Família Romero

A família Romero não é muito popular no Brasil, mas também não chega a ser raro encontrar descendentes por aqui. Confira logo abaixo algumas informações, curiosidades, variantes e modelo de brasão dos Romero.

O sobrenome Romero, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Romero

Sobrenome português de origem cristã vem do espanhol Romeiro que significa peregrino, aquele que vai a Roma pôr devoção. Hoje em dia também bastante utilizado para quem peregrina, não só até Roma. Provavelmente, sua origem se deu quando um peregrino passou a ser conhecido por sua característica, tornando-se “Fulano Romero”, o que posteriormente virou sobrenome para seus descendentes.

A palavra é baseada no latim Romaeus. Não se sabe ao certo quando que esta designação começou a ser utilizada para diferenciar uma família das outras, mas com certeza estes eram cristão dedicados.

É possível que este sobrenome também tenha surgido na Itália, devido à localização da cidade de Roma. Neste caso, este seria classificado como um toponímico, de origem geográfica. Mesmo assim, ele também pode ter surgido da mesma história contada acima, só que na Itália.

Curiosidades

A mesma história de origem para o sobrenome Romeiro serve também para o nome próprio Romeu. Este é um nome bastante conhecido em vários países, inclusive no Brasil. Ele ficou famoso pelo personagem de William Shakespeare, na história do amor proibido de Romeu e Julieta.

Variantes do sobrenome Romero

Levando em conta a origem deste sobrenome, é possível encontrar outra grafia para esta palavra. No Brasil, Romero pode virar Romeiro.

Brasão da Família Romero

O brasão encontrado para família Romero encontrado é feito de um escudo com borda de ouro e interior vermelho, com dois animais, aparentemente lobos, na cor branca, ou prata. Em sua borda de ouro são encontrados ramos com folhas verdes, que não foi identificada a espécie.

Podem ser encontrados outros modelos de brasão para este sobrenome, uma vez que eles podem ter origens diversas. Mesmo assim, o modelo citado acima parece ser o mais original.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

38 respostas para “Família Romero”

  1. Olá, meu nome é Pedro Henrique Romero e o avô de meu avô era espanhol de nascença seu nome era João Romero e veio para o Brasil com sua esposa antes da década de 1930

  2. Sou Beatriz Romero, bisneta de Cândido Romero, de Granada, Espanha. Alguém aqui tem conhecimento desta família que ainda viva nesta cidade de Granada? Gostaria de visitar. Grata.

    1. Eu acho que sou seu primo. rss
      Meu nome é Marcelo Gabian Romero e sou bisneto de Cândido Romero, mas fiquei na dúvida do lugar, sendo que meu avô veio de PuenteVedras.

  3. Meu Bisavô Manoel Romeiro veio de Portugal da Serra da Estrela, veio para o Brasil em 1910 nunca mais voltou para Portugal! Onde deixou mãe e irmãs, queria saber se tem como eu os achar para poder conhecê-lo

  4. Avós paternos parte do pai, Filipa Vidal Perez, casado com Ginez Romero Lopes, original da Espanha, … Parte da mãe, Leonor Barrios Sanchez, casada com José Sanchez, também natural da Espanha

  5. Eu sou Romeiro mas dizem que antes de errarem na escrita era Romero meus antepassados. Disseram que meus antepassados eram italianos de Roma e assumiram Romero ao chegar ao Brasil mas não achei nada até hoje ainda. Se tiver algum descendente de italiano com este sobrenome Romeiro ou Romero entre em contato pelo facebook farf74

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *