Família Rodrigues

Se o seu sobrenome é Rodrigues ou Rodriguez, você vai gostar de saber um pouco mais sobre a origem dele, suas curiosidades e informações sobre o brasão da família Rodrigues. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Rodrigues, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Rodrigues

Sobrenome de origem portuguesa que é classificado como sendo patronímico, uma vez que deriva do fundador do tronco familiar. Este é derivado de um nome, que neste caso é Rodrigo.

O significado do sobrenome Rodrigues é “filho de Rodrigo”. Dessa forma, a história conta que o fundador da família passou seu nome para sobrenome dos filhos e outros descendentes.

A explicação para Rodrigo virar Rodrigues é que antigamente se usava o final “es” para designar “filho de”. O nome Rodrigo vem do germanico Hrod-rich Rico em gloria ou Senhor da gloria. É um nome medieval, imortalizado pelo ultimo rei visigodo, considera-se o nome Rui como sendo sua forma familiar.

Curiosidades

No Brasil temos um poeta famoso chamado Rodrigues da Cunha. Além disso, há outras personalidades que portam este sobrenome.

Na história das origens do Sobrenome Rodrigues existem relatos de que o mesmo é pertencente a nobreza.

Variantes do sobrenome Rodrigues

Este nome possui só uma derivação. Na Espanha, o Rodrigues fica Rodríguez. Este é um sobrenome bastante conhecido nos países hispânicos e acabou se espalhando de uma forma que hoje se encontram Rodriguez até mesmo nos Estados Unidos.

Brasão da Família Rodrigues

Existem brasões diferentes para o sobrenome Rodriguez. Na Espanha ele é constituído de ouro, com quatro palas de vermelho, uma borda azul, com oito cruzes. Ele também possui potenteias de prata. Cada cruz é acantonada com cruzetas também potenteias.

Já em Portugual o escudo é de ouro, com cinco flores-de-lis e vazia de ouro. O timbre é composto por um leão de ouro nascente, carregado com a flor-de-lis do escudo na espádua.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

186 respostas para “Família Rodrigues”

  1. Olá, meu nome é Walkir Rodrigues Gomes. Meu avo se chamava Manoel Joaquim Rodrigues Bentes, filho de Joaquim Rodrigues Bentes e Maria Pinheiro Bentes. Gostaria de saber se Joaquim Rodrigues Bentes era filho de Ana Raimunda Rodrigues Duarte e de Antonio José Bentes II, provavelmente famílias residentes no estado do Pará. Se alguém souber alguma coisa, pode me passar através meu e-mail. walkir.rodrigues@hotmail.com.

  2. Olá ! …Estou a procura de informaçõaes a respeito de parentes da minha familia!
    As informações que possuo são:

    Patriarca : Felix Rodrigues ( seria um imigrante ESPANHOL/portugues, loiro dos olhos claros, que veio ao brasil e ficou em residencia a cidade de Macaubas na bahia…
    Filho de Felix: José Honorio Rodrigues (caIxero viajante), casou-se com Anna Lina de Jesus

    José Honório ( bisô) e Anna Lina ( bisa) tiveram Manoel Firmino Rodrigues(n.01/01/1888 – f.07/01/1957) (avô), até então não sei se mais filhos…

    Meu avô Manoel Firmino Rodrigues teve filhos do primeiro casamento e residia na cidade de Sud Mennucci- Fazenda Araçatuba ( antig. Pioneiros).

    Com o falecimento de sua primeira esposa, casou-se novamente em 1940 c/ 52 anos.
    Sua segunda esposa era a minha vó, Rosa Francisca Rodrigues (solt. da Silva), nasc. 14/03/1917 ela tinha 22 anos( filha de Arquileo Francisco da Silva e Maria Francisca do Nascimento( Silva)). Agora residindo na cidade De SANTANA na Bahia.
    Teve os filhos:
    – Manoel e Maria (gemeos) – 19/07/19…
    – Aurélio Rodrigues – 22/08/1938
    – Antonio Firmino Rodrigues – 10/06/1940
    – Geraldo Firmino Rodrigues – 18/04/1978
    – Leonido da Silva Rodrigues – 13/10/1955 – casou em Mirandolis SP
    -Pedro Firmino Rodrigues – 03/03/1950
    José Abilio da Silva Rodrigues – 13/04/1957

    Então suponhamos que tenha mais parentes, se alguem se identificar , por favor entre em contato .
    Valinhos – são PAULO 9 9639 7228 WHATS.

  3. Meu pai, Samuel Rodrigues de Barros e seus pais, meus avós, Heitor e Laura, já faleceram e não tenho maiores detalhes. Somos todos do Rio de Janeiro e gostaria de encontrar parentes da nossa origem em Portugal.

  4. Olá, meus avós maternos são Luiz Rodrigues Machado e Cacilda Soares Machado Cãmara. Meus avós Paternos são José Romão da Fonseca e Guiomar Moura da Fonseca. Os maternos são oriundos da Paraíba. Mas todos residiram no RN. Há alguém que tenha parentes nesses estados? Grande abraço!

  5. Olá! Sou Marta Rodrigues dos Santos, sou brasileira, nascida na cidade de Castro Alves, Bahia. Moro em Portugal e ajudaria muito maiores informações da família Rodrigues para solicitar a minha nacionalidade daqui por descendência. WhatsApp+351 961966038. Provavelmente temos muitos familiares em comum neste site e nem sabemos. Triste isso! Fiquem com Deus.

    1. Olá Marta, também procuro Parentes em Castro Alves-BA, sou neta de Adriano de Jesus Rodrigues, já falecido; morador da rua Santa Terezinha. Filho de Vicente Jose Rodrigues e Maria Lucia de Jesus Rodrigues.
      Caso conheça alguém pode entrar em contato pelo email cariine@outlook.com.

  6. Meu avô: Luiz Rodrigues Lima, e seu pai: Francisco Rodrigues Lima e sua mãe: Maria Rodrigues Lima (todos falecidos).
    Meus tios, filho do Luiz Rodrigues Lima, gostariam de conhecer os parentes do meu avô, que provavelmente residem no Ceará.
    Contatos: fabioevaldirene@gmail.com

  7. Procuro por meu avô materno
    Alcides Rodrigues Portugal, familia de Porto Novo do Cunha, MG.Sou filho de Alpha Rodrigues Trindade e Dagmar da Luz Trindade.
    RJ: 21997881461,,,,,,2133962823

  8. Meu tatataravo era Jose Rodrigues de Mendonça, de Casa Branca SP.
    Ele e sua esposa foram os pioneiros da cidade de Rio Verde GO, pois se mudaram pra lá e doaram parte de suas terras para a construçao da cidade , que se iniciava naquela epoca.

  9. Boa noite. Minha vó se chamava Francisca Rodrigues Monteiro nascida em Caririmirim Pernambuco. O nome da minha Bisavó Era Anna Da Conceição Rodrigues. Morreu em Caririmirim em Pernambuco em mais o menos em 1945 y 1950. Si alguém tiver alguma informação, eu gostaria muito de saber!!!

  10. Estou procurando manoel dos anjos santos filho de Joaquim José dos Santos e Maria da Silva santos da baía. e também José Rodrigues do santos filho de Isaías Rodrigues de Oliveira e Maria Eufrosina de Jesus estou procurando esse

  11. Olá sou Claudete Rodrigues de Souza, meu bisavô era João Rodrigues de Souza o meu avô tbm João Rodrigues de Souza, casado com Ana Maria da Conceição. Meu pai é Expedito Rodrigues de Souza. Tds ele são do Ceará de Várzea Alegre, Nomes dos meus tios, Joaquim, Raimundo José e Carmina, Raimunda, Teresina, Isabel, Agustinho, Marialva, Lindinalva e Lindalra, Todos com o sobre Nome Rodrigues de Souza Alguns deles meu pai não o conheceu. Se alguém de vcs conhecer ou for parentes me manda um email ou entrar em contato pelo Facebook clau.deterodrigues@hotmail.com. Ficarei grata obrigada.

  12. Olá, meu pai era de São Raimundo Nonato e nunca conheci nenhum familiar dele, só sabemos que o pai dele se chamava José Rodrigues de Souza e a se chamava Maria do Carmo de Souza, já são falecidos, pois o meu pai já faleceu com 75 anos.

    Kmilamanuela@gmail.com

  13. Olá procuro informações sobre minha avó ou seu seu pais, o nome dela era Joana Rodrigues do Nascimento ( Nascimento: sobrenome de casada), nascida em Itaperuna-RJ filha de Simplicio de Oliveira e Maria Rodrigues Nogueira

  14. Olá, sou da família Rodrigues, estou tentando encontrar algum parente do meu pai, não o conheço, o nome dele é José Nilson Alves Rodrigues e o nome do meu avô é, José Nilton Alves Rodrigues. A única informação que tenho é que eles moravam em São Paulo, mas que vieram do Ceará, se alguém tiver algum conhecimento sobre eles, entrem em contato por favor! Obrigado desde já. dennyslive@gmail.com

    1. Olá Célio, por acaso você sabe se o seu bisavô tinha irmãos? Meu tataravô se chamava José Rodrigo e era casado com Maria Vitorina Rodrigo. Estou procurando os parentes deles.

  15. Nada sei nada sobre a família do meu avô Luiz Rodrigues da Silva, filho de Abílio Rodrigues da Silva e Alexandrina Oliveira.. ele contou várias histórias e citava q a mãe era da Espanha…

  16. Procuro familiares talvez algum tio que esteja vivo ainda ou primos ,sou alberto rodrigues filho de vitor rodrigues sobrinho meu avô alcides rodrigues filho, morarm em guajupe ,

  17. Meu avô se chamava José Rodrigues de Almeida, filho de Antônio Rodrigues de Almeida e Margarida Rosa de Jesus. Naturais de Maia, Porto. vieram para o Rio de Janeiro em 1897 e viveram no Rio, mais especificamente no bairro Santo Cristo, região portuária. Meu avô viveu em Nova Friburgo, região serrana onde constituiu família, falecendo naquela cidade. Se alguém pertencer a essa família por favor entre em contato . ka_mour@hotmail.com

    1. Oi.como se chamava os pais da sua avó Raimunda??procuro por uma tia chamada Raimunda Rodrigues que mora em são raimundo nonato no piaui

  18. Oi pessoal!! Busco informações sobre a família do meu avô: Adelino Rodrigues de Toledo… viveram no cultivo de café, na região de Monte Sião e Jacutinga (MG)…

  19. Meus avôs acho que é descendente de português vê aí si acha alguma coisa por favor. Meus avós. José Geraldo Rodrigues e minha vó. Maria de Lourdes do espírito santo

  20. Procuro informações sobre meu avó e minha avô, Joaquim José Rodrigues e Isabel Rosa Rodrigues, não sei ao certo aonde eles nasceram, mas residiram em Teresópolis/RJ.

  21. Procuro informações sobre meu avó e minha avô, Joaquim José Rodrigues e Isabel Rosa Rodrigues, não sei ao certo aonde eles nasceram, mas residiram em Teresópolis/RJ.

  22. procuro informaçoes sobre a familia Martins Rodrigues da Costa, que morava em Panelas-PE, meu penta-avô chamava-se Jose martins rodrigues da costa.

  23. estou a procura de informações sobre o mineiro Benedito Rodrigues de Lima que arrematou terras do império na região da Barra do Chapéu interior de São Paulo em 1883.

  24. Procuro pelos familares de Francisco Rodrigues Lacerda ja falecido 1991 nas proximidades de Peixoto de AZevedo Mato Grosso meu contato 034 9 9184 4575,ou 034 3262 1788 Ituiutba M.G

  25. Procuro familiares de Fancisco Rodrigues Lacerda,falécido em 1991 aproximadamente vitima de acidente, não sei se autómovel ou outro motivo . Ele mexia com garimpo em Peixoto de Azevedo no Estado de Mato Grosso . Estou á procura de seus familiares. A unica informação que eu tenho que ele e sua família residiam em Brasilia. Quem souber do paradeiro dos Rodrigues Lacerda entre em contato comigo

  26. Meu avô era Joaquim Rodrigues natural de Penacova, distrito de Coimbra e minha avó Maria Rodrigues, vieram para o Brasil na virada do século XX Ele esta sepultado em Guaíra SP e minha avó em Londrina, filhos, netos, bisnetos e tratamentos formaram uma família com centenas de descendentes no sudeste e centro oeste do Brasi.

    1. Olá Paulo Sérgio

      a sua família é originária do centro de Portugal, perto de Coimbra. Penacoca é uma vila medieval (parece um presépio com um castelo medieval belíssimo) com muita tradição histórica. Há muitos Rodrigues nessa região (Beira Litoral).

  27. Quero saber de que parte de Portugal vieram meus bisavós. Valenca , onde nasceu meu avô Luiz Rodrigues leal, filho de Peregrino Rodrigues Leal e Venacia Maria Leal, É casou com Maria Orsolina, de origem italiana

    1. Olá Maria das Graças. Valença é uma cidade belíssima no norte de Portugal, no Minho, na fronteira com Espanha. A sua família é portanto de origem minhota, terra da antiga nobreza galaico-portuguesa.

    1. Boa noite será que são a mesma pessoa que procura eu estou procurando .Manoel dos anjos santos pai Joaquim José dos Santos e dona Maria Silva santos você conhece esses nomes são conhecidos dona Maria vive na baía

  28. Meu nome é Elda Rodrigues e procuro por familiares da parte do meu avó Manoel Rode
    Rodrigues
    por parte de mãe que nunca os conheci.
    A minha vó se chamava Glicéria e era esposa dele.
    Por favor me ajudem a encontrar algum parente por parte do meu avó;

  29. Meu nome é Amilton Rodrigues Olivera com avós paternos Hermínio Rodrigues e Izidoria Rodrigues de Olivera será que alguém
    Teria alguma informação?

  30. Meu nome é Heverton Cavalcanti Rodrigues, meu pai é Vicente Rodrigues de Freitas do estado do Pernambuco, como posso saber nossa descendência Portuguesa?

  31. Este site só dá informação errada!
    Rodrigues é um apelido de família (sobrenome) da onomástica da língua portuguesa. Sua origem é patronímica, significando “filho de Rodrigo”; seu equivalente castelhano é Rodríguez. Chegou ao Brasil levado pelos portugueses no período do Brasil colónia.

  32. Meu nome é Manoel de Andrade Santana. O nome de solteira da minha mãe era Elizabeth Rodrigues de Andrade e do meu avô materno era Antônio Rodrigues de Andrade. E agora namoro uma portuguesa que se chama Margarida Rodrigues e é do Alentejo. Como o mundo dá voltas…

  33. Boa noite! Muito interessante. Sei que em Minas Gerais há muitas pessoas com o sobrenome Rodrigues, minha família tem este sobrenome e achei maravilhoso o Brasão!

  34. Pessoal, Meu nome é Heverton Cavalcanti Rodrigues de Freitas…
    Alguém sabe a origem dos Rodrigues de Freitas? Pelo que estou lendo o passado veio de Portugal, então será que encontro algum familiar por lá?
    Agradeço a todos…

  35. Meu nome crealdina Diniz Rodrigues meus pais são do.Maranhão meus avos também minha vo já falecida conta que seu pai era português o nome dela era maria ribeiro Rodrigues

  36. Me procurem no facebook,me ajudem fazer arvore genealogica por parte de mãe:elizabete rodrigues chaves,natural de Bertopolis/mg/BR,seu pai Abilio duarte chaves,primo de Elizeu rezende,AURELIANO CHAVES,JOSE HONOFRE RODRIGUES ou entao por parte de meu pai ja falecido,romeu de souza silva,filho de Jorge Fonseca da Silva,e Francisca Vitalina de Souza ambos moradores de Divinopolis,Mg/BR

  37. Sou rodney rodrigues da silva,neto materno de abilio duarte chaves e odete duarte da silva ambos são primos e parentes de AURELIANO CHAVES(ex vice presidente do brasil) me ajudem a fazer arvore genealogica

    1. Sou Rodrigues da Silva.
      Meu pai é Antonio Rodrigues da Silva, nascido em 1936 e já falecido.
      Ele era de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.
      Sua mãe Ana Luísa Rodrigues da Silva ficou em Santa Rosa e meu pai, com 18 anos, veio para São Paulo.
      Gostaria muito de encontrar parentes.

    1. A família de minha avó paterna era RODRIGUES DA SILVA de Curvelo – MG e região.
      Quando criança, ouvi um comentário a respeito de judaísmo. Provavelmente eram cristãos novos. Eles não comentavam a respeito.
      Gostaria de descobrir as origens da família.

  38. Rodrigues originado de Martim Rodrigues de Portugal da real casa de Bragança e de Real casa de Valencia Espanha,O sobrenome Rodrigues, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

  39. Meu nome é Conceição de Maria Rodrigues da Silva, sou neta de Portugueses , meus avós paternos sao: Melquiades Rodrigues da Silva e Antônia Maria de Lisboa, quando vinheta para o Brasil foram morar em Petrolina -Pernambuco em um povoado chamado Sossego onde compraram uma fazenda , tinha um tio meu que se chamava Julio Rodrigues da Silva , seu filho Francisco Marcos trabalhava no Cartório do Primeiro Ofício em Petrolina. Minhas tias Gera Lisboa e Edmund a Lisboa foram morar em feira de Santana -Bahia , outros foram para Santos São Paulo.Meu pai se chamava Manuel Rodrigues da Silva, e veio morar em Teresina -Piauí. Gostaria muito de saber notícias da minha família tanto os daqui do Brasil como os de Portugal. Meu email cara.silva@Hotmail.com

    1. meu pai é Rodrigues de Matos de Riachão de Jacuípe- BA, como saber se nossa origem é portuguesa mesmo? difícil é a cidadania portuguesa.

  40. meu pai Nasceu no dia 06/04/1977,em Belo Horizonte Minas Gerais ele se chamava Ademar Da Silva Gomes ele nasceu no Hospital Antigo Distrital LBA-Feamur Hoje se chama Odeti Valadares o nome da minha vó paterna e Aparecida Alves Rodrigues Hoje meu pai ele teria 39anos,Estou a Procura Da minha vó Era o sonho do meu Pai agora o meu de realiza o sonho do meu pai ele sempre me pediu Ele foi mora com deus a 10 anos agora só tenho minha Mãe.Minha idade e 15 anos e quero muito encontra minha origem

    1. AMIGO VOLTA PARA TRÁS COMEÇA COM SEU AVÔ RODRIGUES SEUS BISAVÔ SEU TATARAVÔ RODRIGUES E ASSIM VAI ATE CHEGAR QUEM VEIO DE FORA DO BRASIL EU ESTOU FAZENDO ISSO SEGUE OS REGISTRO DE NASCIMENTO E CASAMENTO E BATISMO AI VC ENCONTRA O CARA QUE TROUXE SEU RODRIGUES ESTRANGEIRO OK ABRAÇO

      SOU ALEX NETO E BIS NETO, DE JOAO MANOEL RODRIGUES E MANOEL RODRIGUES PEREIRA , FALECIDOS DE PENHA SC FOI A ONDE EU COMECEI FAZER MINHAS BUSCAS PELOS CARTÓRIOS E IGREJA

      PROCURO NESSE SITE https://familysearch.org/search

  41. eu pai Nasceu no dia 06/04/1977,em Belo Horizonte Minas Gerais ele se chamava Ademar Da Silva Gomes ele nasceu no Hospital Antigo Distrital LBA-Feamur Hoje se chama Odeti Valadares o nome da minha vó paterna e Aparecida Alves Rodrigues Hoje meu pai ele teria 39anos,Estou a Procura Da minha vó Era o sonho do meu Pai agora o meu de realiza o sonho do meu pai ele sempre me pediu Ele foi mora com deus a 10 anos agora só tenho minha Mãe.Minha idade e 15 anos e quero muito encontra minha origem

  42. meu nome e vicente henrique rodrigues pereira gostaria de saber de familiares de meu pai vicente rodrigues pereira nascido em curvelo-mg ele tem hoje 93 anos e esta muito bem de saude, graças a DEUS, gostaria de termos contato de nossos familiares de sua cidade natal,aguardo.

    1. ola meu nome é diana rodrigues moro em sc mas minha familia no estado do ceara agora pergunto sera q é coisade rodrigues viver muito?

    2. Ola, a família de minha avó paterna é Rodrigues da Silva de Curvelo MG. Tenho muita parentes espalhados pela região. Vamos tentar desenrolar os fio dessa meada para descobrir mais informações a respeito de nossas famílias? Vamos conversar por e-mail.

  43. Sou filha de pai português Alberto Rodrigues e perdi contato com minha família depois que meu pai faleceu e isso me deixar triste
    Tentando achar a família de meu pai

  44. Olá Origemdosobrenome,

    Descubra um jeito divertido, inovador e sustentável para trocar aquilo que não te serve mais por algo que você quer!
    Conheça o APP Trocas, uma plataforma prática e inovadora para você divulgar produtos que quer trocar e vender! Afinal, o que é velho pra você pode ser novidade para alguém!
    Assim, todos saem ganhando, inclusive o meio ambiente!

    APP Trocas
    http://apptrocas.com.br/blog/

  45. Meu pai Francisco Rodrigues Almeida, minha mãe Sampaio Almeida tudo portuguesa, meu trisavô José Joaquim Ferreira Almeida veio de Portugal casado com minha Trisavó Francelina Joaquina Almeida, tiveram vários filhos dentre eles meu bisavô parterno o Joaquim Elpídio Ferreira Almeida e meu bisavô materno no lado da mãe da minha mãe Francisco Joaquim Ferreira Almeida também Manoel Joaquim Ferreira Almeida bisavô por parte de do pai de minha mãe, vejam que bolo doido, ficando de fora da família até agora os pais de minha avó paterna que é dá família Rodrigues e parece também ser de Portugal, detalhe com tantos portugueses na minha família como são falecidos não consigo minha cidadania portuguesa, me resta torcer que minha avó paterna tenha pai ou mãe italiana só assim conseguirei minha cidadania europeia

    1. Edvaldo, Boa noite! Minha família é Rodrigues de Almeida de Maia, cidade do Porto, Portugal. Tb busco mais informações sobre parentes.

  46. Meu pai se chama Vicente de Paula Rodrigues, nascido em Sobral-Ce, filho de João Rodrigues Ceará e Maria Linhares Rodrigues, tambem de Sobral-Ce. Por favor, alguem que tenha parentesco com o meu avô João Rodrigues Ceará e saiba mais sobre os seus antepassados, por favor, entre em contato comigo através do email: washingtonmcc@hotmail.com.

  47. gostei de saber que o meu sobrenome, rodrigues, esta espalhado por tudo o mundo. os meus antepassados eram da quinta dos moinhos, carrega, concelho de penela, distrito de coimbra portugal. um abraço para todos.

    1. Estou a fazer um trabalho sobre a Dra. Alice Maia Magalhães, prima do seu marido, e gostaria de obter mais algumas informações.
      Desde já agradeço.
      Cumprimentos

  48. Muito bom saber um pouquinho da nossa origem, Meu avo paterno chamava Valdomiro Rodrigues dos Santos de Sao Joaquim Santa Catarina , infelizmente nao o conheci mas minha mae diz que era um homem exemplar ,espero que eu passe para meus filhos sua personalidade !

  49. …,Welbert Rodrigues Lopes(Colorado do Oeste RO) filho de Ilda Maria Rodrigues Lopes( Itabirinha de Mantena MG), neto de Terezinha de Souza Lopes( Caratinga MG) e Sebastião Rodrigues (Governador Valadares MG)…

  50. EU SOU MINEIRA DO DISTRITO DE GALENA MUNICIPIO DE PRESIDENTE OLEGARIO, MEU PAI GERALDO RODRIGUES ALVES MINHA MÃE MARIA JOSÉ ALVES, BUSCO POR PARENTES,

  51. Meu nome é Maria Aparecida Silva Oliveira
    Minha avó Rita Rodrigues De Oliveira morava no Ceará e era casada com Manoel Raimundo De Oliveira.
    Caso tenha algum parente na esculta gostaria muito de conhecelos

  52. Eu queria saber do paradeiro do meu avô nome dela é Avelino Inácio Rodrigues Ele sumido ja fas mais de 55 anos. E eu nunca comeci ele e nem sei se ele está vivo. Se alguém souber me avisa

  53. Gostei muito em saber que meu nome vem de origem portuguesa.
    Ana carolina Rodrigues da silva .
    minha mae tem Soares da silva
    e o meu pai tem Rodrigues da silva filho
    uma otima experiencia saber que todo o meu sobrenome tem origem portuguesa
    alem do fato que eu gst muito de Portugal

    1. Sou Rodrigues da Silva.
      Meu pai é Antonio Rodrigues da Silva, nascido em 1936 e já falecido.
      Ele era de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.
      Sua mãe Ana Luísa Rodrigues da Silva ficou em Santa Rosa e meu pai, com 18 anos, veio para São Paulo.
      Gostaria muito de encontrar parentes.

  54. Meu avô com sobrenome Rodrigues da Silva contava que era de origem espanhola mas não sabia informar como vieram para o Brasil. Apenas dizia que quando bebezinho veio com os pais que faleceram durante a viagem de navio e que os corpos foram jogados no mar. Quando chegou aqui já tinha outros familiares esperando por eles. Certamente vieram de Açores.

    1. De onde é sua família no Brasil? Cidade Estado.A família de minha avó paterna é Rodrigues da Silva . Vieram de Portugal. Procuro saber de onde ou se eram espanhóis que passaram a Portugal e a seguir para o Brasil. O pouco que sei três dos Filhos do patriarca trabalharam para o Contratador João Fernandes em Diamantina.

  55. Alguém sabe sobre os Rodrigues de Sousa do Juazeiro do Norte CEARÁ, pois meus Ascendentes são de lá, sou neto de João Rodrigues de Sousa, bisneto de José Rodrigues de Sousa, tataraneto de Severino Rodrigues de Sousa e tetraneto de Januário Rodrigues de Sousa….

    1. Olá SOUSA, minha família também vem da região de Juazeiro do Norte, pelos documentos, exatamente de Tarrafas. Por parte de avó paterna, há Rodrigues de Sousa (meu bisavô), mais especificamente Alceu Rodrigues de Sousa, casado com Maria Otilia. Você tem alguma informação sobre? Ainda não pesquisei a fundo a família da minha avó, creio que em breve conseguirei mais informações. Entre em contato comigo pelo meu e-mail: gsaraiva.saraiva@gmail.com

    2. Oi!
      Minha família é dessa região (Crato/Juazeiro do Norte). Minha avó era Maria Helena Rodrigues Pereira, minha bisavó Rosa Rodrigues de Lima e meu tataravô Alexandre Rodrigues de Lima que também teve uma filha chamada Alcina Rodrigues de Lima, mãe do famoso Monsenhor Lima que é muito famoso no Crato.
      Também procuro informação sobre parentes.

  56. Todas as origens das famílias, muito são estrangeiros e a minoria são de origem brasileiros sendo fazendeiros e de família rica, com formações pela época era consideradas diplomas de bom partido.
    O primeiro da família Dourado que chegou na cidade de Santos, era de família rica, e formado em ‘Odontologia conhecido como dentista’, foi o primeiro patriarca formado em Odontologia que abriu sua primeira clinica em Santos.

  57. Legal, realmente em Minas Gerais existem mtos Rodrigues, meu avo materno era Rodrigues, de minas…regiao sul e eu por suposto tbm sou Rodrigues e sou mineiro..rsrs

  58. O sobrenome não diz tudo sobre sua ascendência. Sou bisneta de português, mas a minha avó que é filha dele, tb é filha de uma brasileira que é filha de um italiano com uma espanhola. No entanto, meu sobrenome não conta essa história
    No Brasil é assim. Um país tão miscigenado que temos várias origens em vários paises diferentes.

  59. Edson Rodrigues de Barao De Cocais antiga Sao Joao Do Morro Grande Minas Gerais Brasil
    fico muinto feliz ao saber que faço parte de uma familia grandiosa e brava com muitas qualidades gostaria de ter mas informaçoes sobre
    o patriasca da familia o sr Tobias Rodrigues que feio de Portugal

  60. Somos uma mistura de povos, tribos, línguas, raças e nações. Todos temos valor e valores, princípios. Todos temos boas qualidades. Há também os que tem outras qualidades não boas, mas que tiveram boas origens.
    Tenho origem, germânica, portuguesa e hebraica, levando em conta o significado dos nomes.
    Porém, nascido e criado no Brasil. Nossa bandeira é verde, amarela, azul e branco. Nós temos tudo de bom, e nos relacionamos bem com todos, sejam pereira, oliveira, da silva, silva, rodrigues, aragón, e assim por diante.
    Como seria bom para todos se aqueles que nos deixaram aqui como semente, reconhecessem o quanto levaram de nossas riquezas. Certamente se devolvessem parte delas não estaríamos tão individados financeiramente nesse estado que hoje nos encontramos. Deus fez com que o Egito pagasse ao Povo de Israel por 430 anos de escravidão. Quisera fizesse pagarem os povos ao menos parte do que levaram destas terras, destas matas, deste chão, dos nossos mares…

    Carlos de Oliveira Rodrigues

    Carlos – germânico – fazendeiro – homem do povo

    de oliveira – origem portuguesa – da família oliveira – produtores de oliveira – azeite

    rodrigues – origem portuguesa – da família rodrigues – filho de Rodrigo – rico em glória ou

    Senhor da glória.

    Por isso, pode ter origem hebraica, européia e por fim brasileiro.

    Fico feliz por ter essas origens

    e por saber que tenho tantos parentes no Brasil e no mundo.

    Kol tuv – hebraico – Carlos de Oliveira Rodrigues (Tudo de Bom da Oliveira e do Senhor da Glória)

  61. Se for estudar a história de Portugal lá moravam muitos imigrantes de muitos outros paises da Europa.Lisboa era um fervo. Todos queriam ir para lá. Com a colonização do Brasil e ocupação de outras terrasnPortugal optava em enviar esses imigrantes. Principalmente os açorianos a maioria não são descendentes portugueses, mas de outros paises europeus. Tenho dúvidas da minha origem!

  62. Nasci de olhos azuis, cabelos loiros. Sou descendente de Português e Espanhol. Nasci no Rio de Janeiro no dia 04 de Abril de 1984. Meu pais, meus avós são Cariocas também, mas os irmãos do meu avô Paterno são espanhóis.

  63. Pelas pesquisas que olhei sobre RODRIGUES, descobri também que, muitas pessoas que tem este sobrenome, a maioria são ou descendem de mineiros. Em Minas Gerais tem muitos RODRIGUES. Tem muito a ver com a imigração de portugueses em Minas.

    1. E há muitos Rodrigues em Minas devido a migração maciça de marranos para a exploração de ouro. E os Rodrigues mineiros eram marranos ou cristão novos. Por isso, se você é de Minas e um Rodrigues, pode ser que você seja descendente de um cristão novo.

  64. Muito bom saber a origem de nossos sobrenomes. De minha mãe portuguesa herdei o Rodrigues. Os Menezes do meu pai, portanto sou portuguesa pelos dois lados e tenho muito orgulho disso.
    Mas não encontrei aqui a origem dos Barbosa! Meu bisavô paterno era Barbosa de Menezes!

    1. Oi!
      Minha família é da região (Crato/Juazeiro do Norte). Minha avó era Maria Helena Rodrigues Pereira, minha bisavó Rosa Rodrigues de Lima e meu tataravô Alexandre Rodrigues de Lima que também teve uma filha chamada Alcina Rodrigues de Lima, mãe do famoso Monsenhor Lima lá do Crato. E sou Meneses pelo meu avô Geraldo Gonçalves Meneses, bisavô Francisco Gonçalves de Meneses, bisneto do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro.

      Também procuro informação sobre parentes.

  65. A família da minha mãe e de meu pai são Rodrigues,mas não são parentes nem nada…Mas a família da minha mãe é de descendência Portuguesa. Já a de meu pai não tenho ideia.

  66. Mas que babacas. Em um país colonizado por Portugal os bobões aí: Descobri que sou português. Mas é claro que temos etnias portuguesas né?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *