Família Rebouças

Os sobrenomes surgiram pela necessidade das pessoas em distinguir a sua família e seus respectivos membros. Aqui no Brasil, há uma grande variedade de alcunhas, no entanto, quase todos eles não são oriundos aqui, uma vez que o país foi colonizado, e mais tarde habitado, por estrangeiros, que constituíram família.

Sendo assim, o nome Rebouças não é brasileiro. Quer conhecer a verdadeira origem desta alcunha, suas principais curiosidades, variantes do nome e o brasão representante da família? Então continue fazendo a leitura logo abaixo.

Origem da Família Rebouças

Sobrenome de origem portuguesa, Rebouças é um derivado da palavra asturiana “boza”, que tem como significado uma região ou área que pode ser queimada para possibilitar espaço para o cultivo.

Boza originou o termo “bouça” utilizado no galego e no português, mais especificamente na região Trás-os-Montes. A bouça por sua vez, é um terreno destinado à criação de plantas touceiras. Toda a preparação para o cultivo é chamada de “bouçar”, representando uma limpeza rápida, visto que o fogo consome a área com facilidade e rapidez.

Deste modo, pode-se dizer que o sobrenome Rebouças é de origem toponímica (originária de um lugar), pois sugere que o indivíduo que carregava esta alcunha vinha de uma área que havia sido bouçada.

Curiosidades

O país com o maior número de pessoas registradas com o sobrenome Rebouças é o Brasil, que contém atualmente 23.038. Em segundo lugar encontra-se o México, com apenas 131 membros da família no país.

Outras nações abrigam membros da família Rebouças, tais como os Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Espanha, Canadá, Itália e Argentina.

Variantes do sobrenome Rebouças

Dentre as variantes do sobrenome Rebouças, podemos citar: Rebucas, Rebokus, Rebocas, Rebbucas e Reabouax.

Todas estas variantes, com exceção de Rebucas, possui registros apenas nos Estados Unidos.

Brasão da Família Rebouças

A armadura do brasão da família Rebouças é dourada com uma faixa verde posicionado na diagonal. O seu timbre é a cabeça de um cavaleiro medieval, que faz uso de uma armadura com detalhes em ouro. Em cima da cabeça e a sua volta, há penas nas cores verde e dourada.

Veja o brasão da família Rebouças:

https://3.bp.blogspot.com/-NcKKfcnDrT8/VYLBZz21UKI/AAAAAAAABS0/s4pGGby6Yko/s1600/Rebou%25C3%25A7as.jpg

 

5 Replies to “Família Rebouças”

  1. Sou Analita Dias Rebouças, filha de Lídia Dias Rebouças. Não conheço nenhum parente por parte dessa família. Meu pai também não sabia se teve irmãos, tios…pois saiu da convivência com os próprios pais bem cedo. Foi criado por terceiros.

    1. Bom dia , Rejane.
      O meu bisavô Manuel de Freitas Rebouças,era de Maranguape e faleceu aproximadamente em 1946 ou 1947 em Palmácia..possivelmente era parente do seu avô. Vc sabe o nome dos seus bisavós ?
      [email protected]

  2. Sou bisneto de Manuel de Freitas Rebouças e Maria de Amorim Rebouças e neto de Amélia Rebouças Macambira .São da região de Palmácia e Maranguape , no Ceará/Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *