Família Silveira

Confira abaixo algumas informações e curiosidades sobre as origens da família Silveira.

O sobrenome Silveira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Silveira

Este sobrenome surgiu em Portugual e é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica. Ele deriva Herdade da Silveira (vila de Redondo).

Sua origem é do latim Silvaria, uma muita de silvas. Silva é no nome de uma planta existente na Europa.

Os Silveira procedem de Giraldo Sem Pavor, que ganhou Évora aos mouros em tempo de el-rei D. Afonso Henriques. É solar desta familia o Morgado da Silveira em Alentejo.

Existe um Portugual mais de uma família com o sobrenome Silveira. Por esse motivo, cada um tem o seu brasão. Uma dessas famílias se espalhou por Açores, enquanto a outra surgiu em outra localidade.

Curiosidades

Ao contrário do que muitos pensam o Silveira não tem necessariamente a mesma origem do sobrenome Silva. Ele não é uma derivação de tal.

Variantes do sobrenome Silveira

Não existem muitas variantes do sobrenome Silveira. Silva, por exemplo, não é um deles, como já foi falado. Esse nome não tem muitas variações por se tratar de um sobrenome mais tradicional. Além disso, a maioria dos sobrenomes advindos do latim costuma não ter muitas variações.

Brasão da Família Silveira          

Por se tratar de duas origens diferentes, existem dois brasões da família Silveira. Confira abaixo as descrições sobre eles e veja as semelhanças e diferenças.

A família Silveira dos Açores, descendentes de Wilhelm van der Hagen usam tem um brasão partido, o primeiro, do lado esquerdo de ouro com uma árvore de duas copas de verde, assente num contra-chefe do mesmo. Já o segundo de preto, com um leão de prata, armado, lampassado e coroado de ouro.

Já a família Silveira de Portugal continental, possui brasão prateado, com três faixas de vermelho na vertical. No timbre tem um urso de prata, armado e lampassado de vermelho, que sair de uma capela de silvas de sua cor.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

142 respostas para “Família Silveira”

  1. Olá! o nome do meu bisavô era José Honório da Silveira, nasceu em 19 de março de 1882, ele era filho de Francisco Honório da Silveira Canuto e Ana Honório da Silveira, moravam em MACAU-RN, ele teve mais 10 irmãos, cujos nomes eram Maria (1876), Luíza (1877), Joaquim (1879) que se tornou padre, Francisco (1880), Antonio (1884), Manoel (1885), Ana (1886), João (1887), Amaro (1889), Teodorico (1896). Quem teve um bisavô com este nome e/ou o nome destas pessoas, favor me responder.

  2. Eita Brasil para ter Silveira.
    Sou de Baturité Ceará, atualmente moro em Fortaleza,meu pai era de Pacoti Ceara,
    José Olavo Silveira.

  3. Estou emocionado com tantos Silveira, meu nome é Jamilton Silveira Estou com imã ideia nos Os Silveira poderemos retornar com nossos antepassados e adquirimos os Brasôes dos Silveira,. O que Acham?

  4. Legal, tem Silveira do Sul ao Norte, esse é o Brasil. Mato Grosso do Sul não ficou de fora , teve alguns Silveira em Rio Brilhante. Meu pai Semilto da Silveira, faleceu em 2017 com 83 anos , filho de Disnart Martins da Silveira, pai italiano fugiu da guerra, sobrenome Barbosa e Nantes da Silveira, só ficou uma tia de 85 anos Siméria da Silveira.

  5. Alguém de Alegrete-RS com sobrenome Silveira …Machado da Silveira
    Meus Avos por parte de mãe…Maria Manoela Machado da Silveira e Francino Silveira
    Minha avo tinha um irmão também de alegrete-RS que se chamava Hipólito Machado e Eurídice e acho que constância.
    Minha mãe,Zayra Machado da Silveira veio pro Rio de Janeiro com 11 anos e perdeu contato com a família.

  6. Alguém de Alegrete-RS com sobrenome Silveira …Machado da Silveira

    Meus Avos por parte de mãe…Maria Manoela Machado da Silveira e Francino Silveira
    Minha avo tinha um irmão também de alegrete-RS que se chamava Hipólito Machado e Eurídice e acho que constância.
    Minha mãe,Zayra Machado da Silveira veio pro Rio de Janeiro com 11 anos e perdeu contato com a família.

  7. Sou aldenira Silveira e tenho curiosidade em saber a minha origem sou de João Câmara no RN meus avós se chamava Francisco Honório da Silveira e Maria Aguiar da Silveira meu pai Francisco Silveira,sei que tenho família que não sabe que existimos, meus avós já morreram e meu pai também conheço só um pouco da família se tenho mais e muito bom saber

  8. Mau bisavô se chamava JOSE HONÓRIO DA SILVEIRA nasceu em 1882 na cidade de Macau-RN, o filho dele chamava-se Getúlio Honório e nasceu em 1897 e faleceu em 1943, ele era meu avô, meu pai chamava-se Ari Honório e nasceu em 1930 e faleceu em 1992, estou em busca do ano em que meu bisavô faleceu devido ele ter ido para São Paulo e desde então, não tivemos notícias dele, todos familiares moram em Natal RN

  9. Bom Dia!!!

    Gostaria origem da familia Camillo da Silveira, em que meu bisavô materno se chamava Jose Camillo da Silveira, nasceu na cidade Mamanguape do Estado da Paraíba.

    Filhos de Antonio Carlos da Silveira e Maria José (Manhoca)

    José Camillo da Silveira tinha os seus irmãos chamados Jaime, Heloisa, Nilsa, Artur, Inês

      1. Olá Adriana, boa noite.

        me chamo João Carlos Passos, sou do RJ. A minha avó paterna, chamava se Maria Leopoldina da Silveira, nascida em Palhoça, Santa Catarina. Casou se com Antônio Rolla dos Passos e veio morar tbm no Rio de Janeiro.
        Gostaria de saber se ainda temos alguns parentes por parte dela aí em Florianópolis. Alguns filhos de minha avó: João Silveira dos Passos (meu pai), Alberto Silveira dos Passos, Romeu Silveira dos Passos, Lydia Silveira dos Passos, Maria de Lourdes Silveira dos Passos, Aparício Silveira dos Passos, Carlos Alberto Silveira dos Passos, Alice Silveira dos Passos e José Silveira dos Passos. ..
        se vc identificar alguém como parente favor contatar. ..
        grato.
        21 97584 6944 (celular)

  10. Gostaria de saber dos parentes que moravam na cidade de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul.
    avós maternos : Izidoro Silveira e Joana gomes Silveira. filha Morena Aldina Silveira.
    sendo assim os parentes mais próximos.

  11. Gostaria de saber dos parentes que moravam na cidade de Pinheiro Machado Rio Grande do Sul.
    avós maternos : Izidoro Silveira e Joana gomes Silveira. filha Morena Aldina Silveira.
    sendo assim os parentes mais próximos.

  12. Olaa boa noite pessoal eu estou a procura de uns familiares de sobrenome Silveira em João Pessoa na Paraíba, alguém conhece e poderia me ajudar..

  13. Olá pessoal!

    Que interessante ler essas informações a respeito dessa família!Também assino Silveira e minha mãe (por ter casado com meu pai de sobrenome Silveira) assina “da Silveira”, o que corrobora com um argumento apresentado acima em relação ao “da Silveira” e simplesmente “Silveira”.
    Meu pai faleceu recentemente, aos 89 anos, e os pais dele com 84 e 94 anos, se não me engano. Isso quer dizer que nossa família é realmente muito antiga e vive muito…rs…a descrição física acima também descreve a minha família.
    Estou pesquisando sobre a minha árvore genealógica paterna (origem do sobrenome). Abaixo vou descrever um pouco da minha linhagem, caso alguém se identifique, por favor, não exite em contactar-me!
    Os avós maternos do meu pai eram fazendeiros na localidade de Folha Larga, no então distrito de Carmo da Mata -MG (que se emancipou de Oliveira em 1938), se chamavam Honório Machado da Silveira e Theonilha Cândida do Amaral; os paternos, fazendeiros nos Pintos, município de Oliveira – MG, eram José Cornélio da Silveira e Mariana Augusta da Rocha. O pai do meu pai se chamava José Inácio da Silveira e a mãe Maria Cândida da Silveira. São Silveiras nos dois lados: o casamento intrafamiliar era praxe, dizia-se que para evitar a divisão de patrimônio (terras, fundamentalmente).

    E-mail de contato: amable.psi@gmail.com

    Abraços!

    1. Gente, acabo de descobrir que a Mariana Augusta da Rocha abandonou o casamento e fugiu com um empregado da fazenda para o nordeste do Brasil e lá constituiu outra família, desestabelecendo qualquer contato com a família anterior em Minas Gerais…rs

  14. Olá! Também tenho Silveira no sobrenome, sou bisneta de José Antonio da Silveira e Durvalina de Souza Guimarães (Escrito assim na certidão de casamento de meu avô), nome de casada (Durvalina da Silveira) pelo menos é assim que está escrito na certidão de óbito meu avô materno.
    O nome do meu avô era Antônio da Silveira, natural de Mar de Espanha Minas Gerais. Nasceu em 19/02/1919 e faleceu em 23/08/1991 em Recife no estado de Pernambuco.
    Quando ele faleceu eu tinha 13 anos, e ele não falava muito de sua família. Gostaria muito de encontrar parentes.

  15. Aos Silveiras do Brasil, nossa origem é portuguesa , no entanto são judeus fugidos da europa na época da perseguição de Napoleão Bonaparte .Qnts de nós qnd criança eram proibidos de apontar a estrela de Jesus? Ela indicava uma determinada data no calendário judaíco e por essa questão e pra disfarçarem eles colocavam mitos de q as crianças iriam cair o dedo se contassem ou algo dessa natureza.Tem outro detalhe , na época da escravidão muitos escravos usaram o sobrenome de seus senhores para poder ter um sobrenome , pois todo a tragedia passada como escravos apagaram suas origens e muitos já não sabiam.Sou Silveira de Baturité-ce.minha bisavó era a Sinhá mocinha q originou a familia Silveira, meu avô João Batista da Silveira, mais conhecido como João Abílio

    1. Bom dia meu avó veio de Baturité e se chamava Manoel Gomes da Silveira, hoje vive apenas meu pai de seus 10 filho vivemos em Manaus-AM

    2. Boa noite, Teresa. É muito interessante essa coisa de origem dos sobrenomes, tanto do ponto de vista histórico (nossas raízes lusitanas) como sócio-antropológico (como se deu a agregação familiar, as uniões com outras famílias, a dispersão geográfica…).
      Sou Anchieta Silveira. Meu pai (falecido) é Francisco Juarez Silveira, de Baturité. Seu pai era Antonio Gonçalves Silveira (meu avó), bem conceituado na região. Tenho tia e primos que moram lá, mas sempre morei em Fortaleza.
      Em tempo: meus pais falavam dessa sinhá Mocinha, do comendador Ananias Arruda etc.
      Um abraço.

  16. Bom dia, faço a genealogia da minha família, meu tetravô teve um casamento com uma imigrante portuguesa nascida na Ilha de São Jorge nos Açores, ela é descendente direta de Willem van der Haegen ( Guilherme da Silveira/Vanderaga ), bem eles tiveram alguns filhos, uma inclusive depois de adulta imigrou para Portugal por volta de 1900, Meu ancestral brasileiro, era filho de um imigrante Açoriano . Como era típico as mulheres usarem mais os sobrenomes das maes do que dos pais, caso alguém saiba de algum ancestral nascido na cidade de Iguape/ São Paulo, por favor entrar em contato, gostaria de trocar informação. As filhas se chamavam Rosa, Elodia e Anunciada ( talvez haja um segundo nome como Maria, Jacinta etc),

  17. Gostaria de saber informações sobre os Silveira na região do vale dos sinos /RS , mais precisamente região compreendida de Lindolfo Collor que na época se chamava picada capivara e pertencia a província de São Leopoldo.

    Att

    João Batista Nunes da Silveira

  18. Meu tataravô se instalou em Nova Ponte (pertencia a Sacramento/MG), Triângulo Mineiro, no século XIX. Chamava-se Lucas Evangelista Silveira. Casou-se no primeiro casamento com Laura Candida de Oliveira. Seus descendentes todos assinam José Silveira. Aos silveiras de Minas meu e-mail é leoarmelin@gmail.com

    1. Olá boa tarde! seu pai só nasceu aqui em Soledade ou viveu algum tempo? sou Silveira nasci e me criei por aqui, conheço alguns da familia Dias, Silveira tem vários com este sobrenome nestas bandas. Diga o nome de seus avós que posso descobrir se vocês tem parentes ou não, ok? Abraços. contatos. cesarnewbase@gmail.com

      1. Boa tarde Julio.
        Meu pai ( Abrahão Silveira Dias) nasceu em Soledade e viveu lá até ser convocado para o serviço militar. Serviu durante a segunda guerra mundial na europa. Era um soldado da FEB.
        alguns dados da família:
        Abrahão nasceu em Soledade-RS em 1922 e faleceu em Curitiba no ano 2000.
        Pais de Abrahão:
        Alfredo Dias da Motta, nasceu em 1891, faleceu em Soledade em 1958.
        Rosa Rodrigues Ramos, nasceu em Santiago – RS em 1884 e faleceu em Soledade em 1965.
        Avós paternos do Abrahão:
        Rufino Dias da Motta, casado com Elizia.
        Avós maternos do Abrahão:
        Agostinho Silveira Ramos
        Rita Rodrigues Bitencurt, nasceu em Rio Pardo-RS em 1863 e casada em Santiago-RS em 1º/04/1879.
        irmãos do Abrahão:
        Mercedes Silveira Dias, 1914 – falecida
        Adão Silveira Dias, 1919-1987
        Ema Silveira Dias, 1930- 1956
        Qualquer informação a respeito de parentes será bemvinda.
        Desde já agradeço pela atenção
        Cordialmente
        Antonio Fernando Monteiro Dias
        afmdias@gmail.com

        1. Boa noite Antonio! desculpe a demora pois abri hoje esta pagina; vou me informar mais a fundo sobre seus descendentes aqui de Soledade, enquanto quero que voce esclareça mais sobre teus parentes para facilitar a nossa pesquiza, ex: conheço varios com o sobrenome Dias, Rosa, Silveira que tambem sou, entende? já os meus Silveiras todos são de Alegrete RS e povoaram Soledade, Passo Fundo, Carazinho, Cruz Alta, Cachoeira do Sul. os troncos são; Joaquin Severo da Silveira, Amalia da Rosa Silveira, tetra avôs. meus avós, Atilano Silveira da silveira e Alvina Borges da Silveira. meus pais, Rony Romeu Borges da Silveira e Ara Boesges de Almeida Silveira. Os primeiros que por aqui chegaram la pelos meados de 1830, todos lidavam com criação de gado. Abraços.

  19. Olá, interessante. Gostaria de saber sobre meus antepassados. Mas meu avós não sabiam muito. Minha família é de Bom Jesus do Itabapoana RJ, divisa com ES. Meu bisavô Plínio Silveira possuía uma grande fazenda que foi sendo vendida. Sei que o pai dele era dono de muitas propriedades no local. Uma tia avó me disse que o Governador Roberto Silveira era um primo, mas não tenho mais informações.

    1. Oi Soraya,
      meu falecido pai era da 5a. Geração de BARBARA HELIODORA GUILHERMINE DA SILVEIRA ( veja INCONFIDÊNCIA MINEIRA) ;
      Os Silveira do TRIÂNGULO MINEIRO são todos descendentes de Bárbara, assim como no Rio de Janeiro e no Rio Gde do Sul ; Bárbara tinha 3 filhos homens e uma filha . A filha falesceu ainda muito jovem ( 18 anos ) ; um dos filhos dela foi criado com os avós paternos no Rio de Janeiro e o outro foi para o Sul morar com alguém da família. Que eu saiba, o filho mais velho ( meu 6o. avô ) ficou com ela e após o falecimento dela ele foi criado por uma família muito amigos dos pais dele em SÃO JOÃO DELL REY e do qual se espalhou os Silveira por minas a fora …
      Esta separação dos filhos aconteceu logo após a Inconfidência Mineira.
      O nome do pai de Bárbara era JOSÉ DA SILVEIRA E SOUZA.

    2. Olá eu sou Silveira tbm meu tetra avô era de varre sai conhecido como major Alexandre Ignácio da Silveira ele teve muitos filhos na região ele era português como vc falou do ex governador era seu parente então somos parentes tbm pois ele era primo do meu avô os primeiros Silveiras da região de Natividade varre sai e bom Jesus do Itabapoana descendem do meu tetravô

  20. nossa nao achei que havia tantos asim tambem sou , paulo cesar da silveira sorocaba sp fico contente em saber que mesmo nao sendo parentes de sangue ,pelo menos somos parente em sobrenome deus abencoe nos todos

    1. Olá Virleide,
      sou Paulo Estevão Silveira de Azevedo, meu avô era João Silveira de Souza, vindo dos Açores, Portugal. Casou-se com minha avó materna, Adelaide Silveira de Souza. Estou a procura da origem dele em Açores, Portugal. Sei que ele veio para o Brasil com o irmão, José Silveira de Souza. Por acaso você tem alguma informação nesse sentido? Quem sabe somos parentes. Moro em Cataguases Minas Gerais. Agradeço a atenção

    1. Para Neuza Silveira de Souza. Meu nome: José dos Santos Neto. Com certeza temos alguma consanguinidade, porque além de Silveira e Souza, a minha família descende também dos Antunes, Tolentino, Cardoso, Lopes, Sacramento, Sá, Cruz, Araújo e outras. Com certeza você conhece todas. Há anos venho tentando construir uma árvore genealógica da milha família, porque uma coisa que me entristece é quando alguém fala: “não sei quem foi o meu avô nem minha avó!” Quero deixar esse legado não apenas para os meus filhos, como também para as futuras gerações. As dificuldades são muitas porque a tradição oral costuma desaparecer com menos de um século. Há muitos anos eu coleciono documentos sobre a genealogia da minha família. Já possuo mais de três mil páginas de livros e outros documentos. Todas as famílias citadas tem fortes raízes em Rio Pardo, São João do Paraíso, Serra Nova, Mato Verde, Monte Azul, Espinosa, Porteirinha, Riacho dos Machados, São José do Gorutuba, Janaúba, Matias Cardoso. Para tirar qualquer dúvida, pesquise quem foi Dom Lúcio Antunes de Souza, primeiro bispo de Botucatu, São Paulo. Foi parente nosso. meu telefone tim 38-99118 1859.

      1. Para Neuza Silveira e Souza. Esqueci-me de citar, Montezuma, Mortugaba, Jacaraci, Condeúba, Bom Jesus dos Meiras (Brumado), Itamirim, Caetité Taiobeiras Salinas e Pedra Azul. As famílias citadas se espalharam por essas cidades, depois para o Brasil e o mundo.

        1. Meu nome é Esmeralda Silveira estou à procura de parentes de meu pai que da cidade de Jacaraci estado da bahia meu avô se chamava João Antônio da silveira e meu pai José Antônio da Silveira

    2. Sou de Janaúba Minas Gerais aki perto de montezuma, meu Vô se chama Orico e Minha vó Maria Rosa os dois Silveira primos de 2º grau

  21. Olá! Tenho como Trisavo Sr João Baptista da Silveira e os seus pais João Fructuoso da Silveira e Veronica Carolina da Conceição, e ele era da região de São Paulo. Gostaria de trocar informações.

  22. Nas minhas pesquisas Heitor vieram da Escócia e se juntaram a família Silveira de Portugal. Vou pegar os detalhes que tenho mas meu exame de DNA confirmou Escócia

  23. Sou Silveira da cidade de Rio Claro, interior de São Paulo. Não há muitos Silveiras por aqui, e não conheço a história de meus antepassados. Se alguém tiver mais informações, eu agradeço…

    1. ola rodrigo sou paulo cesar da silveira hoje moro na cidade de sorocaba meu pai era joao tomaz da silveira mae terezinha lima da silveira ai em rio claro morei em 1987 meus tios jarbas e zumira moravam na av m31 nao sei se ainda moran na rua m5 moravam meus primos joana e seu marido pedro seus filhos salet paulo, marcelo e andre

    1. Meu nome é Walter Gomes da Silveira Filho sou do Amazonas, meu avô veio de Baturité-Ceará meu avô se chamava Manuel Gomes da Silveira veio de Baturité

    2. Olá meu nome é Walter gomes da Silveira Filho sou de Manaus mas o meu avô nasceu em Baturité se chamava Manuel Gomes da Silveira

      1. Para Talita Silveira. José Eleutério é filho de Bárbara Eliodora Guilhermina da Silveira ( é sem H mesmo) e Ignácio José de Alvarenga Peixoto. A primeira filha do casal é Maria Efigênia ou Ifigênia, nascida em 1779, falecida em 1797. O segundo é José Eleutério, n. em 24-02-1787, fal em 01-4-1831e deixou seis filhos. Os dois nascerem em São João Del Rei e faleceram em São Gonçalo do Sapucaí. Terceiro; João Evangelista, n. SJDR em 08-10-1788. Deixou três filhos. Quarto: Tristão. N. SJDR em 1789 e f em São Gonçalo do Sapucaí em 18-12-1816.

  24. Sou Eliseu da Silveira, meu pai já faleceu aos 92 anos teria hoje 115 anos não conheci ninguém da família dele , ele era de águas quentes MG não tenho idéia do restante da família !

    1. Eliseu, bom dia! Imagino ser sua parente ; meu pai falava de um tio Eliseu. Meu Pai nasceu e cresceu perto de agua Quente , Municipio de Mato verde mg, hoje ele teria 91 anos .

    2. Olá Eliseu, tenho imenso prazer, de lhe informar que o seu pai, realmente pertence a tradicional familia SILVEIRA de portugal, pois sou silveira e tenho vários parentes lá ok? sinto feliz de ter mais um parente parabéns.

      1. Olá Neuza,
        sou Paulo Estevão Silveira de Azevedo, meu avô era João Silveira de Souza, vi seu sobrenome e identifiquei. Ele veio dos Açores, Portugal. Casou-se com minha avó materna, Adelaide Silveira de Souza. Estou a procura da origem dele em Açores, Portugal. Sei que ele veio para o Brasil com o irmão, José Silveira de Souza. Por acaso você tem alguma informação nesse sentido? Quem sabe somos parentes. Moro em Cataguases Minas Gerais. Agradeço a atenção

  25. Oi grande família, sou Rosana Silveira de Porto Alegre, meu pai era de Taquari (interior do RS). Agora estou morando em Porto de Galinhas, PE. Meu pai costumava dizer que os Silveiras eram judeus fugidos para Portugal. Meu contato é labaquac@yahoo.com

    1. Oi Rosana, tudo bem? Eu me chamo Rosane Lemos da Silveira, sou de Alegrete(RS) e meu avó paterno que se chamava Celso Antônio da Silveira, tb ouvi esta história.

  26. Minha família é Silveira também, porém minha bisa disse que ela e seus parentes vieram pra cá por causa da guerra. Tiveram que mudar o sobrenome para que não fossem executados. Por serem cristão/judeus. Gostaria de saber se mais alguém tem uma história parecida, pois gostaria de decifrar isso tudo e descobrir tudo sobre a minha família. (Minha bisa já é falecida – Marina Silveira Antonietti) kaaziemer@gmail.com qualquer coisa me mandem email. Obrigada desde então.

    1. Sou de silveira, mas também descendo dos Andrades, até porque minha mãe tinha um Vô que no caso era Alemão e ele morreu o dinheiro ficou para o presidente da época, até a carta chegar aqui demorou ai não deu tempo de reclamar a fortuna. Mas a Silveira no caso e minha família parte de Pai, e uma família portuguesa, sua família pode ter alguma descendência alemã pela morte dos Judeus citada ai, mas no caso pode ser Francesa também, áustria, Russia (acho difícil). Mas existe um teste sanguíneo que diz toda sua descendência, teste de DNA.

  27. Boa tarde,
    também sou da família Silveira, filho de Geraldo Lelis Silveira e Irace Esméria silveira, sou do interior de São Pulo, da Cidade de Luiz Antônio. Gostaria de encontrar meus parentes ou familiares.

    Silvio

  28. Olá,
    também sou Silveira por parte de pai e de mãe , Sou Açoreana ,vivo nos Açores e aqui nos Açores existem muitos Silveiras principalmente na ilha do Faial e na ilha de S. Jorge. Tanto quanto eu sei este nome aqui nas ilhas vem dum flamengo que veio para os Açores no séc XV , quando as ilhas foram povoadas com muitos flamengos vindos de Flandres . No séc XVII muitos foram os Açoreanos que imigraram para o Brasil após grandes erupções vulcanicas e se fixaram no Estado de Santa Catarina. Quanto às características dos Silveiras cá são baixos ,fortes também têm testa alta e grande longividade e no passado possuíam profissões de destaque e eram pessoas de bem.
    Lúcia

    1. Olá Lúcia,
      Sou Paulo Estevão Silveira de Azevedo, vi seus comentário e não custa nada tentar uma ajuda. Estou procurando a origem de nascimento de meu avô, João Silveira de Sousa, filho de José Silveira de Sousa, nascidos nos Açores. Penso que ele nasceu em Fayal, mas na certidão de óbito dele está que ele veio do Pico. Se você tiver acesso a alguma informação a respeito ficaria muito agradecido se puder me informar. Estou a procura da origem de nascimento dele para entrar com pedido de cidadania portuguesa. Grato antecipadamente por qualquer ajuda que fou possível me dar. Paulo E. Silveira de Azevedo

    2. Olá Lúcia. Me chamo João Carlos Passos e sou neto de Maria Leopoldina da Silveira, oriunda de Açores. Ela se casou com Antônio Rolla dos Passos ( o sobrenome do meu avô: Passos é devido que ele foi criado no orfanato Senhor dos Passos em Florianópolis).
      A origem de minha avó é Florianópolis, Santa Catarina e o meu pai, veio para o Rio de Janeiro onde eu moro com 12 anos de idade.
      Caso vc tenha alguma informação de meus parentes aí em Santa Catarina gostaria muito de saber. Meu contato: email: joaopassosrep@gmail.com
      Forte abraço!

    3. Olá, acredito que eu possa ter descendência açoriana, pois a família paterna da minha avó O sobrenome é Silveira e pelas minhas pesquisas, meus antepassados chegaram no final do século 18 em Minas Gerais, e hj eles estão espalhados por Minas, principalmente no Leste Mineiro. E o que mais me espanta é que as características físicas são as mesmas, são baixos, fortes e tem testa alta, como eu puxei essa característica desse meus antepassados. Não tenho documentos para provar mas acho que minha família veio da Ilha do Faial

  29. Olá, também sou ” da Silveira” e estou encantada com tantas informações sobre a família Silveira. estou construindo minha arvore genealógica para atender a curiosidade e conhecer nossas origens. Não consigo evoluir , parei na geração de meu avô paterno, que infelizmente já faleceu. Meu Silveira é de Quixadá, Ceará. Se alguém tiver alguma informação agradeço.

    1. Boa tarde Lucia. Também faço parte da familia Silveira de Quixadá. Meus avós maternos eram primos. O pai do meu avô se chamava João Silveira Viana e a mãe da minha avó se chamava Maria Carmélia Silveira Viana. Também estou tentando montar a ávore genealogica da família. Se quiser teocar informações, pode entrar em contato por email.
      Ramosvieira90@hotmail.com

  30. Meus queridos parentes SILVEIRAS, estou tentando fazer um histórico nas informações até agora pesquisadas e vou repassar. Vocês vão adorar, pq eu estou “encantado” com tudo isto. Por aki existe muitas pesquisas de 200 anos para ka…. E a minha começa a partir do século 13…tudo começou depois das grandes navegações. Volto brevemente.

  31. Olá Sras e Srs Silveira ou Da Silveira .Eu também sou um Silveira.pelo que sei minha família tem um brasão so que nem todos conservam.segundo fiquei sabendo o sobre Silveira duas famílias se uniram os sobrenomes Silverstone e Oliver assim surgiram os Silveira .sou de Curitiba pr.

  32. Amigos , sou de uma enorme família Silveira da Paraíba , estou encantada com as informações obtidas aqui ! Adoraria fazer parte de um grupo que nos unisse e estreitasse nossos laços ….

  33. Oi gente, sou do norte de minas gerais e tenho Silveira no meu sobremome. Meu pai contém o da Silveira. Que bom que encontrei mais pessoas e tenho as mesmas características citadas aí!

    1. Era exatamente o que eu procurava, minha família e enorme, sou minhas origens são Da Silveira Cantarino e Faria .A muito tempo venho buscando informações sobre as origens de leia descendentes mais parei nesse ponto por não encontrar sites que possam fornecer informações sobre a família Da Silveira.Em Oliveira Fortes MG na comunidade de Xavier em terras herdadas de meu bisa avô já falecido há alicerces de uma antiga fazenda de pedra segundo meu avô e tios alegam que foi desmanchada quando ainda eram crianças que teria sido feita por escravos a mais ou menos há 150 há 200 anos atrás sendo o chefe meu tataravô sendo da família Da Silveira.

  34. Eu ja tenho novas informações para quem está querendo das suas origens, voltarei breve. Eu sou Silveira do Norte Minas. Todos os Silveiras de Minas Gerais, Estado do Rio/Espirito Santo, têm a mesma origem, cujo tronco é BERNARDO HOMEM DA SILVEIRA.

    1. Sou Silveira, vivo no sudeste de Goiás, decentes do tetravó que era conhecido Bernardo Silveira, que veio do Rio de Janeiro era descente ou português, seria o mesmo ou descendente BERNARDO HOMEM DA SILVEIRA?

    2. Prezados amigos, moro em Janaúba, Norte de Minas. Há quase meio século eu busco informações sobre as origens da minha família. Nesses estudos encontrei pessoas das famílias Mendes e Antunes que vieram para o Norte de Minas fugindo da Inquisição ainda no século xvii. Aqui elas se miscigenaram com as famílias Silveira, Souza, Caldeira, Brant, Tolentino e muitas, muitas outras. Possuo um acervo que acredito único. Se alguém se interessar, o meu e.mail é: josedossantosneto@gmail.com fone tim 38-99118-1859

  35. Pelo que eu percebi os Silveiras vêm de um mesmo tronco ha centenas de anos, com a colonização portuguesa se espalhou pelo mundo a fora e no Brasil em todos Estados tem um ou famílias dos Silveiras. Claro, é muito difícil achar o começo de tudo…..OOKKK???/

  36. Minha mãe se chama Marina da Silveira Castro, filha de Custódia Marília da Silveira Castro e José veríano da Silveira, procuro parentes em duas barras Minas Gerais

  37. Com eu disse: Os Silveiras vieram de Portugual, Ilha da Madeira e alhures e se espalharam pelo Brasil afora. Silveiras sem a mestiçagem tem a testa grande, narigudos, dificuldades para a música, estatura mediana, são brilhantes nas letras e tem vida longa. As informações do Ariel e da Estela tem fundamento.

    1. Nossa…. parece que você descreveu minha família. Somos narigudos e testa grande, minha avó faleceu ano passado com 99 anos e minha bisa com 106, realmente somos muito fortes.

  38. Pelo que estou informado, o ” da”…Silveira, significa nobreza, famílias nobres. Na minha família tem pessoas com o “da” e outros sem o “da”. Eu acho que os Silveiras que vieram de Portugal e da Ilha da adeiras, etc. tinham o cuidado de colocar os nomes nos seus filhos com o “da” por serem letrados; Com a colonização, a pobreza, a falta de instrução escolar, muitos perderam o hábito por displicência ou ignorância, pois que, nas famílias dos meus antecedentes existiam pessoas “letradas” e outras analfabetas e sem instrução, A origem dos Silveiras está muito longe e tem haver com a diasporá dos anos 70, quando os judeus se espalharam pelo mundo a fora. Agora, no meu caso estou informado de que os Silveiras vieram de São Paulo para a região de Ouro Preto, São del Rey., fazendo parte do esquema de Tiradentes, quando este foi preso, parte dos Silveiras perseguidos politicamente vieram para Minas Novas e depois para o Norte Minas, Grão Mogol, Rio Pardo de Minas, embrenhando-se na Serra do Espinhaço (Serra Geral).

      1. Olá, quanto Silveira ou da Silveira nada a ver tudo é a mesma coisa! então só Silveira seria mais importante que da Silveira, pois da Silveira é derivado de Silveira. Antigamente o tabelião escrevia a punho e erravam bastante, ex: meu pai é da Silveira eu sou Júlio César de Almeida Silveira foi tirado o da! para não ficar de e o da, entende? meus troncos são todos de Alegrete r.g.s mas vários povoaram os campos de cima da serra, Soledade, Passo Fundo, Carazinho,Cachoeira do Sul. Então Jose, Silveira ou da Silveira nem um é mais importante que o outro e quanto letrados ou não letrados tem em todos os sobrenomes da face da terra.Boa noite.

    1. Olá! Tenho como Trisavo Sr João Baptista da Silveira e os seus pais João Fructuoso da Silveira e Veronica Carolina da Conceição, e ele era da região de São Paulo. Gostaria de trocar informações.

    1. Olá Celia. Qual é o nome do seu pai? Meu pai era Amadeu Luiz da Silveira, filho de Enok Luiz da Silveira e de Maria Honoria Dominiciano da Silveira e irmão de Amazil Luiz da Silveira e Maria Lucia da Silveira, sei que tenho primos que nunca cheguei a conhecer. Estou aqui vendo o nome de todo mundo mas vc não contou o nome de seu pai… Eles eram da região de Guaíra SP. É possível que minha tia Maria Lucia da Silveira viva em Sertãozinho SP.

      1. Ola alexandre vc poderia me passar mais informacoes Estou fazendo a arvore da minha familia e tbm sou de Uberlandia nap tenho silveira no Meu sobrenome mas Minha tataravo se chamava Mariana umbelina da silveira obrigada Meu cellular +447985281646 obrigada

      1. Oi, minha Família é de Frutal – MG e são todos Heitor da Silveira. Meu avô era Otogamiz Heitor da Silveira, filho de Almiro Heitor da Silveira. Será que temos algum parentesco?

    1. Ola Giovanna ! Sou Luciano Silveira, pelo que sei meus bisavós e avos, são tradicionais ai de minas, mais especificadamente na região de Luz, Dores do Indaiá, Estrela do indaiá. (baú)…

  39. Sou descendente da família Silveira e tenho constantemente buscado informações sobre as minhas raízes, descobri que meus bisavós por parte de pai eram de origem francesa. sou bisneta de Cândido Jose Silveira e Maria Cezarina Silveira , sou neta de Abrelino Curtinaz Silveira e Dorvalina Vianna da Silveira, sou filha de Lonarde Vianna da Silveira e Gecilda da Silva Silveira. de Tapes / RS

  40. MEU AVO DIZIA QUE SE PAI VEIO DA ILHA DA MADEIRA, E REALMENTE LA TEM MUITOS ..SILVEIRA QUERIA SABER SE OS SILVEIRAS DE MG SAO PARENTES DOS DE SP

  41. Gostei muito ! A família paterna do meu avô paterno tem o sobrenome Silveira eu gostaria eu também gostaria de saber se tem alguma alguma semelhança familiar com todos os Silveira ?

      1. Bom dia, fazendo uma pesquisa, li em um livro que o Wilhelm van der Hagen diferenciava homens e mulheres da família, colocando a preposição da para os homens em sinal de nobreza. A minha família permanece até hoje sem que muitos inclusive meu pai soubesse da história. Já meu sogro que é Silveira comentou que o avô dele em certo momento fez uma descendência somente Silveira deixando de lado o “da Silveira” por causa de briga na família.

      2. Os nomes acompanhados de ou da. São pessoas que ou casaram com outros do nome original sem o de ou o da, e também nos caso de ( de ) significa De posse. No caso de pessoas sem sobrenomes e escravos ou empregados De fulano. São estas as 02 respostas. Há muitos nomes e sobrenomes agregados para despistar pessoas que não tinham documentos e não queriam serem perseguidos por serem Cristãos novos, Judeus e ou para nãos serem deportados e ou até mesmo para não serem recrutados para guerra, mudavam, nomes, datas, locais e até anos de nascimentos. Espero ter ajudado.

  42. Minha Vó Mariana Hipólito da Silveira portuguesa da Ilha da Madeira é o que dizia o meu pai, mas com o falecimento de ambos lá se foi preciosas informações para que os meus filhos e netos descubra os seus ancestrais para formar a suas árvores genealógicas.
    Vó Mariana tinha também um gráu de parentesco com a família Fagundes, se alguém puder ajudar-me a esclarecer ficarei muitíssimo grato!!

    1. Olha Antonio Gomes Sandy…muito interessante ver o sobrenome de sua avó HIPOLITO DA SILVEIRA…porque o sobrenome do meu avô é HEITOR DA SILVEIRA. Sendo que HIPOLITO e HEITOR acredito que sao nomes de origem GREGA…. por ´pesquisas que fiz..o mais antigo possivel ancestral meu fôra Conde na possessão portuguesa nas Indias chamada Sarzedas… Don Bernardo Heitor da Silveira e Lorena.

      Tenho primos no triangulo mineiro com sobrenome Hipolito tambem. sao eles: Oronides Hipolito…Amós Hipolito…Orlando Hipolito…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *