Família Ramalho

O sobrenome Ramalho não é incomum, apesar de não ser muito popular, devido à forte presença de espanhóis e portugueses em nosso país. Temos representantes famosos com esse sobrenome, como os cantores Elba Ramalho e Zé Ramalho. A origem é antiga e vem de Portugal, e há registros que datam do século VX. Confira a seguir algumas informações sobre a origem do sobrenome Ramalho, curiosidades e modelo do brasão da família.

Origem da Família Ramalho

            É uma família portuguesa bastante antiga e importante. Em São Paulo temos a figura histórica de João Ramalho (que dá nome a uma rua no bairro de Perdizes), natural de Viseu, Capitão Mor de São Paulo no ano de 1562. Casou-se em Portugal com Catarina Fernandes, em 1510. De acordo com documentos históricos, ele viveu mais de 90 anos, uma longevidade admirável para a época.

Nobre, ele aparece em citações de cronistas, cartas de jesuítas e escritores. Deixou diversos filhos, inclusive fora do casamento, uma de suas amantes preferidas era uma índia chamada Bartira. Ele foi um dos primeiros empresários mais bem sucedidos brasileiros, já que ele atuava com o tráfico de escravos e índios no interior.

Já houve a tentativa de fazer uma árvore genealógica na família, mas esse é um feito muito difícil de ser realizado, pois são incontáveis filhos, netos e bisnetos. João Ramalho era judeu sefaradim, que são os originários de Portugal e Espanha, e muitos esconderam as suas origens por motivo de perseguição.

Curiosidades do sobrenome Ramalho

            Pessoas com sobrenome Ramalho são encontradas em vários estados brasileiros. No nordeste, há registros nos seguintes locais: Bahia, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Ceará. No sudeste, aparecem em: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Há registros também no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. 

Variantes do sobrenome Ramalho

O sobrenome Ramalho possui algumas variações de ortografia, como: Ramali; Ramante; Ramann; Ramani; Ramallo; Ramalo; Raman e Ramana.

Brasão da Família Ramalho

            O brasão da família Ramalho tem um cavaleiro com armadura representando a valentia. As cores predominantes são vermelho, rosa, branco, azul e amarelo. No escudo vemos na primeira e na quarta divisão seis meias luas vermelhas, e na segunda ou na terceira parte, leões na cor rosa, simbolizando a púrpura.

255 Replies to “Família Ramalho”

  1. Olá boa tarde! Meu nome é José Atayde Ramalho Junior,filho de José Ataide Ramalho que por sua vez é filho de João Ramalho e Francisca Damasceno Ramalho. Meu avó é de São Paulo,capital mas minha avó é do sul de Minas,de Ouro Fino. Meu pai foi criado lá e depois se mudou para Itajubá onde fixou residência. Gostaria de entrar em contato com outros “Ramalhos”. Vou deixar meu Whatsapp de contato: 35 9 9104 3240. Muito grato pela atenção…felicidades sempre a todos!

  2. Bom dia!

    Me chamo Belmiro Ramalho Bisneto de João Pessoa/PB.
    Filho de: LEILYANE CRISTYNNI RAMALHO JALES
    Filha de: ELIANE DE FÁTIMA LEITE RAMALHO
    Filha de: BELMIRO RAMALHO E DINORAQUE LEITE RAMALHO

  3. Sou Guilherme Ramalho Netto, de São Paulo, Capital, filho de Anor Rodrigues Ramalho e neto de Guilherme Ramalho .Este era de São Paulo,nascido e 20.02 1874, filho de Gabriel Ramalho.

  4. meu nome é almir teixeira ramalho filho de josé ramalho e marieta teixeira ramalho meu avo por parte de pai se chama pedro ramalho bastos casa com maria amélia de jesus, meu bisavo por parte de pai se chama antonio ramalho bastos casado com jobisbina do espirito santo. estou procurando descendencia portuguesa.

  5. Sou Rômulo Ramalho residente de Santa Terezinha de Itaipu Pr. filho de Ricardo Juarez Ramalho e Genny Garcia Ramalho …Neto de Ricardo Ramalho e Maria Guerra Ramalho …meus avós moravam em Maripá de Minas….meu avô foi intendente e dentista a época…..

    1. Me chamo pacifico Santos neiva ,sou de Aracuai minas gerais, minha mãe ainda viva com 83 anos Carlinda ramalho, seu pai Joaquim Ramalho de campos . Todos da comunidade do Setúbal município de Aracuai Minas gerais

  6. Olá, meu nome é Luana Ramalho da Silva, sou filha de Maria de Fátima Ramalho da Silva e neta de Manoel Valentim Ramalho. Moro na cidade de Limeira/SP, mas minha família (Ramalho) são todos de Mundo Novo/MS

  7. Me Chamo Fernando Rodrigues Ramalho. Meu pai Modesto Ramalho dos Santos e meu avô Eleoterio Ramalho dos Santos.

    Meu pai é Natural de Teófilo Otoni MG.

    1. Boa noite Fernando, me chamo pacifico santos Neiva, Filho de Valdir ramalho Neiva, tenho por minha avó materna Maria Ramalho da cruz,.
      Minha mãe chama Carlinda ramalho Santos que filha de Joaquim Ramalho campo, sendo meu bisavô materno Camilo Ramalho de Souza, todos sendo residentes da comunidade do Setúbal município de Aracuai minas gerais , por estar próximo a possibilidade de nossa família ter ligações geneologica.

    1. Sou: Maria Lisbônia Ramalho
      Filha do casal: João Alexandre Ramalho e Maria de Luna Ramalho
      Aparti do 2° Encontro da Família Ramalho. Idealizadores: Ana Maria Ramalho(Filha do chará Manoel Ramalho)Manoel Ramalho que conheci com a esposa:Sagramor Ramalho
      Ele, começou a contar o por quê seu pai teve que fugir para não morrerem( porque mataram O João Pessoa, nome da capital da Paraiba) deixando cada filho, um em cada casa de um irmão seu. Ele, Manoel Ramalho, um dos que “escapou” da morte porque a ordem era pra matar quem deu apoio ao João Pessoa. O mataram numa confeitaria em Recife-Pe.
      E assim estar vivo pra contar sobre nossa família e os nossos ancestrais.

  8. Olá me chamo Thiago, meu tetravo se chamava João Ramalho Dos Santos nascido em 1830 em São Paulo, e sua esposa era Paulina Maria Do Nascimento 1827, não sei quase nada deles, só que mudaram para Guaratinguetá-SP, tiveram alguns filhos: minha Trisavó Cornélia 1871, Benedito1849, Mariana 1874, todos Ramalho dos Santos.

    Caso alguém tenha parentesco meu e-mail: [email protected]

    1. Boa tarde Thiago.
      Minha avó cahama-se Maria Ramalho, infelizmente não sei o nome dos meus bisavós, o que sei é que ela nasceu em Guaratinguetá, em 1912.

      1. Minha avó, Lisbônia Teófila de Luna(tia da minha mãe: Maria de Ramalho meu pai: João Alexandre Ramalho
        Data: 12/10/1918
        Em Conceição do Piancó
        Meu avô materno chamava-se: Joaquim Ribeiro de Luna,
        Data do nascimento de minha mãe: 20/01/1925
        Saudosos e vivo na memória de todos os que com eles conviveram. Por terem a fama de barriga cheia. Todos que lá chegassem nenhum saíam sem comer, rede limpa, para deitar e aconchegante gargalhadas.

        1. Olá me chamo Karinny e minha mãe se chamava Autelina Nunes Ramalho Araújo nascida em Conceição de Piancó, ela tem um irmão José e uma irmã Lourdes…

      2. Minha avó, Lisbônia Teófila de Luna(tia da minha mãe: Maria de Ramalho meu pai: João Alexandre Ramalho
        Data: 12/10/1918
        Em Conceição do Piancó
        Meu avô materno chamava-se: Joaquim Ribeiro de Luna,
        Data do nascimento de minha mãe: 20/01/1925
        Saudosos e vivo na memória de todos os que com eles conviveram. Por terem a fama de barriga cheia. Todos que lá chegassem nenhum saíam sem comer, rede limpa, para deitar e aconchegante gargalhadas.
        Deixo aqui os sinceros agradecimentos a Francisco José Ramalho FJRPRODUTORRAMALHO sem o qual não teríamos dado o mais importante passo que é o 1° passo para promover seu ideal de reunir os familiares, a cada dois anos com a colaboração do Ramalho Pinto. Coordenador oficial e geral dos Encontros da Família mais linda: a Família Ramalho.
        A sua radiocabedelo.net
        Zap: 083 987188184
        RadioTVAtlanta.com
        ZRAMALHO
        Francisco José Ramalho promove também o concurso da música da Família Ramalho
        Quem ganhou o prêmio no 3° Encontro foi o Músico: Jonathas Ramalho
        Em BANANEIRAS-PB
        Local do Encontro com o Ramalho Leite, sua mãe e seus irmãos que residem por lá, João Pessoa-Pb. BANANEIRAS-PB. RAMALHO PINTO E FAMILIARES, DE CABEDELO-PB A CIDADE DE GUARABIRA E EM UNIÃO COM A KÁSSIA RAMALHO PINTO E FAMILIARES DE NOVA OLINDA – PB
        E ENFIM MUITOS FAMILIARES DA CAPITAL DA PARAÍBA FIZERAM-SE CONHECER E SEREM CONHECIDOS PARA NOSSA FELICIDADE. GRATIDÃO.

        1. Eu sou Tony Ramalho meu avô é Aureliano Ramalho Cavalcanti, foi político em Pombal PB. Minha mãe Tania Maria Ramalho Rocha moramos em Pombal PB e gostsriamos de saber muito mais.

    2. Bom dia, Boa tarde e Boa noite, apesar de morar nos Estados Unidos, sou Ramalho, do Sertão Nordestino, sou Zramalho meu nome artístico, com músicas do 1,2 e 3, encontro no Palco MP3, como outras tambem… sou Natural de Mauriti, no Ceará, passei a minha infância em Conceição, terra da Minha Família por parte do meu saudoso Pai… por não conhecer os membros da minha Família Ramalho, pessoalmente, pois sai muito pé q ueno da Cidade de Conceição, no ano de 2011, já morando nos Estados Unidos, Idealizei um Projeto denominado Grupo da Família Ramalho linda do Brasil e do mundo, tivemos a participação de alguns primos e primas que formaram vários grupo no Whtsapp, denominado Família Ramalho, o objetivo inicial foi deste Projeto, foi para que a Família RAM a lho linda, pudesse se juntar, primos e primas se conhecesse, interagisse e se Confraternisasse nos encontros realizados de Dois em Dois anos, que está em evidências de que. Na coordenaçào dos primos aí no Brasil, graça a Deus já vamos para o Quarto encontro geral é Oficial, tudo para a Glória de Deus, temos as Rádios para divulgarem sempre: A TvRadioAtlanta.com
      Agoraebrasilnovo.com
      E a Radiocabedelo.com
      Agradecemos a Deus pela vida dos primos:
      Lindinalva Ramalho
      Ana Maria Ramalho
      Ramalho Pinto
      Dr. Tonzim
      Bel Ramalho
      Tereza Ramalho
      Lisbonia Ramalho
      Cicero, Edvaldo, Dryka, Fátima, Geórgia e outros da mesma Família em um só foco de juntar os membros para se conhecerem, família nasceu no Coração de Deus
      Francisco José Ramalho com uma visão radial Sócio e Cultural, valorizando a família Ramalho linda do Brasil e do mundo para a Glória de Deus

  9. Olá, me chamo Sara Ramalho, sou filha da Claranuzia Ramalho, neta do Caio Ramalho… Descobrimos a pouco, que meu avô Caio Ramalho era neto da Rainha de Portugal.
    Uma imensa satisfação!

    1. Boa noite,meu nome é Juarez Ramalho de Figueiredo Filho,sou filho de Juarez Ramalho de Figueiredo e Neto de Euclides Ramalho.Se por ventura alguem tiver laço parentesco comigo,por favor contate-me.(33)988501190.

      1. Juarez vc é natural de onde ? Sou neto de Joaquim Ramalho de campos, natural da comunidade do Setúbal município de Aracuai minas gerais
        11983429105

    2. Boa noite Sara,meu nome é Juarez Ramalho,moro em Minas Gerais,vc é de onde?Estou a procura de familiares,segue meu contato:33 988501190

    1. Boa noite, primo!
      Estou em Portugal. Abraços em todos aí no Brasil. Nao oude estar presente, mas se que deu tudo certo!
      Mantenho contato com a prima Lisbonia e outras pessoas da nossa Ramalhada guerreira.
      Deus vos abençoe grandemente!

      1. Olá Boa noite, meu nome é Lourivaldo moro no Brasil,meus bisavós são de Leiria, não sei o concelho e freguesia,vc sabe me dizer se sua família tem alguma ligação com eles?
        Nome:Joaquim Ramalho dos Santos e Emília Ramalho dos Santos. Qualquer coisa me avise.
        55 67 99277 0389

  10. Oi sou Reginaldo Alves Ramalho morador na cidade de glória de dourados MS.
    Disse meu pai q se chama José Alves Ramalho q temos muito parentes espalhado pelo este Brasil a fora em Alagoas tbm ,mais nós não conhecemos não em Rondônia tbm temos,
    Tenho meu irmão Luciano Alves Ramalho q já descansa no senhor, e minha irmã Marinete neves Ramalho,
    Deixo saudações aos todos Ramalho com a santa paz de Deus.

    1. Sou Mineiro, minha família é de sobrenome Ramalho,
      esse nome vem do meu pai, que nasceu na região do norte de Minas.
      Meu paí veio pro Leste de Minas ainda jovem com 18 anos de idade!
      Falam que o bisavó do meu pai era Português e chamava Antônio Souza Ramalho.
      Meu pai era o único filho homem, tinha irmãs, é o que me falaram, eu sou caçulo.
      Que Deus abençoe os Ramalhos por esse país afora…
      Abraço!!

      1. Boa noite Adauto,meu nome é Juarez Ramalho,moro em Poté interior de Minas Gerais,tenho uma leve impressão que somos parentes.Segue meu contato se por ventura tiver interesse de me contacta.33 988501190

  11. Boa tarde, Me chamo Brena Ramalho Nascimento, filha de Janilda Pereira Ramalho, neta de Joaquim Pereira Ramalho.
    residimos em Fortaleza CE, Orgulho do sobrenome que carrego.

  12. Boa noite, eu sou Uilson Ramalho e sou filho de João Emídio Ramalho e Maria Rodrigues Ramalho( primos),na nossa família ainda hoje acontecem muitos casamentos entre primos e a nossa família é muito rica culturalmente com músicos, sanfoneiros, poetas , escritores, atores e também muitos advogados e médicos. Uma família que veio de Portugal e da Espanha que se instalou no Brasil precisamente na cidades do vale do Piancó no estado da Paraíba como ; Conceição, Piancó, Nova Olinda, Santana Dos Garrotes, Itaporanga , Boa Ventura e Pedra Branca. Viva á família Ramalho, Uilson Ramalho (86) 9 8833 4659.

      1. O bisavó do meu pai chamava Antônio de Souza Ramalho,
        ele era originário de Portugal, é o que me falaram né!
        Somos uma família de Mineiro e assinamos o sobrenome Ramalho.
        Que Deus abençoe você e sua família!
        Abraço!!

      2. Olá, Joseneide Ramalho! O meu avô, Venâncio Ferreira Ramalho, era primo do seu avô e de tio Chico Sousa. Todos nós netos de vovô, os chamávamos de tios. Onde você reside, prima?Entre no zap da minhas irmas: lenilde, Lindinalva, Ilbaniza, Socorro Ramalho. Se identifique, ok!?
        Atualmente estou em Portugal, casa de uma filha. Um grande abraço! ANA Maria Ramalho.

    1. Com certeza. Até os netos que não carrega o sobrenome Ramalho a voz, a poesia, a rima, a viola, o violão e os outros instrumentos musicais em cada célula.
      ZRAMALHO
      É uma prova de que luta pra ser vitorioso. Não se cansa de provar o seu talento e o seu amor pelos familiares. Parabéns! Obrigada primo. Fica com Deus.De quem te admira: a filha da sua tia Maria de luna Ramalho
      Aqui aguarda-o para participar e partilhar não só os deliciosos bolos que você nos presenteia mas, a sua presença que é a vontade de Deus.
      Obrigada!
      A prima: Maria Lisbônia Ramalho
      Moro em Juazeiro do Norte-Ce
      Próximo à cidade do Patativa do Assaré
      “Sou de uma terra
      que o povo padece mas,
      não esmurece, procura vencer.
      Da terra querida, da linda cabocla, sorriso na boca, não nega o sofrer
      Não nego o meu sangue
      não nego o meu nome,
      olho pra fome
      pergunto o que há?
      Sou brasileiro
      filho do nordeste,
      sou cabra da peste
      sou do Ceará.”

  13. Me chamo Rubens de A. Ramalho Leal, segundo relatos de minha mãe, Terezinha de Jesus Ramalho Leal (Bahia Ramalho sobrenome de solteira), seu pai (Bruno Ramalho) filho de Manoel Ramalho veio pequeno de Portugal para o Brasil, Ceará. Com o avanço da valorização da borracha, meus bisavô e meu avô foram para o Amazonas. Meu avô, Bruno Ramalho era proprietário de três seringais no alto Juruá, próximo a cidade de Tefé: Sant’a, Banana e Monte Cristo, sendo este último o maior e principal. Meu avô casou-se com a paraense Salamberga Izabel de Moraes Bahia, filha de Jovelina de Moraes Bahia. Do matrimônio nasceram: José Maria, Manoel, Carlos, Eunice, Terezinha e Irene, além de muitos outros filhos de coração.

  14. Olá! Sou Rodrigo Ramalho, da cidade de Leme/SP. Meu avô chamava-se Joaquim da Costa Ramalho, filho de Adelino da Costa Ramalho e Maria José Couto Ramalho. Também gostaria de encontrar outras informações sobre a família…

    Meu bisavô Adelino era filho de Manoel da Costa Ramalho.

    Contava meu bisavô Adelino, que chegou em Santos vindo de Portugal com mais dois irmãos (não recordo o nome). Adelino se estabeleceu em Leme, morreu sem saber dos outros irmãos.

  15. Olá! Sou Rodrigo Ramalho, da cidade de Leme/SP. Meu avô chamava-se Joaquim da Costa Ramalho, filho de Adelino da Costa Ramalho e Maria José Couto Ramalho. Também gostaria de encontrar outras informações sobre a família…

    Contava meu bisavô Adelino, que chegou em Santos vindo de Portugal com mais dois irmãos (não recordo o nome). Adelino se estabeleceu em Leme, morreu sem saber dos outros irmãos.

  16. Sou Antonio Ramalho, bisneto de Osório Pinto Ramalho e Josina Teodolina Ramalho, filho de José Osório Ramalho de Conceição de Piançá – Paraíba.
    Meu pai José Osório Ramalho tinha esses irmãos:
    Severino Ramalho
    Napoleão Ramalho
    Antonio Osório Ramalho
    Nicolau Osório Ramalho
    Se alguém viu essa mensagem que seja (m) filho(a), neto (a) ou bisneto (a) de Osório Pinto Ramalho, ou parente desses irmãos entre em contato.
    Estamos montando a árvore genealógica da família Ramalho.
    Agradeço.

  17. Senhores e Senhoras da família Ramalho, vamos ajudar uns aos outros publicando nomes dos bisavós, avós e pai, porque assim montaríamos a árvore genealógica muito mais fácil.
    Sou Antonio Ramalho, Filho de José Osório Ramalho e neto de Osório Pinto Ramalho de Conceição de Piancó – Paraíba.
    Se alguém for filho, neto ou bisneto de:
    Severino Ramalho – Conceição de Piancó – Paraíba;
    Antonio Osório Ramalho – Conceição de Piancó – Paraíba;
    Nicolau Osório Ramalho – Conceição de Piancó – Paraíba;
    Napoleão Ramalho – Conceição de Piancó – Paraíba.
    Façam contatos
    [email protected]

    1. Olá Antonio,
      Vc sabe se algum Ramalho aqui já conseguiu a cidadania Portuguesa ou Espanhola?
      Sabe se é possível devido à origem do sobrenome Ramalho? Muito obg!

      Gabriele Ramalho Cangussu

    2. Sou Ana Maria Dias Ramalho, neta de Venâncio Ferreira Ramalho, filho de Joana Pinto Ramalho, e Manoel Ferreira da Silva. Joana era filha de Joaquina Pinto Ramalho (mae quininha), e Gabriel Antonio de Moura(papaie). Apelidos de netos. Rama vinda de Inhamum, PE, para Piancó e cidades de toda região paraibana, ficando estes citados arraigados no povoado, MONTEVIDEU, pertencente à Conceição.
      Entre em contato no face com meus irmaos: lenilde, Lindinalva, Ilbaniza, Socorro, e Djalma D Ramalho,. Boa sorte!
      O e-mail, e da minha filha.

  18. Olá sou da família Ramalho de Jesus Sousa estou a procura de familiares da minha mãe já falecida ele era de novo Cruzeiro MG casou se com Paulo ele era da BA avós q não conheço se chama Manoel Martins e Maria de Lourdes Ramalho de Jesus minha mãe se chamava Maria Aparecida Ramalho de Jesus Sousa

    1. Meu pai é dessa região, Novo Cruzeiro, Araçuaí, etc.
      Aqui assinamos o sobrenome Ramalho, ok!
      Meu irmão carrega Souza, é o único aqui em casa,
      me falaram que o bisavô do meu pai chamava Antônio de Souza Ramalho,
      e era português o bisavô do meu pai, parece que o Souza do meu irmão é dele.
      Meu pai veio pro Leste de Minas Gerais aos 18, 19 anos, aqui em casa sou o caçulo dele.
      Tem um senhor aqui perto de casa, ele é dono de uma barbearia, chama João de Souza Ramalho,
      Tem hora que desconfio que é parente meu, porque ele é de Araçuaí e sabe pouco da família.
      Que Deus abençoe sua vida!
      Abraço!!

      1. Olá Adauto, tambem sou de Aracuaí, MG. me chamo zildete aparecida ramalho filha de antonio luis ramalho, neta de Camilo Ramalho de Oliveira, estou á procura de mais informacoes dos ramalhos dessa regiao, se vc souber de mais alguma coisa me contate.

        1. Me chamo pacifico Santos Neiva sou neto de Joaquim Ramalho campo da comunidade do Setúbal município de Aracuai moro em São minha mãe ainda é viva mora em Aracuai ela é filha de Joaquim Ramalho de campos 11983439105

      2. Ola Adauto me chamo Carlos Cássio Ramalho filho de José Ramalho Sobrinho.
        Devemos ter algum parentesco pois o RAMALHO do meu PAI tb é de Araçuai – MG
        Morou muito tempo no municipio de POTÉ – MG . Em Poté o meu pai era conhecido como ZÉ VAQUEIRO rrss

        abraços

      1. Olá, me chamo Juliana Rodrigues Ramalho.
        Meus pais João Ramalho de Oliveira e Leonice Rodrigues de Oliveira Ramalho são naturais de Ibiara – Paraíba.
        Sou neta de Leonel Ramalho de Figueiredo e Maria Ferreira de Oliveira. Eles tiveram 12 filhos, 8 deles moram em Rondônia. 1 já é Falecido. Os demais moram em Ibiara ainda.

  19. Oi investigadora.
    Também sou da família Ramalho. O sobrenome vai até a minha mãe, Tania Simara Ramalho.
    Moro em Curitiba, Paraná.
    Por aqui não se houve falar muito no sobrenome Ramalho.
    Meu tataravô se chamava Antonio Justino Ramada casado com Anna da Conceição – ambos vieram de Portugal.
    Meu bisavô se chamava Manoel Gonçalves Ramalho casado com Francisca Gonçalves. Curitiba – PR
    Meu avô se chamava Manoel Gonçalves Ramalho casado com Maria de Lourdes Xavier Ramalho. Curitiba – PR

    1. Olá
      Meu nome é José Ramalho Bezerra
      Meus pais são de Conceição -Paraíba.
      Francisco Correia Bezerra e Maria da glória Ramalho Bezerra.
      O nome meu pai foi registrado de forma errada visto que o nome do meu avô era José Correia Ramalho.
      Moramos em Campo Grande ms.

      1. Ola boa noite meu nome é Maurílio Ramalho dos Santos filho de julho Ramalho dos Santos moro na cidade de herculandia SP os irmãos de meu pai chama José Ramalho dos Santos Maria Ramalho dos Santos Benvinda Ramalho dos Santos Ana Ramalho dos Santos e João Ramalho dos Santos alguém conhece meu telefone 55 015149960297 47

  20. olá então meu nome e vitoria ramalho sou filha de simone dos santos ramalho minha mãe e neta de joão antonio ramalho meu avo ja faleceu mais estou a procura dos irmão deles Maria da conceiçao souza ,thervais de souza .. meu avo joao era de de minas gerais minha tia filha do meu avo se chama rosa maria ramalho e queremos muito achar os irmão do meu avo obgd!

  21. Pouco que estudei minha linhagem Ramalho é derivada da Espanha! Povo cigano que se mudaram para Portugal. La casaram com.diversas linhagens familiares e exploram o nome.
    Luiz Henrique Ramalho 30 anos filho de Adriana dos Santos ramalho e neto de Severino Pereira Ramalho.

  22. Olá, meus primos.

    Sou Gualter Ramalho, filho de Luiz Ramalho (autor de Foi Deus Quem Fez Você, sucesso na viz de Amelihha). Sou neto de Arsênio de Sá Ramalho e Isabel Leite Ramalho.
    Gostaria de saber quem seria o nosso ancestral que nos vinculou à Portugal.

    1. Boa Tarde Gualter.

      Que coisa interessante, estava vendo a origem de nosso nome e vi a sua mensagem.
      Bom eu sou Edgard Ramalho, filho de Agamenon de Sá Ramalho, meu avós Cicero e Olindina, que eram de Bonito de Santa Fé.
      Se não estou enganado tenho um primo por nome de Arsênio, que conheci em 1982 e residia em Campina Grande.
      Minha tia Socorro irmã do meu pai, era casada com alguém da família Leite.

      1. Olá! Edgar Ramalho! O Arsênio Ramalho era filho do Sr. SEFAS Ramalho, da Cidade de Serra Grande – PB? O pai dele era primo de Vovó Venâncio Ferreira Ramalho, ambos moravam na década de 1970 em João Pessoa, capital.
        Tenho sobrinho e primos a procura de parentes para montar a nossa árvore também. Acesse face de: Djalma, Rubens e Socorro Ramalho.
        Agradecida.
        Boa sorte!

    2. Oi Gualter, de onde são seus avós? Sua avó tem o mesmo sobrenome do meu avô, Antônio Leite Ramalho, não conhecemos ninguém da parte de meu avô, e encontrar alguém da parte dele é um sonho de minha mãe

      1. Boa noite primo!
        Você soube do falecimento do nosso primo: dr. CORIOLANO DIAS DE SA, que era filho do Primo dos nossos avos: Luis Ramalho e Venâncio Ferreira Ramalho?
        Deus no comando da nossa Ramalhada!????

    3. Olá Gualter, sua avó Isabel tem o mesmo sobrenome do meu avô, Antônio Leite Ramalho, ele foi embora da Paraíba ainda jovem, hoje é falecido, não conhecemos a família da parte dele, minha mãe tem o sonho de encontrar.. Se puder entrar em contato para sabermos se há algum parentesco próximo ficaria grata! [email protected]

      1. Boas tarde Carolina, sou Aldenõra Maria Vieira Ramalho, nasci em Conceição na Paraíba e toda minha família (irmãos/irmãs moram aqui na Paraíba só que na capital do Estado, João Pessoa.

        1. Olá

          Me chamo Luciano Marcos Curi e sou filho de Eliana de Fátima Ramalho. Meu avô se chamava Sebastião Teixeira Ramalho e meu bisavó se chamava Jacintho Teixeira Ramalho e sua esposta Luduvina Teixeira Ramalho. Jacintho e Luduvina vieram de Portugal no final do século XIX. Alguém possui alguma informação que possa me passar sobre eles.

    1. Meu pai chamava: Jose Francisco Ramalho.
      Somos Mineiros ( MG ), meu pai nasceu no Norte de Minas.
      Se não me engano ele tem alguém sumido, não posso afirmar,
      dos filho dele eu sou o caçulo, por isso sei pouco, entendeu?
      Parece que ele tem um irmão por aí, ou morreu, sumido, algo assim,
      irmãs ele tem e mora em Belo Horizonte, e tem sobrinha no Norte de Minas.
      Acabei de lembrar, já ia esquecendo de falar, o bisavô dele é Português.
      Que Deus te abençoe!
      Abraço!!

  23. Somos Cintia da Costa Ramalho,Hisabella Ramalho Santos e Hisadora Ramalho Santos,estamos muito felizes em saber que a família Ramalho é muiiitooo grande,nos aqui em Cabo Frio,RJ esperamos saber mais,show galera,orgulho de ser Ramalho

  24. Sou Rodrigo Ramalho, filho de Osmar Ramalho e Neto de Enok Ramalho. Sei pouco da história da família, mas meu avô viveu no nordeste, Alagoas e Pernambuco. Sei que ele cresceu em uma fazenda que supostamente era chamada de Mosqueta. Fiz um mapeamento de Genoma pelo meu Dna e descobri que sou descendente de judeus sefaraditas. [email protected] meu e-mail, caso alguém saiba de algo.

  25. Sou Eutmio Pinto Ramalho, Filho de Elvidio Rodrigues Ramalho e de Ivanilda Pinto Ramalho, este 2019 teremos o Terceiro encontro da família Ramalho em Bananeiras PB. Conto com a Presença de todos.
    Ramalho Pinto
    Jornalista Radialista
    Coordenador dos Encontros da família Ramalho no Brasil.
    Contato ZAP 83987188184

    1. Pena que não posso comparecer!
      Sou neta de Manoel Francisco de Almeida Ramalho e Maria do Carmo de Miranda Ramalho. Meu pai, Antonio José de Miranda Ramalho viveu aqui na Bahia. Eu sou Antonieta Santa Cruz Ramalho.

    2. Srs. Eutmio, Elvidio e Ivanilda
      O encontro da família Ramalho ocorrerá em Bananeiras – PB em 2019. Já está definido o mês e o dia?
      Sou neto de Osório Pinto Ramalho e Josina Teodolina Ramalho e filho de José Osório Ramalho.

    3. Boa noite Eutmio,meu nome é Juarez Ramalho,sou do Interior de Minas Gerais especificamente da Cidade de Malacacheta,estou a procura de familiares Ramalho.Segue meu Zap:33 988501190.Abraço!

  26. Sou Antonio Ramalho Alves; nasci em 1952, em Bananeiras – Paraíba ; filho de João Raimundo Alves e Júlia Benedita Ramalho Alves.

  27. Sou filho de Antônio Ramalho Filho, neto de Antônio Ramalho. Meu pai nasceu em Bom Sucesso – MG. Meu avô saiu (muitos anos) de Bom Sucesso e não tivemos mais notícias dele. Última notícia não oficial, é que ela tinha ido em direção a Lavras – MG. Tenho uma tia que mora em Belo Horizonte, tia Martha. Meu pai veio pro Sul, na construção da BR 116 e depois na BR 470. Era mecânico de trator e caminhão.

    1. Meu pai se chama Darcy Arantes Ramalho, filho de José Ramalho, sempre moraram em Santo André São Paulo, meu avó era maçon, não o conheci pessoalmente, sei que tinha parentes em Portugal, em Tras dos Montes, e ele cursou faculdade em Lisboa. Mas fora isso não sei muito mais sobre a parte da familia em Portugal ou no Brasil.
      T

  28. Faço minhas observações com intuito de esclarecer pois faço pesquisa histórica das origens e genealogia da família Ramalho. De primeiro que a família Ramalho iniciou-se com o registro (provavelmente batismo) dos filhos e filhas de João (Maldonado) Ramalho, assim chamada por sua espessa barba. Casou-se (mesmo que documentos mostrem casado em Portugal com Catarina das Vacas) no Brasil com a índia Potira (M’Bicy) Izabel Dias, filha do chefe índio Tevereçá ou Tebiriçá, com quem firmou grande amizade) que tinha sua sede em Inhapuanbuçú nas vizinhanças de S. Paulo de Piratininga. Outra inverdade, pois não existem documentos que o provem, é que tenha sido escravizador de outros índios. Ao contrário, consta de documentos, que conseguiu grande admiração dos jesuítas por defender a povoação de Piratininga contra ataques de outras tribos. Portanto, dizer que possa ser o patrono dos bandidos bandeirantes é uma injustiça. Não há prova nenhuma de que tenha sido judeu, degredado, fugido, etc. Sua figura surge na história a partir de 1530. Entretanto o nome Ramalho só aparece em Portugal a partir do ano 1600, o que remete à quase certeza de que seu apelido (o Ramalho) deu origem ao nosso sobrenome por registros de batismos de seus filhos.
    Finalmente, família com brasão é família que tenha prestado serviço à Coroa. Logo, dada as afirmações acima, o brasão que a internet mostra é uma falácia pois, além de não existir esta possibilidade, é cópia exata do de uma outra família, Queiroz, cuja veracidade não me despertou interesse em buscar.
    A história de nosso ancestral é cercada de mistérios. Eu prefiro ver como um homem que ajudou aos jesuítas e primeiros moradores de São Paulo a terem boas relações com os habitantes originais do Brasil. Seus filhos e filhas provam isso. Nós somos fruto disso. E meu coração se enche de orgulho em ser, originalmente, brasileiro.

    1. João Ramalho foi morar no vale do Paraiba com Isabel Dias (Potira), onde veio a falecer com cerca de 90 anos.
      Regiao onde meu pai Francisco Ramalho de Campos nasceu.
      A familia Ramalho de Campos é muito grande na região,até pindaminhangaba.
      Meu bisavo se chamava Verginio Ramalho de Campos e faleceu em setembro de 1890. Era presidente da camara dos vereadores de Lagoinha.
      Meu avô era Juvenal Ramalho de Campos, fazendeiro em Lagoinha e Guaratingueta.
      A familia Ramalho na região é muito grande.

  29. Olá meu nome é MESSIAS RAMALHO JUNIOR, filho de MESSIAS RAMALHO e meu avô LÁZARO RAMALHO, nós os irmãos somos de CURITIBA PARANÁ, os pais do interior do PARANÁ, cidade de ABATIÁ-PR…

  30. boa tarde sou de Recife Pernambuco me chamo Shirley de Araujo Ramalho meu pai Antonio Cirilo ramalho tenho uma irma por parte de pai que se chama Eunice paiva cantora dos anos 70/80 tenho a foto dela pois minha mãe que agora tem 82 anos reconheceu a foto dela mas pelo tempo não sei se ela ainda esta viva, gostaria muito de conhecer minha linhagem meus sobrinhos por parte de pai queria ajuda .tbm enho um irmão que de chama Edilson e eloisa que e juiza .tenho esperança de respostas obg a todos [email protected].

  31. Olá! Pertenço a família Ramalho, tanto meus avós paternos e maternos são mineiro. Meu avô paterno se chamava João Lemes Ramalho e Benedito Alves de Sousa meus pais Norival Lemes Ramalho e Nair da Silva Ramalho. Meus avós se não me falha memória nasceram em paholinho MG meu pai em Pouso Alegre, minha mãe em Cabo Verde Minas Gerais

  32. O sobre nome Ramalho vem de origens dos judeus sefaraditas e até judeus askenazi tenho provas temos endereços de cemitérios judaicos na ESPANHA com pessoas do sobre nome Ramalho enterrados lá , inclusive temos os endereços dos túmulos e os nomes com sobre nome Ramalho.
    Portugal tem registros do sobre nome Ramalho mas não revela o que está por traz, são judeus que saíram e se espalharam entre Espanha e Portugal.
    Alguns tolos queriam tampar o Sol com a peneira mas não adianta são judeus os descendentes de judeus sefaraditas e até askenazi com este sobre nome Ramalho estão no Brasil.
    E eu já descobri na investigação.

  33. Meu nome é Almir Teixeira Ramalho. Meu pai se chama José Ramalho, Meu avó se chama Pedro Ramalho Bastos e minha avô Maria Amélia de Jesus. Estou tentando descobrir se eles eram Portuguêses.

  34. sou da familia ramalho, meu pai se chama josé Ramalho, meu avó Pedro ramalho Bastos e minha avô Maria amelia de jesus, estou tentando descobrir se eles eram portugueses.

  35. Oi sou da família Ramalho
    me chamo Keiciane Ramalho, nasci em Ipatinga MG, filha de Maria jose Ramalho, e a minha vó se chamava Maria Ramalho tive 14 tios e tias, mais não conheci todos, mais: Valdecy Ramalho, Edvalter Ramalho, Maria Aparecida Ramalho, Arlete Ramalho, Firmato Ramalho, Geralda Ramalho, Reinaldo ramalho. De Jampruca MG
    [email protected]

    1. Olá, meu nome é Jéssica Jêniffer Colen Ramalho, filha de Agnaldo Ramalho Krul, neta de Laura Ramalho de Jesus Krul e bisneta de José Ramalho dos Santos. Somos de Teófilo Otoni, Minas Gerais.

  36. Meu nome é Tauane Ramalho Da Silva
    Filha de Marina Ramalho Da Silva
    Neta de Maria Filismina Ramalho Ricardo Da Silva
    Tenho 4 irmãs e um irmão, todos possuem Ramalho ❤️

    Somos de Alagoas- palmeira dos Índios

    Que família grande ?

    1. Boa tarde… Minha família Ramalho tbm vem daí palmeiras dos índios, Santana do Ipanema, ouro Branco…. Si em ouro Branco tem sítio várzea do marinho… Até hoje mora algum de minha família

  37. Bom dia,

    Sou Ramalho também, estou em Joinville – SC mas a grande maioria da Familia Ramalho reside em São Paulo e Santo André.
    Ele fez faculdade em Lisboa, e tem familia em Tras dos Montes em Portugal.
    Meu avó era Maçon.

    1. Sou Ramalho e meu pai se chamava Antonio Luiz Ramalho, vindo de tras dos Montes.
      Meu avô se chamava Severino Luiz Ramalho e avó Luiza Alves Teixeira.
      Meus avós nasceram tb em Portugal na mesma regiao em 1870.
      Meu pai conheceu seus avôs que tb nasceram em Portugal na mesma região de Portugal.
      Resido no Rio de Janeiro e tenho vários primos com o mesmo sobrenome.
      [email protected]

  38. Olá Ramalhos! Soube de tantos Ramalhos que existiram e que vivem por este Brasil a fora, também sou um deles. Sou do Rio Grande do Sul. Andei pesquisando sobre a família e o mais longe que descobri é que meu tetra avô se chamava Eugenio Augusto Ramalho. Gostaria de saber se ele veio de Portugal ou se foi nascido por aqui mesmo. Abraço a todos.

  39. Bom dia, Sou Wellysson Ramalho,sou de BH porém minha família é de teófilo otoni. Sou filho de José Ramalho neto,neto de Manuel Ramalho e bisneto de José Ramalho. Meus avós eram primos de primeiro grau e segundo meu pai sua bisavó era índia da mesma região(teófilo otoni).

    1. Achei um parente! Minha família também era de Teófilo Otoni, meu bisavô vendeu uma pequena fazenda e veio morar no interior de sp, sei que a família Ramalho tinha alguns membros índios, se algum Ramalho de Teófilo Otoni quiser entrar em contato segue meu e-mail: dhone_ram[email protected]
      Meu avô se chamava Sebastião Duarte Ramalho.

    1. Nossa Tania, perdoe a demora, hoje que eu vi a pergunta sobre os livros que eu tenho.
      Um deles é: Estação Geruaba e o outro Na Boca da Noite. Ambos do Murilo Ramalho
      (que é meu primo de segundo grau, na verdade primo direto do meu pai Daniel Jardim
      Ramalho).
      Ele mora em Paulo de Frontin (Rio de Janeiro) onde tem o bairro dos Ramalhos, todos
      que moram lá são também da “minha” família Ramalho.
      Espero ter auxiliado. 🙂

      1. Sou Ana Maria Ramalho, da Paraíba.como adquirir os livros?
        Alguém sabe dizer se tem em Portugal, em alguma livraria também?
        Gratidão.????

    2. Tenho interesse nos livros que tiver da nossa família, Ramalho.
      Moro na Paraíba, mas no momento estou em casa de uma filha em Portugal.
      Boa noite.
      Gratidão.

  40. bom dia ..
    eu sou Edileia Lopes Ramalho da Silva , meu pai José da Rocha Ramalho ..
    esse sobrenome vem de Alagoas na regiao de Santana do Ipanema , Ouro Branco e aguas Belas..
    meus avos na epoca se casavam todos parantes..
    meus avo paterno são :
    Pedro Alves Ramalho e Josefa Umbilina Ramalho eles eram primo, meus bisavo eram : Manoel Alves Ramalho e Antonia Umbilina Alves. essa familia vem mistura com a familia Rodrigues Ramos .
    meus avos materno :
    josefa Umbilina Ramalho seus pais eram : Delfino Rodrigues Ramos e Maria Embilina Rocha

    1. Olá, me chamo Wellington Ricardo Ramalho Bispo, e Ramalho vêm do meu avô, Nestor Ramalho que veio de Santana de Ipanema Al, será que temos parentesco?

    2. Ramalho é sobre nome de descendentes de judeus sefaraditas e até judeus askenazi temos provas até o endereço de cemitérios judaicos na ESPANHA destes sobre nome Ramalho todos judeus .
      Eles queriam tampar o Sol com a peneira mas Portugal faz parte do sobre nome mas são descendentes de judeus no Brasil.

      1. Olá Investigadora de Ancestrais!
        Sou Gabriele Ramalho, vc sabe quais os cemitérios na Espanha que têm o nome Ramalho e
        os endereços? É que vou para lá no próximo mês. Abçsss.

  41. Boa tarde!
    Me chamo Eliane Ramalho, filha de Olivar da Silva Ramalho Junior, sou do Rio de Janeiro.
    Não conhço os parentes de meu pai e vendo todos esses comentários de vários Ramalhos, me despertou o interesse.

  42. Boa tarde! Também sou da família Ramalho minha família e do Ceará era conhecida pela plantação de caju.eu moro no rj meu avô era Francisco da Costa Ramalho e Raimunda Ramalho

  43. Procuro lá família do meu marido
    Ele é filho de Vicente Ramalho da Cunha.
    E mãe Emidia Josefa de Jesus. São de Afonso Cláudio Expirito santo.

  44. Ola, maravilhosa Familia…
    Sou Iaacov Ramalho de Recife Pernambuco, estou tentando montar a arvore Genealógica, e se alguém puder ajudar ficarei grato, irei passar algumas informações que possuo, porem não sei se estão corretas, agradeço quaisquer correção ou novas informações, deixarei meu contato ao final…

    Sou filho de
    Carlos ramalho de Oliveira e Elisabete Varejão Pascoal de Oliveira(Recife-PE)
    Leonor Souza Ramalho e Cecílio Francisco de Oliveira (conceição-PB)
    Esmerino Pinto Ramalho e Maria Souza Ramalho (conceição-PB)
    Antonio Pinto Ramalho e Constança Ramalho (conceição-PB)
    Belmiro Pinto Ramalho e Lucrecia Leite Ramalho (conceição-PB)
    Jose Rodrigues Pinto Ramalho e Jesuina Ridrigues dos santos França Leite (conceição-PB)
    Aleixo Luna Pinto Ramalho (sao Paulo-SP)

    Whatsapp:81 996068677
    email: [email protected]

    gostaria de saber também sobre os encontros da família

    1. Por acaso vc tem alguém em Olinda, dona de uma pousada em frente ao Centro de Convenções.
      Ramalho bem próximo ao saudoso Sabino Ramalho?
      Meu avô Venâncio Ferreira Ramalho era Primo dele. Ambos eram de Conceição. Meu pai era, Manoel Ferreira Ramalho( conhecido p Netinho Palitot). Era filho de Ana Batista Palitot, filha do cap. . Tiburtino Palitot, de Conceição, primeiro matrimônio, com Ponciana da cidade de Santana dos Garrotes. Lá tem uma única filha do Cap.
      tia de papai: Francisca Palitot, tia Chuiquinha Palitot com mais de 90 anos.
      Pais de vovo: Joana pinto Ramalho, era filha de Joaquina P. Ramalho, conhecida por mãe Quininha) e Gabriel Antonio de Moura, ( papae).
      No momento me encontro em lisboa-Portugal. Vi com minha mãe, Carmina Dias Ramalho, (83). Só voltaremos em dezembro. Ja te encaminhei para os primos e sobrinhos que se empenharam a colher informações para formar a árvore genealógica da família.
      A exemplo, de Rubens de Oliveira Ramalho.
      Um grande abraço, Primo.

    2. Sr. Iaacov Ramalho, estamos também tentando montar a árvore da família Ramalho, porém encontramos bastante dificuldades, mas se alguém for filho, neto ou bisneto de:
      Severino Ramalho – Conceição do Piancó – PB;
      Napoleão Ramalho – Conceição do Piancó- PB;
      Antonio Osório Ramalho – Conceição do Piancó – PB;
      Nicolau Osório Ramalho – Conceição do Piancó – PB;
      Sou filho de José Osório Ramalho – Conceição do Piancó – PB, entre em contato, assim facilitará a construção da árvore Genealógica.

  45. A coisa mais bonita e importante que Deus me deu depois da vida, foi direito de ser RAMALHO… Se existir reencarnação peço a Ele que deixe_me nascer outra vez nesse povo lindo trabalhador e honesto.Eu moro no Maranhao numa cidadesinha pequena chamada Davimopolis, quero lhes informar que temos Ramalhos tambem no Pará, no Amazonas, no Amapá é o que eu sei. No Pará te meu irmão Jose de Anchieta Ramalho que a mais de 40 anos não nos vemos. Estou abetto a comtstos e ficarei… ficaremos muito felizes por estarmos proximos das pessoas que como nós trazem essa maravilha que ser RAMALHO. Que Deus nos abencoe sempre. Nao importa a raiz o que importa e ser Ramalho.

  46. Olá, meu nome é José Márcio Ramalho, moro em Blumenau – SC. Sou filho de Antônio Ramalho Filho, natural de Bom Sucesso – MG. Meu avô chama Antônio Ramalho que parece ser dessa região também. Minha avó chama Maria Lima Ramalho, também da região de Bom Sucesso.
    Estou em busca de documentos para ver se consigo cidadania portuguesa.

  47. Sou da família ramalho meus avós se chamava Horácio Ananias ramalho e Joana moraram em um sítio perto de São José da Lagoa tapada meu avô era natural de condado PB

  48. Olá meu nome é Josilene Ramalho da Silva também pertenço a essa grande família! Gostaria de saber desse encontro da família Ramalho sou do Rio Grande do Norte.

  49. Digo sempre nós dos Ramalho somos muito família, adoramos ter e ser família, ficamos felizes quando descobrimos parentes.
    Meu nome é Aldenôra e sou nascida em uma cidade da Paraíba Conceição, meu pai Luiz Nilo Rodrigues Ramalho.
    Moro em João Pessoa.
    Este ano em Conceição foi feito um encontro da família Ramalho onde participaram descendentes do Ceará, Pernambuco e Paraíba, por motivos de trabalho não pude participar, mas meus irmãos estavam presentes.
    Já foi escolhida a cidade para o próximo encontro, será em Bananeiras – Paraíba, não sei a data, mas futuramente divulgaremos para nos organizar e participar desse evento.

    1. Olá sou Regina Ramalho Lourenço, meu avô já falecido era primo dos famosos Elba e Ze Ramalho, da Paraíba , gostaria de informações sobre esse encontro de familia?

      1. Olá, prima!
        Sou neta de Venâncio Ferreira Ramalho e Ana Baptista Palitot, ambos falecidos. Meu avô era Primo de Geni, mãe de Elba. O meu pai na região de conceição era conhecido por: netinho Palitot, Manoel F. Ramalho.
        O encontro será em Bananeiras-pb.
        Coordenação: fatima Ramalho leite, Irma do ex deputado, Severino Ramalho Leite. Será em dezembro proximo- 2018.
        Um caloroso abraço.
        Ana Maria Ramalho Dias de Araújo.
        Joao pessoa-Pb.

  50. ola sou Ana Beatriz Ramalho dos santos ,Neta de Ana Ramalho e Bisneta de Clemente Ramalho de Minas Gerais da Cidade de Teófilo Antônio mais mais recentemente moramos em Bh em Minas Gerais
    minha mãe chama Marcia Ramalho

    1. Minha família também era de Teófilo Otoni MG, meu avô se chamava Sebastião Duarte Ramalho, meu bisavô vendeu uma pequena fazenda que tinha e veio morar no interior de SP, será que somos parentes?
      [email protected] meu e-mail, se tiver algum Ramalho de Teófilo Otoni mandem mensagem.

      1. Olá!
        Sou Viviane Ramalho da Silva, neta de Feliciana Ramalho dos Santos, sou de Ipatinga, mas minha família veio de antigo município de Teófilo Otoni, Novo Oriente de Minas (antigo Belo Oriente). A família Ramalho é bem grande lá, por sinal têm duas família Ramalho que não sei ao certo o grau do parentesco.
        [email protected]

    1. boa noite

      meu pai e José da Rocha Ramalho , nasceu em Santana do Ipanema – Al onde a familia toda de meus e de santana do Ipanema e aguas bela e ouro branco ..
      os pais de meu pai é :
      PAI PEDRO ALVES RAMALHO
      MAE : JOSEFA UMBILINA RAMALHO ..

      ONDE FAMILIA DE MEUS PAIS ERA CONHECIDO COMO ONÇA .

      AVOS DE MEUS PAI PARTE PATERNO :

      MANOEL ALVES RAMALHO
      ANTONIA UMBELINA ALVES

      AVOS MATERNO :

      DELFINO RODRIGUES RAMOS
      MARIA EMBILINA ROCHA

      se algum quiser procurar conto mais sobre a minha familia ..

    2. De qual cidade seus ancestrais?
      Estou em Lisboa, vi para nascimento de um netinho,
      Voltarei para JP- Paraiba em dezembro.
      Irei a Vizeu, cidade Joao Ramalho, cap.Mor.
      Filho do Velho Maldonado e Catarina.

    3. Olá! António!
      Nossa família é de descendência portuguesa.
      Segundo informações, uma parte ficou em SP, Mg, Paraná e outros foram para o nordeste e se arraigaram nos estados de: PE, PB, CE e RN. Saindo uma turma de PÉ, Caruaru de Bezerros e Inhamun, o sertão paraibano-Conceicao.
      Tenho filha medica e esposo fazendo mestrado em Lisboa. (Microbiologia).
      Inclusive vim c minha mãe para o nascimento de seu segundo filho, meu netinho. Veja se tem raízes nestes estados. Família : Pinto Ramalho, Leite, Palitot, Moura, Arruda, Dias de Oliveira e outras. Todas estes juntaram-se a Ramalho.
      ABS. E prazer pela comunicação.

  51. Olá! Sou Marcos Ramalho, da cidade de Leme/SP. Hoje moro em Limeira/SP… Meu avô chamava-se Joaquim Ramalho, filho de Adelino Ramalho e Maria José Couto Ramalho. Também gostaria de encontrar outras informações sobre a família…

    1. Olá! Sou descendente de portugueses, da cidade do Porto. Os Maia Ramalho que foram para o Brasil, Minas Gerais, Belém do Pará e São Paulo. Gostaria de saber se pertencemos ao mesmo ramo. Qual o nome do seu antepassado português?

      1. Rita.
        Nossa ramo e de um só! Nós consideramos parentes próximos mesmo sendo da vigésima geração ou mais.
        E de nossa forma de ser mesmo, unir a família e falarmos de passado, ancestrais e etc.
        No momento estou em Lisboa, casa de uma filha, Ibéria Ramalho que faz mestrado com o esposo aqui. Ambos médicos. Passaram em Porto tbm, mas escolheram, microbiologia aqui. Vi para nascimento de um netinho e voltarei para PB, onde resido só em dezembro.
        Um grande abraço.
        O terceiro encontro da família será em Bananeiras-PB, dezembro próximo, antes do Natal.
        Onde moras? Brasil?
        Diga se tem alguém nos estado do nordeste, ok?
        Boa noite!

  52. sou de Minas Gerais. Meu sobrenome Ramalho veio da minha bisavó mãe da minha avó paterna. Ela se chamava mariquinha e era portuguesa veio pro Brasil

  53. Minha mãe Maria Adálva Ramalho, filha de João Teles Pinto Ramalho e Maria Armênia Si queira Ramalho, nasceu em Conceição no vale do Pianco, Paraiba.

    1. Oi Rosário, me chamo Elaynne Armênia… meu pai se chama Luis de Siqueira Teles, filho de João Teles Pinto Ramalho e Maria Armênia Siqueira, nasceu em conceição – paraiba… ao que parece meu pai e sua mãe são irmãos…

    2. Oi Rosario, meu pai luis de Siqueira teles…filho de João teles Pinto Ramalho e maria armenia Siqueira… ao q parece nossos pais são irmãos…
      Me chamo Elaynne armenia (86)998095357

  54. Sou Celma Ramalho de Souza, Paraiba, nas moro em São Paulo. Meu pai Antônio Batista Ramalho é de Conceição do Piancó e segundo ele somos primos de Elba e Ze Ramalho. Tenho curiosidade sobre esse lado da família e estou pesquisando.

    1. Olá Celma! Minha família por parte de mãe é Ramalho de Conceição do Piancó também. E eles também falam que somos parentes de Elba, até porque ela também é de Piancó.

    2. Boa tarde Celma, sou Aldenôra Ramalho, sou de Conceição filha de Luiz Nilo Ramalho, podemos trocar figurinhas sobre nossa família, sou prima da Elba que nasceu na minha cidade

  55. Muita bacana saber a origem da família ramalho, eu sou Adalberto ramalho junior meu avo era Joaquim ramalho morava em fortaleza ceara. mais um ramalho. Moro em macapa ap.

  56. Sou jair ramalho moro aqui em caraubas RN meu avô era José Pedro ramalho e tinha os irmãos canindo Pedro ramalho Vicente Pedro ramalho Félix Pedro ramalho liandro Pedro ramalho André Pedro ramalho meu avô José Pedro ramalho casou-se com Matilde Eliza Oliveira morava na faz.língua de vaca caraubas RN só que Félix e Vicente os dois foram em boa pra Amazônia e nunca mas deram notícia

  57. Sou dos Ramalho do Norte de Minas na cidade de Araçuai e minha bisavó se chamava Mariana Ramalho, filha de José Ramalho (origem desconhecida).
    Muito feliz de encontrar parte dessa grande família. Vamos puxar a árvore genealógica.

  58. Antiga e importante família, de origem portuguesa, estabelecida em São Paulo, para onde passou João Ramalho, de Viseu, Capitão Mor de São Paulo, 1562, filho de João Vieira Maldonado e de Catarina Afonso. Casado em Portugal, em 1510, com Catarina Fernandes, chegou à S. Vicente, antes de 1513. Fundador, em 1550, da povoação de Santo André da Borda do Campo. A nobreza paulista se entrelaça na descendência de João Ramalho, que teria vivido mais de 90 anos. João Ramalho foi descrito por escritores, cronistas e cartas de jesuítas. O soturno degredado fugitivo ou náufrago João Ramalho tinha, entre muitas concubinas, a índia Bartyra, portanto sem o controle de registros documentais que eram inexistentes na época é difícil definir quais os filhos de Bartyra. O pirata Ulrich Schimedel em 1553, ao passar por Santo André, conta que achou João Ramalho no sertão, escravizando índios. Aliás, o tráfico de escravos que ele inaugurou, fez São Vicente conhecida como Porto dos Escravos, graças a João Ramalho, e São Paulo era uma cidades mais importantes do sul do Brasil. Em 1553 o padre Manoel da Nóbrega dizia que a vida de Ramalho era uma “petra scandali”, pois tem muitas mulheres e ele e seus filhos andam com as irmãs (de suas esposas) e tem filhos delas. Vão à guerra com os índios e seus gestos são de índios e assim vivem, andando nus como os mesmos índios. Ele é o patriarca dos mamelucos que gerou uma série de filhos mestiços que mais tarde comporiam as bandeiras paulistas e revelariam violência inigualável na escravização dos indígenas do sertão.
    Pela história, João Ramalho foi o primeiro empresário bem sucedido no Brasil, pois era tão influente e poderoso com seu tráfico de escravos e controle sobre os índios do interior que Martim Afonso, em 1533, o faz Guarda-Mor da Borda do Campo. E tem tantos filhos, netos e bisnetos que se torna difícil tartar da genealogia de seus descendentes, apesar dos escritos de Pedro Taques. Quando a Inquisição inicia a perseguição aos judeus no Brasil, o mameluco de Santo André ameaça: “acabarei com a Inquisição a frechadas”. Os fatos se incumbem de demonstrar aos descendentes de João Ramalho que a fera não se deixa matar tão facilmente, pois João Ramalho era um judeu sefaradim. No nordeste, os ramalhos predominam na Bahia, na Paraíba, no Ceará, em Alagoas e em Pernambuco. Há destaques dessa família no meio artístico, tais como: José Ramalho, João Ramalho e Elba Ramalho. Em Parnamirim, há Ramalho por associação à Freire, Sampaio, Sá e Costa, descendentes dos primeiros governantes do nordeste, principalmente capitães do mato, capitães de rios, tenentes e majores de terras do interior.

    Espero ter ajudado a todos Att: Willian Ramalho

    1. É um lamentável histórico de escravizar os indígenas 🙁 .
      Mas muito bacana a sua colaboração.
      Se puder passar seus pais, avós e bisavós Ramalho, quem sabe vamos montando a árvore genealógica da família…

    2. Obrigada por defender os judeus sefaraditas, sim fizemos investigações profundas e encontramos provas evidentes de que o sobre nome Ramalho vem de origens dos judeus sefaraditas .
      Temos provas , tem registros e tumulos em cemitérios judaicos de pessoas com o sobre nome Ramalho são judeus sefaraditas na ESPANHA , por isso eles não são só de origens portuguesas.
      Tem túmulos com os nomes Ramalho tudo judeus espalhados.
      No sobre nome Ramalho tem mistura também de judeus alemães os askenazi coisa não foi totalmente revelada mais vai ser .

    3. Olá Willian Ramalho, eu também sou “William Ramalho” mas com M, sou filho de Claudio Ramalho e neto de José Ramalho, sou de Itu/SP

  59. Olá para todos da família Ramalho. Alguém possui parentesco com Manoel Ramalho? Meu avô Bruno Ramalho, filho de Manoel Ramalho, foi do Ceará para o interior do Amazonas (Tefé/Carauari) onde tinha seringais. Casou-se com a paraense Salamberga Izabel, onde tiveram os filhos José Maria, Manoel, Terezinha de Jesus, Eunice, Bento Carlos, Irene. Gostaria de saber mais sobre a história da família Ramalho. Abraço

    1. Olá Rubens, procurando informações sobre a família Ramalho, encontrei vc. Meu avô chama_se Joaquim Ramalho da Silva, também veio do Ceará para a Amazônia no início do século e casou com uma amazonense Francisca da Silva Araújo. Fizeram residência em Cruzeiro do Sul no Acre onde tiveram seus filhos. Tenho poucas informações sobre seus antepassados no nordeste. Mas minha mãe já falecida falava muito de um tio Manoel Ramalho que teria vindo de Russas acho que no Ceará.

  60. Olá Ramalhos 🙂
    Vou deixar aqui uma parte da minha família Ramalho, para quem sabe vocês encontrem a ligação e possamos ir montando a árvore genealógica da família.
    Meu bisavô era Otávio Ramalho, irmão do João Ramalho (da India Bartira) .
    Tenho uma tia avó que é a Ligya Ramalho que é neta direta do João Ramalho. Eram 3 irmãos casados com 3 irmãs.
    Meu avô era o Zacheu Ramalho.
    Tem o pessoal que é do Nordeste que é da família também (incluso aí o Zé Ramalho e a Elba).
    Tenho mais informações porque um primo escreveu 2 livros sobre a família, vou tentar colocá-los no grupo pra fazer a ligação melhor.
    Abraço a todos!!
    Cindy Ramalho

      1. Olá, perdoe a demora em retornar. Não estava sendo avisada sobre as mensagens.
        Os livros são: Estação Geruba e Na Boca da Noite, ambos do meu primo de segundo
        grau (na vdd primo direto do meu pai Daniel Jardim Ramalho – também citado no livro)
        Murilo Ramalho.
        Espero ter colaborado.
        Abraço 🙂

    1. Olá Willian​ Ramalho.Sou por parte de mãe Ramalho.Meu avô Manuel Ramalho,já falecido.Moroy em Monte Santo MG. Incrível o assunto q vc descreveu.Quero ter acesso aos livros e história das famílias.pir favor me adiciona.Estamis tentando registrar tudo q temos sobre os Ramalhos nossos.pous todos estão indo deste mundo.As novas gerações querem guardar os dados.fazer nossa árvore genealógica.me adiciona por favor.

    2. Boa tarde Cindy, sou Aldenôra Ramalho da Paraíba da cidade de Conceição, tenho interesse nos livros sobre nossa família.
      Estou tentando organizar minha descendência pelo menos a partir dos meus bisavôs, muito difícil, mas não impossível, rsrsrs
      Meu emial [email protected]

      1. Olá , sirlei moro no RJ , meu avô também era de araçuai, seu nome era Clovis Ramalho ele também tinha uma irmã chamada mariana e outra Gabriela , eu não sei muito coisa sobre a família dele pois ele não falava sobre a sua família, eu também gostaria de saber mais sobre a família dele

      2. Olá eu sou Aline santos Ramalho moro no rio janeiro
        Mais sou natural do norte de minas gerais cidade de felizburdo meu bisavô chamava amfilofio José Ramalho minha avó Ana Ramalho dos santos

        1. Minha vó materna se chama Feliciana Ramalho dos Santos ela era de Novo Oriente de Minas, estou tentando descobrir o nome dos pais dela, a família é bem grande na região. Espero ajudar e poder ter mais informações, obrigada!

    3. Por favor veja se esses dados estão corretos. Porque, segundo os historiadores, o João Ramalho (de Bartira) liga-se ao século XVI, talvez o irmão dele, não seja seu bisavô e talvez seja mais do que um pentavô.

    4. Olá, Cidy!
      Sou Ana Maria Ramalho, Joao pessoa- Pb, neta do saudoso Venâncio Ferreira Ramalho- Conceição- Pb.Era Primo de dona Geni, mãe da Elba, não lembro o grau. Mas vovó falava.
      Trabalhei com uma das tias do Ze, a Inezinha Ramalho, falecida. A mesma falava que tínhamos ligação mesmo!
      Tenho interesse nos livros. Onde encontrá-los?
      Estas sabendo do terceiro encontro da família?
      Pois, será em Bananeiras-PB, mês de dezembro, 2018. Data prevista antes do ? festas natalinas.
      Atualmente estou e Lisboa-Portugal. Vi pro nascimento de um netinho: Augusto Ramalho Dias.
      Preciso de mais informações. Tenho sobrinhos que há 15 anos, luta para formar a árvore genealógica. Ainda faltam bastantes dados.
      No Face encontrarás muitas pessoas da família. Inclusive, Rubens e Denis. Pode entrar em contato.
      Aguardo!
      Obrigada!

    5. Olá! Pertenço a família Ramalho, tanto meus avós paternos e maternos são mineiro. Meu avô paterno se chamava João Lemes Ramalho e Benedito Alves de Sousa meus pais Norival Lemes Ramalho e Nair da Silva Ramalho. Meus avós se não me falha memória nasceram em paholinho MG meu pai em Pouso Alegre, minha mãe em Cabo Verde Minas Gerais . Me interesso pelos livros se puder me enviar ficará rei agradecida . [email protected] ou [email protected]

  61. suo da familia ramalho de joao pessoa filho de arlete ramalho do povoado de gramame.1969. .giseuda paulino ramalho,maria arlete ramalho….

    1. Vocês todos tem ligações de sangue todos que possuem esse sobrenome são de uma única família, descendem de uma família Ramalho vinda diretamente de Portugal, se instalando no Brasil, sou William Ramalho de Almeida, neto de Severino dos Ramos Ramalho este irmão de Zé Ramalho. Resíduo na Paraíba.

  62. Sou Ramalho, onde uma grande parte reside me Paulo de Frontin – RJ. Lá existe um bairro Ramalho, é genial. E a origem é o João Ramalho com a India Bartira.

  63. Ola sou mais uma curiosa que procura saber se os ramalhos existente por todo o mundo mais propriamente no brasil, se na verdade serao todos da mesma familia! Saudacoes a todos voces! Sou Ramalho De Portugal mais propriamente da cidade do porto! 😀

      1. Ola!! Respondendo ao teu comentario William….fantastico! Entao e uma familia enorme…o meu avô Joaquim Ramalho costumava dizer que a familia e muito grande que estavamos todos espalhados pelo mundo!!! Deves ser meu primo! Como muitos outros!!! Tenho orgulho em ter sobrenome Ramalho! E muito interessante e ao mesmo tempo triste aquilo que Joao Ramalho fez aos indios!! Vendendo os como escravos e tendo i clusive filhos da tal india de quem se apaixonou!! Pesquisei e vi que a nossa familia tem brasão. Sou Patricia Ramalho,vivo na europa, acredito que existe uma grande historia em volta deste sobrenome tao polemico!! Bj e abracos a todos os Ramalhos

        1. incrível, Patricia, meu avô também chamava joão Ramalho, pena que ele faleceu quando eu ainda era pequena, pouco sei da família
          ahh! somos primas, né?? rsrs

        2. Olá Patricia,
          Não sei se verá esta resposta pois seu post é antigo. Eu também vivo na Europa e sou Ramalho descendente direta do ramo português. O meu avô se chamava Joaquim Ramalho. Pode ser coincidência 🙂

        3. Faço minhas observações com intuito de esclarecer pois faço pesquisa histórica das origens e genealogia da família Ramalho. De primeiro que a família Ramalho iniciou-se com o registro (provavelmente batismo) dos filhos e filhas de João (Maldonado) Ramalho, assim chamada por sua espessa barba. Casou-se (mesmo que documentos mostrem casado em Portugal com Catarina das Vacas) no Brasil com a índia Potira (M’Bicy) Izabel Dias, filha do chefe índio Tevereçá ou Tebiriçá, com quem firmou grande amizade) que tinha sua sede em Inhapuanbuçú nas vizinhanças de S. Paulo de Piratininga. Outra inverdade, pois não existem documentos que o provem, é que tenha sido escravizador de outros índios. Ao contrário, consta de documentos, que conseguiu grande admiração dos jesuítas por defenderem a povoação de Piratininga contra ataques de outras tribos. Portanto, dizer que possa ser o patrono dos bandidos bandeirantes é uma injustiça. Não há prova nenhuma de que tenha sido judeu, degredado, fugido, etc. Sua figura surge na história a partir de 1530. Entretanto o nome Ramalho só aparece em Portugal a partir do ano 1600, o que remete à quase certeza de que seu apelido (o Ramalho) deu origem ao nosso sobrenome por registros de batismos de seus filhos.
          Finalmente, família com brasão é família que tenha prestado serviço à Coroa. Logo, dada as afirmações acima, o brasão que a internet mostra é uma falácia pois, além de não existir esta possibilidade, é cópia exata do de uma outra família, Queiroz, cuja veracidade não me despertou interesse em buscar.
          A história de nosso ancestral é cercada de mistérios. Eu prefiro ver como um homem que ajudou aos jesuítas e primeiros moradores de São Paulo a terem bóias relações com os habitantes originais do Brasil. Seus filhos e filhas provam isso. Nós somos fruto disso. E meu coração se enche de orgulho em ser, originalmente, brasileiro.

  64. DOS 3 FILHOS HOMENS DE JOÃO RAMALHO EM BELÉM DO PARÁ, JOSÉ MARIA, JOÃO E JORGE. EMBORA NÃO TENHAM SIDO RECONHECIDOS EM FUNÇÃO DA LEI DA ÉPOCA(1940). UM TORNOU-SE MILITAR, OUTRO EMPRESÁRIO, E O CAÇULA ADVOGADO.
    SOMOS RAMALHOS, ANTES SÓ DE FATO, HOJE DE DIREITO.
    ABRAÇOS AOS PARENTES QUE NÃO TIVERAM CULPA.
    (91) 8271-2809 – Jorge

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *