Família Sampaio

A família Sampaio possui certa popularidade no Brasil. É certo de que não tanto quanto Silva, Costa, Souza, mas também nem tanto raro como alguns nomes específicos. Veja abaixo algumas informações e curiosidades sobre os Sampaios e suas origens.

O sobrenome Sampaio, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Sampaio

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Classificado como toponímico, pois possui origem geográfica provavelmente advinda de uma Vila ou comunidade em Galiza. Os Sampaios procedem de Vasco Pires de Sampaio, filho de Pedro Álvares Osório, senhor da Casa de Vila-lobos, Conde de Trastamara e primeiro Marquês de Astorga, em Galiza.

Tomou o nome da Honra de Sampaio, localidade junto a Vila-flor. Tal local tinha este nome em homenagem a Sampaio, o nome vem de Sanctus Pelagius (Santo Pelagius, o que depois se transformou em Sam Peaio. Posteriormente foi transformado em Sampaio.

Existem alguns registros afirmando que Sampaio é um sobrenome de origem hebraica, com uma junção de São e Paulo.

Curiosidades

Pelagius, que deu origem ao sobrenome Sampaio, vem do latim e significa marinho.

No Brasil, existe um bairro no Rio de Janeiro com o nome Sampaio.

O sobrenome Sampaio significa ousadia, espirito competitivo, independência, força de vontade e originalidade.

Variantes do sobrenome Sampaio

O sobrenome Sampaio não possui muitas variantes. Derivado do nome de um santo, este passou a ser um sobrenome bem específico sem mudanças ao longo da história.

Brasão da Família Sampaio

O brasão da família Sampaio é dividido em quatro partes. O primeiro e o quarto de ouro com uma águia estendida de púrpura, lampassada de vermelho. O segundo e o terceiro xadrez de ouro e de negro de sete peças em faixa e oito em palo. A borda de vermelho carregada de oito S’s de cadeia, abertos, de prata.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

168 respostas para “Família Sampaio”

  1. Olá grande família espalhada pelo nosso querido Brasil! Sou Gilson Sampaio, Filho de José Sampaio e Nair Lembranzi Sampaio.
    Meu avós Paternos: Nicolau Sampaio e Ermelinda Cuel Sampaio e Maternos: Fioravante Lembrazi e Ana Batista Lembranzi.
    Bisavós Paternos: José Sampaio e Rosa Miller, Bisavós Maternos: Ricardo Lembranzi e

  2. Boa tarde ! meu nome Vera Lucia R,Sampaio este sobre nome e de meu avos maternos eles eram primos casados minha avó era Maria Margarida Rodrigues e meu avô era Ernesto Rodrigues Sampaio

    1. Boa tarde ! meu nome Vera Lucia R,Sampaio este sobre nome e de meu avos maternos eles eram primos casados minha avó era Maria Margarida Rodrigues e meu avô era Ernesto Rodrigues Sampaio

  3. Sou Francisco Edison Sampaio, filho de Francisco das Chagas Sampaio e Maria do Amparo Sampaio. Os meus avós são João Bezerra Sampaio e Francisca Sampaio que vieram do Estado do Cerará e se instalaram em Teresina, capital do Piauí. Eles sempre relataram que os seus ancestrais eram portugueses que emigraram para o Brasil, e fundaram um povoado chamado de Carnaubal dos Sampaio no Ceará.

  4. Bom dia,

    Moro em Brasília/DF meu nome é
    Rosinete Bezerra do Vale, nasci em Boa Viagem-CE minha família e do município do Japão e da Ramadinha, sou filha de Francisco Bezerra do Vale Filho e Maria Sampaio do Vale.
    Avôs paternos: Francisco Bezerra do Vale e Francisca Bezerra do Vale

    Avôs maternos: José Patriolino do Vale e Francisca de Assis Sampaio do Vale

    ✓Bisavôs Paternos:
    Antônio Bezerra do Vale e Raimunda Rodrigues Dantas( pias do meu avô)

    Manoel Idalino do Vale
    Maria Celíaca{2° esposa} (país da minha avó)

    ✓ Bisavôs maternos
    Antônio Patriolino do Vale
    Maria Avelina do Vale (país do meu avô)

    Joaquim Batista Sampaio
    Maria de Sousa Sampaio (país da minha avó)

    => Estou fazendo minha Árvore Genealógica, esse é link da minha árvore:
    https://www.familysearch.org/tree/pedigree/portrait/LK39-RQP

    ✓ Gostaria de ajuda para concluir minha árvore genealógica ?

  5. Meu é Sales Sampaio, meu Pai Francisco Sampaio e meu Avô Tertuliano Sampaio, Fixado em Bujaru no Estado do Pará e depois expandindo para outros municípios do Pará principalmente na capital Belém !

  6. Gumercindo Filgueira Sampaio (avô, patriarca da nossa ramificação), Antônio Sá Sampaio, conhecido como Tunga (pai), casado com Ester Sampaio Cruz, conhecida como Tega (mãe), EU, FLORIBERTO SAMPAIO CANÊJO, irmãos; Brener Sampaio Canêjo, Cláudia Daniella Sampaio Canêjo e Ana Paula Sampaio. Neide Maria Sampaio Canêjo. Somos de Salgueiro-PE, com raízes em Serrita, Granito, Ouricuri, Exú, Serra Talhada, Cabrobó, Petrolina, Araripina, Belém do São Francisco, Recife, Tabira, Olinda, Cedro-CE, Juazeiro-CE, Jardim-CE, Rio de Janeiro, São Paulo, dentre inúmeras cidades. Venho informar aos demais primos que na Cidade de Salgueiro-PE, iniciamos encontros anuais na cidade para aproximação desta linda família… Quem quiser acompanhar e participar dessa calorosa família, estavam todos convidados a nós unirmos, basta acessar o site no Facebook intitulado “Família Sampaio no Brasil… https://m.facebook.com/groups/1803789209933443

  7. Sou Kelly Sampaio sou filha de Herculano de Almeida Sampaio nascido em Ipira BA, segundo ele seus pais se chamavam Bernardino Sampaio e Antônia Maria De Jesus, ele saiu de Ipira a mais menos uns 60 anos atrás gostaria de saber sobre a família dele pois perdeu o contato com todos.

  8. Meu nome é Roseneide Aparecida Sampaio. Filha de José Paulo Sampaio e Vicencia Fonseca Sampaio (ambos registrados em Lavras da Mangabeira-CE), Meu Pai filho de Josefa Paulo de Sampaio e João Paulo de Sampaio.

    Gostaria de saber a historia da família Paulo Sampaio. Meu email: rosesamp@yahoo.com.br
    Nasci em São Paulo, meus pais vieram para São Paulo ha mais de 50 anos. Meu pai é falecido.
    Obs. Interesse em saber a história da minha família, antecedentes e etc…..

    Abs a todos os Sampaio.

  9. Meu nome é Eliana e estou fazendo minha arvore genealogica, sou neta de Antonio Araujo Sampaio e bisneta de Clementino Oliveira Sampaio se alguém conhecer esses nomes por favor entre em contato 11994539632 sou de São Paulo. Gratidao por ter nascido uma Sampaio boa noite a todos

  10. O nome do meu noivo é Silvio Sampaio Farias… nasceu no RJ, minha sogra conta que tem muitos parentes portugueses… podiam montar um árvore geneologica dos sampaios… Desde já agradeço a pesquisa, muito boa!

  11. ha hoje uma multidao de sampaios espalhados em todo Brasil , porem fiz uma pesquisa por 60 anos e cheguei a uma honrosa e grandiosa conclusao , vindos de portugal , que sao a maioria , sao os sampaios falsos , gente oriunda de malfeitores etc , nao sao sampaios de verdade , seu sobre nome seria saint palaios , ou lacaios , coisa ruim , os sampaios verdadeiros , a qual faço parte com minha familia , sao oriundos de basin of clame , carolina do sul , estados unidos , estes sim , sao pessoas de bem , justas e crentes em um deus verdadeiro , jeová dos exercitos , porem os sampaios do maranhao tem uma peculiaridade , sao oriundos de excravos do chade , uma pais miseravel da africa e seu povo de baixissimo qi sao descendentes de simios .

    1. Bom dia.

      Meu nome é Rosinete Bezerra do Vale, sou neta dos Sampaio, estou fazendo minha árvore genealógica.
      O senhor descobriu alguma coisa sobre os Sampaio que residem nos municípios de Boa Viagem-CE?
      Onde posso consultar sua pesquisa?
      Tenho muito interesse sobre o assunto e desde já agradeço sua atenção.

  12. Boa tarde meu nome é marcio Silveira Sampaio filho de jose sampaio neto de Justiniano sampaio bisneto de Adão sampaio o meu pai e de Valadares mg mas meu avô e bisavô creio eu que seja do espírito santo.

  13. BOA NOITE, SOU NETA DE BEDUMINA LOUREIRO SAMPAIO MULHMANN, PROCURO, DESCENDENTES DELA, MAMAE CONTAVA MUITAS HISTÓRIAS DELA, MINHA BISAVÓ FOI ASSASSINADA POR UMA TRAIÇÃO, LEVOU TIRO PELAS COSTAS…. RESUMINDO MEU NOME TERESINHA DE JESUS MACIEL MOURA
    Meu email é tjmmfoz@hotmail.com

  14. Meu nome Carmem Ieda De Sampaio ,nasci na cidade de Arcoverde-PE,atualmente moro na cidade de Birigui-SP,sou filha de Florismundo Bezerra de Sampaio(falecido),filha de Josefa Ribeiro Ferreira de Sampaio,meu avô Joaquim Bezerra de Sampaio,minha avó Judite Maria Bezerra Sampaio(ambos falecidos),meu bisavô Sebastião Monteiro dos Santos e minha bisavó,Maria Anunciadora dos Anjos(ambos falecidos) eu amo meu sobrenome e fico grata por existirem tantos Sampaio…

    1. ola sou da familia sampaio..so que sao espalhados por o Brasil todo..meu bisa chamava José sampaio..minha avó ..Jovenilia telles sampaio..os sampaios eram uma grande mistura com teles..temos um grupo no zapp..

    2. Olá Carmen,
      Moro atualmente em Brasília DF,
      Rosinete Bezerra do Vale, nasci em Boa Viagem-CE minha família e do município do Japão e da Ramadinha, sou filha de Francisco Bezerra do Vale Filho e Maria Sampaio do Vale.
      Avôs paternos: Francisco Bezerra do Vale e Francisca Bezerra do Vale

      Avôs maternos: José Patriolino do Vale e Francisca de Assis Sampaio do Vale

      ✓Bisavôs Paternos:
      Antônio Bezerra do Vale e Raimunda Rodrigues Dantas( pias do meu avô)

      Manoel Idalino do Vale
      Maria Celíaca{2° esposa} (país da minha avó)

      ✓ Bisavôs maternos
      Antônio Patriolino do Vale
      Maria Avelina do Vale (país do meu avô)

      Joaquim Batista Sampaio
      Maria de Sousa Sampaio (país da minha avó)

      OBS: Acho que nossas famílias se cruzam em algum momento

      => Estou fazendo minha Árvore Genealógica, esse é link da minha árvore da uma olhadinha

      https://www.familysearch.org/tree/pedigree/portrait/LK39-RQP

  15. Pelo visto nossa sampaiada vem mais da região do Ceará, meus avisa eram de lá também . Vicente Sampaio e Maria do Rosário.
    E vieram para o Maranhão, aqui em Igarapé Grande no Maranhão a sampaiada é grande demais . Somos da linhagem do Virgulino Ferreira Lima (lampião) e também da família Monteiro Sampaio do Ceará.
    Se houver mais alguém .
    fabriciosampaio4@gmail.com

  16. Sampaio é Sampaio, espalhados por todos os lados!Feliz em ser Sampaio, tenho orgulho do meu sobrenome, nasci em Teresina-PI e vim para Brasília com 01 ano de idade, não conheço a família do meu Pai José de Castro Sampaio do qual recebi o sobrenome Sampaio, meu Avô se chama Manoel Sampaio e minha Avó Raimunda Vaz de Sampaio, se alguém tiver noticias, gostaria de conhece-los meu email: marcus.sampaio@gmail.com

  17. BOA TARDE,

    SOU GUTEMBERG UCHÔA SAMPAIO, FILHO DE JORGE MAGALHAES SAMPAIO E MARIA DE FATIMA UCHÔA SAMPAIO, MEU AVÔ PATERNO SE CHAMAVA JORGE ABREU SAMPAIO, BISAVÔ FRANCISCO AGREU SAMPAIO. VIERAM DO CEARÁ PARA O MARANHÃO (POVOADO ANDIROBAL QUE FICA ENTRE VARGEM GRANDE – MA E ITAPECURU MIRIM – MA} ENTRE 1700 A 1800, AQUI SE ESTABELECERAM E CULTIVAVAM CANA DE AÇUCAR. GOSTARIA DE SABER MAIS SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR ENTRE EM CONTATO 98 991786368

  18. Meu nomé é Raul Magalhães Sampaio, sou filho de Antonio Horlando Sampaio, filho de Antenor Bezerra Sampaio, que é filho de Casemiro Bezerra Mourão, filho de Antonio Sampaio e Silva. Busco a cidadania portuguesa e conhecer mais sobre a origem da Familia. Minha familiaa é da região do Ceará, canindé, cariri, serra da ibiapaba, guaraciaba do norte. Quem tiver noticias sobre a familia, favor entrar em contato. WhastApp: (21) 98326-9274.

    1. Bom dia,

      Meu nome é Rosinete Bezerra do Vale, nasci em Boa Viagem-CE minha família e do município do Japão e da Ramadinha, sou filha de Francisco Bezerra do Vale Filho e Maria Sampaio do Vale.
      Avôs paternos: Francisco Bezerra do Vale e Francisca Bezerra do Vale

      Avôs maternos: José Patriolino do Vale e Francisca de Assis Sampaio do Vale

      ✓Bisavôs Paternos:
      Antônio Bezerra do Vale e Raimunda Rodrigues Dantas( pias do meu avô)

      Manoel Idalino do Vale
      Maria Celíaca{2° esposa} (país da minha avó)

      ✓ Bisavôs maternos
      Antônio Patriolino do Vale
      Maria Avelina do Vale (país do meu avô)

      Joaquim Batista Sampaio
      Maria de Sousa Sampaio (país da minha avó)

      => Estou fazendo minha Árvore Genealógica, esse é link da minha árvore:
      https://www.familysearch.org/tree/pedigree/portrait/LK39-RQP

  19. Olá! Alguem ja ouviu falar de Raimundo Manoel de Sampaio (meu pai)
    Filho de Manoel Raimundo de Sampaio e Maria Florencia de Sampaio?
    Parece que eram de Sobral- Ce

  20. Boa tarde a todos os SAMPAIOS !!! Grande prazer e honra estar diante de todos , Richard Sampaio de sao paulo com familiares espalhados ceara etc etc .. Gostaria de conhecer meu parentes a fora , qualquer coisa deixar contatos .

  21. Meu nome de batismo é Sônia Maria Sampaio Sales, filha de Jacira da Ressurreição Sampaio e Antonio Sales da Silva. A história dos meus antepassados, contada pela nossa família: Dois irmãos portugueses: Francisco José de Sampaio e Severino Sampaio. Francisco José de Sampaio, casado com Guilhermina Claudina Francisca da Conceição Sampaio, no caso, minha trisavó. Dessa união, nasceram Julio Constantino da Ressurreição Sampaio, Guilherme Sampaio e Eládio Sampaio. O nosso bisavô, Júlio Constantino da Ressurreição Sampaio, casou-se com Landilina Maria de Mendes Ferreira Sampaio. Dessa união nasceram: Maria do Carmo Sampaio, Júlio Constantino da Ressurreição Sampaio(meu bisavô), José Sampaio, Severina Elizia dos Prazeres Sampaio e Antônio Silvestre Travasso de Sampaio. O trisavô Francisco José de Sampaio, trabalhou na construção da linha férrea da Estação Central do Recife.
    Dizem que o seu irmão, Severino Sampaio foi para o interior de Pernambuco e casou-se com uma professora. É só o que temos conhecimento. Se alguém conhecer algum nome citado, gostaria de tomar conhecimento de suas família. Obrigada

    1. Olá Sonia Maria, Me chamo Neimar Sampaio, Filho de Alberto Sampaio Linhares, filho de Antonio Sampaio Linhares, que era filho de Maria do Carmo Sampaio com José Sampaio, essa informações foi o Meu pai Alberto Sampaio que passou, eu gostaria muito de entrar em contato com você porque eu acho que temos alguma coisa incomum, meu whatsaap 91-98189-1551 ou pelo email: neimar_neimar@hotmail.com

    2. Maria do Carmo Sampaio, casou-se com Antônio Ferreira do Vale, esse Antônio robou a Maria do Carmo e foi para Crateús CE, dessa União teveram Francisco, Petronilio e Antônio Ferreira Sampaio. Francisco nasceu no Rio de Janeiro. O Pertonilio foi meu Bisavô ou seja a Maria do Carmo foi Trisavó.
      sé essa história tem alho a ver com vc. Mande uma resposta via e-mail!

    3. Olha isso a Maria do Carmo era filha de José Sampaio Português, essa tal história do roubo rendeu, um irmão da Maria passou 10 anos procurando a irmã, na verdade ele estava desiguinado a matar o Antônio Ferreira do Vale. Maria do Carmo teve um filho morto em uma caçada, confundido como um porco, daí essa família veio para o Estado do Pará

  22. JOSE BEZERRA SAMPAIO..SOU CEARENSE DA CIDADE DE NOVO ORIENTE,FILHO DE FAUSTO PINHEIRO SAMPAIO,SOU DESSEDENTE DE FRANCISCO PINHEIRO CASTELO BRANCO SAMPAIO VINDO DO ANTIGO RIACHO DO SANGUE HOJE CONHECIDO COMO SOLONÓPOLE..GOSTARIA DE ENTRAR EM CONTATO COM OS DEMAIS MEMBROS DA ILUSTRE FAMÍLIA PINHEIRO SAMPAIO!!

  23. Olá familia sampaio.

    meu nome é Aparecido fonseca sampaio

    meu pai se chama Josino Gomes Sampaio natural da cidade de Anadia estado de Alagoas.

  24. Nossa!!! Pense numa família grande!
    Eu também sou uma Sampaio. Sou Filha de Jorge Antonio Sampaio e neta de Antônio Sampaio ( falecido). Moro na região do cariri no interior do Ceará, mais precisamente, na cidade de Missão Velha, vizinha da Barbalha ( Terra de Santo Antônio, Pau da bandeira).
    Tenho tios morando em São Paulo, Pernambuco, Ceará. E assim as Sampaiadas vao se espalhando. rsrs!
    Tenho orgulho de ser uma Sampaio! adorei ler os relatos de vocẽs! Abraços a todos!!

  25. ola sou Elzi ferreira Sampaio, filha de Ademeu ferreira sampaio falecido, estou a procura de carlinhos ferreira sampaio. minha tia chamava milca ferreira sampaio, eram de espirito santo.

  26. Sou Francisco Moreira Sampaio Nascido no município de Canindé estado ceara, fico muito feliz quando descupro mais pessoas que faz parte dessa família SAMPAIO.

  27. Olá Sampaiada!
    Que legal saber de vcs e, principalmente, da origem dessa gigantesca família.
    Meu pai, Francisco Sampaio, e meu avô Álvaro Sampaio de Andrade, já falecidos, eram da cidade do Crato, no Ceará.
    Gostei de saber da origem da família.

  28. Mim chamo Cristiano sampaio neto de Sebastião Cabral sampaio eu sou nascido no Acre e meu avo no Ceará moro atualmente no espírito santo tenho orgulho de fazer parte da família sampaio saudações a todos vcs.

    1. Amigo, acho que somos o mesmo Sampaio. Meu Avô, João Sampaio, filho de Chico Sampaio, chegou no RN após muito trabalho nos engenhos de cana de açúcar no Ceará, e por aqui instalou sua família.

  29. Olá a todos os Sampaio.
    Meu nome é Ricardo André Sampaio, filho de José Aparício Sampaio, neto de Apparício Sampaio, bisneto de Francisco Sampaio… moro em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, e estou tentando fazer minha árvore genealógica.
    Meus avós e bisavós eram da região de Ijuí-RS. Se alguém tiver condições de me ajudar, ficarei grato.

    1. ola ricardo sou jonathan emanuel sampaio , filho de adriana sampaio, nero e jaira sampaio e biz deto de darci teodoro sampaio e leontina sampaio , minha familia quase todo se localiza em salto do jacui no RS.
      coso queira conversar mais meu email: emauel.sampaio@hotmail.com

  30. Saúdo a todos os Sampaio. Sou Ricardo Sampaio Moreira Filho de José Bazilio Moreira e Myriam Pinto Sampaio , neto de Sylvio Pinto Sampaio, nasci na cidade de São Paulo e resido em Palmital,(interior do Estado de São Paulo)

  31. “Sampaio de Exú (Terra de Luiz Gonzaga)”… Filho de Antônio Sá Sampaio e Ester Sampaio Cruz. (Serrita-PE, Missa do Vaqueiro), neto de Gumercino Filgueira Sampaio, ex-prefeito de Salgueiro-PE. Destacando-se governador de Pernambuco, Cid Sampaio, Dr. Romão Sampaio (médico), prefeito por 3 vezes. Seu filho; Paulo Afonso Valença Sampaio (Prefeito por 2 vezes). Dr. Francisco Sampaio (Desembargador), Corregedor Geral do TJ-PE, Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, dentre outros que contribuem para a Judicatura, o Social e a Política do Estado. Parentes na Bahia, Alagoas, Distrito Federal, Ceará, Piauí, Maranhão, São Paulo, RJ, e demais estados. Orgulho dessa família. Aos primos e parentes, estejam convidados à Pernambuco. Deus os abençoem! Abraços Fraternos. Salve!

  32. pos queria muito conhecer a familia do meu pai ele ja er falecido mas se chamava joao ferreira sampaio esse er esse er meu conto 92994388145 ele era de pedreira ceara era filio de jose ferreira sampaio e luiza mendes sampaio

    1. ola sou martha maria telles..minha mãe socorro teles sampaio..e tinha irmãos em juiz de fora..sao sampaio..agente tem um grupo no zapp..dos primos teles sampaio

  33. Sou Sampaio (João Jorge Chaves Sampaio), filho de João Ferreira Sampaio, de Palmeira do Índios, Alagoas, neto de Luis Antonio Sampaio e Ligia Ferreira Sampaio.
    Talvez deveriam providenciar um encontro de Sampaio´s, possivelmente teremos mais de 2 milhões de Sampaio´s presentes

    1. Opa, minha mãe chamava-se Elza Rodrigues Sampaio e meus avós Edith Rodrigues Sampaio e Orlando Miranda Sampaio, tio avô Dr Luiz sampaio, todos de Maceio, será que vc é da família ?

    2. Bom dia João, estou fazendo um livro sobre a família Sampaio (de Igaci-AL) que provavelmente envolverá você. Você é o que do Gileno Sampaio? entre em contato comigo (whlsampaio@yahoo.com.br).
      Abrçs, Wellington Sampaio

  34. Adorei os comentários!!!

    Também sou Sampaio, com muito amor!!

    Meu avô, Firmino Ferreira Sampaio, foi Coronel em uma região da Bahia q atualmente encontramos a pequena cidade de Piritiba! Abraços

      1. Olá meu no é Flavia sou Sampaio também, filha de Orlando Ferreira Sampaio nascido em Pitiba BA hoje moramos no interior de SP. Ele é filho de Adélia da Silva Sampaio e Juvêncio Ferreira Sampaio será q somos parentes?

  35. Ola.
    Sou Djailton Sampaio, nasci em Morretes litoral do Paraná.
    Meu pai Jamil Sampaio tem parentes em São Paulo e Santa Catarina.
    Gostei de saber da origem da Familia Sampaio.

  36. O nome de nascimento de minha bisavó paterna era Eugênia Manoela de SAMPAIO.
    Eugênia Manoela de SAMPAIO Pinto depois do Matrimônio com meu bisavô Joaquim RODRIGUES PINTO. Eles se casaram no dia 07 de Setembro do ano de 1865, na Igreja Matriz do então Distrito de São Vicente Férrer, no Município de Resende, Estado do Rio de Janeiro. Eles tiveram 09 filhos, dentre eles, Eugênio RODRIGUES PINTO, meu avô!

    1. Talvez seja coincidência estou pesquisando família Sampaio . Sou Jacuba pertencente sétimo distrito de Resende RJ que é São Vicente Ferrer. Sei minha bisavó Ana Júlia da Natividade Sampaio era filha de Maria Claudina Sampaio e Estanislau Sampaio . Será teria alguma coisa haver com seus familiares ? Ana Júlia casou com Luciano Augusto de Faria , na ocasião funcionário público Sul de Minas . Por volta de 1897??

      1. Oi madalena sou glaci sampaio,moro em barra mansa rj,ana julia natividade e luciano augusto sao meus bisavos,meu avo joao ciriaco sampaio era filho de luciano era todos de quatis e barra mansa,meu pai jose ciriaco sampaio nasceu em aimores mg,meu avo saiu de barra mansa os anos 90,onde existe grande parte da familia sampaio,sou muito feliz em saber que ser sampaio,em volta redonda tenho dois irmaos

    2. Raquel Rodrigues ,agora nos encontramos prima,estou vendo sua busca,desde 2016 e agora em 2018 foi o melhor presente que ganho neste Natal de 2018

  37. Me chamo Joao Justino Silva de SAMPAIO meu avô se chama Francisco Alves de Sampaio. Tenho muito orgulho em carregar este sobrenome. Somos natural de Maceió-AL. Queria saber mais coisas sobre minhas origens… abracos a todos!!!

    1. Olá. Sou Daniela Sampaio Modes, vi que tem parente com nome de Francisco Alves de Sampaio… estou procurando meu avo que se chama VALDO ALVES SAMPAIO e acredito que seu irmão chama Francisco Alves Sampaio, Valdemar Alves da Silva, Walmir Alves da Silva, Maria da Gloria Sampaio Alencar e Antonio Alves Sampaio, não tenho nenhuma informaçao sobre meu avo apenas que ele nasceu na Bahia e morou em Brasilia DF. Se tiver alguma informação. Grata.

      1. Oi Daniela, boa tarde, tenho um avô chamado Antônio Alves Sampaio hoje com 94 anos, nascido na Bahia e até hoje morando em Brasília.

  38. Sou Milton Sampaio Nascimento, nasci no Municipio de Castro Alves, estou com 64 anos vivo a 60 anos em São Paulo, me formei em Bacharel de Ciencia Contabeis

  39. Amei ler o texto deste site e ler os comentários !
    Meu pai nasceu em Ipirá/Bahia e veio para São Paulo.
    Não sei quase nada de meu avô pois só fui 2 vezes na Bahia quando ele era vivo !
    Abraços a todos os Sampaio

  40. Olá, meu sobrenome é Bezerra Sampaio.meu avô paterno José Bezerra Sampaio casou se com Maria Amélia de Jesus.Meu pai Cicero Bezerra Sampaio .nasceu em Novo Exu.Procede a história de origem portuguesa,meu pai conta que a avó dele era Índia. Temos uma família grande ,pois meu avô José, (apelido seu De ),ficou viúvo e casou se novamente.totalizando 27 filhos.Dos quais com o tempo fomos perdendo contato.Tenho buscado informações sobre os irmãos do meu pai.É um desejo dele ainda rever os irmãos ou parentes.Espero conseguir.Sei que tínhamos parentes em Rondonópolis. Obrigada

    1. Meus antepassados era de Minas Estanislau Sampaio casado com Maria Claudina Sampaio , uma das filhas Ana Júlia da Natividade Sampaio casou ilustre de Minas Luciano Augusto de Faria. Souber algo entre em contaro

  41. Minha mãe é Sampaio do Ceará, Serra da Ibiapaba, Inhuçu, moro no Rio de janeiro na zona oeste, fiquei feliz com as informações da minha família e de saber que os Sampaios são orgulhosos do sobrenome, Eu também por fazer parte desta família.

  42. BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER SE HÁ ALGUÉM QUE CONFECCIONA ETIQUETAS BORDADAS PARA SER COLOCADAS EM ROUPAS, OU LOJAS QUE VENDE ESTES. PRODUTOS .

  43. O meu pai, Pedro Elias Sampaio, não sabia que eu tenho origem [Hebraica] Elias, o Sampaio pode ser também de Origem no judaísmo!… mudei de estado e agora só me identifico como Sampaio!… tenho muito orgulho do meu sobre nome!.. Abraço a toda família Sampaio!.

    1. estou a procura de todos os Elias Sampaio, eu sou JOSIA S SAMPAIO , FILHO DE JOSE ELIAS SAMPAIO, QUE TEM UM IRMAO POR NOME PEDRO ELIAS SAMPAIO, pode ser o seu pai . contato no face
      josias

  44. Caros descendentes de todos os Sampaio.
    Não vi ninguem das Minas Gerais por aqui.
    Sou mineiro e temos muitos Sampaio por aqui.
    Dizia meu avô que o ramo dos Sampaio no Brasil, descendem de três irmãos que imigraram ficando um no norte, talvez Recife, outro no Rio e outro foi para o sul, talvez São Paulo. Do Sampaio que desceu no Rio, descende o ramo mineiro. Talvez confirme a citação da Ester, em junho de 2015.
    Um abraço a todos.

    1. ola eduardo , sou elzi ferreira sampaio , meu pai ademeu fereira sampaio , moramos por um tempo em minas gerais, viemos do espirito santo , procuro por parentes. minha tia milca ferreira sampaio era da fazenda taquaraçu.

    1. Os irmãos Sampaio portugueses aportaram ao norte do Brasil, e se transformaram em fazendeiros e coronéis da região norte, faziam negócios em todo o Brasil imperial, levavam gado para serem vendidos no Sul. Podem por esse motivo terem constituído famílias e estabelecido também em outras regiões do Brasil. Teria que ter um pesquisador a fundo para elucidar a trajetória dos Sampaio’s. Os mais velhos já se foram, teria que ir na fonte e a fonte é a fazenda Volta no Ceará, sabe-se que os irmãos eram vizinhos, e algumas destas fazendas foram transformadas em municípios. O general Antonio Sampaio faleceu após ser ferido na guerra do Paraguai, outros irmãos casaram novamente diversificando a família para outro ramo.

  45. Existe a cidade Sampaio em Portugal, a família tem origem hebraica, como muitos perseguidos pela inquisição fugiram para as Américas. Os três ou quatro irmãos chegaram ao Brasil e se miscigenaram por todo continente inclusive tem Sampayo no México.
    Um dos padres que vieram ao Brasil na época da colônia portuguesa tinha o sobrenome Sampaio. O Sampaio mais ilustre é o General Antonio Sampaio, meu tio avô, herói da guerra do Paraguai e patrono da infantaria do exercito brasileiro, estabelecidos na época no Ceará sendo irmão de Pedro Sampaio e Mariano Sampaio, esse último meu avô.
    Parabéns a todos Sampaios, que se unam para uma família forte. Temos Sampaios ainda em Portugal!

  46. Tenho orgulho do meu nome,mas queria muito encontrá os parentes do meus a vós ja falecido José ferreira sampaio,e eloiza mendes sampaio,meu pai se chama João ferreira sampaio eles moravao em pedreira Ceará gostaria muito de conhecê lo

    1. Meu avô Raimundo Sampaio veio do Ceará minha família e muito grande aqui no Pára já que teve 14 filhos e nos aproximamos através do zap da família Sampaio encontramos Sampaio por todo Brasil meu número 91 99331_
      1614

  47. Sou Marcone Sampaio de Oliveira, o nome vem da minha mãe Rosa Celestino Sampaio. Toda a Família adotou o nome materno. Ela vem de Várzea Alegre Ceará e tudo indica que esse ramo da Família veio de Pernambuco. Quem Souber de mais dados, favor entrar em contato

  48. Este é um sobrenome de origem portuguesa. Classificado como toponímico, pois possui origem geográfica provavelmente advinda de uma Vila ou comunidade em Galiza. Os Sampaios procedem de Vasco Pires de Sampaio, filho de Pedro Álvares Osório, senhor da Casa de Vila-lobos, Conde de Trastamara e primeiro Marquês de Astorga, em Galiza.

    Diz que habitava nas terras que era banhada pelo rio Paraguaçu que tem sua nascente no Morro do Ouro, Serra do Cocal, município de Barra da Estiva, Chapada Diamantina, segue em direção norte passando por devemos municípios desaguando no oceano na Baía de Todos os Santos entre os municípios de Maragogipe e Saubara.

    Nestas margens no período entre 1820 a 1838 foi pega a cachorro uma linda Tupinambá que deu o nome de Luiza Sampaio França, pois foi ser uma das mulheres de um Francês Chamado Manoel França.

    Diz que na época morou em uma fazenda entre as regiões do Município de Serra Preta e Ipirá estado da Bahia.

    Há historia diz que Luizinha teve 32 filhos não se sabe quantos sobreviveram mais que estes ao ir crescendo se mudava para outras regiões muitos para outros estados exemplos Goiás, Minas Gerais neste tempo não havia carro era a animal.

    Primeiros Sampaios veio de Portugal mais ganhou notoriedade por ser de origem culta e de pessoas que na época erma tratada como da coroa Portuguesa.

    1. Sou Poliana mascarenhas sampaio meu avô carlito mascarenhas sampaio (falecido). Contava que sua avó era india e tinha casado com um homem que tinha achado ela e semelhante a sua historia somos da região de Ipirá..gostei muito de saber que a historia que ele contava se confirma.

  49. Minha familia é de Itapetininga, meu avô se chamava João Sampaio foi casado com Maria R. Sampaio, desaparecido em Votorantim em meados de 1963 a 1964, foi perseguido pelos militares ferido e nunca mais encontrado.

    1. Meus antepassados era de Minas Estanislau Sampaio casado com Maria Claudina Sampaio , uma das filhas Ana Júlia da Natividade Sampaio casou ilustre de Minas Luciano Augusto de Faria. Souber algo entre em contato

  50. Meu pai se chama Darci Sampaio de souza e meu falecido avô se chamava Doralino sampaio, todo os meus irmãos, tem o sobre nome Sampaio .. E amamos o nosso sobre nome , temos generes fortes ,somos muito independentes e inteligentes também . quem quiser saber mas só deixar seu comentário embaixo … Um abraço a todos os Sampaio

  51. Meu nome é Rosclayton Sampaio e Faço parte dessa imensa família. Meu avô se chamava Domingos Thomé Sampaio e meu pai, já falecido, se chamava Almindo José Sampaio.

    Um abraço a todas famílias Sampaio. E que Deus abençoe à todos que sinta orgulho desse nome maravilhoso.

  52. Parece que todos nós SAMPAIO amamos o nosso sobrenome. Estava tentando fazer minha arvore genealógica, creio que são bem mais do que eu imaginava. Porém o meu é Camargo Sampaio que limita um pouco. Descobri que meu tataravô se Chamava Francisco Das Chagas Sampaio e casou-se com a minha tataravó Izabel Maria de Camargo, sendo um dos filhos meu bisavô Manoel de Camargo Sampaio. Sempre tivemos muito orgulho do nosso sobrenome, sem saber o porque. Creio que é uma coisa de família mesmo. A grande família SAMPAIO. Um beijo a todos.

    1. Oi Elisabete estou fazendo minha arvore genealogica tambem, sou Eliana Renata Lima Sampaio, sou Neta de Antonio Araujo Sampaio que era filho de Clementino Oliveira Sampaio e Maria Generosa da Conceicao, todos do Ceará. Minha mãe nasceu lá e veio aos 18 anos para São Paulo. Gostaria muito de chegar nas minhas geracoes ate Adao.

  53. Saudações a todos os Sampaios !
    Tenho muito respeito pelo meu sobrenome vindo de meu pai, Angelo Sampaio, de meu avô Francisco Sampaio e de meu bisavô Antonio Sampaio conhecido como Totó Sampaio que morava em Itú/SP.
    Luís Angelo, Angelo e Francisco moramos em Ribeirão Preto/SP. Antonio (Totó) morou em Itú/SP na época pré republicana.
    Gostaria de saber quem eram os ascendentes de Totó Sampaio. Havia algum judeu convertido (Sefardita) que fugiu da Inquisição?
    Se alguém souber, por favor, informe por este site.Grato.

  54. Sou sampaio com muito orgulho meu pai ja falecido seu nome Osvaldo sampaio meu avô paterno José Afonso sampaio, somos uma familia muito grande uma vila inteira que 100% parentes, meus avós paternos casaram entre primos vindos do paraná da cidade da lapa, povoaram uma vila e formaram uma grande comunidade, se alguem conheceu Dóca sampaio, Tonico sampaio é dessa niagem que vim, um abraços sampaios, raça forte e valente.

    1. Minha tia Maria Luisa Sampaio era casada com um primo, tio Dóca Sampaio, ele era marceneiro, pode ser uma coincidência. A origem da minha tia é do Ceará da fazenda Volta.

  55. Caramba, origem portuguesa em meus ambos sobrenomes. Espera mais miscigenação kkkk. Amo a família Sampaio, acho bonito o nome, além de carismático e do fato, primordial, de que são bastante unidos.
    Assim como li em outros comentários…Eu, infelizmente, não conheci meu avô materno responsável por esse sobrenome. O nome dele era Cândido Sampaio. Grande homem…talvez eu encontre mais parentes por aqui, seria incrível kkkk.

  56. Sou sampaio e tenho muito orgulho do meu sobrenome , sou filho de Givaldo sampaio e neto de Aparício filgueira sampaio que era filho do coronel Romão sampaio de Serrita , salgueiro e quero dizer que todos os sampaios do Brasil são descendentes de três irmãos , somos uma família , muito grande , forte . Abraços a todos os sampaios , tem uma curiosidade , todo sampaio que carrega esse sobrenome e tem o sangue , se orgulha muito do seu sobrenome , só os que não são ou são de outras famílias e que ganharam o sobrenome emprestado eles tem outro sentimento , pois queriam realmente carregar o sobrenome o sangue dos SAMPAIOS.

  57. Tenho Sampaio como sobre nome, coisa linda de se ouvir e pronunciar… Não conheci meu avô, mas sei que seu nome era Domingos Thomé Sampaio. Se alguém aí teve um avô Domingos…
    Somos parentes. Quem sabe muitos desses Sampaio que estão aqui são parentes e não sabem..
    Desejo felicidades a todos. Que Deus abençoe essa todas as gerações de Sampaio que vierem por aí…

  58. Adooooro meu sobrenome, principalmente por que veio de minha adorada mãe. Meu avô era cearence mas, filho de português (toda sua família era de Portugal) e muito me orgulhava dele. Homem de personalidade forte, impunha respeito, bom de coração.

  59. Tenho orgulho do meu sobre nome Sampaio que recebi por parte do meu pai lindo e depende de me esse sobre nome vai ser passado de geração a geração( porto seguro bahia)

  60. Sou gaúcho, nascido em Santa Maria. Contudo, vivo em Porto Alegre a 40 anos. Estou viajando à Portugal, mais precisamente, à Lisboa em Fevereiro de 2015. Ficarei os próximos anos por lá. Vou estudar Psicologia na Universidade Europeia. Já tinha alguns conhecimentos sobre a origem do nome ou sobrenome “Sampaio”. De qualquer forma, sempre há algo novo, diferente ou, por alguma razão, nosso entendimento é outro. Gostaria de agradecer pela matéria e toda a dedicação, bem como, me colocar à disposição para contribuir em algo. Desejo à todos os “Sampaios” um ótimo Natal de Amor …. e um Ano Novo com muita saúde… Um beijo doce no coração de todos.

    1. Parabéns!! Espero que já estejas na Europa e que tudo seguindo em ótimas ondas em sua Vida!
      Gostei de sua publicação e disposição.
      Se possível MANDE notícias de sua “saga”.
      ABCS

      A. Sampaio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *