Família Sisti

Forma plural do nome Sisto, este sobrenome é de origem italiana e classificado como sendo um patronímico, pois deriva do nome próprio do fundador deste tronco familiar, deriva do latim Sixtus, Sistus, os quais eram variações de Sextus, nome comunmente dado ao sexto filho de uma família, se define como sobrenome pela expressão Filius Quondam Sisto ou Filho do Sr. Sisto, toma sua forma plural quando, na Itália, devido ao costume que tinham dos membros de uma mesma família morarem todos juntos, entra em uso a expressão Cassata dei , assim a Casa dos Sistos se transforma em italiano em Cassata dei Sisti , em italiano a terminação i indica a forma plural, a maioria dos sobrenomes italianos termina em i pôr esta razão.

7 Comentários

  1. Sisti

    Origem do Sobrenome “Sisti” em minha família!!!!!
    Bem, eu moro em Florianópolis – SC e meus pais moram em São João do Itaperiú – SC, meu falecido pai se chama Alacrino de Sisti, e minha mães se chama Eulália Delmonego de Sisti, meus avôs paternos são João Batista de Sisti e Ignes Bompani (sua segunda esposa), meus bisavôs eram Constanti de Sisti e Maria Dal Ri, mas pelo que eu sei meu avô foi criado por João Baptista Dal Ri (irmão de Maria Dal Ri) e Carlota.
    Meu avô Constanti de Sisti nasceu em Trento na Itália e seus pais eram Filippe de Sisti e Catharina.
    Isso é tudo que eu sei sobre a procedência de minha família.

    Um grande abraço a todos dessa família maravilhosa.

    http://www.memoriaitaperiuense.com.br/2010/08/familia-sisti.html

    Andrei de Sisti
    [email protected]

  2. Euclecio SISTI says:

    Meu pai é filho de imigrantes italianos, não tenho maiores informações sou de Tenente Portela-RS

  3. Julia Siste says:

    Ola, meu sobrenome foi registrado errado como Siste, mas sou descendente da família Sisti da Itália, meu bisavô veio de lá… Gostaria de saber se é possivel mudar meu sobrenome a sua maneira original de escrita

  4. Pamela Sisti says:

    Olá minha família é Sisti, estou procurando saber mais ref a nossa otigem.

  5. Francisco M.G. Sisto says:

    Até onde cheguei nas minhas pesquisas genealógicas, meu antecessor mais antigo e documentado, foi Gervásio Sisto,meu trisavô, natural de La Coruña, Espanha, por volta do ano 1815.
    Francisco Miguel Garcia Sisto- Porto Alegre\RS | Brasil

  6. JOÃO BATISTA PUCHALE says:

    OQUE EXISTE NA ITALIA HOJE COM O SOBRENOME SISTO,GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇÕES, SE POSSIVEL. MEU AVO MATERNO É URBANO XISTO AQUI NO BRASIL.

Deixe um comentário