Família Rabello

Assim como a maioria dos sobrenomes predominantes aqui no Brasil, a origem da alcunha Rabello não é tupiniquim. Conheça a seguir a história de origem da Família Rabello, suas curiosidades, principais sobrenomes variantes e o brasão representante da família.

Origem da Família Rabello

O sobrenome Rabello e suas variações Rabelo e Rebello têm origem em Portugal. A alcunha é um sobrenome toponímico, ou seja, ele é de origem geográfica.

O sobrenome surgiu em referência ao Couto de Rebelo, que se situava na atual Freguesia de Roriz, no concelho de Santo Tirso, no Distrito do Porto.

Apesar da origem geográfica, o sobrenome não possui um significado definitivo, pois ele também é derivado do termo latim “ripa”, que em português pode ser traduzido como “beira ou margem”, gerando assim a alcunha do barco rabelo até se originar no sobrenome da família Rabello e suas variantes.

Curiosidades do sobrenome Rabello

Atualmente, o país com o maior número de registro de pessoas com o sobrenome Rabello é o Brasil. Aqui em nosso país, há cerca de 33.610 indivíduos que carregam esta alcunha. Já em outros países, a sua popularidade é um tanto baixa (comparando com o Brasil). Veja a seguir os países que também possuem membros da família Rabello e seus respectivos números de registros:

– Chile (252);

– Estados Unidos (252);

– Argentina (90);

– Peru (85);

– Israel (71)

– Portugal (55);

– Itália (45);

– Inglaterra (27);

– Espanha (21).

Variantes do sobrenome Rabello

O sobrenome Rabello possui uma série de sobrenomes variantes espalhadas por todo o globo. Veja a seguir as alcunhas variantes mais populares:

– Rabelo;

– Rabell;

– Ravello;

– Rebello;

– Rebelo;

– Robello;

– Rubello;

– Rapello;

– Rabelli;

– Rubiello.

Brasão da Família Rabello

O brasão a família Rabello é azul e é formado por três faixas de ouro, onde cada uma delas porta uma flor-de-lis de cores vermelha.

Sobre o escudo, há a cabeça de um cavalheiro medieval, e sobre ele há um leão de ouro. Ao redor do leão, cavaleiro e escudo há folhas nas cores azul e dourado.

Veja o brasão: https://http2.mlstatic.com/braso-de-familia-rabello-D_NQ_NP_176511-MLB20577385558_022016-F.jpg

21 Replies to “Família Rabello”

  1. Nome: José Godofredo Rabelo Filho
    Filiação : José Godofredo Rabelo e Maria da Conceição Souza Rabelo
    Data de nascimento 11 de fevereiro de 1951
    Naturalidade: São Luís – Maranhão
    Profissão: Advogado (Inscrição: OAB/Pará 19743)
    Residência atual: município de Abaetetuba, estado do Pará.
    Contatos: (91)99219-0544; (91)98341-7877; e-mail: [email protected]
    Observação: Tenho vários irmãos paternos, que residem no Maranhão, os quais desde a década de 1970 não os vejo. Gostaria de manter contato, revê-los, abraçá-los, chorar nos ombros, … … …

  2. Olá, boa tarde
    Tb sou da família Rabelo de Moraes.
    Moro no interior de São Paulo e meu pai veio de Irecê – BA
    E você?

  3. Ola !meu nome é Karlyane rabelo duarte Silva carego o silva de casada sou neta de joao rabelo que mora em feira de santana

  4. Ola, A mae de meu pai era rabelo e ele era parente do Roberto Rabelo que foi um Pastor Adventista que comecou com a voz da Profecia no Brasil mais ou menos 1944 . Ele nasceu em Santo Antonio, Rio Grande do Sul. Ele foi um Homem muito abencoado. Depois de todos estes anos, eu encontrei o bisneto del, Roberto Rabelo, aqui nos Estados Unidos onde moro. Uma bencao, e hoje frequento a igreja, onde este bisneto dele, do Pastor Roberto, e tambem Pastor. Glorias a Deus por isto!!!

  5. Olá, meu nome é Jairzinho Braz Rebelo, filho de Sebastião Munhoz Rebelo, meus bisavô veio de Madri na Espanha, sou nascido em Monte Alegre Pará, moro atualmente em Macapá.

  6. Boa noite eu mi chamo Walquimar Teixeira Rabelo, moro São Luís, Maranhão, gostarias saber mas da origem do meu sobrenome, pois minha tia paterna falou que meu avó era português o nome dele era Manoel e tinha padaria aqui em São Luís ma

    1. Olá sou Lucas elioenay do Carmo Rabelo de São Luís Maranhão, meu pai disse que meu avô era português.

  7. Boa.tardale
    ha um encontro da falamilia rabelo em.valao.da onça sao joao do Paraíso .municipio de cambuci RJ.
    Ja esta indo para o 7 ano de encontros.
    Este ano va ser.em.julho

    entre no face e.confira
    Familia rabelo fo Valao da onça sao.joao do paraiso Cambuci RJ

  8. Oi sou Rabelo com um “L”
    e meu tio avo disse q viemos do pais de Galês e depois foram para portugal e depois para o brasil
    Mas pesquisando na Internet so fala sobre portugal entao nao sei se e confiável podem ajudar.

  9. Meu nome é Cosme rabelo da Silva morro em são Gonçal . Estado do RJ queria conhecer a família da minha mãe que é de Portugal nome da minha mãe é Terezinha castricine rabelo meu CEP 24746380. Telefone é 9967 37530

  10. Meu nome é Maria de Lourdes Rabelo Defino (nome de casada) no de família Rabelo de Moraes. Meu pai nasceu em Vitória do Espírito Santo.

    1. Oi Dona Maria, será que somos parentes? A família do meu pai também é Rabello de Moraes. A senhora tem parentesco na Bahia? Já ouviu falar em Pedro Rabello de Moraes? Segue meu contato (65) 9 9994-6008

      1. Olá, boa tarde
        Tb sou da família Rabelo de Moraes.
        Moro no interior de São Paulo e meu pai veio de Irecê – BA
        Pedro Rabelo de Moraes era pai do meu pai…. ou seja, meu vô.
        E vc ? Quem é seu pai?

  11. Estou a procura de alguns parentes. Sou da família Rabello. Gostaria de entrar em contato. Meu nome é Rosária. Telefone: (22) 999345536. Moro em Macaé, Rio de Janeiro. Brasil.

  12. A mãe de Joze Copertino Fernandes Teixeira, D. Izabel Florentina da Purificação, era neta do Capm. Joze Ferreyra Pinto, português da cidade do Porto, que se mudou para a freguesia de Sumidouro, bispado de Mariana, lá falecendo em 1739.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *