Família Pretti

A família Pretti tem sua origem ligada a religião católica, sendo considerado um sobrenome trentino. Confira a seguir o contexto histórico em que ela surgiu.

O sobrenome Pretti, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Pretti

O sobrenome Pretti é uma derivação regional da palavra Preti que descende do grego “presbyteros” cujo significado é sacerdote. Subentende-se que o patriarca dessa família tinha sua vida ligada a religião católica e dessa forma ele provavelmente era um auxiliar, ministro ou até mesmo o filho de algum padre. Nessa época algumas regras impostas pela igreja não eram cumpridas.

A igreja nesse período exercia uma forte influência sobre a vida das pessoas. Nesse contexto, só o que era imposto pela igreja era considerado correto. Seus dogmas, interpretação da bíblia e pesquisas sobre o universo deveriam ser aceitas do modo que ela afirmava e quem fosse contra era considerado herege.

Nessa época várias mulheres foram mortas, pois quando seus filhos ficavam doentes e eram desenganados pelos médicos/farmacêuticos elas não desistiam e iam atrás de plantas para fazer remédios.

Em algumas vezes esses métodos davam certo e curavam seus filhos da morte. Sendo assim, a igreja que só acreditava em seus preceitos, considerava que essas mulheres eram bruxas e as condenava a morte. Esse período foi muito complicado e muitas pessoas inocentes foram condenadas injustamente.

Dessa forma, provavelmente o mentor desse sobrenome teve sua vida ligada a religiosidade e como forma deixar a seus sucessores o caminho religioso criou o sobrenome Pretti. Eles acabaram por seguir um caminho que os protegiam de perseguição religiosa.

Curiosidades

Pretti é um sobrenome trentino que significa encontro de terras. Nesse caso as terras são da Alemanha e da Itália, sendo uma passagem pelos Alpes. Segundo historiadores o sobrenome Pretti surgiu nesse local, que até os dias de hoje sofre influências da igreja. Nessa região surgiram também outros sobrenomes importantes.

Variantes do Sobrenome Pretti

O sobrenome Pretti sofre variações na grafia e as principais encontradas são Preti, Prete, Prevedel, Pretti e Prevati.

Brasão da Família Pretti

brasao-sobrenome-familia-pretti

O brasão da Família Pretti tem sua forma em ogiva, sendo considerado um dos formatos de brasões mais antigos da Europa. O esmalte que recobre o escudo é todo vermelho com uma faixa amarela na transversal. Do lado superior e inferior dessa faixa é encontrada a figura de duas conchas de bivalves, nesse caso de ostras.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

5 respostas para “Família Pretti”

  1. Encontro grande dificuldade de obter o brasão de família PRETE quero dizer se realmente o que estão me enviando é o correto onde posso saber isso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *