi Jaque sou de Erval seco ao lado de palmeira e gostaria de ter contato para saber mais a respeito dos prestes daí pois meu avô era natural daí

  30. Tbm sou prestes minha familia inteira é somos do interior do parana esse sobrinome é muito respeitado aonde moramos pegou fama la pq os prestes do tempo antigo eram muitos valentes segundo oque os mais antigos me contam..

    1. Meu avô era descendentes dos Prestes e ele nasceu em São Jerônimo da Serra no Paraná. Seu nome era João de Jesus Almeida Prestes. Seriam parentes?

    2. Olá, acredito que sejamos parentes, boa parte da família prestes ainda mora em Guaraniaçu, outra parte foram para foz do Iguaçu, procure pesquisar sobre laurindo prestes, uma ótima história kkkk

    1. Olá Thiago, sou Francisco, meu avô materno se chamava Octavelino Alves Prestes e tinha 2 irmãos: Otilino e Octacilio Alves Prestes. Será que não somos do mesmo tronco?
      Abraço
      Francisco

  31. Olá, sou do Paraná, mais precisamente Arapoti, herdei o sobrenome Prestes de meu Avô Materno que veio do Rio Grande do Sul, de Santo Ângelo .

    1. Oi, também sou Prestes e de Pelotas. Será que temos algum parentesco?

      Estou pesquisando a árvore genealógica da minha família. Se alguém tiver mais informações sobre nosso sobrenome pode entrar em contato. Agradeço

  32. Meu nome é Carlos Domingos Prestes. Eu sou Prestes de Santo Ângelo- RS. Meus ancestrais são da Esquina Gaúcha, Entre- Ijuís, RS, ao lado de Santo Ângelo e antigo distrito da capital das Missões.

    1. O nome de meu pai é Domingos Oliveira Prestes (1914). O nome do meu avô é Antonio Soares Prestes (1875). O nome do meu bisavô é Salvador Ferreira Prestes (1850). O nome do tataravô é José Ferreira Prestes. A família venho de Santo Amaro – SP. A origem dela é portuguesa. Segundo meu falecido pai somos parentes longe do famoso Luiz Carlos Prestes. Os Prestes vieram de São Paulo e fizeram morada em Santo Ângelo e outros rincões do Rio Grande do Sul, onde fixaram residência comprando terras e espalhando a semente deles! Como já dito, eu sou de Santo Ângelo, com conexão direta como s Prestes da Esquina Gaúcha (Entre -Ijuís). Se alguém tem algo a dizer ou informar, por favor, envie contato!

      1. Olá…Carlos Domingos Prestes…seu avô deve ser irmão do meu Avô..
        Vergilio Soares Prestes.Tmb de esquina Gaúcha ..
        agora pertence a Entre Ijuis.Acho que somos parentes decendentes da mesma arvore geneológica….meu pai fala que as raizes dos Prestes vieram de são Paulo.Me chamo Lorena Prestes.filha de Pedro Amaral Prestes.meu lai ainda vive…estatá completando 100 anos dia 16/11 meu contato…

        1. Conheço o mesmo! E de fato consiste em primo do meu pai! Ele se constitui no Prestes mais velho da região missioneira!! Tem cem anos, mas revela ainda grande vigor! Recebi o copo dos 100 anos dele, pois o visitei em Decembro de 2017. A chave da genealogia prestiana está em obter mais dados sobre Salvador Ferreira Prestes! Ele é visto por alguns como o primeiro Prestes no RS! Abraço!

      2. Olá Carlos!
        Me chamo Mateus Atkinson Prestes sou filho de Adroaldo Rodrigues Prestes, neto de Armando do Amaral Prestes, bisneto de Virgilio de Oliveira Prestes, trisaneto de Antonio Soares Prestes, tetraneto de Salvador Ferreira Prestes.

        Moro em Ijuí/RS e meu vô (falecido) tinha terras em Esquina Gaúcha, Entre-ijuís. Meu bisavô Virgilio e sua esposa Isolina do Amaral estão sepultados no cemitério de Esquisa Gaúcha. Me add no FACE – Mateus Atkinson. Grande abraço!

          1. Isso, me adiciona la, vamos trocar informações, tenho tentado montar a árvore genealogica e também coletar material fotográfico. Abraço!

    2. Olá Carlos Domingos Prestes.
      Sou Mateus Atkinson Prestes de Ijuí/RS, sou filho de Adroaldo Prestes neto de Armando do Amaral Prestes e bisneto de Virgilio Soares Prestes trsaneto de Antonio Soares Prestes. Virgilio esta sepultado no Cemitério de Esquina Gaúcha, Entre Ijuis. Me procura no face para podermos trocar mais informações, abraço!

    1. Minha avó era filha de Vitalino e Evangelista Prestes,de Santana do Livramento ou Dom Pedrito,ela nunca soube ao certo ,porque foi dada em adoção para outra família ,se tiver algum conhecimento nos avise por favor.Grata .Regina

      1. Oi meu nome é Emili Prestes sou bisneta de Osvaldo de Mattos prestes são todos de Santiago RS eu moro em São borja gostaria de conhecer mais parentes

      2. Do livro A CIDADE DE DOM PEDRITO, de José Antônio Dias Lopes:
        -Victalino Prestes( filho de Idalêncio Marcelino Prestes e Maria Angélica Prestes), casado com Evangelista Prestes(filha de Renovato Prestes e Percília Alves Prestes) tiveram as filhas: Percília Prestes(*1901), Iracema Prestes(*1906).

  33. Sou Luciana Prestes e meu pai era de Santiago do interior o nome dele era Bráulio Torres Prestes e meu avô se chamava Militão Prestes, não conheço ninguém da família, será que terei algum parente perdido por aí?

    1. Eu tinha um tio chamado Benjamin Prestes. Meu pai era Durval Prestes morava em Colombo, faleceu em Dezembro de 1998. Sou de Curitiba também.

  34. Sou Tathy Prestes de Sapucaia do sul -RS tenho esse sobrenome por causa do meu avô que era de Santiago do Interior do Rio Grande do Sul,Me orgulho em carregar esse sobrenome se alquem quiser saber um pouco mais assita ao filme Brasileiro “Olga”.

  35. Olá, sou da família Prestes, meu falecido Avó nasceu em Passo Fundo/RS, vindo (não sei dizer em que idade) posteriormente a fixar residência em Pinhão/PR, onde viveu até o seu falecimento. Lembro que em seu quarto ele gardava uma espada, igual a de oficiais do exercito do antigo império.

    1. Sou da família Almeida meu pai João Maria Almeida.
      Procuro pelos primos mais não tenho muito pra informar faz muito tempo que deparamos. Meu pai morreu querendo ver o irmão que se chamava Marcílio prestes casado com irva minhas primas Tuca. Lídia. E Valda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *