Família Santana

Confiara abaixo a origem, as curiosidades, as variantes e o modelo de brasão da Família Santana. Esta se fixou no Brasil e deu origem a vários descendentes, espalhados por todos os estados e tem grande popularidade por aqui.

O sobrenome Santana, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Santana

O sobrenome Santana tem contexto religioso e faz referência a Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Esse nome tem origem hebraica cuja escrita era “Hannah” que significa benção, dádiva e graça.

Nessa época a igreja católica exercia muita influência na vida das pessoas. Desse modo, era comum o sobrenome originar-se de alguma figura sagrada da igreja. As famílias acreditavam que os sobrenomes com nome de santos representariam para a família paz e bênçãos. Além disso, faziam com que elas se firmassem perante a sociedade como verdadeiros cristãos.

Esse sobrenome também é toponímico, pois sua origem é de natureza geográfica e que pode ser diversificada, vinda de vários países, como Portugal, Espanha e Itália.

Curiosidades

Segundo historiadores o casal Joaquim de Araújo e Amélia Rocco por serem religiosos e acreditarem na santidade dos santos, fizeram uma promessa a Santa Ana e como agradecimento colocaram o sobrenome da santa nos seus sucessores, como forma de agradecimento pelo pedido realizado.

Variantes do Sobrenome Santana

O sobrenome Santana, por ter raízes em diferentes países, sofre algumas variações, podendo ser escrito como Sant’ Ana, Sant’ Anna e Santanna. No Brasil, Santana é o mais popular.

Brasão da Família Santana

Atualmente são conhecidas três versões do brasão dessa família. Em Portugal, o brasão é azul, com duas pombas e uma estrela cinza de oito partes no centro. A pomba significa fidelidade, paz e amor. A cor azul significa generosidade, lealdade e zelo, enquanto o cinza faz alusão a pureza, integridade e obediência.

O brasão Espanhol é representado por um escudo dourado com a figura de uma macieira cheia de frutos centralizada. Provavelmente na região onde residia essa família havia plantações de macieiras da qual a família tirava seu sustento.

Na Itália o brasão também é azul, mas diferenciou-se ao ser retratado por uma flor com cinco pétalas vermelhas na parte superior do escudo e dois losangos cinza abaixo.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

214 respostas para “Família Santana”

  1. Procuro a origem da família Praxedes de Sant’Anna da Bahia, meu trisavô Antônio Praxedes de Sant’Anna e sua esposa Josephina Maria das Neves com seu filho, no caso meu bisavô, Manoel Praxedes de Sant’Anna vieram da Bahia para Casa Branca SP no final do século 19, tenho curiosidade para saber a cidade de origem deles na Bahia, se alguém tiver mais informações entre em contato – durossi75@yahoo.com.br

  2. Meu nome é Bruna Braga sant’ana moro em cabo frio- rio de janeiro. meu sobrenome sant’ana é por parte da família do meu pai que moram em travessão campos dos Goytacazes – RJ.

  3. Olá
    Me Chamo Reinaldo Santos de Santana. Sou filho de MARIA DE LOURDES SANTOS DE SANTANA e JOSE ANTONIO DE SANTANA. Meu pai tinha um irmão gêmeo ANTONIO JOSE DE SANTANA e era natural de SIMÃO DIAS-SERGIPE. Meus avos paternos se chamavam ANTONIO JOSE DE SANTANA e ANTÔNIA CECILIA DE SANTANA. Tenho uma irmã por parte de pai por nome JOSEANE que mora no Rio de Janeiro, mas nunca tive contato.
    Meus irmãos e minha mãe já são falecidos e nunca tive contato com os meus parentes nem por parte de pai ou de mãe.
    Moro em Salvador-Bahia.

    1. O nome de solteira de minha mãe era MARIA DE LOURDES DE JESUS SANTOS e era filha de MARIA FLORINDA CABRAL DE JESUS. Ela era de NAZARÉ DAS FARINHAS-BA.
      Sei que ela tinha alguns irmãos, mas nunca tivemos contato com nenhum deles.

      1. eu moro na Ilha de Itaparica-bahia, minha avó materna veio de Nazaré bahia com minha mãe bem pequena, o nome da avo era Olinda lima gonçalves(não tenho certeza) e meu avô era benedito jose santana.

  4. Olá !!1

    Tenho sobrenome Sant’Anna por parte do meu avô materno, José Sant’Anna nascido em –

    Ribeirão Preto, filho de João José de Sant’Anna e Maria Ignácia de Jesus, irmão de,
    Hyolanda, Paulo, Sabino, Pedro, Madalena, Alice e outros que não sei kkkk.

    Após morar em Ribeirão Preto foram para São Paulo, aonde moro, Bairro de Ponte Rasa Capital.

    caso tenha alguma informação, por favor envie para djjustin1@hotmai.com.

    Obrigado.

  5. O meu vô e de Pernambuco e mora em Pau Brasil há muitos anos, Valerio jose de santana e eu neto Renato jose de santana eita familia grande

  6. Olá sou Ana Paula de Souza Santana, estou a procura do meu pai Severino Anselmo de Santana. Não sei notícias dele há uns 26 anos, na época eu tinha uns anos a 5 anos. Ouvimos dizer que ele estaria em maceió mais meu irmão foi procurar e nada.

  7. Boa tarde . Sou paulistano nascido na capital meus pais Joao Santana e Izabel de Araujo Santana ambos baianos e falecidos. A familia santana e muito grande porem a ramificação se deu em Pernambuco e Bahia. ” De Santana” Pernambuco e “Santana” Bahia. como tambem em outros estados Sant’ana ou Sant’anna. Ha´ou havia uma fazenda no interior da Bahia com este nome SANTANA. Como tinha muitos escravos era tempo da colheita de cacau. Por isso de tantos santana. Irece, Feira de SAntana, Vitoria da Conquista, Barreirinha, e todo o sudoeste e noroeste do Estado da Bahia. Se alguem tiver mais alguma informação desta regiao agradeço. O pessoal do Rio de janeiro ja estamos nos falando Jose Santana meu tio. E falta Santana. Queria receber dados e se possivel nós nos encontrar. e-mail: santtanna@uol.com.br

  8. Não conheço meu pai so sei que o nome dele é José severino de Santana ele é filho de Severino José de Santana e de Ana Júlia da Conceição ele trabalhou na rádio clube de Pernambuco e se estiver vivo acho que tem uns 85 anos e também sei que tinha meus irmãos filho dele 10 irmãos

  9. meu nome é Richard santana estou montando minha arvore geneologica e a procuras de parentes meu pai se chama cicero santana filho unico de Luiz sebastião santana e maria nazareth do nascimento santana ela é nascida em guaranhus pernambuco no anos de 1915

  10. minha família são dos herdeiros de freire de Sant’ana que tem como tradição deixa o sobrenome freire de sant’ana em honra ao nosso antepassado um dia quando tiver filhos farei o mesmo ex; se minha mulher for da silva coisa e tal os nosso filhos serão (… freire de sant’ana) pra manter o nosso nome e nosso lema viver pela espada obrigado

    1. Q massa, Cleidson! Achei muito legal essa tradição de vcs! Provavelmente somos parentes distantes… Sou baiana e tenho “Santana” no nome mas desconheço parentes no interior da Bahia!

  11. Meu nome é Elizete Alves Santana sou filha de Djalma Alves Santana, meus avós paterno JOÃO ALVES SANTANA e JOAQUINA MARIA DA CONCEIÇÃO eles eram da Paraiba.
    Lembro q meu pai tinha dois irmãos em SÃO PAULO.
    Jose e Afonso

  12. Olá meu nome é Vera Santana, meu pai se chama Cícero Joaquim Santana,moramos no Rio Grande do Sul e procuramos por Luís Carlos Santana. Última notícia que tivemos é que ele morava em Lençóis Paulista/SP. Se alguém souber algo meu e-mail é verasantana1@hotmail.com ,obrigada.

  13. meu pai se chamava jose pereira de sant,ana ele e filho cecilia pereira de sant,ana e satilio vitorio ele e seus irmaos e pais vierao de minas gerais para estado de sao paulo para trabalhar ele trabalhava em lenheiro no alto sorocabana em mirandopolis s.p. ele se casou e separou de sua familia ate que um dia teve uma desavença com uma pessoa na usina itaquere s.p. distrito da cidade de novo ouropa nunca mais teve noticia de sua familia ja faz mais de 57 anos que nao tem noticia de seus parentes. sou filho dele me chamo ismael pereira lima moro em ribeirao bonito s.p. meu telefone 1633442108 ou 16 992771785

  14. Olá interessante esse encotro de “Santana”

    Me chamo Alexander Santana. Filho de Otávio Joaquim de Santana.
    Sou natural do Rio de Janeiro e sei que tenho parentes na região Nordeste só não os conheço.
    Mas quem sabe essa será a oportunidade. E-mail: alexander-santana@bol.com.br

    Um abraço a todos…

  15. Sou Santana de Vitória de Santo Antao, PE. Meus avós paternos de Várzea Grande, Distrito Dr Piritiba. Família Guilherme de Santana. Algum Santana próximo?
    9

  16. oi
    sou filho de José Januário De Santana e Maria José De Santana
    Meu Avô Francisco Januario de Santana
    Avó Alzira Januario santana
    Ambos da cidade natal de São bento do Una (pernambuco)

  17. Meu bisavô se chamava Manuel Joaquim Santana, veio de Portugal e formou família aqui em Sergipe. Já faz um tempo que procuro por documentos para montar minha árvore genealógica e chegar a minha família em Portugal

  18. Olá! Acredito que os primeiros Santanas que vieram para o Brasil desembarcaram na Bahia. Meu avô chateubriand Sant’Anna, falava que éramos franceses e que tínhamos migrado para o Brasil, meu bisavô Melchiades Sant’Anna casado com Olga Stuart Sant’Anna, saíram da Bahia e vieram para Florianópolis, Santa Catarina, isto em meados de 1900 ou antes… Tenho alguns documentos e descobri que os imigrantes franceses pararam na Bahia próximo a este ano… Se alguém tem uma história parecida com estes nomes, deixo meu WhatsApp 4799905582… Será um prazer conhecer mais familiares.

    1. Olá Sergio, estou tentando terminar minha árvore rs meu Avô e Bisavós vieram da Bahia, tenho curiosidade em ver os documentos que você tem, para eu ver se encaixa até onde cheguei mas não consigo entrar em contato pelo número que deixou, me envia um e-mail?
      maressallima@gmail.com

  19. Boa Noite a todos ,meu José Carlos Raphael de Sant’Ana, meu pai se chamava-se José da Paz de Sant’Anna já falecido, veio para o Rio de Janeiro de Afogado PE – Recife Estrada da Mustardinha , não conheci ninguém da família dele e gostaria de conhecer e ter notícias email jcraphael.rs@gmail.com.

  20. meu pai se chama jose pereira de santana ele e filho de satilio vitorio e cecilia pereira de santana ele foi casado em amandaba distrito de mirandopolis em 1953 depois disso ele se separou de seus familiar nunca mais teve noticia de seus irmao unica coisa que sei dele ficou preso em ribeirao bonito ai aranjou outra companheiro teve nove filhos encluve eu sou o terceiro filho dele .meu telefone 016992771785.

  21. Eu me chamo ismael pereira lima meu pai jose pereira de santana ele e filho de satilio vitorio e cecilia pereira de santana ja faz muito tempo que ele se separou de seus familia ja faz 57 anos que passou nunca mais teve noticia da sua familia tem seus irmaos mas eu nao conheci tenho hoje 53 anos e nunca vim nem tenho noticia de meus tios nem primos ele era casado em amandaba com outra mulher mas nao deu certo se separou por motivo de ficar preso em ribeirao bonito s.p. so o que sabemos . se alguem souber dos paradeiros dos meus tio me informa so quero conhecer eles

  22. Gente, boa noite! Li alguns comentários e achei muito interessante as histórias do sobrenome Santana. Eu não possuo esse sobrenome, porém, tenho uma relação forte com ele e gostaria muito da ajuda de vocês para conseguir encontrar algum parente meu, por parte do meu avô, pois não conheço ninguém. Meu avô, chamava-se Inácio Santana de Oliveira, nasceu em Patos-Pb, no ano de 1910. Pelo menos, era isso que me dizia minha mãe. Então, meu avô veio para Pernambuco e casou-se com minha avó, no ano de 1936, tiveram 3 filhos. Meu avô morreu em 1949, aos 39 anos de idade. Sua mulher e seus filhos nunca chegaram a conhecer nem um parente seu. Minha mãe tinha seis anos quando ele morreu, ela só lembrava de alguns traços físicos dele, que ele era branco e tinha os olhos claros(azuis) já a minha avó era negra. Portanto, peço-lhes ajuda para tentar descobrir se meu avô era descendente de portugueses e como devo proceder para ver se encontro algum parente seu. Agradeço a atenção e conto com ajuda de vocês. Grande abraço.

  23. Olá!
    Eu me chamo Avanyr Sant Ana da Silva mas meu nome de batismo é Avanyr Gomes de Sant Ana.
    O nome do meu avô paterno era Angelo Neri de Sant Ana.
    Me ajudem a saber se tenho descendência portuguesa.

    1. Olá Ariton! Derrepente podemos nos ajudar, meu nome é Sérgio sant’Anna sou de Santa Catarina mas meu bisavô era da Bahia. O nome era Melchiades Sant’Anna casado com Olga Stuart Sant’Anna, sou neto de chateubriand Sant’Anna… Será que não somos parentes.. Você tem documentos de seu avô para comprarar as escritas?

  24. Me chamo Antonio Aparecido de Santana e meu pai se chama José Leopoldino de Santana e ele veio quando era jovem com meus avós de Caicó – Rio Grande do Norte para Santa Ernestina – São Paulo. Gostaria muito de conhecer pessoas desta região com o mesmo sobrenome ou até mesmo possíveis parentes e saber um pouco mais sobre a origem da minha família… Por gentileza, envia e-mail para aa.santana2010@bol.com.br

    Saudações à todos os SANTANA’s

  25. Olá meu nome é Lucilene e procuro por parentes do meu pai se alguém poder me ajudar já não sei mais o que fazer ,ele nasceu em Paulista Pernambuco dia 01/09/1954 Roberto da Silva filho de José Virgílio de Santana e Odilia Maria da Silva .Tenho um tio Abraão e Cícero mas não tenho certeza . e-mail para contato lucilenesilva0908@gmail.com

  26. Meu nome é Milton Carvalho Filho, filho de Milton Carvalho de Santana e neto de José Joaquim de Santana, natural de Ibicaraí Ba. e meu avô de Itabaiana SE.

  27. Eu sou mais uma santana KKK, queria saber se alguém tem parentes que morem em Paripiranga pertinho de Aracaju, Meus avós são Josefina Maria de Santana e Guilherme Dias De Santana…

    1. Olá Camila, a minha tri-avó tinha o mesmo nome que a sua, mas ela vivia na região da Zona da Mata/MG, vocês teria alguém na família que morava nesta região ?

      Pode ser que o nome da sua Avó fosse homenagem a minha tri-avó. isso era comum naquela época.

      a JOSEFINA MARIA DE SANT’ANNA era casada com JOAQUIM JOSÉ DE SANT’ANNA

      Época de 1860 + ou –

    2. Olá Meu Avô veio de Paripiranga para Santo André em São Paulo.
      Seu nome era Pedro Reis de Santana até onde eu sei ele teve 2 casamentos o segundo com uma ”garota de programa’ ‘chamada Arminda Figocelli de Santana e tiveram 5 filhos

      A mulher do primeiro casamento eu não me lembro o nome, tem uma lenda que ele estava no volante que capturou o lampião. (mas sei la se é verdade)

      paulosantana.ps@gmail.com.br

      1. a Mulher do primeiro casamento se chama Maria da Glória
        meu avo Pedro Reis de Santana Nasceu em 21 de setembro de 1914
        Filho de João Reis de santana e Vitalina Maria de Jesus.

  28. Meu nome é Robson Santos de Santana, a origem veio do meu avô José Sabino de Santana é meu bisavô era José Agostinho de Santana eles eram da cidade do interior de Sergipe chamada Simão dias. Meu avô veio para o sul da Bahia para Buerarema onde teve meu pai Manoel Messias de Santana é João Batista de Santana. Se alguém tem algum parentesco desse lugar . Zap 7398886-8691

  29. Olá pessoal, como fico feliz por saber que existem muitos Santana. Sou Pernambucano e minha família é do mesmo estado. O noeme do meu avô era Joaquim José de Santana e minha avó Maria Francisca de Santana. Desejo muito conhecer minhas raizes mais profundamente e se possível manter contato pelo whatsapp ou e-mail. Porém desejo a todos ps Santana um grande abraço e que Deus seja sempre na vida de todos como uma luz que não para de brilhar. Whatsapp 81 99899-9440

      1. boa taarde santanas , sou renato sant ´ana . neto de jose paulino de sant´anna . nascido em mar de espanha , zona da mata ,mg . meu avo morreu antes de meu nascimento .

  30. Olá, sou de Caruaru – pe meu sobrenome também é Santana fico feliz saber q tem Santana em toda parte do Brasil, era fazer um grupo de whatsapp do sobrenome Santana.

  31. Meu pai se chamava João Santana, ele nasceu em Caetite – Bahia e veio morar em Itororó, nao sei se ele deixou parentes na cidade natal dele, essa é minha curiosidade

  32. Boa noite estou á alguns dias, pesquisado sobre a origem da familia santana, ou seja esse sobre nome: Eu me chamo chirleia Barros santana nasci no maranhao nunha cidadizinha chamada barra do corda. Meu pai se chama gregorio José de santana . É muito importante conhecer nossas raizes, e para que possamos deixar um legado de benção pra nossa familia

  33. Meu nome e ozeias jose de Santana filho de Daniel José de Santana e de Judite Maria de Santana minha mãe e filha de anjelo Bispo dos Santos ela era de Ipiaú baia se caso na baia e veio para Mato Grosso e meu pai e filho de Venâncio José de santana

  34. Boa noite! Estou a procura de noticias sobre a minha família Santana que possui descendência espanhola, vieram de Ribeirão Preto para Amargosa na Bahia meus avós Pomba Santana e Alexandre Gomes Santana. Estou investigando a minha origem e buscando parentes do meu pai já doente que perdeu contato com sua família quando ainda tinha 8 anos. Tudo que sei é isso. vanessa84santana@gmail.com

  35. olá, bom dia. meu nome é Claudio santana, filho de Ivanete santana.não importa de onde vc veio, e onde vc nasceu, se vc é um santana tem origem judaica fico muito feliz com isso, shalom a todos.

  36. Bom a minha família tem santana alguns assim e também Sant’Anna , e vieram de Laginha de Chalé Minas Gerais , se alguém souber da minha origem ou parente gostaria de saber mais, e hoje moramos na região noroeste do Espirito Santo. obrigado!!

  37. Olá boa noite , tudo bem me chamo Fernanda , estou ajudando meu esposo a encontrar sua familia que ele não conheceu … Os dados do meu esposo deixo abaixo

    Jorge Silva De Santana
    Nascido em Santos no dia 17/10/1958
    Filho de Joaquim Roque De Santana , Natural de Ilhabela , SP e de Dona Benedita Cecília Da Silva , Natural de Paraty , RJ

    São Avós Paternos: Manoel Antônio De Santana e Dona Maria Cecília De Santana

    São Avós Maternos : Antônio Alves Da Silva e dona Cecília Maria Dos Remédios

    Se alguém conhecer ou for parente do meu esposo entre por favor em contato no email fernandaejorge1958@gmail.com , desde já muito obrigada .

    1. nossa, como tem Santana nesse Brasil, sou de Itabuna, BA, meus pais de sergipe. Itabaiana, Boquim e N.Sa das Dores. desisti de ir à Sergipe para ver se contatava alguem da familia. Meus pais: Aurelio Francisco Santana (familia de caminhoneiros) e Lindinalva Conceição Santana. ambos de Boquim e itabaiana, respectivamente. quem souber. obrigado

  38. Olá, me chamo Ednilson Bispo de Santana, meu pai se chamava Edesio Bispo de Santana, meu avô Antonio Bispo de Santana nascido na Região de São Félix na Bahia, sei que meu bisavô era português, tenho parentes em São Félix os quais não conheço, Salvador e Gandu, se for familiar os nomes os quais citei entre em contato, obrigado

    1. Muito bem Ednilson, me chamo josay correia de santana, baiano, meu avo era da região de Amargosa, já falecido, seu nome João Bispo de Santana, viveu até os anos 70. São Felix fica na mesma região de amargosa, Cachoeira, cruz das almas, todas estas cidades do recôncavo baiano.

  39. Oi eu sou Alessandra Silva Santana,nascida em Goiânia Goias, sou filha de Waldivino Rosa Santana nascido em Aurilândia Goias e neta de João Silvério de Santana nascido em Catalão Goias se alguém souber do paradeiro de algum Santana em Goias, precisamente em Catalão entre em contato comigo meu email é lekkasantan@hotmail.com, obrigada

  40. Sou Ana Flora Ferreira de Sanana, meu avô Bemvindo Gomes de Santana contava que meu tataraavô era um padre Belarmino Santana ( acho que era esse o nome dele) que veio com sua irmã Mariquinha Lúcia de Portugal. Aqui no Brasil o padre engravidou uma escrava chamada Florinda. A escrava teve uma filha que foi criada pela irmã do padre. Meu avô já faleceuma mas graças a Deus pesquisei a história da minha família com ele. Meu avô era de Gentil do ouro, mas sei que tem parentes em Barra do Mendes e Salvador. Quem também for descendente deste padre entre em contato comigo vai ser bom relembra a história e conhecer parentes. annafers@gmail.com.

  41. Ola amigos , meu nome é JOSÉ CARLOS SANT’ANA, moro em Coxim MS , porém sou paulista nascido em Votuporanga , sou filho de João Silvestre Sant’Ana nascido na cidade de
    Mirassol Sp,onde meu bisavô foi um dos fundadores, foi vereador e que se chamava também João Silvestre Sant’Ana . contato xxx 67-9 9913-8210

    1. Olá José Carlos, tudo bem? meu nomé é André SANT´ANA, a familia do meu pai é de Mirassol tbm (Pai Antonio Baptista Sant´Ana) meu avo se chamava Joao Baptista Sant´ana e foi assassinado pelos espanhois em Mirassol no ano de 1927 com 24 anos de idade, se tiver detalhes sobre isso agradeço. abs André

  42. Ola pessoal sou aparecido de santana meu pai e de aracaju serjipe pai o nome dele e joao joaquim de santana o pai dele se chamava emanuel joaqim de santana.gostaria muito de conhece meus parentes estou aprocura faz anos moro em sao paulo

    1. Ola Boa Noite !!!

      Meu avô também veio de Aracaju -Se
      Nome Dele era José Pedro de Sant’ana
      Estou buscando conhecer (“refazer”) o trajeto da árvore genealógica da familia Santana em Aracaju.
      Quem sabe tu nao seja um parente rsrs

        1. Olá Letícia me chamo Joel Joaquim de Santana, minha família por parte de pai tem esse sobrenome e estão divididas entre Maceió, Recife e Natal

  43. oi gente sou de Recife-PE tenho sobrenome santana, recebi por parte de mãe, cujo nome é Veronice Firmino de Santana, onde á mesma recebeu do seu pai (Arlindo Firmino de Santana) já falecido; onde o mesmo era do interior de PE.

  44. Meus avós maternos eram da Bahia Meu avô Alfredo Felix Santana e Avó Maria de Lurdes Jesus Santana (Já Falecidos)
    Tiveram 8 filhos Léia minha mãe Mirian,Rute,Raquel,Valdira,Dinai,Valdemir e Moisés todos com sobrenome Jesus Santana.

  45. Chamo-me Joao Carlos de Santana Sousa, também tenho muita curiosidade por saber direitinho o rastro dessa magnifica Família, minha mãe Maria Socorro de Santana Sousa, Meu Avo Joao Jaime de Santana Nicolau e minha Avô também Santana, por nome Maria Nilça de Santana, salve engano, Bisavós Francisco Antero de Santana e Maria Julia Nicolau de Santana. Meus Bisavós nasceram no século passado e morreram há mais de 50 anos. Somos de Itarema – Ceara. e-mail – joaocarlos@servtemparcondicionado.com.br

  46. Me chamo Renata, tenho meu triavo que casou com uma india na Bahia. A minha bisavo’ Vitalina Francisca de Sant’Anna filhas deles era de Mundo Novo (BA) e nasceu entre 1895/1896, a minha triavo se chamava Helena Maria da Luz e morreu em Palmeiras (BA), ja o marido dela Raymundo Jose Sant’Anna nao temos noticias de onde nasceu e morreu. O que dizia minha avo’ era que a Helena tinha sido sequestrada pelo marido.
    Helena se casou com ele e tiveram filhos Vitalina Francisca Sant’anna, Francisco Jose Santana (devem ter tido mais, mas eu nao sei os nomes. )
    Minha bisavo morou em Itapura (distrito de Miguel Calmon), onde nasceu minha vo’ e minha mae.
    Vitalina casou com um Euclides Ferreira da Silva (e alguns documentos aparece no lugar do da Silva aparece da Cunha, ex no testamento que ele deixou para minha bisavo’) Euclides foi casado uma vez antes da minha bisavo’ e teve 6 filhos no primeiro casamento, nao os nomes dele e nem o nome da primeira mulher. So sei que ele casou com minha bisavo em 1918 ou 1919, porque no inicio de 1918 encontramos um cartao que ele enviou a ela enquanto ainda nao eram casados, e minha avo’ nasceu em 1920. Uma coisa muito curiosa dessa familia era que minha bisavo Vitalina Francisca Sant’Anna sabia ler e escrever, tanto que escrevia poemas (tem um caderno com poemas dela e datados de 1914), encontrei tambem cartas, fotos e cartoes que mandavam para ela e o marido creio de uma cunhada dela de nome Dinorah Silva, e uma de uma irma dela de nome Maria Marciana. se alguem souber de algo desta familia me mande um email renata.alessandra@gmail.com
    Se alguem tiver informacoes disso

    1. Oi Renata sou Lucas SantAnna filho de Gilson Cardoso de SantAnna e neto de Gildásio Dória de SantAnna ambos da região de Santo Amaro-BA. Meu avô e minha avó Analia moraram por muito tempo em Salvador também. Tenho parentes em Salvador, Santo Amaro e Saubara todos SantAnna.

  47. Oi, meu nome é Thiago Silva de Santana, sou de Recife, meu Pai, Marcos Figueirôa de Santana e meu avô, José Cleomenes de Santana, este último faleceu em Paudalho/PE.

    Se alguém tiver informações, entra em contato pelo email guinhossan@gmail.com.

    Entre no site familysearch.org.br e faça já sua árvore genealógica. Site SUD (Mórmon) com 92% dos cartórios do mundo registrado nele.

  48. Boa noite, me chamo Rita N. Santana e meu pai se chamava Benedito Francisco de Santana, morava em Jacobina ,interior do sertão da Bahia. Venho para o RJ com 12 e seus irmãos: Anísio, Adolfo e José ( que na parada de São Paulo) decidiu ficar por lá, meu pai morreu sem saber se este irmão conseguiu se firmar em SP e se constitui família.

  49. Ola pessoal!
    Meu nome é Nubya. Nao tenho santana no meu nome por vaidade de minha mãe. Mas faço parte dessa familia com muito orgulho. Ate onde eu sei minha familia veio do interior da paraiba pq so tenho conhecimentos dos meus tataravos. Se tiver alguem da paraiba sou filha de Nalda santana, neta de Vicente santana e bisneta de Francisca santana.

    1. Bom dia Nubya
      Sou mais um Santana, meus vieram da paraiba sendo o meu Severino Antonio Santana, os irmaos dele um eu sei que era Antonio joao de santana, a outra era Rosa
      se por acaso conhecer alguem me avise meu procura pelo parentes ate hj

  50. Oi! Família!! Meu nome e’ Adalberto uraquitan de Santana, sou de recife, meu avo paterno chamava-se Manoel firmino de Santana e o filho dele meu pai, José fausto de Santana, ( ambos foram maquinistas da rede ferroviaria federal )se alguém tiver notícias sobre outros membros, por favor entre em contato no facebook: “betousantana@hotmail.com”- um abraço a todos e fiquem com DEUSSSSS …

  51. Boa noite! Minha avó assinava Jandira de Sant’Anna e o pai dela José David de Sant’Anna Sobrinho, ela era natural de Ituiutaba e meu bisavô veio da região de frutal. Se encontrasse mais parentes ficaria muito feliz!

    1. ÉLIDA: Boa noite. Me chamo CLAUDIA BARBOSA, Sou de Uberlândia/MG. Minha vó materna Maria Santana de Paula é nascida e criada em Frutal/MG. Frutal fica à 170 km de Uberlândia onde moro. Favor entrar em contato por fone 041 34 99142-0134 da TIM. Período TARDE ou noite. Aguardo seu contato, para saber se somos parentes. Facebook Claudia Barbosa, Foto capa 2017 e perfil mãos no queixo e cabelos ruivos!

  52. Boa trd pessoal …. Na minha familia o sobrenome Santana veem do meu pai, que até onde eu sei , morava em Ipatinga MG…
    Não conheço minha família paternal , pois nunca tive contato com eles ….mais se alguém souber de alguém em Ipatinga que possivelmente possa ser da família do meu pai. Entre em contato comigo o nome dele era Benedito Santana Pereira

  53. Oi gente eu tmbm sou uma santana meus pais e meus avós são do Piauí a família da minha mãe mora em Mandacarú é um bairro lá no Piauí ea parte do meu pai e das baixas um bairro tmbm tenho parentes em picos.qualquer coisa me procura no face Edilene Santana bjs

  54. Meu bisavô paterno chamava -se Fernando Santana. Minha avó chamava-se Maria das Graças Santana. Seus irmãos que eu conheci quando eu era menina, chamavam-se Francisca e seu irmão chamava-se José Santana. Eles eram da Espanha.Minha avó era casada com Bortolo Stringhetta. Procuro meus parentes.

  55. Olá!
    Algum Santana em São Paulo, nas cidades, Osasco, Carapicuíba, Barueri e Jandira?
    Algum que teve sua origem em Sergipe e Bahia?
    Gostaria de conhecer-lhes

      1. Paulo sou aparecido de santana moro em sao paulo o nome do meu pai e joao joaquim de santana natural de serjipe os familhares de mora todos em aracaju

        1. Olá Aparecido me chamo Joel Joaquim de Santana meu chama-se Joaquim José de Santana e mãe Maria José de Santana. Família dividida entre Maceió, Recife e Natal.

      2. Meu avô era de Aracaju – Sergipe nome dele era José Pedro de Sant’ana ele morou por um tempo em um lugar chamado Laranjeiras (nao sei se é cidade, bairro ou vila), onde casou-se com minha avó. Tenho pouco conhecimento sobre familiares dele .
        Se alguem souber so me mandar um email :
        mjsantana21@hotmail.com

    1. Olá, meu pai era Baiano e na vinda dele para o RJ, com a família….o irmão mais velho de resolveu ficar em São Paulo.
      O nome da mãe deles era Anísia Francisca de Santana.

        1. Olá Aparecido me chamo Joel Joaquim de Santana meu chama-se Joaquim José de Santana e mãe Maria José de Santana. Família dividida entre Maceió, Recife e Natal.

  56. Oi…eu me chamo willian brito de sant’anna….sempre achei complicado de achar pessoas(tirando meus parentes mais proximos) com meu sobrenome…e o lega de tudo…é saber a mistura das famílias. .pois tmb tenho no meu nome olegado de uma familia de nobres…brito…e isso vemos a junção dos nossos antepassados…e a miscigenação de nossas culturas…

  57. sou nascido na bahia na cidade de ibitira não sei nada sobre a minha familia,meu pai se chama filomeno manoel de santana,

    eles vieram para o estado de são paulo, eu tinha apenas 2 anos de idade

    sou de são josé do rio preto nunca conheci ninguem de la

  58. OLÁ PESSOAL, BOM DIA. SOU MUITO CURIOSO QUANTO A ORIGEM DE MINHA FAMÍLIA E QUERO MUITO CONHECER MEUS PARENTE ESPALHADOS POR AÍ A FORA. SOU FABRICIO DA CRUZ SANTANA, FILHO DE NELSON TAVARES DE SANTANA E DELVANIR ALAIDES DA CRUZ, NETO DE ESTEVÃO ……. DE SANTANA no momento não me lembro o nome do meio dele já falecido. ATÉ ONDE SEI SOMOS DO OESTE DA BAHIA DAS REDONDEZAS DE BARREIRAS, IBOTIRAMA ESPECIFICO DE WANDERLEY BAHIA, MEU AVÓ TEM MUITOS IRMÃO ESPALHADOS POR ALÍ, MÁS NÃO CHEGUEI A CONHECE-LOS, GOSTARIA DE SABER SE DOS SANTANAS TEM AGUÉM DAQUELA REGIÃO, TALVEZ SOMOS PARENTES, EMAIL PRA CONTATO: fabricio.cs.sou@gmail.com e FACEBOOK. Fabricio Cruzttana. ATÉ, ABRAÇOS A TODOS.

    1. Meu nome é Fabio Santana, meu avô Maurício Pereira de Santana era de Itaberaba, aí pertinho, provavelmente temos grau de parentesco. Meu face é fabioedaianesantanaspadoti. Abraço

    1. Oi Maria, meu avô também é de Macaúbas – Bahia. O nome dele é João … Santana, não me recordo se há ou não nome do meio, será que há parentesco?

      1. Ok,Gabriela, conheço Macaubas, mas não tenho parentes por lá, pelo menos que eu saiba, quem sabe e tempos passados…….

    2. Olá MARIA REGINA DE SANTANA. me chamo Joel Joaquim de Santana meu chama-se Joaquim José de Santana e mãe Maria José de Santana. Família dividida entre Maceió, Recife e Natal.

  59. Para terem mais informação sobre o nosso sobrenome e encontrar parentes ,Procurem a IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS NO SITE , W W W .LDS.ORG.BR, eles fazem de graça
    Meu pai chamava Joaquim jose de Santana ele era de Macaúbas ,Bahia, meus avós vieram morar na cidade de Garça são Paulo.

  60. Sou Santana de uma família baiana, meu avô, João Santana, era da região sul, cacaueira, hoje estamos espalhados em vários estados.
    Hoje moro no Rio de Janeiro e quero saber se existem outras pessoas da nossa família que porventura eu não conheço, mas gostaria muito.
    Tenho curiosidade para saber melhor das origens do sobrenome.

    1. Meu bisavô era João sant’Anna da região cacaueira da Bahia. Ele ficou cego no fim da vida. Minha vó era Antônia Brigida Sant’Anna e sei que tinha muitos irmãos, José era o tio Zeca dentista que viveu em itororó BA.

      1. Minha bisavó era a Antônia Brigida Sant’Anna, seu Filho Joel Ferreira Couto era o meu avô, casou com a minha avó Carmelita Evangelista Soares. Será que somos primos??

  61. Olá pessoal!
    Pelo que percebi, a maioria das pessoas com esse sobrenome vieram ou são do nordeste. Meu pai nasceu no Piauí, Edmilson Pereira de Santana, herdou o sobrenome do pai. Ele me disse que o avô dele era português, mas não tem certeza se era filho de português nascido no Brasil ou Portugal mesmo.
    Tenho muita curiosidade de saber mais sobre a origem desse lado da minha família, se alguém tiver mais detalhes sobre esse sobrenome por me procurar por email ou Facebook. l.fernandosantana@gmail.com

    1. Olá Luiz Fernando, sou Ana Flora Ferreira de Santana, meu sobrenome é de origem português, minha família é descendente do Padre Belarmino Santana, ele teve uma filha com uma escrava chamada Florinda, essa filha foi criada pela irmã do padre que se chamava Mariquinha Lúcia, esse filha teve 12 filhos um deles foi meu Bisavô Belarmino, teve também um que se chamava cazuzeira. O nome de meu avô era Bemvindo Gomes de Santana, tinha parentes em Barra, Salvador e Gentil do ouro na Bahia e também em Sergipe e no Ceará. Meu email annafers@gmail.com, provavelmente somos parentes.

  62. Oi pessoal, eu não sei muito bem a origem de minha família santana pois meus avós morreram antes de eu conhece-los, porém eles moravam em Bahia em um distrito chamado Tucano. Ultimamente estou morando em fortaleza proximo dos meus parentes por parte de mãe da família neves.

    1. Paulo Se o distrito for tracupá que pertence a tucano-bahia poderemos ser da mesma familia, pois o meu Avô se chamava Aprigio de Santana da respectiva cidade. qq coisa entre em contato @ricfardobs83.

    1. Meu avô se chamava José Pedro de Santana , ele era de Laranjeiras também, depois que Casou com a minha avó passou a morar em um povoado chamado Bom Jesus em Laranjeiras .
      Me mande um email com mais informações sobre sua familia e trocamos informações , ainda tenho familiares por la mas nao os conheço.
      E-mail: mjsantana21@hotmail.com

  63. Alguém conhece Laudelino Santana e Petrina Guilherme de Santana, de Boquim- SE ?
    Tiveram 5 filhos : JOSÉ, ODETE, JOSEFA, MARIA E JOÃO.Todos vieram para Guarujá, SP nos anos 60. Apenas Odete é Maria estão vivas. Será q tem algum parente por lá ?
    A família já está na 5° geração aqui em Guarujá, SP.

  64. OLÁ GENTE BOA NOITE! NÃO IMPORTA O PAÍS EM QUE SEU SANTANA VEIO, O IMPORTANTE É SABER QUE OS SANTANAS TEM ORIGEM HEBREIA, POVO JUDEU QUE FUGIRAM DA PERSEGUIÇÃO AOS JUDEUS PARA VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA, DAÍ MUITOS FORAM EXPULSOS DESSES PAÍSES E FUGIRAM PARA O BRASIL.

  65. Boa noite

    Alguém de Sergipe? Meus avós maternos e paternos são Sergipanos. Bem como meu pai, mãe e tios. Família de meu pai era uma família de camioneiros. Aurélio Francisco de Santana. ???

    1. Meu pai é de Sergipe Pedra mole mas mora no Rio a muitos anos e o nome dele é Carlos Francisco de Santana mas não temos contato com a possível família de Sergipe.

  66. AO QUE ME CONSTA, A FAMÍLIA SANTANA TEM ORIGEM JUDAICA, SE DEU QUANDO HOUVE UMA GRANDE GUERRA CONTRA OS JUDEUS QUE FUGIRAM PARA O CONTINENTE EUROPEU ESPALHANDO ASSIM POR TODOS OS PAÍSES EUROPEUS , ASI TODOS S SATNANAS TEM UM DNA DO POVO ESCOLHIDO DE DEUS.

    1. AO QUE ME CONSTA, A FAMÍLIA SANTANA TEM ORIGEM JUDAICA, SE DEU QUANDO HOUVE UMA GRANDE GUERRA CONTRA OS JUDEUS QUE FUGIRAM PARA O CONTINENTE EUROPEU ESPALHANDO ASSIM POR TODOS OS PAÍSES EUROPEUS , ASSIM TODOS S SATANAS TEM UM DNA DO POVO ESCOLHIDO DE DEUS.

  67. Olá!! Bom dia!!
    Gostaria bastante de saber sobre minha árvore genealógica… Coincidentemente herdei esse nome do meu avó, ele era da região nordeste, como uma boa parte dos irmãos dos comentários…
    Porém, meu avó morreu cedo e minha vó também, assim de certa forma “enterrando” nossas origens.
    Qualquer informação comentem aí que ficarei ciente, grande abraço e paz à todos irmãos.

    1. Boa noite. Meu nome é Santana e minha família é de Sergipe. Tipo: Itabaiana, Buquim e Nossa Senhora das Dores. Alguém de lá?

      1. Olá Carlos, meus avós eram de Itabaiana, assim como meu pai Laudelino Joaquim de Sant’ Anna. Meu avô Antonio Joaquim de Sant’ Anna que era filho de portugueses e avó Hermelinda Maria da Conceição de Sant’ Anna.
        Meu pai tinha muitos irmaos, tio Luís, tia Éster, tia Liquinha (nao sei o nome correto), tia Gloria, tio Miguel, tia Maria e tio Joao é o mais velho. Só conhecí o tio Joao, tio Luís, tia Maria e tio Miguel. Tenha uma prima que vive em Aracajú, Maria Isabel e um primo José Nilton que viveu em Ilhéus e depois foi morar no Piauí, onde teria uma fazenda de Cacau.
        Será que temos algum parentesco mais próximo?
        Como é o nome dos seus avós e tios?

        1. Oi sou aparecido de santana meu pai ja falecido se chamava joão joaquim de santana . nao conheço ninguem da familha dele mora tds em aracaju sergipe . minha familha mora no parana eu moro em pedreira sp. Gostaria muito de ter contato cm os familhares do pai. So tenho noticia q o cunhado do p meu pai trabalha d garda na rodoviaria de aracaju . muitos anos atras

      2. Ola Carlos, verificando a origem do nome SANTANA, quero dizer que também sou SANTANA nascido em Itabaiana-SE, meu avô se chamava PEDRO BARRETO DE SANTANA e avó FLORA DE JESUS SANTANA, essa nossa família é muito grande e todos nós devemos se orgulhar pela origem JUDAICA, região escolhida pelo criador do Universo “DEUS”, no meu caso, considerando o BARRETO do meu avô devo ter também sangue de origem Portuguesa. Certamente todos SANTANAS tem algum parentesco, vejo que a maioria dos SANTANAS no Brasil procedem dos estados de Sergipe e Bahia.

    1. Sou Sérgio Santana
      Meu avô materno se chama Francisco Monção Santana, nossa família estende-se pela região de Sobral à Fortaleza – CE, principalmente nas cidades de Canindé, Itapajé e Irauçuba.

  68. Oiii gente fiquei muito feliz em conhecer possíveis parentes que remetem a só uma origem familiar, vejo que aqui muitas pessoas comentaram que são de recife-Pe e eu entro nessa. minha mãe e o meu pai nasceram lá. Poderíamos sei lá criar uma página ou alguma coisa assim, para nos mantermos conectados de alguma maneira. Daí nós recrutamos Santanas de todo o mundo, afim de criar um exército e conquistar um território em algum lugar do mundo onde criariamos um país chamado Republica das Nações unidas de Santana, a bandeira poderia ser esses três brasões juntos simbolizando a União dos Santanas de diversos países do mundo, e depois conquistariamos o mundo!!!!! Kkkkkkkk

      1. what can i do if my partner do&s;e#8217nt care that he snores?I told him that his snoring bothers me, but then he just told me, “If you have a problem, go somewhere else to sleep, sleep at the other room.”

  69. meu sobrenome é Ribeiro Santana, O sobrenome Ribeiro é de minha avó materna, a mesma faleceu e não tenho outros dados. O sobrenome Santana é do meu avo paterno, meu avó dizia que viera da Grugueia, próximo de Barras na Bahia, eles ocuparam as terras que fazia divisa com o Sul do Piauí, terra em que nasci, mas não sabiam bem sua origem. Podem me auxiliar.

    1. Meu avô Bem vindo Gomes de Santana também tinha parentes em Barra na Bahia, em Gentil do ouro e em Salvador. Somos descendentes de um padre português

  70. Robson Santana tambem sou Santana com orfigem dca familia de meu pai Astrogildo Oscar de Santana, goiano, procedente de Sacramento -MG vindo para região de Goiandira-GO em 1860, sendo os primeiros Geronimo Silverio de Santana e seus filhos sendo Manoel Silverio de Santana meu bisavo nascido 1850 e fallecido em 1928, 7 dos irmõs de meu pai foram menbros da loja maçonica asilo da virtude de Goiandira-go n. 1132 a qual faço parte desde 18.11.1984.

  71. Minha Família Santana, Tem Origens na Espanha, e é Conhecida em Seu País Natal, Por Ser uma Família de Nobres…
    Quanto á Origem do nome em Alusão á Avó de Jesus: Santa Ana Isso Também é Verdade.
    O Mais Importante, é Que Cada Pessoa Que Tem o Sobrenome Santana; Seja Ele Nas Mais Diferentes Formas de Escrita, Étnica ou Social, Possam Honrá-lo, e Zelar Com Muito Carinho Pelo Nome Da Nossa Família…
    Abraços Calorosos e Afetuosos Daqui de Recife – PE. á Todos os Membros da Nossa Numerosa Família:
    Santana / Sant’ anna / Sant’ana / Sant ana.

    Robson Santana .’.
    (81) 99594.9892 – TIM
    (81) 98478.4235 – OI

    1. Caro irmão Robson,além de fazer parte da família Santana, fazemos parte de uma família fraternal.Eu e toda a irmandade de bodes daqui de Moscou ficaria contente com uma visita sua. T:.F:.A:.

      Yerik Von Ruric Santana Neto .’.
      Великая Ложа Москве(G:.L:.M:.M:.)

    2. Oi gente,
      Tb sou da família Santana, gostaria de saber mais sobre a minha família, porém as pessoas que poderiam me ajudar já não estão vivas, a minha Vozinha, que seria a ultima pessoa que poderia me ajudar, já esta muito idosa e infelizmente não essa mais consciente!

    3. Não sei a minha origem pois não conheço meus avós paternos só sei que moravam em garanhuns não conheci ninguém nem tios avós primos pois gostaria de saber e conhecer

    4. Olá Rosbson tudo bem? Meu nome é Aline Sant’Ana, sou de Campinas.

      Meu pai se chamava Denildo Costa de Sant’Ana e era de Recife também.

      Não conheço ninguém da minha família paterna, porque, meu pai veio pra Campinas muito novo, e perdeu o contato.

      Será que vc é meu parente de sangue? rsrs tem alguém na sua familia, chamado Denildo, Edmilson, Denizara ??

      Um abraço! Aline

      1. Olá Aline, tudo bem?

        Sou da família Sant’Ana, e moro em São Bernardo do Campo, SP. Meu pai se chamava José de Sant’Ana e nasceu em Garanhuns, PE. Meus avós vieram para Porecatu, PR ainda na década de 1930.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *