Família Teixeira

A família Teixeira tem um sobrenome comum, o que torna ela bem conhecida no Brasil. Veja logo abaixo algumas informações e curiosidades bem interessantes sobre este sobrenome, sua história, curiosidades e brasão.

O sobrenome Teixeira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Teixeira

A família Teixeira é de origem portuguesa. Trata-se de um sobrenome toponímico, ou seja, de origem geográfica. Sobrenomes classificados como toponímicos são aqueles que surgem como referência ao nome de algum lugar, ou nome de árvores ou até mesmo plantações que dão característica ao local.

No caso do sobrenome Teixeira, ele refere-se a um lugar onde há muitos teixos. Taxus Baccata é conhecida popularmente como teixo. Esta é uma árvore da família das Taxáceas. Há registrados documentos com o sobrenome Teixeira desde o século XII.

Curiosidades

Taxus Baccata, ou apenas teixo, como é conhecida popularmente, é da família das taxáceas. O teixo é uma árvore cujas sementes não acabam em um fruto. Estas são conhecidas como gimnospérmicas. Teixo são árvores abundantes nas terras altas de Portugal. Suas folhas são venenosas, podendo ser fatais se ingeridas em grande quantidade.

Na Idade Média utilizava-se a madeira de teixo na construção de bestas (arma de tiro) e na fabricação de arcos e flechas.

Variantes do sobrenome Teixeira

Foram encontradas duas variantes para este sobrenome, são elas: Teixeira e Teixeiras. A variante mais reconhecida e comum de se encontrar tanto no Brasil, quanto em Portugal é Teixeira.

Brasão da Família Teixeira

Foram encontrados muitos brasões relacionados ao sobrenome Teixeira. Eles possuem características semelhantes. As cores são, na maioria das vezes, as mesmas. Os brasões são encontrados nas cores azul e amarelo. Em alguns brasões observa-se que existem pequenos detalhes na cor vermelha.

O brasão da família Teixeira é constituído por um escudo em azul com uma cruz de ouro cujas hastes são rematadas por figura quadrilonga bem ao centro do escudo. Já no timbre do escudo tem-se um unicórnio prata.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

37 respostas para “Família Teixeira”

  1. Olá fiquei muito feliz em achar alguém com o sobrenome da terra natal dos meus avós .se puder tenho interesse em conversar melhor sobre o assunto. Meu email. Wal.teixeira @bol.com.br

  2. Tenho Teixeira e sou da Bahia! Atualmente moro em SC! Meu Bisa avô teve 56 filhos, mas não estão todos juntos creio que alguns tenham morrido e outros espalhados pelo Brasil a fora. Sou Bisneta de Renato de Goes Teixeira.

  3. Meus bisavó materno se chamava Maximiniano Teixeira de Oliveira Soares e os seus pais Antonio Teixeira de Oliveira Soares e Anna Maria de Medeiros Oliveira Soares . Gostaria de saber se a origem deles era de Portugal ? Como eu faço para minha mãe conseguir a dupla cidadania. Obrigada!

  4. Tá explicado pq gosto tanto de Portugal, vim fazer intercâmbio, me apaixonei pelo Porto e agora voltei pra viver e continuar os estudos. Realmente aqui há muitos Teixeiras, gostaria muito de saber se ainda há parentes meus aqui! Alguém tem sugestão?

  5. Boa tarde ,sou do RJ e tambem possuo TEIXEIRA. Gostaria muito de encontrar meus parentes de Portugal.Pois, minha mãe é neta de português, e eu, bisneta.
    Obrigada.
    Angela.

  6. olá família meu sobrenome é TEIXEIRA PINTO.sou filho de mineiros moro em CURITIBA PR. mais sou natural do norte do PR. meu pai é natural TAJUBA MG. minha mae é de BRASÓPOLIS MG. tenho muita curiosidade em encontrar familiares do meu avo que ficaram em MG. na cidade de TAJUBA. Se alguém puder me ajudar fico agradecido.

    1. Olá, me chamo Thainá Silveira Santos, sou de Brasópolis – MG, o sobrenome Teixeira não foi passado para os filhos e netos mas minha avó se chama Flausina Teixeira da Silveira, nome de casada ( Flausina Teixeira dos Santos, nome de solteira). Ela nasceu em Itajubá – MG e quando se casou passou a morar em Brasópolis. O pai de minha avó se chamava Pedro Teixeira dos Santos, é possível que ele seja parente próximo de seu pai. Caso veja a mensagem entre em contato comigo pelo e-mail thaina5@hotmail.com

      1. Olá fiquei muito feliz em achar alguém com o sobrenome da terra natal dos meus avós .se puder tenho interesse em conversar melhor sobre o assunto. Meu email. Wal.teixeira @bol.com.br

  7. Meu avô se chamava AUGUSTO FERNANDES TEIXEIRA. Estou a procura de meus familiares ele teve 3 filhos com minha avó chamada zuperina sendo 2 meninas e 1 menino que se chamava Fernando. Não tenho qualquer contato com a família do meu pai. Sei que é muito grande a família gostaria de encontrar minhas origens.

  8. que bom saber a origem do nosso sobrenome.
    meu pai veio de Almenara – MG.
    ele tem o sobrenome CARDOSO TEIXEIRA.
    estou a procura da família do meu pai.

  9. “Há registrados documentos com o sobrenome Teixeira desde o século XII”

    Que registros seriam esses? Qual a fonte dessa informação?

  10. Olá Origemdosobrenome,

    Descubra um jeito divertido, inovador e sustentável para trocar aquilo que não te serve mais por algo que você quer!
    Conheça o APP Trocas, uma plataforma prática e inovadora para você divulgar produtos que quer trocar e vender! Afinal, o que é velho pra você pode ser novidade para alguém!
    Assim, todos saem ganhando, inclusive o meio ambiente!

    APP Trocas
    http://apptrocas.com.br/blog/

  11. Gostei de saber a origem do sobrenome de meu pai ,que tanto tenho orgulho de ser filha.Quero que minha familia sinta satisfaçao em ter esse sobrenome.Homem que nunca foi a escola ,mas que com todo esforço aprendeu a escrever seu nome sozinho e sentia orgulho de seus pais e de sua origem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *