Família Rabello

Assim como a maioria dos sobrenomes predominantes aqui no Brasil, a origem da alcunha Rabello não é tupiniquim. Conheça a seguir a história de origem da Família Rabello, suas curiosidades, principais sobrenomes variantes e o brasão representante da família.

Origem da Família Rabello

O sobrenome Rabello e suas variações Rabelo e Rebello têm origem em Portugal. A alcunha é um sobrenome toponímico, ou seja, ele é de origem geográfica.

O sobrenome surgiu em referência ao Couto de Rebelo, que se situava na atual Freguesia de Roriz, no concelho de Santo Tirso, no Distrito do Porto.

Apesar da origem geográfica, o sobrenome não possui um significado definitivo, pois ele também é derivado do termo latim “ripa”, que em português pode ser traduzido como “beira ou margem”, gerando assim a alcunha do barco rabelo até se originar no sobrenome da família Rabello e suas variantes.

Curiosidades do sobrenome Rabello

Atualmente, o país com o maior número de registro de pessoas com o sobrenome Rabello é o Brasil. Aqui em nosso país, há cerca de 33.610 indivíduos que carregam esta alcunha. Já em outros países, a sua popularidade é um tanto baixa (comparando com o Brasil). Veja a seguir os países que também possuem membros da família Rabello e seus respectivos números de registros:

– Chile (252);

– Estados Unidos (252);

– Argentina (90);

– Peru (85);

– Israel (71)

– Portugal (55);

– Itália (45);

– Inglaterra (27);

– Espanha (21).

Variantes do sobrenome Rabello

O sobrenome Rabello possui uma série de sobrenomes variantes espalhadas por todo o globo. Veja a seguir as alcunhas variantes mais populares:

– Rabelo;

– Rabell;

– Ravello;

– Rebello;

– Rebelo;

– Robello;

– Rubello;

– Rapello;

– Rabelli;

– Rubiello.

Brasão da Família Rabello

O brasão a família Rabello é azul e é formado por três faixas de ouro, onde cada uma delas porta uma flor-de-lis de cores vermelha.

Sobre o escudo, há a cabeça de um cavalheiro medieval, e sobre ele há um leão de ouro. Ao redor do leão, cavaleiro e escudo há folhas nas cores azul e dourado.

Veja o brasão: https://http2.mlstatic.com/braso-de-familia-rabello-D_NQ_NP_176511-MLB20577385558_022016-F.jpg

50 Replies to “Família Rabello”

  1. Meu nome é Mariana do Couto Rabelo, sou de Goiás, meu avô se chama Petronio Alves Rabelo, e meu pai Reinaldo rosa Rabelo. Meu avô diz que nossos parentes eram de Portugal..😅

  2. Estou pesquisando Rabelos do Ceará ,em particular morada nova e cidades vizinhas.Já tenho um bom material.Se alguém do resto do país for dessas bandas,fale aqui.Obrigado.

    1. Olá. Há muito tempo atrás pesquisei sobre a origem da minha família e descobri que meu avô nasceu em Baturité no Ceará. O nome do meu avô era Francisco Alcino Rabelo e sua esposa, minha avó era Raimunda Alves de Oliveira. Última morada deles em Belém do Pará onde a família Rabelo está estabelecida. Existe alguma relação com suas pesquisas?

  3. Boa noite. Sou Roseli Rabelo. Conhecida por Rose Rabelo . Moro em Fortaleza e sou Rabelo de Morada Nova CE. Lá tem 3 famílias rabelo algumas diziam que não éramos parentes. Hoje uma pessoa teimou comigo que eu não sou Rabelo que todos os Rabelo são ricos. Por que eu não era. Teimou muto. É que fui candidata a Vereadora ele véi fala bobagem se eu fosse Rabelo eu tinha ganho. Veio falar de brasão. Gostaria de saber mais da origem dos Rabelo em Morada nova. Obrigada.

  4. Olá. Meu nome é Ivana Rebello. Sou neta de Jayme Rebello, que veio de Portugal, de Trás-Os-Montes, perto de Chaves, em 1902. Aqui se casou, teve 16 filhos, mais de 100 netos e muitos bisnetos. Já fui à terra de nascimento do meu avô, onde conheci alguns parentes.

  5. Olá Família Rabello sou Neto de Domingos Francisco Rabello : E veio de Portugal ele era chamado de ILHEU Não sei se era Cidade natal de onde ele nasceu, meu nome é ARGEMIRO RABELLO PORTELLA sou do Rio de Janeiro Cidade de Petrópolis procuro fotos e informações de parentes!

  6. Meu nome é Driely da Costa Silva. Meu pai se chama Pedro Paulo Rabelo da Silva. Meu avô se chamava Marinho Rabelo da Silva. E meu Bizavo se chamava Francisco Rabelo. Ele tinha fazenda de café em Pirapanema que é um distrito de Muriaé – Minas Gerais cidade onde moro. Sempre me falaram que meu bisavô era italiano. Meu ZAP. (32) 98862-1279

    1. Olá meus consanguineos,meu nome e João Luiz Rabelo, descendo dos rabelos de Paracatu mg , eram dois irmãos que faziam parte da bandeira de Felisberto caldeira Brant,Manoel Pinto Rabelo e Vitorino pinto Rabelo ambos bandeirantes .

  7. Boa noite! Meu bisavô se chamava Lauriano Rabello e veio da Ilha de São Miguel, nos Açores, Portugal, em 1884. Os pais dele eram Manoel Rabello e Antônia de Jesus.
    Vieram para trabalhar em fazendas de café em São Carlos, interior de SP.
    Procuro mais informações e parentes relacionados.

    1. Meu nome é Laurentino Rodrigues Rebêlo, moro em Brasília no Piauí, segundo livros e familiares, minha família veio de Portugal no final do século XVIII.

  8. Meu nome é Ana Maria Rebello, meu avô era Alberto de Freitas Rebello da Silva. Estou a procura de parentes. Obrigada.
    Meu avô viveu no Rio de Janeiro.

  9. Meu nome e IVAN RABELLO sou da cidade de Teresópolis RJ o meu pai EDIO DA PONTE RABELLO e meus avos são de Portugal da Ilha de SÃO MIGUEL nós AÇORES

  10. Olá! Me chamo Daise Rabelo e sou de Curitiba PR. Meu pai se chama Lucas Rabelo, filho de Mizael Rabelo e Pedra Gonçalves Rabelo. Algum parente por aí?

  11. Ola familia meu nome é Jucelia Ferrari Rabelo .sou filha de Paulo Nascimento Rabelo filho de Rui Brito Rabelo e Maria José Nascimento sendo Rui filho de Belmiro José Rabelo e Floripes Angelica de Brito. Que era pai de Paulo, Jeomir , Belmiro, Helio e Lauzedir.

  12. Gostaria de descobrir minha arvlre genealógica se alguem tiver informações
    Meu avo se chamava Eduardo Rabel morava no interior no RS meu bisavô Constante Rabel

  13. Hoje meu pai não se encontra mais conosco mais adorei saber que existe muitos Rabellos espalhado no mundo todo.

    1. Olá pessoal, meu nome de nascença é Maria de Lourdes Rabelo de Moraes e de casada Maria de Lourdes Rabelo Defino! Nasci em Jequié -Bahia, mas vivo em Sao Paulo desde os 2 anos de idade! Minha mãe era baiana e meu pai capixaba, herdei o Rabelo do meu pai!

  14. Ola !meu nome é Karlyane rabelo duarte Silva carego o silva de casada sou neta de joao rabelo que mora em feira de santana

  15. Ola, A mae de meu pai era rabelo e ele era parente do Roberto Rabelo que foi um Pastor Adventista que comecou com a voz da Profecia no Brasil mais ou menos 1944 . Ele nasceu em Santo Antonio, Rio Grande do Sul. Ele foi um Homem muito abencoado. Depois de todos estes anos, eu encontrei o bisneto del, Roberto Rabelo, aqui nos Estados Unidos onde moro. Uma bencao, e hoje frequento a igreja, onde este bisneto dele, do Pastor Roberto, e tambem Pastor. Glorias a Deus por isto!!!

  16. Olá, meu nome é Jairzinho Braz Rebelo, filho de Sebastião Munhoz Rebelo, meus bisavô veio de Madri na Espanha, sou nascido em Monte Alegre Pará, moro atualmente em Macapá.

  17. Boa noite eu mi chamo Walquimar Teixeira Rabelo, moro São Luís, Maranhão, gostarias saber mas da origem do meu sobrenome, pois minha tia paterna falou que meu avó era português o nome dele era Manoel e tinha padaria aqui em São Luís ma

  18. Boa.tardale
    ha um encontro da falamilia rabelo em.valao.da onça sao joao do Paraíso .municipio de cambuci RJ.
    Ja esta indo para o 7 ano de encontros.
    Este ano va ser.em.julho

    entre no face e.confira
    Familia rabelo fo Valao da onça sao.joao do paraiso Cambuci RJ

  19. Oi sou Rabelo com um “L”
    e meu tio avo disse q viemos do pais de Galês e depois foram para portugal e depois para o brasil
    Mas pesquisando na Internet so fala sobre portugal entao nao sei se e confiável podem ajudar.

  20. Meu nome é Cosme rabelo da Silva morro em são Gonçal . Estado do RJ queria conhecer a família da minha mãe que é de Portugal nome da minha mãe é Terezinha castricine rabelo meu CEP 24746380. Telefone é 9967 37530

    1. Olá Cosme, blz?
      Tenho o mesmo sobrenome que o seu, será somos parentes. Herdei de meu pai que faleceu em 75, cujo nome é Evando Rabelo da Silva. Até então só sei que ele era goiano, a família toda reside em Anápolis. Gostaria muito de saber se tenho alguma descendência portuguesa. Abs

  21. Meu nome é Maria de Lourdes Rabelo Defino (nome de casada) no de família Rabelo de Moraes. Meu pai nasceu em Vitória do Espírito Santo.

    1. Oi Dona Maria, será que somos parentes? A família do meu pai também é Rabello de Moraes. A senhora tem parentesco na Bahia? Já ouviu falar em Pedro Rabello de Moraes? Segue meu contato (65) 9 9994-6008

      1. Meu pai se chamava Pedro Rabelo de Morais, meu avô era Lúcio Rabelo de Morais e Francisca Rabelo de Morais, meu bisavô era Alexandre Rabelo de Morais.
        Moro em Paripiranga Bahia e não conheço minha origem e resolvi procurar algo.

  22. Estou a procura de alguns parentes. Sou da família Rabello. Gostaria de entrar em contato. Meu nome é Rosária. Telefone: (22) 999345536. Moro em Macaé, Rio de Janeiro. Brasil.

    1. Boa noite, Rosária. Me chamo Ademar Rabelo… Também moro em Macaé…(22)99205-5700.
      Minha família veio de Santo Antônio de Pádua, RJ
      Segundo meu pai, a família veio da ilha de S. Miguel – Açores – Portugal

  23. A mãe de Joze Copertino Fernandes Teixeira, D. Izabel Florentina da Purificação, era neta do Capm. Joze Ferreyra Pinto, português da cidade do Porto, que se mudou para a freguesia de Sumidouro, bispado de Mariana, lá falecendo em 1739.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *