Família Santos

Os sobrenomes no Brasil são bem variados. Santos é um dos mais vistos em brasileiros, mas muitos não sabem muito sobre o mesmo.

O sobrenome Santos, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Santos

A família Santos é originaria da Itália e França. Dessa forma, quando italianos e franceses vieram ao Brasil em busca de uma nova casa, acabaram tendo seus filhos e deixando novas gerações da Família Santos, agora com nacionalidade Brasileira e sobrenome estrangeiro.

Na Itália, “Santi” é um sobrenome pertencente à nobreza Italiana. Na França o sobrenome era inicialmente dado à pessoas que nasciam no dia primeiro de novembro, dia de todos os Santos. Dessa forma, a origem do sobrenome passava a ser Católica.

Outra possível origem deste nome se dá por conta da região Sierra de Los Santos, na Andaluzia.

É certo de que em todos os lugares este sobrenome tem uma certa origem nobre. Acredita –se que há uma certa associação do sobrenome com relação à nobreza e a igreja católica. Então por esse motivo, a nobreza inicialmente tinha mais poder sobre este nome.

Curiosidades

Em sua linha sacerdotal, destaca-se o padre mineiro João Pedro dos Santos, que ao morrer, em 1850, reconheceu sete filhos.

O nome Santos também foi adotado por judeus obrigados a se converter, os cristãos-novos.

Variantes do sobrenome Santos

Como você pode perceber, existem muitas pessoas que possuem o sobrenome “Dos Santos”. Esta é uma das variantes mais comuns deste sobre nome e tem uma razão para existir.  Segundo a história, este tipo de sobrenome era dado à mulheres que já tinham o sobrenome Santos de nascença e acabaram por se casar com pessoas de mesmo sobrenome. Dessa forma, para que não ficasse “Santos e Santos” a pessoa passava a “Dos Santos”.

No exterior podem ser encontradas também variantes como Santeiro, Santo, Santero. Francês: Toussaint, Italiano: Sante ou Santoro. É raro, mas possível encontrar essas variantes no Brasil, provavelmente de famílias de imigrantes recentes.

Brasão da Família Santos

Por conta de suas diversas origens, o brasão da família Santos possui algumas diferenças de país para país. Você pode conferir imagens abaixo de brasões da família Santos.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

144 respostas para “Família Santos”

  1. Bom Dia, meu nome é Carlos, sou Presidente da Associação Comercial e gostaria de convidar sua empresa para se Associar conosco. (LEIA COM ATENÇÃO)

    BENEFICIOS: Sua empresa recebe o Certificado de Qualidade da Associação, personalizado com nome da sua empresa e segmento de atuação, mais o certificado exclusivo de Associado e o Certificado de Honra ao Mérito da Associação.

    Como Receber: Para receber basta apenas enviar um OK, o prazo de entrega é de 15 dias é entregue no seu endereço e o investimento é de apenas R$149,00 e pode ser pago após a entrega.

    Atenciosamente
    Associação Comercial
    Carlos Braga
    Av. 25 de Maio, 4875
    São Paulo – SP
    CEP: 05689-100
    CEP: 05689-100

  2. Jose Alves Dos Santos
    Essa pessoa foi mencionada no registro de Jose Santos
    Name: Jose Alves Dos Santos
    sexo: Male
    Esposa: Theodora Maria Da Conceicao
    Filho: Jose Santos
    Outras informações no registro de Jose Santos
    em: Brasil Batismos

    Nome: Jose Santos
    Sexo: Male
    Data de batismo: 14 Oct 1897
    Lugar do batismo: Nossa Senhora das Dores, Monteiro, Paraíba, Brazil
    Data de nascimento: 04 Nov 1896
    Local de nascimento: Nossa Senhora das Dores, Monteiro, Paraiba, Brazil
    Nome do pai: Jose Alves Dos Santos
    Nome da mãe: Theodora Maria Da Conceicao

  3. Eu sou aqui do Brasil Sou instalador de Drywall aqui trabalho a seis anos com isso e gostaria muito de ir trabalhar nos Estados Unidos meu sonho e queria saber se vocês podem me ajudar com isso

  4. Gostaria de encontrar parentes de minha mãe.O nome dela é Esmeralda da Silva Santos,a mãe se chamava Damiana Quintina da Silva Santos e o pai, Genésio José dos Santos. Ela é natural de Pesqueira-PE…Desde q veio p Bahia, perdeu o contato com eles e seus irmãos chamados Cosme e Damião e Irene José Alguma informação, favor contatar pelo meu whats: 71 9 8873-6374 e 6372. Desde já, agradecida!

  5. Meu nome e Marlene dos santos, meu pai era Tomé dos santos viveu na Bahia vindo anos depois para Brasília onde faleceu, minha mãe Alfreda Maurício de Freitas filha de índia com homem branco,não temos nenhum conhecimento de seus parentes tanto do meu pai quanto da minha mãe.

  6. Sou Português , meus Avós viviam em Santa Combadāo ,onde meu Avô era Catapaz numa grande quinta.
    Nunca os conheçi meus Pais ,Emilia Rosa dos Santos e Ernesto Gomes, foram viver para Lisboa assim como Tios e Tias.Manuel, Judite, Carlos,Leontina.
    Minha pergunta tenho ainda familia em S. Combadāo, ou alure.

  7. Sou Elenice e estou a procura de meus parentes. Muito pouco sei sobre eles, apenas que meu pai é filho de José Alves dos Santos e de Maria José Alves dos Santos. Minha mãe filha de José Hermínio Cunha e Maria Gomes da Silva. Todos já falecidos. Meus pais naturais de Canindé. Agradeço a quem puder me ajudar nesta busca.

  8. Sou Elenice Gomes dos Santos e estou a procura de meus parentes. Muito pouco sei sobre eles, apenas que meu pai é filho de José Alves dos Santos e de Maria José Alves dos Santos. Minha mãe filha de José Hermínio Cunha e Maria Gomes da Silva. Todos já falecidos. Meus pais naturais de Canindé. Agradeço a quem puder me ajudar nesta busca.

  9. Nome: francisco andre dos santos
    Idade: 65
    Cor dos Cabelos:Castanho
    Altura aproximada:170
    Última Cidade que teve contato: FAZ MAIS DE 40 ANOS ELE TINHA SE CASADO COM A MOÇA DA FOTO.

  10. É o seguinte, meu pai que já é falecido possuía ascendência italiana, uma vez que o avô materno dele (meu bisavô) possuía o sobrenome DOZZEA, e era agricultor. E detalhe, além do sobrenome Dozzea, este meu bisavô também possuía o sobrenome Dos Santos! Ele nascera antes do fim do século XIX, justamente durante a primeira leva de chegada de imigrantes italianos ao Brasil (em torno de 1875 a 1880). A mãe de meu pai (filha deste meu bisavô) nasceu antes da primeira guerra mundial e possuía uma prima chamada Dona Tetenna (nome italiano), que era sobrinha do meu bisavô paterno, e que meu pai e a minha mãe chegaram a conhecer. Para variar, na parte da minha mãe eu possuo uma triavó que era indígena da tribo dos tupinambás, e um bisavô imigrante espanhol que carregava o sobrenome ALONSO; fora ainda a descendência holandesa por parte da minha bisavó paterna (possuía os olhos verdes, era avó de meu pai e esposa do meu bisavô italiano) e a descendência portuguesa tanto no lado de meu pai quanto no da minha mãe.

  11. Este site é uma idiotice total! Feito por uns complexados irresponsáveis que não sabem o que dizem. Infelizmente estão dando informação errada à pessoas. Deveria ser banido.

    “Santos” é um nome de origem portuguesa e espanhola!!
    Citando a wikipédia:

    “Santos é um sobrenome da onomástica de lusófono-hispânico, sendo de origem cristã nos países de língua portuguesa e espanhola. Inicialmente era um sobrenome adotado por nobres ibéricos que nasciam em primeiro de novembro, o dia de Todos os Santos. Durante a época da Inquisição em Portugal e Espanha e seus domínios muitos cristãos-novos adotaram este apelido, que foi repassado para seus descendentes.

    No Brasil é um sobrenome bastante comum, divide juntamente com os sobrenomes Silva e Souza o topo das tabelas de sobrenomes mais comuns. Alguns pesquisadores argumentam que o sobrenome era atribuído a portugueses que se estabeleciam na província da Bahia (originalmente Real Província da Bahia de Todos Os Santos), como é o caso do pai do político baiano nas Cortes de Portugal José Lino dos Santos, segundo esses, o sobrenome tinha uma função social de indicar a residência do cidadão, sendo assim, o sobrenome indicava que o portador do sobrenome era proveniente da província da Bahia. Outros pesquisadores vão além, defendem que este sobrenome se popularizou principalmente após a abolição da escravatura no Brasil, no ano de 1888, quando diversos ex-escravos de origem africana receberam este sobrenome pois residiam na província da Bahia de todos os Santos, que concentrava grande porcentagem do número total de escravos no período imperial.

    Com as migrações de portugueses, brasileiros, angolanos e outros povos lusófonos para os mais diferentes países nos séculos XX e XXI, o sobrenome se espalhou de forma que hoje em dia é um dos mais populares em França.”

    1. Pedro. Tem toda a razão e as pessoas que consultam este site deviam procurar outros bem mais credíveis e gratuitos também, até certo ponto. As pessoas têm naturalmente desejos e anseios de saber tudo o que puderem sobre os seus antepassados e familiares mais próximos. Para isso é necessário que consultem os bons sites europeus até mesmo ao século XIX e XX até meados dos anos 1920/30, porque como é lógico que todos os apelidos ou grande maioria são portugueses e alguns europeus (espanhóis, holandeses, italianos e alemães muito mais tarde). Hoje em dia é possível que vos indiquem a origem dos vossos familiares a partir de 1500 e tal e 1600, porque antes apenas os nobres eram registados nos registos paroquiais e os populares que apareciam eram apenas designados por Maria, Manuel, Pedro, Alice, etc. Se eu puder virei cá amanhã publicar moradas desses sites. Quanto às famílias que tem descendentes oriundos das Primeiras Nações (todos os amerindios) penso que as conservatorias e registos paroquiais, do Brasil, poderão ter já informações visto que no séc. XVI isso já era feito em Portugal pela Igreja e o mais natural era que também o fizessem no Brasil nas primeiras Missões, só que eram baptizados, creio eu, na maioria dos casos com apenas o nome próprio. Isso também foi feito em Angola, Moçambique, etc. Não desesperem, sejam pacientes e investiguem bem e com persistência. Não desistam porque quase sempre há algumas respostas. Não se zanguem com Pedro porque ele só quer ajudar. As pessoas sem conhecimentos, e com intuitos pouco sérios, não deviam dar respostas que não sabem. Nem armar-se em detentores da verdade. Reparem que a própria Wikipédia tem muitos problemas e lacunas. Espero que consigam localizar os parentes e ascendentes. Bom domingo para todos, aqui de Lisboa. 🙂

  12. Pessoal, tenho curiosidade em conhecer um pouco mais da história de minha família “um tanto confusa”
    a julgar pelos sobrenomes de meu bisavô e meus avós, bem meu sobrenome é manoel de oliveira do mesmo modo o sobrenome de meu pai e de meu avô, entretanto o sobrenome de meu bisavô não tem nada a ver, pois ele se chamava Bernardo josé dos santos e minha bisavó Esméria Maria de Jesus, consta nos documentos,”poucos que tenho que eram naturais da Bahia.
    Então pessoal caso alguém tenha alguma coisa pra somar, postem ai por favor.

    abraços

  13. sim verdade esse site aqui é uma mentira grande.como a minha familia que é leite so falaram mentira sobre ela.ai os idiota vão la e ficam comentando achando que é verdade por favor vão estudar.

    1. Ismael, procure sites mais científicos e criteriosos. As pessoas se calhar não têm o seu nível. Faça melhores pesquisas para si e para os outros e vai ver que chega a conclusões interessantes.

  14. Santos é um sobrenome ibérico. Um monte de “jumento” complexado aqui achando e mentindo que é um sobrenome francês ou italiano. Vão lavar essa cara! Santos é português e espanhol.

  15. Meu nome é Damião moro no Brasil, meu Bisavó se chamava Luize de Tal, e a minha Bisavô Loli Maria Constanza. Moravam na Província de Luca , Itália.
    Gostaria de saber se ainda tem parentes meus lá ?
    Alguém no Site pode me ajudar a pesquisar?

    1. Olá Damião, pelo que já vi e estudei em História o sobrenome DE TAL está ligado a donos de negros que registravam seus escravos como pertencentes a… se você buscar em livros paroquiais virá muitos registros feitos assim. Registravam muitos escravos de uma única vez! Não ajuda muito essa informação, mas começa a buscar em arquivos paroquiais. Boa sorte!

  16. ordário silva dos Santos gostei do texto sobre família santos eu queria saber sobre a origem santos desde criança meu pai min falava quê a nossa família era muito antiga na Bahia e eu queria saber porque tantas pessoas com santos. fico feliz saber as origens e pessoas encontrando parentes.

  17. Mim chamo helena e procuro a familia do meu avó q moram em salinas de sobrenome santos..nao cheguei conhecelo mais tenho informaçoes q sua familia eram imigrantes da italia.ele casou com minha avô chamada ..Raimunda Jose dos Santos.de buenopolis.mg.

  18. Olá eu sou Regina com sobrenome DOS SANTOS, herdado do meu pai, que era negro e contava que sua bisavô era índia e foi caçada no mato. Somos de São João do Sabugi no Rio Grande do Norte. Sempre pensei que DOS SANTOS era de origem africana, por que meu pai era negro.

    1. a sua historia é parecida com a do meu pai, que contava a mesma historia e o meu bisavó era bandeirante e caçou uma bugra para esposa. será que são os mesmos.

      1. Boa tarde, eu soube que minha bisavó paterna era Índia ou descendente de Índia.
        Meus avós paternos, eram Antônio Reginaldo dos Santos e Leopoldina Benedita dos Santos.

    2. Olá Regina
      Meu sobrenome é dos Santos, Meu pai era negro e também dizia que minha bisavó era Índia. Sou mineira mas meu pai era baiano. Não conheci meus avós paternos.

  19. Muito boa essas informações. Lembrei-me de uma novela em que a personagem só falava no brasão da família dela, apesar da falência. Entendi!

  20. Boa noite!! Meu nome é Erika Mônica de Lima Gomes ,estou a procura do meu tio – Avô: Ernesto Rufino dos Santos .Nasceu no ano 1943 ,Moreno claro e olhos castanhos.Trabalhou no Engenho da usina Bom Jesus em Jaboatão dos Guararapes – Pernambuco,Desapareceu no Ano 1960 com 17 anos .O nome de sua mãe: Júlia Maria da Conceição,pai : João Rufino dos Santos. Seus irmãos: Enedina Maria de Lima, Eronita Maria da Conceição, Elena Maria da Conceição, Maria da Conceição ( Falecida) , Braz Rufino dos Santos.Morou em Bezerros,rua: Do Cruzeiro interior de Pernambuco. Quem tiver informações por favor ajude pois a irmã dele está querendo muito reencontrar ele.

  21. O texto parece bastante equivocado quanto a origem do nome “Santos” no Brasil. Na verdade, isso foi uma iniciativa macabra da Igreja Católica juntamente com os escravocratas, com o fim maligno de extinguir a cidadania e origem dos escravos vindos do Continente Africano. Não tem nada de nobre ou nobreza nesta história.

  22. Minha família é uma mistura. Temos raízes europeias, indígenas e africanas. Temos como sobrenome: Silva, Santos, Lourenço e Cassimiro.

      1. Tudo procede da África, o berço da humanidade e da civilização. O resto não passa de Ocidentais arrogantes querendo se apropriar de bens históricos indevidamente.

  23. O Meu nome é Fabrício Oliveira Dos Santos o meu pai era: Valter Alves Dos Santos (já falecido)
    sendo realmente proveniente da França nosso sobrenome.

  24. Foram muito interessante essas informações. Também acrescento que as histórias de meu pai sobre a origem de nossa família retornam exatamente à França e à Itália, países de onde vieram minhas bisavós.

  25. Na verdade o nome dos Santos era dado a filhos mestiços dos colonizadores com índios ou escravos ,o pai não era reconhecido e seu sobrenome ficava dos Santos

  26. Exatamente como meu pai me conta, me chamo Rosani Menguer dos Santos, “Menguer” é um erro de cartório, pois deveria ser “Menger” alemão, meu tataravô é alemão!
    E o Santos é do meu avô paterno, cujo meu bisavô veio da Itália!

  27. Eu estou aqui de volta ,porque encontrei os familiares de meu pai, ja faz um tempo .
    Não em condições favoráveis,mas enfim é isso.
    Forte abraço a todos.

  28. Oi bom dia o meu nome Christianny priscyella dos Santos eu gostaria de saber ser posso entrar no país legalmente só com meu sobrenome com passaporte Brasileiro eu naci no Brasil por favor me manda a resposta muito Obrigada.

  29. ola! gostaria de saber como faço para descobrir se posso ter cidadania italiana. meu nome LUIS FABIANO LIMA DOS SANTOS …..

  30. Em Portugal (sou português), por regra, os últimos nomes que não constituem o(s) nome(s) próprio(s), designam-se por APELIDOS ou Nomes de Família. Assim, sendo eu Luís Alberto Pedrosa Fernandes dos Santos, os dois nomes iniciais são nomes próprios, e o Pedrosa e Fernandes dos Santos os apelidos respeitantes a minha mãe e a meu pai, respetivamente.

    Quanto ao (dos) estou convencido que resulta de um erro, pois usa-se dos quando uma mulher com o apelido de Santos casa com um homem também com apelido Santos, e adotando ela o apelido do marido, a fim de não ficar Santos e Santos, será Dos Santos. Ora como não é esse o meu caso, julgo que me foi posto indevidamente, tal como foi posto indevidamente ao meu pai, avô paterno, etc. Estarei correto?

    1. Oi , sou brasileiro de origem portuguesa, não tenho pretensão de ir para a Europa mas gostaria de conhecer meus parentes em Portugal minha avó falava muito da Terrinha como ela dizia aqui no Brasil.kkkk. Voces são provincianos mesmos como ela dizia,não me leve a mal. no meu caso e só curiosidade sou professor de Historia no estado de São Paulo.
      Obs: Meu nome e Manoel Santos Cruz Filho sou a terceira geração aqui no Brasil. Meu avó se chamava João Evangelista Santos Cruz,

  31. pouco conteudo e informações erradas… o sobrenome santos é de origem exclusiva de portugal. quanto ao sobrenome santos dados pelos catolicos aos nascidos no dia primeiro de novembro, dia de todos os santos é verdade… porem em portugal e não na frança… ok ta corrigido

  32. Olá! Muito bom saber detalhes do meu ultimo sobrenome. E aproveito para perguntar, por que o ultimo tem um peso maior? Nunca entendi isso. Grato

  33. Linda Histórias!! Estou pesquisando porque. Queria saber minha origem sou de Valinhos meu Pai já. É falecido e não falava muito dos parentes nem ele nem meus tios!! Só sei que eles vieram. De Bragança Paulista e meus tataravós da Itália ! Não. Sei mais nada!!!

    1. Complicado, né? Eu perguntava meu avó mas ele desviava o assunto. Mas, venho descobrindo por parte de outros parentes. Bom seria se compartilhassem, até porque dependendo do tempo só resta o batistério para atestar a origem.

  34. Gostaria de saber se o meu nome SERGIO ALVES DOS SANTOS tem referencia judaica. O meu avô por parte de Pai veio da região da Ilha da Madeira Portugal.

    1. Hey ann i have tried to make macaroons about four times and each time they have come out wrong. they arent hard on top and when they cool down they become like a biscuit texture they also do not have feet. here is a picture of them hopefully you know what i am doing wrktnnhagos

  35. Comentário
    gostei de saber sobre nossos antepassados. somos todos parentes.
    meu sobrenome é lopes dos santos, moro no Amazonas, só sabia que meus antepassados vieram do Nordeste brasileiro.

      1. I was introduced to your blog after Bianca Dye took a screen shot of it and posted it to her Instagram account! For the past 3 weeks, I have been reading every one of your posts from the beginning (and am only up to April 2012) and love it all.I feel like I know you and your little family – is that creepy?! – and hope you continue blogging for a while Bubba is such a little treat. She sounds like a real character and is just such a cuinr!Cotgeatulations!Coby x

  36. Li o livro de Laurentino Gomes (1808) onde é possível uma origem de portugueses também, pois a família Morrocos Santos a qual cuidava da Biblioteca Real de Dom João VI, e fez a travessia do oceano com todos os livros para o Brasil após a fuga dele. O que me me chamou atenção com a descrição de Luarentino foi como a família Santos fosse a guardiã da biblioteca como se fosse a própria vida e após o retorno de Dom João para Portugal, ficarão no Brasil alguns Santos para cuidar da parte da biblioteca que Dom João doou antes de partir. Outros fatos citados no livro foram cartas trocados entre esses familiares do Brasil para os pais em Portugal, o qual enriqueceu muito a Literatura de Laurentino Gomes, tornando a Família Santos presente na nossa história.

  37. boa tarde , muito interessante , saber a origem de nosso sobrenome, sei que na minha linhagem, tem um jovem português que se casou com uma india, e é assim.
    Forte abraço á todos !

  38. Que legal sabê que tenho ,mais duas decedencia
    Já tinha descoberto que tenho de portugueses por parte de pai .
    E agora por parte de mãe que o meu é “Dos Santos* feito o dela, são de origem da Itália e França bem que eu já tinha desconfiado !

  39. Interessante estas informações…, hoje ainda tenho duvidas a respeito do meu sobrenome pois o sobrenome de meu pai é um e de minha mãe é outro…, porém santos é sempre um SANTO…,

    Um forte abraço à todos os leitores desta família que cresce dia à dia.

    Sucesso!

    1. Era filho do major Joaquim Quirino dos Santos e de sua esposa, Manoela Joaquina de Oliveira Santos.

      Desde cedo começou a trabalhar no comércio, com residência e estabelecimento na Rua Sacramento, esquina com Benjamin Constant, no edifício atualmente ocupado pela “Escola Politécnica Bento Quirino”.

      Quando da epidemia de febre amarela que assolou a região em 1889, prestou tão elevados serviços à cidade que a população, agradecida, fez colocar uma placa alusiva na fachada de seu estabelecimento.

      Adepto dos ideiais Republicanos de que foi ativo propagandista, foi eleito vereador pelo Partido Republicano ainda à época da Monarquia. Fundou a Santa Casa de Misericórdia de Campinas, onde auxiliou o Padre Vieira, e foi diretor da Companhia de Iluminação a Gás.

      Foi um dos fundadores do “Colégio Culto à Ciência” e da Companhia Campineira de Água, além de presidente da Companhia Mogiana e sócio-benemérito de todas associações Campineiras.

      Após a sua morte, grande parte de sua fortuna foi destinada à fundação do “Instituto Profissional Bento Quirino” e à manutenção da “Escola Técnica de Comércio Bento Quirino”, assim como diversos orfanatos, hospitais, maternidades e a “Creche Bento Quirino”.

  40. Boa tarde! Sobre a questão de origem dos sobrenomes das famílias brasileiras , seria interessante consultar o historiador e geneticista Flavio Rogerio Ribeiro de Sá Cohen , ele possui a mais completa biblioteca de pesquisa genealógica do Brasil. O -Email dele é sacohen@bol.com.br! Dificilmente ele não consegue esclarecer totalmente a origem verdadeira de uma família brasileira, pois inclusive ele tem várias cópias de documentos sobre a entrada dos colonos espanhóis e portugueses desde o Brasil Colônia, tanto cristão -velhos, como cristão-novos. Ele é atencioso , esclarecendo todas as dúvidas completamente, e ainda fornece pistas sobre haplogrupos ou marcadores genéticos de possíveis pessoas aparentadas com uma de sobrenome igual no Brasil, a fim de se confirmar as origens das linhagens familiares! Ele é o melhor no Brasil, porque consegue inclusive porque determinados sobrenomes são comunas nos judeus sefarditas e como as antigas famílias cristãs e judias se misturaram na Antiguidade e Idade Média, antes do surgimento da Inquisição. além do que ele também indica quais foram os ancestrais fundadores ou patriarcas de cada família.

  41. Os negros e os índios também eram batizados pelos padres Jesuítas com nomes cristãos como Dos Santos, De Jesus, Dos Anjos, Das Virgens, Da Cruz , etc.

  42. Ou seja, o sobrenome Santos, não tem uma linhagem específica, já que até Judeus convertidos possuem esse sobrenome.
    Interessante saber!

  43. Gostei do site, um barato parabéns. como faço para perguntar a vcs a origem de um sobrenome que não aparece nas suas listas?

  44. Sobrenome portugues de origem religiosa cristã, seria a abreviação de Todos os Santos , refere-se a esta comemoração da igreja catolica. Na epoca em que se começou a adotar sobrenomes, este nome era dado inicialmente às pessoas que nasciam em 1º de novembro, Dia de Todos os Santos. Outra origem é a referência geográfica à região de Sierra de Los Santos, na Andaluzia. Em sua linha sacerdotal, destaca-se o padre mineiro João Pedro dos Santos, que ao morrer, em 1850, reconhecera sete filhos. O nome Santos também foi adotado por judeus obrigados a se converter, os cristãos-novos. Tal sobrenome possui variações em diversas linguas, Frances: Toussaint, Italiano: Sante ou Santoro.

    antes meu nome era co, o final da cruz e agora e dos santos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *