Família Rossi

Se você é um descendente da família Rossi vai gostar de saber um pouco mais sobre a origem de sua família. Confira logo abaixo estas e outras curiosidades dos Rossi.

O sobrenome Rossi, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Rossi

Este é um dos sobrenomes italianos mais populares no Brasil. Ele é a forma plural de Rosso. A sua origem é classificada como vinda de uma alcunha do portador inicial. Dessa forma, os filhos de Rosso passaram a ser Rossi no plural. Como toda a família aparentemente possuía a mesma característica, eles ficaram conhecido como os Rossi, que posteriormente virou sobrenome e se espalhou por outros países.

Rosso significa vermelho em italiano, no caso indicaria uma pessoa ruiva, com pele ou cabelos cor de fogo. A pessoa muito clara também tem a característica de ficar corada ou mais vermelha quando sente vergonha ou quando está muito frio. Desta característica originou-se um apelido.

Curiosidades

Por ser um nome de origem comum, este pode ter surgido em vários lugares. Mesmo assim, sua palavra vem do italiano, então todas as suas origens são italianas.

Variantes do sobrenome Rossi

Das variantes do sobrenome Rossi podem se destacar Roscii e Russo. Russo também pode ter outra origem, mas é considerada uma variante de Rossi. Outras formas mais arcaicas podem surgir, mas com o passar do tempo, o Rossi se firmou e foi o mais disseminado, tornando se bastante popular em vários cantos.

Brasão da Família Rossi

O sobrenome Rossi possui um brasão bem específico e ao mesmo tempo simples e fácil de ser reconhecido. Ele é feito de um escudo todo vermelho. Ao centro tem se uma estrela ascendente ou também reconhecida como uma espécie de cometa de ouro.

Este parece ser o brasão mais original e tradicional desta família, mas podem existir outros. Por este ser um nome que se tornou relativamente popular é possível encontrar outros modelos de brasões mais recentes.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

69 Replies to “Família Rossi”

  1. Boa noite meus bisavós sechamavam Giuseppe Rossi casado com Carolina Benatti, seus pais meu tataravos se chamava Ângelo Rossi e Emília Conferai, os outros pais de Carolina eram Ângelo Benatti e Maria Marsari vieram de Treviso região de Vêneto

  2. Meu tataravô se chamava Giovanni Rossi (João Rossi – no Brasil) casado com Maria Rossi, nasceu em 1870, chegaram no Brasil em 1897, veio para Itatiba – SP.

    Alguém saberia me informar de que região da Itália veio o Giovanni?

    [email protected]

  3. Meu bisavô se chamava Antonio Rossi casado com Serenina Palaquina, seu filho, meu avô paterno se chamava Célio Rossi casado com Palmira Aparecida Rossi, era do norte do Parana, região de Londrina, que teve 6 filhos: Orlando Rossi, Antonio Rossi Neto, Sebastião Rossi, Jorge Rossi, Teresa Rossi e Georgina Rossi, procuro informações sobre parentes

  4. Meu bisavô João Rossi era casado com Doralice Pedroso, na certidão de nascimento de minha vó tem o nome dos dois, minha vó fugiu de casa com 9 anos e esconde sua origem desde então, hoje ela tem 65 anos e se chama Osminda dos Santos. Não sabemos por quais motivos ela fugiu e sabemos pouco sobre.

  5. Denize Russi
    Meu tataravô se chamava Giovanni Rossi casado com Maria Granata tiveram 3 Filhos um deles meu bisavô Giacomo Rossi casado com Maria Boaretto vieram da província dê Rovigo comunidade Crespino e se estabeleceram em Varginha e Eloe Mendes

  6. Olá Gostaria de saber se alguém tem parentesco Com Ângelo De Rossi casado com Emilia Confarai Benatti eles são os meus Tataravos. Meu bisavô era Giuseppe De Rossi casado com Carolina Benatti

  7. Procuro por parentes de Eulaliah Rossi Brandizzi que veio da Italia para o Brasil em 1915, desembarcando provavelmente em Vitoria-Espirito Santo…

  8. Procuro por parentes de Eulalia Rossi Brandizzi que veio da Italia para o Brasil em 1915, desembarcando provavelmente em Vitoria-Espirito Santo.

  9. ATUALIZANDO: ANTONIO ROSSI NASCEU EM PADUA-ITALIA EM 1872. CASOU COM RITA SILIGARDI EM SANTA CRUZ DA ESTRELA-SP EM 1898. TIVERAM 15 FILHOS:
    1° filho: Maximiliano (1899)
    2° π: Dante 1900
    3° π: Ferdinando 1901
    4° π: Domenico 1902
    5ª π: Emma 1904
    6° π: Fortunato
    7° π: Felicio
    8° π: Genoveva
    9° π: Anna
    10° π: Giustina
    11° π: Teresa 1912
    12° π: Regina
    13° π: Jose 1915
    14° π: Angelina
    15° π: Antonio

  10. Tenho feito algumas pesquisar para ver se descubro um pouco da origem da minha família , minha bisa avô foi Maria Rossi casada com Felicio Polisel , estou a procura de mais informações

    1. Consegui mais algumas informações sobre meus familiares , como disse anteriormente sou bisneto de Maria Rossi filha de Giacomo Rossi e Regina Rossi casada com Felicio Polisel em Araras-Sp deste matrimonio nasceu minha Avô Graciosa Luiza Polisel Felipe.

  11. Olá, Boa noite , estou pesquisando sobre meus descendentes e encontrei um site maravilhoso, onde inclusive se consegue ver em muitos casos até a certidão de casamento digitalizada de nossos ancestrais
    O site é http://www.apers.rs.gov.br/portal/index.php?menu=aap.
    Você entra na busca e digita o primeiro o sobrenome somente , depois vai refinado a busca, rapidamente vi vários com seu sobrenome é José, talvez seja encontrado veja no sitem Giusepe
    Boa sorte ,

  12. Meu bisavô materno se chamava João Rossi meu avô Angelo Rossi e minha mãe Anésia Rossi Paes
    casada com José Antonio Paes Netto todos falecidos Josiane Aparecida Paes Foreze casada
    Josiane Aparecida Paes Foreze casasda com Daniel Foreze e tenho 2 filhos Renan Felipe Paes Foreze e Laura Paes Foreze moramos em Rio das Pedras SP

  13. Meu bisavô materno se chamava João Rossi meu avô Angelo Rossi e minha mãe Anésia Rossi Paes
    casada com José Antonio Paes Netto todos falecidos eu Josiane Aparecida Paes Foreze sou casasda com Daniel Foreze e tenho 2 filhos Renan Felipe Paes Foreze e Laura Paes Foreze moramos em Rio das Pedras SP

  14. Meu tataravô se chamava Salvador Rossi, e saiu de uma região italiana chamada Calábria para fugir da Primeira Guerra. Teve um filho também chamado Salvador, que se casou com uma mulher de origem espanhola, Ana Maria Molina. Eles tiveram meu vô, Francisco Paulo Rossi, e outros filhos. Se alguém souber desses filhos ou de outros parentes manda mensagem.

    1. Santa, Germano, Vitorio, Catarina e Carlito foram filhos dela. talvez um deles tenha noticias. pode pedir certidao de inteiro teor de qualquer deles que sai o nome dos avos.

    2. Há uma tia chamada Iridi Rossi, desembarcaram em 1897, quando desembarcou com a família tinha 6 anos. Filha de Domenico Rossi e Maria Rossi.

  15. Procuro sobre meus tataravós Iride De Rossi mazzutti,casada com José Mazzutti……minha tataravô chegou da Italia em 06/04/1897…..Vivian em tapejara …Serra gaúcha.

  16. Meu avô, Paulo Rossi veio com a família, pai Raphael Rossi e mãe Stefanini Rossi, e irmãos Antonio Rossi, Orlando Rossi, Maria Rossi, fugindo da Guerra, meu avô morou em São bernardo do campo , falecendo em 1976. nunca tivemos contato com os irmãos de meu avô. só tenho conhecimento que Orlando teve um filho por nome Rafael, já falecido tbm.

    1. Gostaria de entrar em contato com vc, estou procurando parentes da minha avó, família Rossi, minha bisavó Maria Rossi e meu bisavô Raphael Rossi, vindo da Itália

    2. Oi Luciane, sabe dizer se algum dos irmãos de seu avô chegaram a morar na cidade de Petrópolis, RJ? Porque meu bisavô tinha pais chamados Maria Rossi e José Rossi, estou tentando encontrar mais informações sobre os pais dele.

  17. Meu bisavô era Antônio Rossi casado com Maria Hortigara Rossi. Meu avô Pedro Rossi casado com Sarina Bombardelli Rossi. Da união deles nascerá Maria Rossi VIAPIANA, Dora rossi Roberti, Irineu Rossi, Andrea Rossi e Bárbara Rossi Peripoli. Sou Juliana Rossi filha de Irineu Rossi e Getulia Benatti Brigo Rossi.

  18. Meu bisavo Angelo Rossi pai de Domingos Rossi e este casado em Araraquara SP em 1911 com Antonia Sgorlon ambos italianos da região de Veneto ”Rovigo”

  19. Oi
    Meus avós Angélica Flâmia Rossi e João Rossi. Vieram para São Paulo não sei ao certo a região mas tiveram muitos filhos, Luiza Coradini, Antônio Rossi meu pai, gostaria de saber se alguém tem mais informações.

    1. uma das filhas MARIA LUCIA ROSSI DIASNome Social/Apelido: Nome da Mãe: ANGELICA FLAMIANome do Pai: JOÃO ROSSI
      reside em DOURADOS – MSTipo Logradouro:
      RUA
      Nome Logradouro:
      EDIBERTO CELESTINO DE OLIVEIRANumero:
      1367
      Bairro:
      VILA SANTO ANDRÉComplemento:
      APARTAMENTO 2
      não sei se e viva ainda mas nasceu em 1942

  20. Olá Amanada, sou da Família Russi de Itajaí, meu bisavó é Amadio Russi casado com Joaquina dos Santos Russi, meu avó é Alberto Russi de que parte de Itajaí você é?

      1. Olá Amanda, estou em busca de mais informações da minha bisavó. Ela se chamava Alvina Russi Rodrigues e morava em Machados, minha avó se chamava Maria Rodrigues e casou-se com Olindio dos Santos. Você tem contato com usa família em Itajaí? Será que poderiam ser parentes?

  21. Há muito tempo procuro a origem de meus antempaçados e não acho,meu av^era Francisco Rossi que veio para são carlos s
    p.e depois itirapina sp. não acho nada nem na hospedaria e no museu do imigrante. obrigado.

  22. Meu avô Pedro Rossi e seu irmão João Rossi se separaram no navio vindo da Itália, fugindo da guerra. Não temos notícias da família descendente de João Rossi. Meu avô Pedro Rossi permaneceu no interior de São Paulo, em Macatuba. Teve um unico filho José Antônio Rossi. Sua vida foi em Bofete, interior de São Paulo. Se alguém tiver notícias, conhece, agradeço o contato.
    [email protected]
    Henrique

    1. Olá sou da Familia Russi de Itajai Santa Cataria estou procurando informação sobre descendentes e em Brusque consegui certidão de casamento de meu tataravó que nasceu em Santa Catarina na certidão esta como Ângelo Rossi filho de João Rossi casado com Thereza Belizi talvéz este João seja irmão de Pedro e ambos vieram da Itália será? Com passar dos cartorios o sobrenome mudou eu creio.

      1. Olá minha bisavó se chamava Adelina Russi, irmã de Bartolo,Armando e josephi Russi.

        Por conta dela fugir para se casar com uma pessoa contra a vontade dos pais acabou sendo deserdada.
        Alguém teria alguma informação dessa família.

        Obrigado

    2. Oi meu bisavô materno se chamava João Rossi meu avô Angelo Rossi e minha
      mãe Anésia Rossi Paes casada com José Antonio Paes Netto todos falecidos eu Josiane Aparecida Paes Foreze sou casada com Daniel Foreze e tenho 2 filhos Renan Felipe Paes Foreze e Laura Paes Foreze moramos em Rio das Pedras SP

  23. Minha familia ao chegar no Brasil foi levada para a 4°colonia, em Silveira Martins próximo à Santa Maria, gostaria de saber se tem alguem dessa região

    1. Olá, Boa noite , estou pesquisando sobre meus descendentes e encontrei um site maravilhoso, onde inclusive se consegue ver em muitos casos até a certidão de casamento digitalizada de nossos ancestrais
      O site é http://www.apers.rs.gov.br/portal/index.php?menu=aap.
      Você entra na busca e digita o primeiro o sobrenome somente , depois vai refinado a busca, rapidamente vi vários com seu sobrenome é José, talvez seja encontrado veja no sitem Giusepe
      Boa sorte ,

  24. Minha arvore genealogica ´´e a seguinte conforme relato de minha mãe:

    ANTONIO ROSSI CASADO COM RITA SILINGARDI (vieram da Italia)

    TIVERAM 11 FILHOS, POREM SO TEMOS O NOME DO MEU AVÔ, FERDINANDO ROSSI E UM IRMÃO DELE, FORTUNATO ROSSI.
    MINHA MÃE SE CHAMA ALADIA ROSSI E TEM HOJE 78 ANOS

      1. Olá, Adriano! Estou procurando parentes da sua regiao. Ao que me consta, meu bisavô Firmino Rossi era filho de Ferdinando Rossi e viveram muitos anos em Tabatinga-SP. Firmino teve muitos irmãos: Nidio, Ivo, Orio (não sei se a grafia está correta). Assim, sou trineto de Fernandino, bisneto do Firmino, neto de seu primogênito Primo.

    1. MEU TATARAVO GIOVANNI ROSSI CHEGOU EM 1906 COM A ESPOSA MARIA, OS FILHOS ANTONIO E RICARDO, AS NORAS RITA SILINGARDI E MARIA, E OS NETOS MASSIMILIANO, DANTE, FERDINANDO, DOMENICO E EMMA. MEU AVO FERDINANDO TEVE OUTROS 9 IRMAOS: FORTUNATO, JOSE, FELICIO, GENOVEVA, ANA, REGINA, TEREZA, ANGELINA, JUSTINA, E ANTONIO. DESTES, SO TENHO NOTICIAS DE QUATRO DELES. SE ALGUEM TIVER MAIS INFORMAÇÕES PODE ME ENVIAR EMAIL [email protected]

    2. ATUALIZANDO: ANTONIO ROSSI NASCEU EM PADUA-ITALIA EM 1872. CASOU COM RITA SILIGARDI EM SANTA CRUZ DA ESTRELA-SP EM 1898. TIVERAM 15 FILHOS:
      1° filho: Maximiliano (1899)
      2° π: Dante 1900
      3° π: Ferdinando 1901
      4° π: Domenico 1902
      5ª π: Emma 1904
      6° π: Fortunato
      7° π: Felicio
      8° π: Genoveva
      9° π: Anna
      10° π: Giustina
      11° π: Teresa 1912
      12° π: Regina
      13° π: Jose 1915
      14° π: Angelina
      15° π: Antonio

  25. Gostaria e informações sobre a Familia Rossi, de Faro, Terra santa no Pará. Essa família era produtora do Pau Rosa no Brasil, essência para fazer o perfume channel n 5. Alguém tem notícias de algum membro dessa família ?? Meu tio , procura por algum de seus familiares, pois nunca conheceu nenhum deles, principalmente seu pai, salvo engano já falecido, se chamava Wagner Rossí e tinha uma irmã chamada ESter Rossí.
    Gostaria e alguma informação para chegarmos até eles… Desde já ,agradeço a atenção !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *