Família Reis

A família Reis carrega toda uma conotação religiosa. Aqui no Brasil este é um sobrenome bastante popular. Confira abaixo informações sobre origem, curiosidades, variações e modelo de brasão dos Reis.

O sobrenome Reis, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Reis

O sobrenome Reis surgiu em Portugal no século XVII. Ele é criado em decorrência dos três Reis Magos que foram ao nascimento de Jesus. Nessa época, a igreja católica exercia uma grande influência sobre a vida das pessoas.

O sobrenome em alguns casos era até mesmo acompanhado pelo nome de um dos três reis magos. Assim, era possível encontrar Baltazar dos Reis, Gaspar dos Reis ou Belchior dos Reis. Mesmo com tanta popularidade na história, não se sabe ao certo quem eram essas três figuras importantes. Alguns historiadores cogitaram a hipótese que eles deveriam ser sacerdotes ou conselheiros, da Pérsia.

Curiosidades

Várias famílias adotaram esse sobrenome de origem religiosa, na Idade Média, com a esperança de trazer prosperidade, sorte e salvação para seus membros.

Um dos principais representantes é o patriarca, Capitão – Mor Domingos dos Reis e Silva que se casou com dona Andreza Dias de Carvalho, e deram origem a vários descendentes, originando as tradicionais famílias. Bottrel Reis, Souza Reis, Reis Resende, Ribeiro Reis, Martins Reis, Teixeira Reis, Mello Reis, Brito Reis, Oliveira Reis, Veiga Reis são algumas delas.

Alguns descendentes dessa grandiosa família foram senhores de terra e verdadeiros aristocratas rurais, uns até agraciados por D. Pedro II com títulos de nobreza.

Variantes do Sobrenome Reis

Na Alemanha, a família Reis que surgiu tem origem patronímica do nome Risi, sendo uma variação italiana do nome Rico, que geraram os sobrenomes Reiss, Reis, Rainser e Reisner.

E, nas outras localidades o sobrenome continua sendo Reis, por causa da religiosidade. Mesmo assim, é possível encontrar traduções do nome, como Kings que vem do inglês.

Brasão da Família Reis

O brasão da Família Reis é muito simples. Ele é todo azul e com uma estrela de oito pontas de ouro. Essa estrela é a representação da que guiou os três Reis Magos até o menino Jesus. A cor azul do escudo representa a nobreza, formosura, majestade e serenidade.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

122 respostas para “Família Reis”

  1. Meu nome Dagoberto Lube, procuro por familiares de Orestes Reis e Gastão Reis (provavelmente falecidos), porém gostaria de fazer contatos pois alguns pertences de ambos (das décadas de 50 e 60) estão em meu poder vindo de família. para contato, [email protected]

  2. Boa noite.
    Marcio A. Reis.
    Pai: João Reis.
    mãe: Terezinha Alberto.
    Não sei muito da minha origem sei que tenho irmão por parte de Pai em Niterói RJ.

  3. Me chamo Dejane Reis
    filha de Dejair jose dos Reis
    Avós Marinalva leite Reis
    Odair José dos Reis sou de Salvador Bahia meu pai e meus avós e de Maragogipe Bahia

  4. OLA MARCIO MEU NOME E MARIO CEZAR REIS SOU FILHO DE GETULIO DOS REIS E ONOFRA CONÇALVES REIS E MEUS AVOS SE CHAMAM DURVAL REIS E MARIA MARGARIDA MEIRA.

  5. Olá, meu nome é Jane Moreira,estou procurando meu pai José dos Reis ele e toda a família são de Minas gerais da cidade de Ipatinga. Parece que ele já faleceu não sei o certo, gostaria muito de conhecer alguém da família. Ele teve um namoro rápido com minha mãe em 1981

  6. Sou bisneto de Francisco dos reis de Itapicuru na Bahia e minha bisavó Joana maria dos reis. Quero saber se tem parentes em Itapicuru na Bahia. Minha avó se chamava Josefa reis de oliveira. Me chamo Márcio de oliveira Gonçalves . Tenho sangue dos reis na veia. Quero saber a origem e se sou descendente de Portugal e oliveira de meu avô José Domingos de oliveira se é judeu o sobrenome oliveira. Meu Wats 11 96577-7027 Márcio

  7. Meu nome é Clair Teresinha Ricardo dos Reis, filha de Domingos Ricardo dos Reis e Ondina Modesto dos Reis, meus avós paternos: Osório Ricardo dos Reis Sobrinho (português) e Rosa Scipionne (italina da provínvia de Padova)sou de Caxias do Sul – RS

  8. Sou filha de Francisca Maria dos Reis… fui adotada qdo bebê, gostaria de saber se minha mãe é de origem portuguesa….o que posso fazer para descobrir?! Obrigada

  9. Procuro por familiares
    Meu pai se chamava Agostinho Paes dos Reis
    Meu tio se chamava
    dergizio Paes dos Reis
    Avó :Alverina Paes dos Reis
    Avô: Virgílio dos Reis
    Se alguém tem essas características me procure
    [email protected]

  10. Olá. Meu nome é Rodrigo José dos Reis. Sou filho de Francisco José dos Reis,neto de José Geraldo dos Reis. Moro migi guacu só. Meu avô era de sul de Minas . Campo do meio ou três corações.

    1. Legal Meu Avô tem o mesmo sobrenome do seu .. nome do meu avô é Joaquim Geraldo dos Reis …ele é de MG .
      Sou de Vitória ES

  11. Boa noite, sou bisneta de Cândido Reis , neta de Salviano Brandão da Silva e Susana Maria de Jesus, filha de Maria Aurora de Oliveira, todos já falecidos

  12. Meu nome é Reinaldo da Silva Reis, meus descendentes paternos são de carangola, Minas Gerais. Vi nas mensagens que existem varias pessoas com o sobrenome Reis em minas. Gostaria de saber por quê?

  13. Sou bisneta de Antônio Ricardo dos Reis e Maria Cândida Lamh dos Reis, Gaspar Ricardo dos Reis e Maria Cândida Ferreira de Castilhos. Moro em Jaquirana no RS . Aqui no RS tem bastante descendentes dos Reis. Inclusive teremos um encontro no dia 09/06 dos descentes dos Reis. Meu e-mail é [email protected].

  14. Meu nome é Marcos Vinicius de Oliveira Reis, pelo que estou pesquisando, este sobrenome pode ter origem portuguesa, alemã e até mesmo hebreu, mas no caso específico de Oliveira Reis, pelo que eu li tem até o brasão da família Real, meu pai se chamava Bernardino Borges dos Reis e minha mãe Célia de Oliveira Reis, meus avós paternos da Bahia e Maternos de Minas Gerais, achei muito interessante saber que bastante pessoas com esse sobrenome em Minas Gerais, aqui em São Paulo é raríssimo.

      1. Meu avô venho de Minas, o nome dele era Argil Soares dos Reis, tua família não o conhece? Estamos a procura de familiares em Minas.

    1. Meu sobrenome é Reis sou de Americana S.P
      Pamella Nayara Reis
      Meu pai Devair Marques dos Reis
      Avós Joaquim dos Reis
      Terezinha Marques dos Reis

  15. [email protected] Meu nome é Jorge dos santos Teodoro, mas só hoje descobri que meu pai foi batizado em Brodowski Estado de São Paulo,com o Nome: Jair Thiago, filho legitimo de:Pedro Thiago dos Reis,sendo avôs paternos Antônio Thiago dos Reis e Maria Sinforosa de Jesus,procuro parentes que tenha esta mesma linhagem.Pedro Thiago dos Reis,casou-se com Filomena Garcia de de Jesus. sendo avôs Maternos: José Garcia e Faustina de Jesus.

  16. [email protected] Meu nome é Jorge dos santos Teodoro, mas só hoje descobri que meu pai foi batizado em Brodowski Estado de São Paulo,com o Nome: Jair Thiago, filho legitimo de:Pedro Thiago dos Reis,sendo avôs paternos Antônio Thiago dos Reis e Maria Sinforosa de Jesus,procuro parentes que tenha esta mesma linhagem.

  17. Legal meu sobre nome .
    Sou Marcos Antônio dos Reis.
    Procuro um irmão por parte de meu pai Ariosvaldo Lopes dos Reis por nome de Aricelino.
    Sou de Montes Claros , mas moro em BH desde 1971.
    Tenho 52 anos.
    Aricelino nasceu entre 1974 e 1976 e ouvia minha família falar que nós tínhamos um irmão por parte de pai.
    Meu e-mail é [email protected]

  18. me chamo sabrina, meu avô era o João dos Reis, veio do Espírito Santo morar no Rio, não temos contato com nenhum de seus parentes.. Alguém por aqui?

    1. Bom dia, Tatiane, sou de São Paulo-SP, meu nome é Samuel Trindade, meus avós eram do Sul de MG. Avô: Antonio Trindade da cidade Três Corações, e Avó: Sebastiana Franco dos Reis Trindade. Estou tentando descobrir a descendência com portugueses, pois quero cidadania portuguesa.
      Qualquer informação meu e-mail é: [email protected].
      Desde já, grato.

  19. Alexandre Francisco Reis pai solís Francisco Reis tenho o nome da minha vó vou fazer uma árvore genealógica para ver se todos os nomes batem para chegar a uma origem comum

  20. Meu nome e Sérgio Reis

    Estou procurando os meus parentes da parte de pai o nome dele Carlos Reis
    Nome do meu avoes Arquelino Reis
    Laurezina Reis.

  21. Procuro também pelos meus parentes que não os vejo desde que nasci, o problema é que não tenho seus respectivos nomes. meus pais faleceram e não sabemos os nomes de ninguém.
    A única referência que tenho são os nomes dos meus pais.
    Pai – Augusto Damásio Dos Reis
    Mãe – Dejanira Rodrigues Dos Reis
    Filhos
    Celio Dos Reis, Mauro Dos Reis, Paulo Sergio Dos Reis, Sebastião Alves Dos Reis, Zeli Dos Reis, Zelia Dos Reis

    1. Eu sou reis meu avô é herói de guerra a segunda e sou sozinho gostaria muito de conhecer os outros reis
      Existe o dos reis é diferente a família teria nao adotava a escravidão então batizava todos como dos reis e eram tratados como trabalhadores e como da família recebida e nao tinha tratamento rude esses Sam dos reis

  22. Eu gostaria de saber se tenho parentes juiz de fora ainda que não conheci meu pai na época veio para rio não mais voltou eu não conheci ninguém ela dizia que me levaria para eu conhecer meu avós mas nuncalevou meu avô se chamava clarismundo Monteiro dos reis e minha vo Gertrudes meu tio canuto monteiro dos reis o nome do meu luis monteiro dos reis

  23. Meu nome é dilce Maria dos reis eu gostaria encontrar meu parentes que não conheci sou filha de luis monteiro dos reis filho de clarismundo Monteiro dos reis e vovó Gertrudes meu pai dizia eles tinham fazenda em juiz de fora Minas Gerais pois meu pai veio para rio e não voltou então nen conheci ninguém gostaria de saber será que eu ainda tenho parentes? EU GOSTARIA DE SABER meu tio meu pai chamava de tio canuto monteiro dos reis

  24. Meu nome é dilce Maria dos reis eu gostaria encontrar meu parentes que não conheci sou filha de luis monteiro dos reis filho de clarismundo Monteiro dos reis e vovó Gertrudes meu pai dizia eles tinham fazenda em juiz de fora Minas Gerais pois meu pai veio para rio e não voltou então nen conheci ninguém gostaria de saber será que eu ainda tenho parentes? EU GOSTARIA DE SABER

  25. Olá sou Raquel Reis Marcelino o nome Reis é da parte da familia da minha Mae
    O nome dela é Ivania Beatriz dos Reis (Marcelino)
    O do meu avó é Italo Reis
    Gostaria de descobrir qual a origem do meu sobrenome Reis

  26. Olá eu sou Giselle Reis de Ipatinga MG meus avós paternos são Josino Reis e Celina Guimarães Reis séria legal achar um parente dos quais não conheço ainda !

  27. Eu. Me. Chamo. Maurici. Oliveira. Dos. Reis.
    Meu. Pai. Mário Brasil Domingues. Dos. Reis..
    Minha. Avó. Balbina Domingues. Dos. Reis.

    Será. Que. Tenho. Algum. Parente. Por. Aí.
    A. Anos. Atrás eu. Tinha. Prima. No rio. De. Janeiro , mas. Faz. Muito. Tempo. Que. Não tenho. Notícias. Gostaria. De. Revê-los .

  28. Sou Rogerio dos Reis e meus avós paternos eram de Carangola / MG. Depois seguiram para o norte do Paraná na região de Maringá mexer com café. Alguém tem parentes nessas regiões??

    1. Opa, amigo, temos algumas coisas em comum, sei que meu bizavô, Benedito de Oliveira Reis, era de Minas Gerais, não sei qual a idade, mas sei que ele gerou meu avô, José Divino dos Reis em Três Corações, MG (não tenho certeza). Anos depois meu bizavô e sua esposa, Alzira Bianconi dos Reis, Italiana, foram morar em Santa Mariana, norte do Paraná e próximo à Maringá, e tem parentes de nossa família na maioria em Londrina, também em Ibiporã, Cornélio Procópio e região.
      De acordo com esses dados podemos ter algum parentesco! Haha
      Entre em contato comigo: [email protected]
      Obrigado!

    2. Olá!!! Minha família veio da Divisa-MG como é conhecido hoje: Dores do Rio Preto-MG, fica próximo a carangola-MG, meu bisavô se chamava Joaquim Mateus dos Reis, e meu avô Joao Mateus dos Reis.

    3. Oi!
      Você se lembra do nome de seus avôs??!
      Minha família era dividida por esses lugares de
      Minas, inclusive ainda tenho parentes em carangola, minha tia Albertina Aparecida dos Reis, Maria da Penha dos Reis…

  29. Bom dia pessoal
    Meu nome é sandra dos reis
    Procuro meus primos
    Minha avó paterna se chamava Alverina dos Reis
    Meu avô paterno se chamava Virgílio paes dos Reis
    Meu pai se chamava Agostinho paes dos Reis
    Meu tio Dergizio paes dos reis
    ❤️❤️❤️❤️

  30. Gostei muito de saber um pouco da origem do sobrenome de minha família, meu pai é de Reis filho de Joaquim Francisco dos Reis de uma comunidade chamada Laranja da Terra perto de Manhuaçu em minas

      1. Meu nome é José Antônio dos reis tenho 38 anos e meu pais se chamava Sebastião Reis, faleceu em 2010 com 80 anos e ele era de Carangola e Manhuaçu e temos parentes em Ipatinga, atualmente moro em Curitiba no Paraná. meu email [email protected]

      2. Meu avô veio desta mesma região. Ele se chamava Nelson de Souza Reis, filho de acho que Mamed de Souza Reis. Será que alguém identifica?

      3. Oi sou neta de Sebastião Reis da Silva e Ana Jacinta de Jesus minha mãe se chamava Estelina Rosa Reis ela tinha mais três irmãs meu pai roubou minha mãe e nunca mais retornou meus avós moravam em borda da mata MG e eu nasci em Riu Casca MG quem souber notícias ligue 4399813 5049 Jandaia do sul PR

  31. Sou paraense,meu avô se chamava Zózimo dos reis. Meu nariz é de alemão.mas já me disseram que sou descendente de espanhóis.me chamo Magda Anastácia dos reis?

  32. Bom dia, vocês já notaram que a característica dos Reis é o nariz?

    Pois eu tenho uma prima com esse sobrenome. E presto atenção, e quanto vejo alguém com o tipo do nariz,se verifico o sobrenome com certeza é Reis.

      1. Olá, se for Cabo Verde – MG, meus avós paternos e meu Pai nasceram ai. Na região conhecida como Barra, divisa com SP. Meu avô era Alberto Bonifácio dos Reis e minha Vó Carlota Ferreira dos Reis, também temos na linhagem o sobrenome Prado.
        Meu Pai tem primos ainda nesta região, e sempre ficou curioso de saber mais sobre a árvore genealógica da Família. se souber informações.
        Também tenho Reis da família da minha mãe, que é de Carmo da Cachoeira-MG. o Reis por parte de minha mãe, que tem origem com o Capitão – Mor Domingos dos Reis e Silva.

  33. OLá meu pai era Lino dos Reis e sempre procurou os irmãos que foram separados dede a infncia deles . Francisco dos Reis e Iracema dos Reis eles tb foram criados em orfanatos. se alguém souber pode mandar no meu e-mail obrigada, só queremos saber se estão bem.

      1. Francisco Ricardo dos Reis? Se for esse. Os filhos dele moram todos em Gravataí RS. Vão estar presentes 16 Encontro da família Ricardo dos em Jaquirana RS no dia 09/06/2019. Se for dos mesmos sinta-se convidada. Quem está organizando este encontro é eu e a minha irmã. Sou neta de José Ricardo dos Reis Sobrinho que era irmão de Francisco.

  34. Meu cunhado chama-se Ricardo Luiz de Oliveira Reis. è do Rio de Janeiro e descendente do Visconde de mateusinhos. Sua familia ainda tem louças e talheres gravados com o escudo da família, do tempo do Visconde. Os nobres da familia voltaram para Portugal nos idos de 1920 – 1930, quando já nao havia mais renda facil aqui e ainda existiam terras da familia em Portugal. Segundo as antigas matriarcas, quando voltaram para Portugal a família levou a “terça”, que ninguém sabe dizer ao certo do que se trata, mas dá a impressao que deve ser algum tipo de documento que atesta a nobreza da familia.
    RJ 2017. – Sydney.

    1. Oi Ricardo boa noite
      Sabe que meu avô também se chamava Virgílio reis
      Minha avó se chamava alverina
      Eles eram mineiros
      Meu pai se chamava Agostinho paes dos reis
      Meu tio se chamava dergizio paes dos reis
      Será que somos parentes????

  35. Gostaria de saber de meu avô paterno MANUEL FERREIRA DOS REIS que veio de Portugal para o Brasil ,rio de janeiro na decada de 1930 a 1940? Era da zona de SANGALHOS,ANADIIA PORTUGAL
    OBRIGADO

  36. Me enaactnría ganarlo!, me caso el 22 de Dic y sería genial poder usarlo ese día Active nuevamente mi twitter sólo por el concurso.. me encantan los conjuntos que tienen, son muy cómodos!

    1. Eu sou Juliana Reis dos Santos, minha familia vem de Jequitinhonha e Montes Claros, e realmente meu avô mecheu c cafe ate falir, ai trouxe a familia p capital.

      1. juliana pode ser que pertencemos a mesma famila , sou neto de cercundino jose dos reis e de agnelia maria de jesus , tenho familiares ai em jequitinhonha e joaima . sou filho de luzia maria de jesus , sou clevis dos reis .

          1. Vc deve ser meu parente minha família e de Irecê BA e era do povoado de Boa Hora meu avô era Eduardo dos Reis

  37. Poxa, muito bacana, eu ja sabia um pouco sobre meu antepassados mais queria saber um pouco mais e descobri outras coisas muito interesantes …

  38. cara, er muito firme, e eu já tenho muito nome internacional… kkkk Andrey(alemão) e reis(português)…. detalhe, já me disseram que esse nome tbm tem muito haver com a alquimia!
    sera mesmo?

  39. Sempre quis saber mais sobre meu sobrenome. Meu avó nasceu na cidade de Lima Duarte em MG. E tenho curiosidade em conhecer cada dia mais nossas origens

    1. Olá Anderson, sou Letícia Castilho dos Reis, meu avô paterno Francisco Ribeiro dos Reis, já falecido, é natural do distrito de Rosário, Lima Duarte, o pai dele era Antônio Ribeiro Sobrinho. Eu também gostaria de conhecer minha genealogia

  40. Legal saber a origem do meu sobrenome dos reis.Sou Wagner dos Reis,pelo meu avô paterno José Verissimo dos Reis,que veio de Portugal para o leste de minas ainda criança com o pai.

  41. O sobrenome Reis da minha família tem origem com o meu avô que Nasceu dia de reis 6/01. Como era tradição colocar o nome do santo do dia, isto não foi possível. Resolveram colocar o sobrenome Reis. ( Antonio Felix dos Reis) Hoje há muitos Reis esparramados neste país em função do nome deste alagoano.

      1. Olá. Muita família também tem Flávio dos reis. Tataravô Ana Flávia dos Reis. Bisavô Geraldo Flávio dos reis. Sou turvolândia MG.

  42. Olá Elizabete o sobrenome reis inclusive é meu também ele é ALEMÃO mesmo então se você tem esse sobrenome tu es decadente de ALEMÃO

  43. Como na Idade Média, a religião dominava boa parte do mundo, pois Reis, é religioso, vem de Reis Magos, muitas famílias adotavam na data de Reis Magos, o nome Reis. Acredita-se que vem de várias partes do mundo, onde a religião predominava, não tendo apenas uma raiz, mas várias…

  44. Faz um tempo, num shopping de São Paulo, estavam pesquisando sobrenomes, eu sempre acreditei que Reis, fosse portugues, mas lá me disseram que era alemão. Voces tem algo a acrescentar? Obrigada

    Elizabete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *