Família Pupo

Se você é descendente da família Pupo, vai gostar de saber mais informações sobre sua origem, curiosidades e também descrição dos brasões desta família. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Pupo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Pupo

Aqui temos um caso de sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como origem em uma alcunha (apelido) do fundador desta família. A palavra vem do latim Pupa que significa boneco/boneca. O termo e o sobrenome se referem a rapaz, menino, moço ou cidadão com as características joviais de um rapaz ou com a aparência de um jovem.

Provavelmente, o fundador da família era uma pessoa jovem, que constituiu família cedo e acabou recebendo este apelido. Seu apelido foi posteriormente passado aos descendentes na forma de sobrenome para identificar esta família.

Curiosidades                                                                                           

Alguns registros afirmam que este sobrenome surgiu entre o século XI e XIV. No Brasil, este é um sobrenome pouco conhecido, mas ainda sim tem seus descendentes espalhados pelos cantos do país.

Variantes do sobrenome Pupo

Não existem variantes conhecidas para o sobrenome Pupo. Este é um sobrenome simples e de grafia fácil. Desde que se formou, ele foi disseminado como está atualmente.

Brasão da Família Pupo

Por ter uma origem que pode ser comum a várias localidades, o sobrenome Pupo pode ter mais de um brasão. Foram encontrados dois modelos de brasão para esta família. Confira a descrição deles logo abaixo.

brasao-sobrenome-familia-pupo

O primeiro brasão é simples. Ele é feito de um escudo partido em quatro partes iguais e triangulares. A parte superior na cor preta, a inferior na cor vermelha, a parte da esquerda na cor branca e a parte da direita na cor amarela.

Outro brasão encontrado possui características meio confusas. Nele podem ser encontrados símbolos de ursos, lírios, carvalho e o tronco de uma árvore. Ele também possui uma bordadura, mas não foi identificada a cor da mesma. A imagem deste escudo não foi encontrada para melhor descrição, mas ao que parece, esse brasão realmente existe.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

73 respostas para “Família Pupo”

  1. Olá, sou Cristiano Carvalho Pupo, nascido em Juquiá SP. Minha família toda de lá. Hoje moro em Santa Catarina, em janeiro completo 28 anos na cidade de Guaramirim. Neto de Antônio e Alexandrina Pupo, filho de Jairo Ramos Pupo.

  2. Valmir Pupo ribeiro quinta ou sexta geração filho de José Pupo ribeiro nossa família era entrelaçados pelas famílias Pupo Batista e leal os meus antepassados eram todos casados primo com primo por isso a família é muito grande até onde sei meus antepassados os pupos eram donos da fazenda estrela e os Batista fazenda iratim hoje fazenda Araci e a família leal da fazenda leal na regi

  3. Sou neto de Antonio Pupo da Rocha. Nascido em Iguape e quando adulto mudou-se para Paranaguá, onde casou com Maria Etelvina da Rocha. Depois foi coletor estadual, trabalhando em Jacarezinho, Ibaiti e outras cidades do norte do Paraná. Se alguém souber algo da Família Pupo de Iguape, por favor me informe. Grato

    1. Ola! Somos parentes. Quem era o pai do seu avô, ele deveria ser parente do meu avô. Eu tenho muitas informações sobre os Pupo. Na verdade os PUPO DA ROCHA, PUPO FERREIRA, PUPO GONÇALVES e GONÇALVES DA ROCHA e ROCHA CARVALHO são todos da mesma família! É bem complicado explicar pq mas eles davam sobrenomes diferentes para meninos e meninas. Os meninos geralmente levavam PUPO pq esse nome é relacionado a meninos jovens como um boneco. As meninas levavam nomes diferentes. Exemplo. Minha trisavó se chamava ESCOLÁSTICA DA ROCHA CARVALHO, porque era casada com o capitalista e investidor português BERNARDINO DA ROCHA CARVALHO nascida em iguape. Seu nome de solteira era em homenagem ao avô paterno de seu pai o CAPITÃO GREGÓRIO GONÇALVES DA ROCHA (sem parentesco com o marido). Mas or irmãos de ESCOLÁSTICA eram todos PUPO DA ROCHA, PUPO FERREIRA ou PUPO GONÇALVES. Levavam o Pupo por serem homens e para homenagear o avô do pai dela do lado materno. O CAPITÃO JOÃO PUPO DE GOUVEIA. Português de BRAGA nascido em 01.10.1710 filho de MARIA ANNA MARQUES de BRAGA com o GENOVÊS GIROLAMO (Jeronimo) pupo. Cujos pais se chamavam NICCOLA e BENEDETTA PUPO e eram de Gênova nos 1650! De Gênova migraram para BRAGA. De BRAGA um de seus filhos (nosso ancestral) meu HEXA-AVÔ JOÃO PUPO DE Gouveia portuga de BRAGA, -se com INACIA FERREIRA DA SILVA (filha de portugueses) na IGREJA DA CANDELÁRIA no Rio de Janeiro numa mega cerimônia em 20.10.1734! Depois disso mudaram-se para iguape onde a família casou-se com os GONÇALVES DA ROCHA. Ajudaram a construir a basílica inclusive!

  4. Sou Roberto Ferreira Pupo, filho de José Barbosa Pupo e neto de Mario Augusto Pupo. Tenho dois filhos Gustavo Pupo e Guilherme Pupo bem como os netos Lucas Pupo, Flora Pupo e Arthur Pupo. Nossa família é de Campinas.Moro em Mogi Guaçu.

  5. Ola Igor,
    Estou procurando os parentes de minha mãe Aparecida das Dores Pupo.

    Nas minhas pesquisas encontrei o Benedito Siqueira Pupo já falecido no cemitério de Mogi mirim.

  6. Eu sou Marcos Pupo da nova geração dos pupo provido do litoral sul paulista. Inicio dos primeiros pupo a chegar da italia que cultivaram e produziram o plantio de banana que hoje continua pelo ascendentes. No meu caso não faço parte deste geração anterior . Um Salve pra todos os PUPO somos grandes unidos e família.

    1. Olá Marcos, Meu nome é Débora Anastácio Pupo. Meu pai e família são de Eldorado Paulista (litoral sul- Ribeira de Iguape), os quais cultivam ainda hoje banana. Com certeza somos uma grande família.

      1. Ola Debora! Com certeza somos parentes! Vc sabe o nome dos Pupo de IGUAPE dos quais vc descende? Eu consegui trava-lós até Braga e GÊNOVA. A família é descendente de um português JOÃO PUPO DE GOUVEIA cuja mãe era portuguesa de braga e o pai genovês. Ele nasceu em braga e casou-se com uma filha de portugueses na igreja da candelária no Rio em 1734! João pupo de goulveia casou-se com inacia ferreira da silva e so depois mudaram-se pra iguape. Eu perdi o sobrenome. Eu tenho um trisavô português enterrado na rua principal do cemitério de eldorado. Achei o túmulo depois de 20 anos de pesquisas ! Quero saber mais dos Pupo!

  7. Boa noite pra todos os Pupo
    Meu nome, Euzébio Pupo Gouveia Junior, nascido em Telêmaco Borba PR. região de muitos Pupo.
    Tenho irmãos em Ponta Grossa, outra região com muitos Pupo.

  8. Olá, meu nome é Leonice Pupa Ferreira sou neta de João Pupa Ferreira, pai do meu pai. Ele nasceu na região do Vale da Ribeira em Sete Barras e meu avô perdeu o contato com a família muito jovem. Gostaria de saber se tem a ver com a Família Pupo dessa região?
    Na cidade em que nasci, meu sobrenome não é comum além da minha família.

  9. Meu nome é José Luiz da Silveira Pupo Neto, meu bisavo chamava-se Crescencio Silveira Pupo, somos de Itatiba/sp aguardo novos contatos.

  10. Olá, meu nome é Alexandre Rodrigo Pupo,minha avó, Aparecida de Oliveira Pupo,
    Meu Avo Eurico de morais Pupo.
    Gostaria de encontrar parentes porque faz muitos anos que saímos de Bariri para sp.
    E nunca mais tivemos contato com ninguém.

  11. Sou Helton Pereira Gonçalves , neto de Augusta Pupo Gonçalves e Horácio Pupo Gonçalves ambos da região de Pedro de Toledo Sp região do vale do ribeira, alguém conhece?

      1. Meu avô se chamava Francisco Pupo Azevedo, somos de Itapetininga/SP.
        Sei que a origem do meu avô é próxima a Taubaté, se não me engano hehe

  12. Meu nome é Eder Rocha Delpupo. Meus avós são de origem italiana sou do Espírito Santo. No estado tem algumas variações: Del Pupo, Delpupo, Dell Pupo. Enfim, será que existe alguma ligação com o sobrenome Pupo?

    1. Oieeeee se vc é pupo do vale do ribeira então temos parentesco. Sou descendente distante dos pupo por parte de uma trisavó paterna que era parente deles. Pupo ferreira e pupo da rocha. Vc é de onde?
      Sabe mais sobre a família? Parece que eram de braga em portugal, portugueses a gerações, mas de origem italiana como os Morato do vale do ribeira tb que eram portugueses de origem ítalo-portuguesa.

      1. Ola eu sua da Família Pupo do Vale do Ribeira,meu Pai Bruno Pupo ele veio de família de Santa Rita subindo São Paulo,hoje moramos em Praia Grande onde tbm tem muito Pupos,que não conheço,mas os Pupo estão bem espalhados,muito prazer em conhece los.

  13. sou roberto nunes pupo meu avo paterno chama-se antonio octavio pupo natural do parana. veio morar em sao paulo no municipio de juquia, era funcionario do estado sp. morreu quando meu pai tinha 12 anos por volta de 1958.

  14. Oi Meri!Aqui é a Larissa,neta do Diógenes irmão do seu pai! 😉 Sou Larissa Guimarães Pupo, alguém mais parente de Parahilio Pupo, região do Paraná?Mais precisamente Imbituva,Paraná

  15. Sou Renan Pupo, filho de João Batista Pupo, neto de Benjamim Pupo, bisneto de Antônio Pupo Ferreira e tataraneto de Basilio Pupo Ferreira. Meu pai e meu avô vieram da região de Miracatu/ SP. Mais alguém??

    1. Oi renan devemos ser parentes distantes pois do lado de uma das minhas trisavós paternas, dona escolástica Gonçalves da Rocha (escolástica da rocha Carvalho depois de casada) ela tinha irmãos que carregavam o sobrenome pupo da rocha e ancestrais pupo ferreira. Vc sabe mais sobre os pupo? Minha família é de iguape, Cananéia e registro. Os seus tataravós são de miracatu? Seus tataravós devem ser parentes dos meus trisavós! Vc tem a ver com o capitão Gregório golcalves da rocha tb?

  16. Olá, meu nome é Carlos Alberto de morais Pupo,minha mãe, Aparecida de Oliveira Pupo,
    Meu pai, Eurico de morais Pupo.
    Gostaria de encontrar parentes porque faz muitos anos que saímos de Bariri para sp.
    E nunca mais tivemos contato com ninguém.

  17. Oii, Meu nome é Raquel Larissa Pupo minha mãe é Sueli Batista Pupo Meus Avô são Orlando Pupo e seus pais são Antônio e Antônia Pupo. Quero fazer dupla cidadania e preciso de mais informações possíveis, quem conhecer e tiver mais a agregar agradeço. E pessoal por favor vão postando os nomes que seus parente e conhecido Pupo’s quanto mais inf melhor!!!

  18. MEU NOME É JOSÉ ANTONIO PUPO DA SILVEIRA,FILHO DE MÁRIO PUPO DA SILVEIRA E IDMEIA PAROLO PUPO DA SILVEIRA.NASCÍ EM SÃO MANUEL-SP.MAU AVÔ ERA BENEDICTO PUO DA SILVEIRA,NASCIDO EM ITATIBA-SP.
    ACHO QUE ,ORIGINALMENTE OS PUPO VIERAM DA ITÁLIA E SE FIXARAM INICIALMENTE EM ITATIBA,AMPARO,CAMPIBAS E REGIÃO.ASSIM COMO MEU AV^BENEDICTO,MUDOU-SE PARA OUTRAS REGIÕES PARA TRABALHAR NAS FAZENDAS PRODUTORAS DE CAFÉ

    1. Meu avô materno era João Silveira Pupo . Foi administrador de fazenda de café na região de Ribeirão Preto-SP. – Vila Bonfim – atualmente Bonfim Paulista. Minha mãe nasceu em Amparo-SP. Nome dela de solteira Olga Silveira Pupo

  19. Procuro descendentes de Vergilio de Almeida Pupo.Ele morava em Guarulhos.Era natural de Elias Fausto interior de Sao Paulo.
    Meu avo se chamava Bento de Almeida Pupo e a avo Maria Veronica

    1. Oi, Meri! Sou Isabelle Cristhine Guimarães Pupo, meu avô Diógenes Guimarães Pupo é irmão do seu pai Nelson! Sou filha do Rui Guimarães Pupo e Léa Maria Guimarães Pupo, bisneta de paraylho Pupo!

  20. Sou descendente de Estêvão Pupo casado com Margarida Mulinari ambos da Província de Alexandria comuna de Roca Grimalda na Itália e vieram para o Brasil tiveram filhos um deles o meu avô José Mulinari Pupo nascido em Varre Sai RJ.
    Se alguém tiver dados.

    1. Maria Celeste, Boa tarde! Meu nome é Ana Carolina, eu sou bisneta da Carolina (Carola) Pupo. Minha avó é filha dela, Maria Estevam.
      Se você se interessar, pode entrar em contato conosco.
      Meu e-mail é [email protected]

      Aguardamos contato!
      Abraços

  21. Meu nome é Roberto Pupo. Meu Pai era Adhemar Pupo, e os seus 14 irmãos foram registrados:12 como Pupo e 2 como Silveira Pupo. Meu avô também era somente Pupo (João Pupo Jr.e Nasceu em Campinas,mudou para Itatiba e em 1892 constitui Familia em Bragança Paulista.Quatro dos irmãos do meu Avô foram registrados como Pupo Nogueira: Gabriel, Herculano, Luciano e Antonio Alexandre. Estou fazendo a´´Arvore Genealógica da Familia de meu Avô. Tenhos os nomes dos filhos do seus irmãos ( são 43 primos incluindo os 15 de meu Avô,) mas depois disto não tenho mais informações.
    Quem puder colaborar ficarei muito Feliz e disponho para quem quiser os dados que tenho do meu ramo, Meu email é [email protected]

    1. Ola Igor,
      Estou procurando os parentes de minha mãe Aparecida das Dores Pupo.

      Nas minhas pesquisas encontrei o Benedito Siqueira Pupo já falecido no cemitério de Mogi mirim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *