Família Pupo

Se você é descendente da família Pupo, vai gostar de saber mais informações sobre sua origem, curiosidades e também descrição dos brasões desta família. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Pupo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pupo

Aqui temos um caso de sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como origem em uma alcunha (apelido) do fundador desta família. A palavra vem do latim Pupa que significa boneco/boneca. O termo e o sobrenome se referem a rapaz, menino, moço ou cidadão com as características joviais de um rapaz ou com a aparência de um jovem.

Provavelmente, o fundador da família era uma pessoa jovem, que constituiu família cedo e acabou recebendo este apelido. Seu apelido foi posteriormente passado aos descendentes na forma de sobrenome para identificar esta família.

Curiosidades                                                                                           

Alguns registros afirmam que este sobrenome surgiu entre o século XI e XIV. No Brasil, este é um sobrenome pouco conhecido, mas ainda sim tem seus descendentes espalhados pelos cantos do país.

Variantes do sobrenome Pupo

Não existem variantes conhecidas para o sobrenome Pupo. Este é um sobrenome simples e de grafia fácil. Desde que se formou, ele foi disseminado como está atualmente.

Brasão da Família Pupo

Por ter uma origem que pode ser comum a várias localidades, o sobrenome Pupo pode ter mais de um brasão. Foram encontrados dois modelos de brasão para esta família. Confira a descrição deles logo abaixo.

brasao-sobrenome-familia-pupo

O primeiro brasão é simples. Ele é feito de um escudo partido em quatro partes iguais e triangulares. A parte superior na cor preta, a inferior na cor vermelha, a parte da esquerda na cor branca e a parte da direita na cor amarela.

Outro brasão encontrado possui características meio confusas. Nele podem ser encontrados símbolos de ursos, lírios, carvalho e o tronco de uma árvore. Ele também possui uma bordadura, mas não foi identificada a cor da mesma. A imagem deste escudo não foi encontrada para melhor descrição, mas ao que parece, esse brasão realmente existe.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

37 respostas para “Família Pupo”

  1. Meu nome é Eder Rocha Delpupo. Meus avós são de origem italiana sou do Espírito Santo. No estado tem algumas variações: Del Pupo, Delpupo, Dell Pupo. Enfim, será que existe alguma ligação com o sobrenome Pupo?

  2. sou roberto nunes pupo meu avo paterno chama-se antonio octavio pupo natural do parana. veio morar em sao paulo no municipio de juquia, era funcionario do estado sp. morreu quando meu pai tinha 12 anos por volta de 1958.

  3. Oi Meri!Aqui é a Larissa,neta do Diógenes irmão do seu pai! 😉 Sou Larissa Guimarães Pupo, alguém mais parente de Parahilio Pupo, região do Paraná?Mais precisamente Imbituva,Paraná

  4. Sou Renan Pupo, filho de João Batista Pupo, neto de Benjamim Pupo, bisneto de Antônio Pupo Ferreira e tataraneto de Basilio Pupo Ferreira. Meu pai e meu avô vieram da região de Miracatu/ SP. Mais alguém??

  5. Olá, meu nome é Carlos Alberto de morais Pupo,minha mãe, Aparecida de Oliveira Pupo,
    Meu pai, Eurico de morais Pupo.
    Gostaria de encontrar parentes porque faz muitos anos que saímos de Bariri para sp.
    E nunca mais tivemos contato com ninguém.

  6. Oii, Meu nome é Raquel Larissa Pupo minha mãe é Sueli Batista Pupo Meus Avô são Orlando Pupo e seus pais são Antônio e Antônia Pupo. Quero fazer dupla cidadania e preciso de mais informações possíveis, quem conhecer e tiver mais a agregar agradeço. E pessoal por favor vão postando os nomes que seus parente e conhecido Pupo’s quanto mais inf melhor!!!

  7. MEU NOME É JOSÉ ANTONIO PUPO DA SILVEIRA,FILHO DE MÁRIO PUPO DA SILVEIRA E IDMEIA PAROLO PUPO DA SILVEIRA.NASCÍ EM SÃO MANUEL-SP.MAU AVÔ ERA BENEDICTO PUO DA SILVEIRA,NASCIDO EM ITATIBA-SP.
    ACHO QUE ,ORIGINALMENTE OS PUPO VIERAM DA ITÁLIA E SE FIXARAM INICIALMENTE EM ITATIBA,AMPARO,CAMPIBAS E REGIÃO.ASSIM COMO MEU AV^BENEDICTO,MUDOU-SE PARA OUTRAS REGIÕES PARA TRABALHAR NAS FAZENDAS PRODUTORAS DE CAFÉ

    1. Meu avô materno era João Silveira Pupo . Foi administrador de fazenda de café na região de Ribeirão Preto-SP. – Vila Bonfim – atualmente Bonfim Paulista. Minha mãe nasceu em Amparo-SP. Nome dela de solteira Olga Silveira Pupo

  8. Procuro descendentes de Vergilio de Almeida Pupo.Ele morava em Guarulhos.Era natural de Elias Fausto interior de Sao Paulo.
    Meu avo se chamava Bento de Almeida Pupo e a avo Maria Veronica

  9. Sou descendente de Estêvão Pupo casado com Margarida Mulinari ambos da Província de Alexandria comuna de Roca Grimalda na Itália e vieram para o Brasil tiveram filhos um deles o meu avô José Mulinari Pupo nascido em Varre Sai RJ.
    Se alguém tiver dados.

    1. Maria Celeste, Boa tarde! Meu nome é Ana Carolina, eu sou bisneta da Carolina (Carola) Pupo. Minha avó é filha dela, Maria Estevam.
      Se você se interessar, pode entrar em contato conosco.
      Meu e-mail é acgfv@hotmail.com

      Aguardamos contato!
      Abraços

  10. Meu nome é Roberto Pupo. Meu Pai era Adhemar Pupo, e os seus 14 irmãos foram registrados:12 como Pupo e 2 como Silveira Pupo. Meu avô também era somente Pupo (João Pupo Jr.e Nasceu em Campinas,mudou para Itatiba e em 1892 constitui Familia em Bragança Paulista.Quatro dos irmãos do meu Avô foram registrados como Pupo Nogueira: Gabriel, Herculano, Luciano e Antonio Alexandre. Estou fazendo a´´Arvore Genealógica da Familia de meu Avô. Tenhos os nomes dos filhos do seus irmãos ( são 43 primos incluindo os 15 de meu Avô,) mas depois disto não tenho mais informações.
    Quem puder colaborar ficarei muito Feliz e disponho para quem quiser os dados que tenho do meu ramo, Meu email é roberto.pupo@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *