Família Saldanha

A família Saldanha foi bastante disseminada na Europa e também no Brasil. Por aqui este não é um sobrenome muito popular, mas não está na lista dos sobrenomes raros de se encontrar. Confira logo abaixo algumas informações sobre origem, brasão e variantes da família Saldanha.

O sobrenome Saldanha, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Saldanha

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geográfica advinda de alguma região. Dessa forma, pessoas que vinham de tal região acabavam por serem reconhecidas como “Fulano de Saldanha”, o que posteriormente foi disseminado aos descendentes na forma de sobrenome.

Em Portugal procedem do Conde D. Sancho Dias de Saldanha, que passou a Portugal nos tempos de el-rei D.Afonso V e deixou por lá portadores do sobrenome que difundiram o mesmo por toda a Europa..

O fundador desta linhagem na Espanha foi o judeu converso Nuño López, seu filho Fernando López tomou o sobrenome Saldaña da forma portuguesa.

Curiosidades

Apesar de ter surgido como sobrenome em Portugual, a palavra Saldanha vem do Árabe e significa “Arma da fé”.

Variantes do sobrenome Saldanha

Uma das variantes de Saldanha, que provavelmente surgiu na Espanha, é grafada de um jeito mais particular, encontrado na língua hispânica. A variante Saldaña foi disseminada inicialmente em países hispânicos e depois foi levada para fora desses países. Portanto, os dois jeitos podem ser bastante conhecido no Brasil, embora o que estamos tratando ser um pouco mais popular.

Brasão da Família Saldanha

O brasão mais original encontrado da família Saldanha é feito de um escudo vermelho com uma torre de prata. Ela está de portais abertos, iluminada lavrada e coberta de azul. Em seu topo se encontra uma cruz de ouro. O timbre do brasão da família Saldanha é constituído pela mesma torre do escudo.

É possível encontrar outros modelos de Brasão da família Saldanha. Estes são de famílias com outras origens. Mesmo assim, o brasão relatado logo acima parece ser o mais reconhecido.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

41 Comentários

  1. Denise Saldanha says:

    Sou Denise Saldanha de Encantado, Rio Grande do Sul..que bom saber mais sobre nossos descendentes.

  2. Meu nome é livian Saldanha eu moro no Brasil

  3. Pedro Luiz Saldanha Moura says:

    Me chamo Pedro Luiz Saldanha Moura, vivo em Niterói/ RJ,pelo que sei Minha família (meus avós) vieram do RS meu avô se chamava Alacrinio e Minha avó Maria , lindo esse sobrenome tenho muito orgulho..

  4. Sou Tatiane dos santos saldanha
    Sou bisneta de José Parente Saldanha
    Neta de Antônio Parente saldanha
    Somos de Crato-ce
    Gostaria de encontrar o restante da parentada

  5. Diego Moreira Saldanha says:

    Esqueci me mencionar, nasci e me criei no Rio de Janeiro, mas o meu pai nasceu em Belém do Pará. Meu pai conta uma história que o meu bisavô era de São Luiz do Maranhão.

  6. Diego Moreira Saldanha says:

    Me chamo Diego Saldanha, sou filho de Antônio Rinaldo Amaral Saldanha, neto de Benedito Trindade Saldanha e bisneto de Manuel Felipe de Medeiros Saldanha. Tenho um enorme desejo de conhecer parentes dessa linhagem.

  7. Paulo Cordeiro Saldanha says:

    Sou Saldanha, com origem na cidade de Canindé-CE. Também tenho orgulho do sobrenome e já conheço parte da história dos Saldanha no Ceará, Temos um primo historiador , o Cesar Augusto, pesquisador e que publicou livros contando a saga dos Cruz Saldanha. Temos parentes ainda no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Paraíba, Maranhão, Pará, Roraima, etc. Estou tenatando localizar um primo de Nome Santiago Cruz Saldanha.

  8. Meu nome é Jhon Davidson Carlos Saldanha bisneto de euza Saldanha tataraneto de urbano Saldanha neto de Maria Bárbara anei Saldanha e sou apaixonado pelo meu sobrinome

  9. LUIZ HUMBERTO says:

    Me chamo Luiz Humberto de Góes Saldanha, filho de José Rodrigues Saldanha o qual veio de Quixeramobim-CE. Nasci e fui criado no extinto Goiás hoje Tocantins e me sinto muito honrado por ser um legítimo SALDANHA. Obs. o sr. Saldanha meu está desde o início do mês em sua cidade natal Quixeramobim. Grande abraço meu povo. 63-98439-2347 fone e whatsapp

  10. Guaraci says:

    Meu nome é Guaraci Saldanha, soude Jaguariaíva no Paraná.

  11. Moisés Saldanha says:

    Oi, meu nome é Moisés Saldanha, sou aqui do norte, Macapá, Amapá, meu pessoal veio da ilha de Marajó na foz do rio Amazonas. Gosto tanto desta região que nem sonho em sair daqui. Prazer galera.

  12. tenho tanto orgulho deste sobre nome que voces nem imaginao

  13. Thyago says:

    Meu nome é Thyago Saldanha minha família é de Quixeramobim no estado do Ceará

  14. Maria says:

    Sou Saldanha de Jaguaribe Ceará, tenho curiosidades em saber se na região norte do Brasil há alguém que é neto de Belisário Saldanha irmão gêmeo do meu avô Elisiário Saldanha.

  15. Luci says:

    Algum Saldanha da regiao de Acarau Ceara

  16. CEIA MAGALHAES says:

    OLA ME CHAMO CEIA SALDANHA MAGALHAES
    MINHA MAE E DA FAMILIA SALDANHA
    ELA VEIO DE MINAS GERAIS

  17. Marenildo Saldanha says:

    Minha família Saldanha é do Ceará mas meus avós vieram pro norte na época da ditadura militar. Meu avô se chamava Manoel Carlos Saldanha e minha vó se chama Zita de Lima Saldanha. Abraços

  18. Paula says:

    É bom saber das nossas raízes. Sou da família Saldanha porém sou de Cuiabá MT. Sou neta de Edmundo Saldanha, que veio de Campo Grande MS para k …

  19. Francisco de Assis Cotta SALDANHA says:

    A origem é portuguesa mas com ramificações, portanto eu por exemplo, sou SALDANHA da região de CORREGOS(Conceição do Mato Dentro-MG) originario do MINHO em PORTUGAL, além de achar diferente e bonito, me orgulho muito de ser filho de José Alberto de Saldanha e neto de Eustaquio Saldanha.

    • Elinadia says:

      Uai entao vc é meu parente mais proximo kkkkk
      Minha tia chica mora em Conceição do mato dentro!!!!
      Me chamo Elinadia Saldanha sou neta de Redelvim Saldanha

    • Gerson Saldanha da Cruz says:

      Gerson Saldanha da Cruz
      então somos parente, minha mãe Mª Terezinha Saldanha é irmã dele !
      abrçs

      • Gustavo Saldanha says:

        Boa noite. Meu sobrenome é Saldanha, e minha família é de Congonhas do Norte MG. Acredito que podemos ser parentes. Ja ouvi meu avô falar em Redelvim Saldanha. Vou buscar maiores informações.

    • Whester says:

      Sou Congonhas do norte meus parentes vieram de Córregos, Conceição do Mato Dentro
      Meu avô me dizia sobre um livro que falava um pouco sobre os Saldanha esse livro deve estar em córregos ou Congonhas do norte
      Se souber sobre ele entre em contato vai ser bom saber nossas origens

    • Roney says:

      Olá Francisco, me chamo Roney Saldanha e curiosamente meu Pai se Chama Eustáquio Demerval Saldanha. Somos de Belo Horizonte

  20. Daniel Saldanha says:

    Agora sei a origem do meu sobrenome

  21. Alex saldanha says:

    Muito lindo nosso sobrenome.sempre adorei,agora que sei a origem mais ainda.

  22. jose de said saldanha says:

    sempre adorei este sobrenome. gost de saber dos meus parentes.

  23. Rone Saldanha says:

    Sempre gostei do meu sobre nome, agora conheço a origem dele.

  24. ronilda saldanha says:

    Fiquei bastante orgulhosa da origem do meu sobrenome.

  25. Eu achavam estranho. O meu sobrenome
    Agora que eu sei de onde vem.
    Estou orgulhoso

  26. Jorge says:

    Meu Pai adotivo gostaria de reencontrar os familiares do pai dele que se chamava Amilcar Bittencourt SALDANHA e provavelmente a maioria é do município de São Gabriel/RS ou arredores. Por favor aguardo por uma ajuda!

  27. Jorge says:

    Meu Padrasto gostaria de reencontrar os familiares do pai dele que se chamava Amilcar Bittencourt SALDANHA e provavelmente a maioria é do município de São Gabriel/RS ou arredores. Por favor aguardo por uma ajuda!

    • Renata says:

      Ola. Meu Pai é Jorge Saldanha de Caçapava do Sul. A familia veio de Vila Nova que esta no lado de Sao Gabriel. Vou preguntar para ele como se chama o avô dele. Mas seguramente somos patentes. Todos da mesma familia aquí no RS.

    • Ederson says:

      tem mais informações como é o nome do seu padrastro?
      eu encontrei uma pessoa de sobrenome Bittencourt saldanha.
      que mora no RS
      me passa seu contato
      o meu é (12) 98802-0330

  28. Roque saldanha says:

    bom saber da origem

  29. Heliana Braga Saldanha says:

    Quando era menina não gostava do meu nome era um nome desconhecido os meus colegas muitas vezes falavam errado e eu ficava triste mas foi crescendo eu passei a me interessar pela minha origem só que meu pai já faleceu e não tenho como saber só pela internet mas eu peço ajuda dos que sabem mas do que eu que me ajudem a descobrir a minha origem ,

  30. Ruitor Juliano Da Cruz Saldanha says:

    Muito bom saber a origem, de sobrenome que eu gosto muito !!!

  31. Odilio José Dariff Saldanha says:

    Arma de fé ,que lindo significado e ainda descendente de Abraão …é muita benção !!!!

  32. Francisco Saldanha Miranda says:

    muito bom descobrir a origem do sobrenome que carregamos, estou contente de saber pelo menos de onde vem e como se originou esse sobre nome

Deixe um comentário