Família Raposo

A família Raposo não é muito popular no Brasil. Mesmo assim, este não chega a ser um sobrenome muito raro por aqui. Confira logo abaixo algumas informações de origem, curiosidades, grafias e modelo de brasão dos Raposo.

O sobrenome Raposo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Raposo

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é considerado como derivado de uma alcunha, um apelido do portador inicial. Este provavelmente era associando as qualidades de uma raposa. Posteriormente o nome foi passado aos seus descendentes na forma de sobrenome e formou mais uma família tradicional em Portugual.

Esta parece ser uma família reconhecida, uma vez que foi lhe concedida o brasão das armas. Este brasão, que você poderá ver logo mais abaixo, parece ser o mais original visto desta linhagem.

Curiosidades

Há alguns registros de que esta família pode estar ligada a família Lobo. Todos estes tem origem parecidas, o que dá mais valor a originalidade desta informação.

Variantes do sobrenome Raposo

Não existem muitas variantes para o sobrenome Raposo. É possível que a grafia Raposa seja encontrada, mas o que estamos tratando é mais popular, tanto no Brasil quanto em outros países no exterior.

É possível também encontrar traduções para este sobrenome. Isso se deve pelo fato de Raposo ser também uma palavra comum a todas as línguas.

Brasão da Família Raposo

O brasão encontrado para a família Raposo é partido em quatro partes triangulares. A superior e inferior são em xadrez nas cores azul e branco. As partes da direita e da esquerda com um crescente de vermelho deitado, todos voltados para o centro do brasão. O fundo desta parte é constituído de prata. O timbre do brasão tem o símbolo de uma raposa de ouro.

É provável a existência de outros brasões desta família. Isso se deve a famílias que constituíram a sua própria identidade ou também famílias oriundas de outra região.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

82 respostas para “Família Raposo”

  1. O nome do meu tretaravô era Vitório Raposo irmão de João raposo rock raposa José Raposo Antônio Raposo Rita Raposo Rosa Raposo Stella Raposo se alguém conhecer

  2. O nome do meu tretaravô era Vitório Raposo irmão de João raposo rock raposa José Raposo Antônio Raposo Rita Raposo Rosa Raposo Stella Raposo

  3. Família Raposo, alguns mais, somos do RJ, origem do bairro Raposo, Itaperuna, estamos fora de Raposo há mais de 50 anos, lá ainda temos parentes, hoje moramos em Magé.
    O nosso patriarca tem origem portuguesa, José Raposo de Medeiros, falecido em março de 2017, aos 98 anos incompletos.
    Teremos o maior prazer em estreitar os laços com todos os “Raposos” , afinal formamos uma grande família Luzo-Brasileira. Precisamos aproximação… urgente.

    1. Olá,vi seu comentário. Tb sou neta de julho rápido de rezende de Teresópolis ( bisavô vindo de portugual tb com.o.mesmo nome..tenho parentes em Guaramirim e Magé so que não os conheço. Gostaria de saber se somos da mesma familia.

  4. Sou Sandy Raposo, sou de Sanharó -PE. Sou filha de Heraldo Raposo, bisneta de Antônio Epaminondas Raposo natural do pindurao do costa na Paraíba, tendo como tio Severino Raposo, João Raposo, Inácia Raposo e Zé Raposo em São Paulo e tendo como primo Dr. Cláudio Raposo médico ortopedista de Caruaru. Tendo familia Itaí paulista Camargo novo.

  5. Meu pai se chama Jorge Raposo dos Santos minha avó Nair vendas Rodrigues e meu avô Octávio Raposo todos falecidos , tenho parentes em Nova Friburgo RJ e Nova Iguaçu RJ , moro atualmente em Boa Vista Roraima norte do país fronteira com Venezuela e República da Guyana

  6. Olá, Sou Cristiane Rodrigues raposo do Rio de Janeiro. Meu pai Raymundo Raposo lutou na segunda guerra mundial sei que tenho parentes espalhados por todo o país. Mas conheço pouco a história da família.

    1. Somos de família Raposo. Nós viemos de Portugal . chegamos ao Brasil em 1955.meu avó materno chamava se José Antônio Raposo.eu me chamo Maria Olivia Raposo ,meu irmão chama_se José Antônio Raposo…moramos em São Paulo.,..nos adiciona na tua página….e vamos formar a GRANDE FAMILIA DOS RAPOSOS….vai ser uma raposada.

      1. Maria Lúcia Raposo Vieira meu avô venho de Portugal com 1 ano de vida Alfredo Raposo tenho 6 irmãos Raposo tenho Telma rap os Cosme raposo criei Raposo César Raposo e tem mais. Eu sei que ele nasceu na ilha da madeira.

  7. CLÁUDIO RAPOSO

    Sou também RAPOSO de Minas Gerais – meus pais são de Santo Antônio do Monte, onde tem uma grande concentração.
    Tenho quatro filhos e nove netos – é uma raposada.

    1. Sou Yan Raposo, neto de Salvador Raposo, nascido em Santo Antonio do Monte em 1929 e fazendeiro em Araújos-MG. Meus tios e primos também vivem em Araújos.

  8. SIRLANDIA RAPOSO. FILHA DE VENIR RAPOSO, NETA DE FRANCISCO RAPOSO, MEU BISAVÔ, INÁCIO RAPOSO QUE VEIO AINDA JOVEM DO CEARÁ PARA O ESTADO DO MARANHÃO, SEUS PAIS VIERAM DE SÃO PAULO PARA O NORDESTE.
    TENHO ORGULHO DE SER RAPOSO.

    1. Oi Sirlandia. Sou Francisco Carlos Raposo , filho de Eustachio Gomes Raposo e Maria de Lourdes Barreto Raposo , sou de São Francisco do Sul Estado de Santa Catarina , neto de Anthonio Gomes Raposo e Theodolinda Pereira Raposo família grande 13 irmãos e muito tradicional em nossa cidade e região.

  9. MEU NOME É JOSÉ JAILTON RAPOSO, SOU DO PINDURÃO DO COSTA NO CARIRI PARAIBANO, MEU PAI É SEBASTIÃO FERREIRA RAPOSO,SOU NETO PATERNO DE ANTONIO RAPOSO, ALEXANDRINA MARIA DA CONCEIÇÃO E BISNETO TOMAS DE AQUINO RAPOSO E A MINHA MÃE É MARIA DAS DORES RAPOSO, AVÓS MATERNOS SÃO JOSÉ DE EPAMINONDAS RAPOSO E BIBIANA MARIA DAS NEVES, ESTA FILHA DE TITO RAPOSO,IRMÃO DO MEU BISAVÔ TOMÁS E TAMBÉM MEU BISAVÔ. A MINHA FAMÍLIA RESIDE NO INTERIOR DA PARAÍBA, MAS TENHO FAMILIARES EM MINAS GERAIS, SOBRINHOS, EM SÃO PAULO, E ATUALMENTE MORO EM BOA VISTA, RORAIMA E INFORMO QUE A FAMÍLIA RAPOSO DE RORAIMA SÃO INDÍGENAS DA REGIÃO NORTE DO ESTADO, DA REGIÃO DENOMINADA RAPOSA SERRA DO SOL, ONDE A CERCA DE 13 ANOS OBTIVERAM O RECONHECIMENTO DO GOVERNO FEDERAL COMO ÁREA DE RESERVA INDÍGENA.

    1. Meu nome é Krisllen Raposo e sou neta de Manoel Raposo,que infelizmente faleceu a poucos meses,ele é filho de Laura Rosa Raposo e Crescêncio Raposo,nossa família é de São Luís do Maranhão e alguns da mesma linhagem estão em Goiânia, fico muito feliz em saber que a nossa família foi muito importante para a colonização do país e também em saber que outros parentes mais distantes estão entrando em contato,quem quiser saber mais sobre a origem da família o livro “Família Raposo” fala detalhadamente sobre o assunto,ele é um pouco antigo,mas não deve ser tão difícil de encontrar em bibliotecas que falam sobre a colonização do país

      1. Krisllen, apesar de que eu não possuir o sobrenome Raposo, mas meu bisavô Domingos Raposo Ramos o possuia, ele era filho de Ildelfonso Raposo e Iliodora. Ildelfonso Raposo tinha um irmão chamado Crescêncio Raposo do Amaral que morava na cidade de Pedreiras. Os raposo, pelo o que já pesquisei sobre a minha família, entraram no Maranhão através dos sertões piauienses, um certo João Raposo era criador de um local no Piauí chamado Curador e descobri que a cidade de Floriano, que faz divisa com o Maranhão, tem um bairro com esse nome. Tudo indica que eles fixaram residência nessa região, prncipalmente nas cidades de São Luiz Gonzaga e Pedreiras. Vou deixar o meu contato do whatsapp para você (99) 99192-5067. Jefferson Ramos

  10. Ana Raposo – Pai Açoriano – Raposo, avós, bisa, tetra….. e por aí vai. Família chegou ao Brasil na década de 50. Orgulho do meu sobrenome.

    1. Adson ,sou de São Francisco do Sul , Santa Catarina ,meus avós tiveram 13 filhos que constituiu uma Família grande e conceituada , muitos parentes moram aqui na cidade natal e região e parentes em varias regiões do nosso País e exterior. Em confraternização conseguimos reunir aproximadamente 300 parentes mesmo assim com muita ausência.

  11. Sou Raposo , Natural de São Francisco do Sul , Santa Catarina meu nome é Francisco Carlos Raposo , Cirurgião Dentista ,meu avó Antonio Gomes Raposo também natural de São Francisco do Sul , SC.

  12. Boa noite a todo(a)s meu nome e Ronaldo Rosa de Oliveira. Só da família Raposo por parte de pai pois meu pai se chama José Raposo de Oliveira.filho de Amado José Raposo que morou em Muntum Preto em MG até a década de 70 e depois mudou para Cariacica No ES.

  13. francisco cipryano raposoi moro no engenho de dentro,meu tinha o mesmo nome que o meu, veio de portugal em l911′ ja com 19 anos,morreu com 33 ele guio aqui no rio umas das primeiros meios de transportes puchado com quatro cavalos,o que deu a origem da caeteira de habilitaçao no brasil,gostaria de contactarme cm parentes no brasil ou em portugal francisco cipryano ra´poso

      1. Rodrigo.
        Meu nome é Artur Raposo Lopes, filho de Jorge Raposo e Maria de Fátima Lopes, avós paternos Eulália Raposo e José Raposo.
        Se tiver alguma semelhança me procure por favor 69 992962656

      1. me adicione também Patrícia. Sou da família Raposo e tenho muita informação sobre a minha família e posso compartilhar com vocês, ajudá-los.

        1. Oi, preciso muito saber de onde veio minha bisavó:Angelina Raposo, seu pai:Manuel Raposo Coite e sua mãe:Clara Conceição, ela veio para o Brasil com 7 anos.

          1. Monalisa esse nome Angelina Raposo não me é estranho, acho que já ouvi falar esse nome aqui em casa.

  14. Meu nome também tem Raposo.
    Herdei o Raposo de minha mãe, a familia dela é toda de Pernambuco.
    Uma rua foi nomeada com o nome de meu Avô, Pedro Raposo, a cidade de Campos Frio,do interior

  15. Também sou Raposo. Família de astutos, caprichosos, detalhistas, justos e sistemáticos.. Tenho muito orgulho!! Somos de Minas Gerais. Meu avô paterno, de onde herdei o nome, se chama Joaquim Raposo. Meu bisavô, pai dele, se chamava Carmindo Bento Raposo. É tudo o que sei… =(

  16. Eu sempre achei esse nome feio,mais agora percebo que è um nome Chick e que tem historia,passou a ser a parte do meu sobrenome que eu mais gosto.

  17. Também faço parte da família Raposo, meu bisavô e minha bisavó maternos são do Maranhão e vieram para o Rio de Janeiro de onde sou , quero conhecer meus parentes do Maranhão mas não sei nada sobre eles e nem minha mãe, mas vou continuar na busca. É muito bom saber que a família Raposo é bem grande e que tem muitos Raposos aqui no Rio de Janeiro.

    1. Thaiane, eu também faço parte da família Raposo e sou maranhense. Só que meu sobrenome é Ramos, oriundo do nome do meu bisavô Domingos Raposo Ramos. Aí no Rio de Janeiro tenho um parente que já foi prefeito de Nova Iguaçu, seu nome é Francisco de Assis Martins Amaral. Seu pai Crescêncio Raposo do Amaral era tio do meu bisavô. Deixarei meu e-mail caso queiras entrar em contato comigo: jefferson_ramos2010@hotmail.com.

  18. Bem, pelo que me consta, nossa família tem origem lá naquele decreto do Rei de Pòrtugal, D. Manoel…. Somos frutos dos “judeus novos”.
    Há informações de que o primeiro português da família Raposo a fixar-se no Brasil foi RAPOSO TAVARES, um conhecido bandeirante, que veio no século XVII.
    Mais recentemente, tivemos a disseminação dos “raposos” e segundo consta no livro “FAMÍLIA RAPOSO”, vieram para o Brasil três irmãos portugueses. Um deles fixou-se no Maranhão, o outro no Rio de Janeiro e o terceiro em Pernambuco. Há muitos Raposos também no PIAUÍ, PARÁ, RONDONIA, RORAIMA, MINAS GERAIS e SÃO PAULO.
    Abraços a todos,

    1. Oi preciso muito saber de qual cidade minha bisavó veio, ela chegou ao Brasil com 7 anos de idade, seu nome:Angelina Raposo, seu pai:Manoel Raposo Coite e mãe Clara Conceição.

  19. Sou de Poços de Caldas e não sei da onde veio este sobrenome, me disseram que é dos meus bisavós mais nunca procurei!
    Só sabia wue é de origem portuguesa!

    1. Oi Lucas de onde você é? Acho que você é meu primo… Não sei quase nada da história da minha família, mas tenho muita curiosidade de saber se todos os Raposos da região de Manhuacu são parentes… O nome do meu avô era Pedro Pereira Raposo e minha avó Carmelita…

      O avô ou bisavô de alguém aqui pode ser irmão do meu bis??? Por favor entra em contato se você sabe???

    1. Oi Rosana!!! Qual é o nome do seu avô e bisavô? Tbm tenho sobrenome Raposo da região de Manhuacu!! Os paes do meu pai eram Pedro Pereira Raposo e Carmelita nunca soube de nenhum irmão ou irmã deles. Seria muito interessante encontrar uns primos e tios por aí…

  20. Sou da família Raposo natural de Minas Gerais e gostaria de obter informações adicionais sobre a origem deste nome Raposo.

  21. Também sou Raposo, meu avô nasceu na Freguesia de Pillar Bretanha – Ilha de São Miguel – Açores – Concelho de Ponta Delgada. E me orgulho muito da história de meu avô!

    1. Oi Francisco, sou Ana Maria Raposo, meus avós eram Antônio Raposo de Melo e Mariana Augusta da Conceição, também dos Açores. Ilha de São Miguel, localidade Bretanha, hoje Pilar, moravam na rua da Casa Telhada. Estou indo conhecer a Ilha na semana que vem, quem sabe encontro algum parente. Eles vieram para o Brasil em 1926. Estou no Facebook como Ana Maria Willoweit.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *