Família Rossi

Se você é um descendente da família Rossi vai gostar de saber um pouco mais sobre a origem de sua família. Confira logo abaixo estas e outras curiosidades dos Rossi.

O sobrenome Rossi, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Rossi

Este é um dos sobrenomes italianos mais populares no Brasil. Ele é a forma plural de Rosso. A sua origem é classificada como vinda de uma alcunha do portador inicial. Dessa forma, os filhos de Rosso passaram a ser Rossi no plural. Como toda a família aparentemente possuía a mesma característica, eles ficaram conhecido como os Rossi, que posteriormente virou sobrenome e se espalhou por outros países.

Rosso significa vermelho em italiano, no caso indicaria uma pessoa ruiva, com pele ou cabelos cor de fogo. A pessoa muito clara também tem a característica de ficar corada ou mais vermelha quando sente vergonha ou quando está muito frio. Desta característica originou-se um apelido.

Curiosidades

Por ser um nome de origem comum, este pode ter surgido em vários lugares. Mesmo assim, sua palavra vem do italiano, então todas as suas origens são italianas.

Variantes do sobrenome Rossi

Das variantes do sobrenome Rossi podem se destacar Roscii e Russo. Russo também pode ter outra origem, mas é considerada uma variante de Rossi. Outras formas mais arcaicas podem surgir, mas com o passar do tempo, o Rossi se firmou e foi o mais disseminado, tornando se bastante popular em vários cantos.

Brasão da Família Rossi

O sobrenome Rossi possui um brasão bem específico e ao mesmo tempo simples e fácil de ser reconhecido. Ele é feito de um escudo todo vermelho. Ao centro tem se uma estrela ascendente ou também reconhecida como uma espécie de cometa de ouro.

Este parece ser o brasão mais original e tradicional desta família, mas podem existir outros. Por este ser um nome que se tornou relativamente popular é possível encontrar outros modelos de brasões mais recentes.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

11 Comentários

  1. José Henrique Rossi says:

    Meu avô Pedro Rossi e seu irmão João Rossi se separaram no navio vindo da Itália, fugindo da guerra. Não temos notícias da família descendente de João Rossi. Meu avô Pedro Rossi permaneceu no interior de São Paulo, em Macatuba. Teve um unico filho José Antônio Rossi. Sua vida foi em Bofete, interior de São Paulo. Se alguém tiver notícias, conhece, agradeço o contato.
    [email protected]
    Henrique

  2. Leandro Chagas Rossi says:

    Minha familia ao chegar no Brasil foi levada para a 4°colonia, em Silveira Martins próximo à Santa Maria, gostaria de saber se tem alguem dessa região

  3. luis lima says:

    Minha arvore genealogica ´´e a seguinte conforme relato de minha mãe:

    ANTONIO ROSSI CASADO COM RITA SILINGARDI (vieram da Italia)

    TIVERAM 11 FILHOS, POREM SO TEMOS O NOME DO MEU AVÔ, FERDINANDO ROSSI E UM IRMÃO DELE, FORTUNATO ROSSI.
    MINHA MÃE SE CHAMA ALADIA ROSSI E TEM HOJE 78 ANOS

  4. Nicola Jose Santini Rossi says:

    A origem do nome e muito importante

  5. consuelo says:

    Gostaria e informações sobre a Familia Rossi, de Faro, Terra santa no Pará. Essa família era produtora do Pau Rosa no Brasil, essência para fazer o perfume channel n 5. Alguém tem notícias de algum membro dessa família ?? Meu tio , procura por algum de seus familiares, pois nunca conheceu nenhum deles, principalmente seu pai, salvo engano já falecido, se chamava Wagner Rossí e tinha uma irmã chamada ESter Rossí.
    Gostaria e alguma informação para chegarmos até eles… Desde já ,agradeço a atenção !!

  6. Antonio Marcos Rossi says:

    Muito interessante ! O Brasão é bastante imponente !

  7. Marinete Fuly Roze says:

    Gostei muito de saber! Muito útil.

  8. Renato Rossi says:

    Também gostei muito.

  9. Eliene Rossi says:

    Adorei.. Mto bom saber.

Deixe um comentário