Família Vargas (de)

Confira abaixo algumas informações sobre origem, brasão de família e curiosidades do sobrenome Vargas.

O sobrenome Vargas, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Vargas

O sobrenome Vargas é de origem portuguesa e espanhola. Não se sabe ao certo em qual lugar surgiu primeiro, uma vez que, por se tratar de um sobrenome toponímico, acaba abrindo a possibilidade de surgimento em vários lugares.

Sua característica toponímica, ou seja, de origem geográfica, se deve ao fato de, na Espanha, existir na província de Alméria uma cidade chamada Las Vargas. Foi daí que surgiu o sobrenome que foi passado aos descendentes.

Vargas em espanhol seria uma encosta, casa de palha, palhoça. Já em português, este sobrenome significa planície alagada. Por este fato, é possível dizer que existem diferentes locais de origens, uma vez que poderia existir alguma comunidade perto de uma planície alagada em Portugual.

Em documentos portugueses de 1535 foi registrado certo Jeronymo de Vargas, alentejano. Mesmo assim, os Vargas procedem oficialmente de Tristão Fernandes Vargas, que serviu em Tanger em tempo de el-rei D.Manuel.

Curiosidades

No Brasil, o sobrenome Vargas ficou conhecido pelo presidente Getúlio Vargas, presidente do Brasil que teve bastante influência na historia do país. Morreu de suicídio e em sua carta de despedida se destacou a frase “Saio na vida para entrar na história”.

Variantes do sobrenome Vargas

Até hoje, o sobrenome Vargas não apresentou variáveis que sejam oficialmente aceitas. Se for o caso, é possível encontrar Vargaz ou Várgaz, mas é bem difícil e muito pouco conhecido.

Brasão da Família Vargas

Ele é constituído de um escudo partido o primeiro de prata com três ondas em azul. O segundo feito de goles em vermelho e um braço que tem pelos cabelos a cabeça do Rei dos ‘garzules’, com borda das armas de Castela e Leon. Este parece ser o brasão oficial e mais atual dessa família, podendo existir versões mais antigas e diferentes.

46 Comentários

  1. Rudnei says:

    Sou Vargas de Conceição do Castelo ES.
    Gostaria de saber se alguém sabe qual o brasão oficial desta família tão importante? Podem me mandar?

    • Francisco Vargas says:

      Logo acima tu tens o brasäo oficial dos Vargas. A família Vargas tem origem em Espanha. O primeiro Vargas Português documentado foi um Antonio, capitäo de uma Nau da Carreira das Índias. Um dos nossos antepassados foi um herói da conquista de Madrid (capital de Espanha) aos Mouros.

  2. Rúbia Vargas dias says:

    Olá me chamo Rubia Vargas dias, sou de cachoeira do sul RS, minha mãe é Vargas ela herdou dainha avó já falecida, nome Zela dos santos Vargas

  3. Daniela says:

    Olá,meu nome é Daniela Vargas . Sou filha José Maria Vargas , seu pai era José Vargas e avó Daniel Vargas .
    Obtivemos informações que eram ou vieram pelo Paraguay . Estou aguardando informações de familiares Vargas no Paraná.
    Agradeço se alguém tbm tiver informações.

  4. Jackline says:

    Oi sou Jackline Vargas, pelo jeito sou a unica Vargas aqui nos comentários da Bahia , herdei Vargas de minha mãe Elisabete Vargas

  5. Angelica says:

    Olha só bisneta de Israel Silvestre de vargas e neta de Pedro Silvestre de Vargas! Se não alguém também seja próximo á estas pessoas por gentileza entrar em contato!

  6. Claudenir vargas says:

    Bom dia meus queridos
    Sou Claudenir Alves Vargas sou de Dom Pedrito RS meu pai sa chamava Ângelo Vargas que vem de minha avó Cezarina Vargas que nasceu em Santana do livramento RS meu bisavô chamavase Angélico Vargas nascido em Dom Pedrito somos de origem da cidade de Vargas na Espanha

  7. Elaine P. Vargas says:

    Sou Elaine P. Vargas filha de Abner Ribeiro Vargas e neta de Arlindo Francisco Vargas, bisneta de Dorcelino Vargas.
    As informações que tenho, me foram dadas por meu falecido avô e dão conta de que os Vargas teriam origem na Espanha. Depois Açores Portugal. De lá vieram para o Brasil. Chegando aqui se dividiram. Alguns ficaram em Minas Gerais e Espirito Santo e os outros foram para o Rio Grande do Sul.

  8. Mirian says:

    ola meu nome e mirian de vargas lorensi .filha de maria beloni de vargas e neta de jose francisco vargas.sou de santa maria rs

  9. Boa tarde! Eu nasci em Portugal (Santarém). A minha mãe, Francelina Vargas Montez, nasceu numa pequena aldeia, a cerca de 8 KMS. Era filha de João Montez e de Celestina Vargas Montez. A aldeia e Vilgateira e deriva de Vila Gafeira (Villa Romana). O meu mail e projecto.terapia.pela.cor,@gmail.com. Atenciosamente. Maria Luísa Montez Madeira de Bragança Serrao.

  10. MARIA DE LOURDES VARGAS says:

    sou MARIA DE LOURDES VARGAS, FILHA DE ANTENOR VARGAS E CONCEIÇÃO RODRIGUES ALVES VARGAS; NETA DE ANTONIO DA SILVA VARGAS E ANA CÃNDIDA GAMA VARGAS.SEGUNDO HISTÓRIAS DA FAMILIA,NOSSA ORIGEM SE DEU QUANDO TRES IRMÃOS CHEGARAM AO BRASIL NO PORTO EM PARATY;UM SEGUINDO PARA O RIO GRANDE DO SUL, OUTRO PARAO RIO DE JANEIRO E O OUTRO PARA PARAIBUNA,REGIAÕ DA SERRA DO MAR NO VALE DO PARAIBA.VOVõ FICOU RADICADO EM TREMEMBÉ,ONDE TINHA FAZENDA DE CAFÉ.MORAMOS ATÉ HOJE NA REGIAÕ

  11. Maria Luiza Vargas says:

    Meu nome é Maria Luiza Vargas.Sou Vargas por parte do meu pai Pedro Rodrigues de Vargas,nascido em Alegre,ES,filho de José vargas Sobrinho,descendentes de imigrantes portugueses.Em pesquisa descobri que “VARGAS” é um sobrenome de origem judeu.Pode ser judeus que viviam em Portugal e de lá se espalharam no tempo da segundo grande guerra.Os que vieram para o Brasil se dividiram,uns ficando no RS e outros vieram para as terras capixabas.Somos uma família infinitamente numerosa,são famílias de muitos filhos.

    • Andréia Morante Silveira says:

      Oi Maria Luiza tbem sou dos Vargas na verdade minha avó, a qual não usou o nome pela perseguição aos Vargas ela era a 3° geração de Getúlio Vargas, tenho procurado documentos e pesquisas sobre a relação dos Vargas com Os judeus, será que vc poderia me enviar seus achados? Obrigada grande beijo

  12. Eu sou Vargas
    Aqui no Espírito Santo, Conceição do Castelo. Herdei da minha mãe, avô materno…

  13. Renato Vargas says:

    Boa tarde amigos, meus avós Nascimento Pereira de Vargas filho de Quintino Pires de Vargas e Matilde Pereira de Vargas, e Lucilia Sanches de Vargas filha de Boas de Andrade e Maria Candida Sanches, nasceram no Rio Grande do Sul nas cidades de General Vargas e São Vicente. Se casaram e receberam uma concessão de terras para exploraração do MS estabelecendo sua vida em Bonito/MS tiveram 12 filhos. Se alguém quiser mais informações estou a disposição. at. Renato

  14. Renato Vargas says:

    Boa tarde amigos, meus avós Nascimento Pereira de Vargas filho de Quintino Pires de Vargas e Matilde Pereira de Vargas, e Lucilia Sanches de Vargas filha de Boas de Andrade e Maria Candida Sanches, nasceram no Rio Grande do Sul nas cidades de General Vargas e São Vicente. Se casaram e receberam uma concessão de terras para exploraração do MS estabelecendo sua vida em Bonito/MS tiveram 12 filhos. Se alguém quiser mais informações estou a disposição. at. Renato

    • Giovane vargas says:

      Boa tarde Renato,

      Minha família tbm é Pires Vargas. Somos naturais desde os avós de São Francisco de Assis, a aproximadamente 40km de São Vicente do Sul. Podemos trocar mais informações de quiser.

      Giovane Vargas

  15. Manuel Vargas Freire says:

    Vargas é um nome muito comum na Andaluzia espanhola.
    Os Vargas em Portugal têm origem em Espanha.

  16. vanessa vargas says:

    tem uma variação dos vargas…. os valgas meu tio virou valgas por erro do digitador do cartorio e a familia dele toda agora é valgas… kkkk

  17. Gustavo Vargas says:

    Sou um Vargas.Neto de João Vargas,nascido em Santa Catarina,mais precisamente em Imaruí.
    Se alguém tiver mais informações dos meus antepassados podem entrar em contato no email: [email protected]

  18. Sirlene vargas lampe says:

    Oi meu pai é Luiz Vargas Quero saber Mais o que eu posso ser de Getulio Vargas.

  19. AMAURCIO VARGAS says:

    AMAURCIO VARGAS
    FILHO DE LAURO VARGAS MEU VÔ SE CHAMAVA JOÃO ANTONIO VARGAS E MEU BISAVÔ VEIO DE SÃO BORJA RIO GRANDE DO SUL, QUERIA SABER MAIS SOBRE MEUS ANTEPASSADOS E SE TEM MAIS ALGUM VARGAS EM SÃO BORJA RIO GRANDE DO SUL. ATUALMENTE MORO EM SANTA CATARINA – CAMPO ERÊ PRÓXIMO A CHAPECÓ – SC.

    • Edielson Vargas says:

      Olá procure o grupo Vargas Corrêa no Facebook. Traz tudo sobre os Vargas.

    • Andréia Morante Silveira says:

      Minha avó era Vargas de São Borja e minha tia avó ainda viva e conta muitas histórias está escrevendo uma biografia a qual assim que estiver pronta quero fazer o livro. Sou 4° geração de Getúlio Vargas

  20. Rafael de Vargas says:

    Boa noite! Meu nome é Rafael de Vargas, filho de Nilo de Vargas e Osmarina Freitas de Vargas. Meu paia é de Presidente Getúlio- SC.

  21. Katia Vargas says:

    Também tenho o sobrenome Vargas há uma uma certa indagaçãoq a origem dos vargas seja da Holanda? ?? Há slguma coisa sobre isso??

  22. Dionés Santos vargas says:

    Sou Vargas por parte de meu pai. Vargas são fortes. Da região de Tupanceretã RS, São Pedro da Serra RS. Meu Bisavô de chamava FESLISBERTO ANTONIO DE VARGAS, pai de AMÂNDIO ANTONIO DE VARGAS, pai de ARSENIO RODRIGUES VARGAS. Gostaria de saber muito o nome do meu tataravô.

  23. Ezequiel Vargas says:

    Em meados do século XVIII chegaram ao Rio Grande do Sul dois casais “Vargas” proximamente aparentados entre si: José de Vargas e Inês de Faria e Antônio José de Vargas e Maria Josefa Machado.

    .José de Vargas, meu hexa-avô, era filho de Estácio Dutra da Costa e Águeda Dutra.

    .Antônio José de Vargas, tataravô de Getúlio Vargas, era filho de Domingos Dutra da Costa e Francisca Dutra.

    Ambos, vieram com suas famílias desde a ilha do Faial, Açores, onde nasceram, e em acurada pesquisa de seus antepassados não se encontrou nenhum ascendente direto com o título Vargas.

    Portanto, a origem de nosso Vargas é genuinamente nos Açores, na Ilha do Faial e descendemos dos Dutra, que eram flamengos cujos troncos emigraram para o arquipélago açoriano desde a ilha de Flandres na Bélgica, por volta de 1450.

    Fontes: PORTO, Aurélio. Getúlio Vargas à luz da genealogia. IGB, São Paulo, 1943; Registros paroquiais dos Açores.

  24. Ezequiel Vargas says:

    Em meados do século XVIII chegaram ao Rio Grande do Sul dois casais “Vargas” proximamente aparentados entre si: José de Vargas e Inês de Faria e Antônio José de Vargas e Maria Josefa Machado.

    .José de Vargas, meu hexa-avô, era filho de Estácio Dutra da Costa e Águeda Dutra.

    .Antônio José de Vargas, tataravô de Getúlio Vargas, era filho de Domingos Dutra da Costa e Francisca Dutra.

    Ambos, vieram com suas famílias desde a ilha do Faial, Açores, onde nasceram, e em acurada pesquisa de seus antepassados não se encontrou nenhum ascendente direto com o título Vargas.

    Portanto, a origem de nosso Vargas é genuinamente nos Açores, na Ilha do Faial e descendemos dos Dutra, que eram flamengos cujos troncos emigraram para o arquipélago açoriano desde a ilha de Flandres na Bélgica, por volta de 1450.

    • Andréia Morante Silveira says:

      Ezequiel minha tia avó ainda está viva chama-se Mariana Vargas prima 3° de Getúlio, vc sabe se os Vargas tem alguma relação com os judeus dos Açores

  25. Ezequiel Vargas says:

    Em meados do século XVIII chegaram ao Rio Grande do Sul dois casais “Vargas” proximamente aparentados entre si: José de Vargas e Inês de Faria e Antônio José de Vargas e Maria Josefa Machado.

    .José de Vargas, meu hexa-avô, era filho de Estácio Dutra da Costa e Águeda Dutra.

    Antônio José de Vargas, tataravô de Getúlio Vargas, era filho de Domingos Dutra da Costa e Francisca Dutra.

    Ambos, vieram com suas famílias desde a ilha do Faial, Açores, onde nasceram, e em acurada pesquisa de seus antepassados não se encontrou nenhum ascendente direto com o título Vargas.

    Portanto, a origem de nosso Vargas é nos Açores, descendendo dos Dutra, que eram flamengos e que emigraram para o arquipélago açoriano desde a ilha de Flandres na Bélgica, por volta de 1450.

  26. Claudia Vargas
    Sobrenome de meu pai, Ivari Machado Vargas.

  27. Vanessa Vargas says:

    O sobrenome mais lindo!
    Herdei de minha Mãe!
    Um salve pra nós, o Vargas com muito orgulho!

  28. Francisco Vargas says:

    Vargas é um nome Espanhol (já se falam os feitos de um Vargas aquando da conquista de Madrid aos Mouros). Que se saiba o primeiro Vargas nascido em Portugal foi António Vargas, capitäo de uma das Naus da Carreira das Índias) no século XVI. Seu pai, nobre da pequena Nobreza, teria fugido de Espanha e casado em Lisboa com uma Dama Portuguesa. Anteriormente houve mais Vargas em Portugal, mas que eram espanhóis lá residentes.

  29. Daniel de Vargas says:

    Ao que tudo indica, os Vargas descendem de cristãos-novos, ou seja, judeus convertidos ao cristianismo (catolicismo) em razão da Inquisição. Tal fato se consolida à medida que saíram da Espanha, foram para Portugal, Açores e no século XVIII chegaram ao RS. Existem muitos cristãos-novos com o sobrenome “de Vargas”. Um deles, cujo nome hebraico era Yom Tob Ben Levi Athias chamava-se Jeronimo de Vargas… infelizmente, alguns sites que tratam da família negam ou ignoram essas informações.

  30. Carla M.Silva Vargas says:

    Vargas por parte de pai,que herdou dos meus avós que eram primos!
    Família grande e unida!
    Família Moreira Vargas!

    • Isabel Vargas says:

      Olá. Meu avô era Moreira Vargas e já faleceu. Procuro mais informações. Tem a possibilidade de algum contato?

      • Águeda says:

        Olá! Sou da geração Antônio Gregorio Moreira irmao de Eduardo Moreira Vargas. Meu sobrenome Vargas seria em homenagem a este familiar
        (Tio).
        Campos da Vertentes – Zona da Mata MG.

  31. Marita Ilor Vargas says:

    herdei este nome de pai e mãe pois meus pais eram primos . Tenho um enorme orgulho deste nome e ser mais um membro desta família “VARGAS”

    • maria ap. guimarães says:

      Olá eu sou Maria, Minha avó materna chamava se Querobina Pereira Vargas ,
      filha de João Antonio Vargas …natural de Bragança Paulista,quero muito saber dos
      meus antepassados.

  32. Conceiçao says:

    Herdei do meu falecido pai….. e sou muito grata a ele…….

Deixe um comentário