Família Trugilho

A família Trugilho não é muito conhecida no Brasil. Este é um nome raro de se encontrar por aqui e o mesmo acontece com suas informações de origem. Confira abaixo um pouco do que conseguimos encontrar sobre os Trugilho.

O sobrenome Trugilho, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Trugilho

Este sobrenome de origem espanhola. Na verdade ele é uma derivação abrasileirada do original Trujillo. Este sim é o sobrenome em questão de origem e informações, uma vez que Trugilho é apenas uma variante regional do mesmo.

Acredita-se que este seja um sobrenome toponímico, uma vez que, na Espanha, existe uma cidade com o nome de Trujillo que é de onde provavelmente vieram os primeiros descendentes da família. Sendo assim, pessoas vindas desta cidade acabavam por serem reconhecidas como “Fulano de Trujillo”, que posteriormente foi repassado aos descendentes na forma de sobrenome e, quando chegou a Brasil – ou em Portugual mesmo – ganhou sua grafia em português.

Acredita-se que a mudança deva ter ocorrido em algum lugar no início do século. Foi descoberto que existem algumas pessoas pelo Brasil com o mesmo nome. Este sobrenome vem de imigrantes que se instalaram Rio de Janeiro.

Variantes do sobrenome Trugilho

A variante mais conhecida, e talvez até mais popular que o próprio Trugilho é Trujillo. Esta é bem conhecida na Espanha e também deve ter seus descendentes pelo Brasil, mesmo com certa raridade.

Brasão da Família Trugilho

Um modelo de brasão foi encontrado para a família Trugilho. Este na verdade representa a família na Espanha, com a grafia originalmente espanhola Trujillo.

Ele é constituído de um brasão com a parte de cima vermelha com uma torre de ouro e um sol também de ouro acima da torre. A parte de baixo é na cor branca, ou prata, e carrega também outra torre, só que na cor vermelha.

Não se sabe se este realmente é o brasão reconhecido como original da família Trugilho (Trujillo), mas foi o único encontrado que realmente represente esta linhagem originada na Espanha.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

19 respostas para “Família Trugilho”

  1. Sou do Rio Grande do Sul, Santana do Livramento.
    Aquí o meu sobrenome TRUJILLO tem forte influência de parentes que vieram do Uruguai.
    Tem bastante gente da nossa família em outras cidades, Porto Alegre, Joinville, etc.

  2. Também sou da família trugilho por parte do meu pai, minha vo veio pro Brasil ainda criança,gostaria de conhecer mais pessoas e talvez parentes!

  3. Meu avô Francisco Trugilho de Mimoso do Sul, meu pai fernando trugilho de mimoso do sul so que ele veio para são gonçalo ainda novo…terra dos Trugilho mimoso do sul..

  4. Sou do rio de janeiro mas não conheço ninguém além de mim ,meus irmãos e minha mãe com este sobrenome (TITZ); este mesmo é por parte do meu avô , mas ele morreu quando minha mãe ainda era criança … gostaria muito de saber mais sobre a origem da nossa família…

    obrigado…

    1. Sou trugilho por parte de mãe nossa familia é grande morro em novaguaçu no rio janeiro vem nos conhecer vai ser uma grande alegria p minha vó de 78anos zap998481280

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *