Família Ventura

A família Ventura é bem conhecida no Brasil. Este não é um sobrenome absolutamente raro de ser encontrado, embora também não possa ser considerado popular. Se você é um Ventura, vai gostar de saber mais sobre a sua curiosa historia de origem, modelo do brasão, variantes e curiosidades.

O sobrenome Ventura, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Ventura

Este é um sobrenome português originário de uma abreviação do sobrenome Boaventura. Sua história de origem é demasiada curiosa, interessante.

A história conta que certo garoto chamado João Fidenza, aos 4 anos de idade foi acometido com grave moléstia. Sua mãe recorreu a Deus, lançando-se aos pés de São Francisco de Assis, e suplicando-lhe que intercedesse por seu filho. Suas orações foram atendida, e pasmada pela cura prodigiosa e rápida, esta teria exclamado “Ó buona ventura!”, para demostrar alegria ao feliz acontecimento. Desde então João Fidenza passara a ser chamado de Boaventura. Este foi professor na universidade de Paris, bispo de Albano e também cardeal.

Desde então, os primeiros descendentes passaram a adotar o sobrenome Boaventura, que ainda é bastante conhecido atualmente. Em alguns casos, este sobrenome foi abreviado e disseminado até formar uma família Ventura.

Outros registros indicam que em 1441 um este sobrenome tenha nascido na Itália. Esta provavelmente deve ser outra origem dessa família, uma vez que esta palavra, com suas respectivas traduções, são comuns em diversos países da Europa.

Curiosidades

A palavra Ventura vem do latim e significa “aquele que tem boa sorte”

Variantes do sobrenome Ventura

A variante mais conhecida do sobrenome Ventura é justamente aquela que deu origem a ele. Tanto Boaventura, quanto Ventura, são sobrenomes bastante conhecidos nos dias atuais em diversos países diferentes e também aqui no Brasil.

Brasão da Família Ventura

brasao-sobrenome-familia-ventura

Um dos brasões encontrados para a família Ventura – e ao que parece ser um dos mais originais, se constitui de um escudo vermelho com uma flor de lis ao centro de dourado. Seu timbre é composto por uma armadura de prata. As cores predominantes no mesmo são vermelho e prata.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

94 respostas para “Família Ventura”

  1. não, sou da familia, , mas, procuro por Alexina Ventura de oliveira.
    Tem irmãos: Maria, Eugenio, America, e outros que não sei o nome.
    Fomos amigas há uns 45 anos atras. Ela sumiu dizendo que foi para Portugal.
    nunca mais tivemos noticias dela.
    Fomos amigas mesmo, ela, Geralda, Eliana, Rosana,
    Se souberem desta pessoa, dá noticia para nós. Vamos ficar muito feliz
    obrigada
    Cleusa

  2. Sou Gildalto ventura filho de Sales ventura meu pai antonio ventura meu avo joao ventura meu bisavô
    Vindo da cidade de pau dos ferro no Rio Grande do Norte moro em Mossoró RN

  3. Eu não tenho o sobrenome do meu pai, o que lamento muito, ele se chamava JOSÉ TEODORO VENTURA filho de JOSÉ RAIMUNDO VENTURA. Sei que são do interior de MG mas não me lembro nome. São vários irmãos: João, Joaquim, Isalino, Arcanjo, Irani e mais uns que não lembro o nome agora, são todos VENTURA. Meu tio Joaquim que morreu ha poucos anos queria muito encontrar o irmão, Isalino…………Ventura.

  4. sou Eduardo Augusto Ventura Neto, meu avô veio ainda muito jovem de Lisboa portugal, tinha um irmão chamado Fausto, o qual não tivemos noticias.

  5. Sou neto de José Ventura e Maria Julia Ventura já falecidos, sei que ela tem uma irmã ainda viva em SP, ela conta que quando crianças foram deixadas em uma casa onde trabalhavam e de lá se casaram e vieram para SP, minha avó veio para a baixada santista.

  6. Meu bisa avô era de portugal, seu nome era José antônio Cândido Ventura, que no brasil se casou com Ilda Bertoli Belchior Ventura, ela é descendente de italiano, cheguei a conhecer meu bisa avô josé, que falava até meio enrrolado (pois tinha vindo de portugal, mas faleceu a cinco anos atraz, dona Ilda ainda existe. eles tiveram filhos, um deles é meu avô Marcio Belchior Ventura , que se casou com minha avó Denise Albuquerque Nuvolini Ventura, que desse casamento veio minha mãe, Julia Nuvolini Ventura. minha mãe quis que quem falasse meu nome, se lembrasse de toda a história de nossa família, por isso meu nome é grande. por isso optou por colocar só um nome do meu pai, e que fica no meio do meu nome, o pereira, de origem espanhola. então, meu nome é Cauã Nuvolini Bertoli Pereira Belchior Ventura.

  7. Meu nome é renata ventura sou neta de ana ventura filha de antonio ventura minha avó veio da Itália judia por conta da perseguição aos judeus adorei saber mais sobre meu sobrenome ventura

  8. sou de divino minas geraes tenho familha no estado do rio de janeiro sao juvelino ventura divina ventura sebastiao ventura os quaes nao vejo desde 1969 meu nome joncy paulino da silva filho de terezinha generoza de jesus moro em sao paulo desde 1972 em sorocaba
    se voce e um deste nomes que sitei entre em contato comigo pelo zzap 015997688362

  9. Meu pai, que é falecido desde 1972, era José Fernandes Ventura, nasceu em Tondela, Viseu, Portugal, em 1880. Filho de Bernardo Fernandes e Maria de Jesus Rodrigues.

    1. meu nome é um pouco comprido mas…sou ventura, e as vezes é bom saber mais de si mesmo, meu bisa avô, já falecido o seu José Antônio cândido Ventura veio de portugal, nasceu lá, cheguei a conhecer ele, e até falava meio enrrolado, que se casou com minha bisa avó, brasileira, mas com descendência italiana, dona Ilda Bertoli Belchior, tiveram filhos, 5, um deles é meu avô, prefeito de uma pequena cidade no litoral de são paulo, se chama Marcio Belchior Ventura, que se casou com Maria Albuquerque Nuvolini, tiveram filhos, um deles é a minha mãe, julia Nuvolini Ventura, que decidiu colocar apenas nome da família dela em mim, sobrenome do meu pai, só tenho o pereira mesmo, de origem espanhola, e com tudo isso, sou, Cauã Nuvolini Bertoli Pereira Belchior Ventura. (OBS, minha mãe quis resgatar os sobre nomes antigos da família, para nos lembrarmos sempre que dizemos o meu nome)

  10. Sou Ventura,minha vó veio de Portugal se chamava Emília Ventura,ela contava que deixou a cidade dela para trabalhar na indústria têxtil Rheingantz que foi fundada em 1873,primeira fábrica de tescido da América do sul. Meu pai Jorge Gilberto da Silva Ventura. Sou de Rio Grande RS,cidade histórica!!

  11. Sou ventura, gostei de saber um pouco da nossa história
    Neta de Antônio ventura, não tive oportunidade de conhecer a trajetória dele.
    Amo meus sobrenome
    Ventura e Oliveira

  12. Sou Ventura, neta de Maria de Lordes Ventura e Antônio Ventura, eram primos e filhos de Manoel e Luiz Ventura, filhos de António Gonçalves Ventura e Bebiana Paes. Minhas origens são de Seixo do Everdal (atual Seixo da Beira) freguesia de Oliveira do Hospital Coimbra. Estou pesquisando minhas origens e todos os registros podemos encontrar no site da Universidade de Coimbra, isso porque foi feito um tombamento. De 1700 à 1911, os registros eram de batismos, realizados nas paróquias, nascimento era quando se batizada, casamentos e óbitos porque os cemitérios eram das paróquias, então tudo ficava registrado nas paróquias. Já a partir de 1911, passou para os cartórios onde pertenciam os Concelhos. No caso da minha família era na Freguesias de Oliveira do Hospital. Tivemos que recorrer ao registro de nascimento da minha avó, para fazer um RG de estrangeiro, a Polícia Federal queria deportar uma senhora de oitenta anos, sendo que ela viveu aqui no BR desde de 1929. Era mais brasileira do que portuguesa.
    Quem for Ventura, Borges, Esteves, Gonçalves e forem da mesma região de Freguesia de Oliveira do Hospital, provavelmente somos parentes, pq eram da mesma família e casavam entre si.
    Meu facebook: https://www.facebook.com/VenturaElis

  13. Sou o Jose Augusto Maia Ventura de Campelos-Torres Vedras -Portugal e o meu avó era da zona de Arganil-Viseu e chamava-se Jose Marques ventura.
    Gostaria de receber o Brasão no e-mail.
    Obrigado.

  14. Meu Nome é Luiz Claudio Ventura da Silva, filho de Jovelino Ventura da Silva e neto de Feliciano Ventura da Silva, Meus pais e avós morava em Promissão/SP.

  15. Boa noite !

    Sou João Bonan Ventura, segundo sei, meus avós paternos vieram da Turquia entre 1900 a 1910, pois meu pai Fermino Ventura nasceu no Brasil em setembro de 1913.

    Segundo pesquisas feitas, várias familias Ventura vieram da Turquia ao longo de 1900 a 2000.

    A maioria dos Ventura que vieram da Turquia são judeus que por volta de 1490 e mais alguns anos sairam da Espanha por perseguição do sistema religioso que em última instância eram presos e levados para a fogueira por não serem católicos.

    A grande maioria dos Ventura vindo da Turquia estão no Rio e São Paulo em pequeno número conhecço os de Porto Alegre e aqui em Santa Maria.

    No Rio temos o Rabino Gilberto Ventura, ele tem facebook e whatsapp.

    Meu e-mail é < < > > (Moshe ben Mazal é meu nome em hebraico que quer dizer “Moisés filho de Ventura” e a palavra MAZAL é ventura, felicidade, inclusive felicitamos as pessoas com o termo MAZAL TÔV que quer dizer felicidade, parabéns! Tenho também whatsapp 55-55-99961.8254 e facebook http://www.facebook.com/MoshebenMazal

    Todos os Ventura são muito bem vindos!

    Favor me registrarem no whatsapp.

    Obrigado e que possamos nos conhecer num próximo encontro dos VENTURAs !

    Abraço a todos.

    JBVentura .

  16. Boa tarde a todos! Me chamo Pedro Jivago Ventura de Castro e moro atualmente em -Salvador, Bahia. Minha avó é filha do Coronel Luiz Ventura Esteves, português de nascimento e que se estabeleceu no Brasil, na cidade de São Sebastião do Passé, onde ele foi um prestigiado político. Estamos atrás de informações sobre nossa origem portuguesa. Luiz Ventura Esteves era filho de José Ventura Esteves e Julia Ventura Ribeiro Lopes. Ele exerceu influencia politica nas cidades de Cachoeira e São Sebastião do Passé, na Bahia. Quem puder me ajudar com mais informações, entre em contato através do meu whatsapp pessoal ou profissional: 71 9 8711-7396/71 9 9279-0617.

    1. sou de divino minas geraes tenho familha no estado do rio de janeiro sao juvelino ventura divina ventura sebastiao ventura os quaes nao vejo desde 1969 meu nome joncy paulino da silva filho de terezinha generoza de jesus moro em sao paulo desde 1972 em sorocaba
      se voce e um deste nomes que sitei entre em contato comigo pelo zzap 015997688362

  17. Olá Família, fiquei muito feliz em saber mais um pouco sobre nossos ancestrais, impressionante!!! Meu avô materno Miguel Ventura de Oliveira, neto de portugueses, assim fiquei sabendo por ele próprio, Nasceu em Salgueiro Pernambuco, foram p/ são paulo capital onde a família através da casa de imigração foram encaminhados para fazendas de Café, no interior de São Paulo, até o final em Pirapozinho SP. lembro de algumas histórias contadas por ele sobre nossas Raizes ,, a todos os venturas que estão nessa relação que acabei de ler!!!! o meu Fraterno Abraço

  18. Sou Carla, moro em Macae/Rj e meus avós são Alceno José Ventura e Sebastiana Bastos Ventura.

    Minha família Ventura se concentra em Santo Antônio de Pádua/RJ, alguns se deslocaram para cidades vizinhas e tambem para Volta Redonda/Rj.

    Vamos realizar nosso primeiro encontro de família esse ano, e depois faremos a divulgação para irmos em busca de nossos ancestrais.

    Estou pensando em montar um grupo de watzaap para os Ventura, quiser ser membro é só me chamar no zap 22 9-99160762.

  19. Sou José Gomes Ventura, filho de (Tancredo Clementino Ventura nascido em em Serra Branca – PB), onde tenho primos. Faziam parte da família os Antonino, Honorato. A vida de infância até adulto foi na região de Serra Branca, São joão do Cariri. Acredito que deveremos encontrar algumas informações sobre essa família maravilhosa e forte que são os Venturas!

  20. Sou neta de manuel ventura, sei que ele morava na Paraíba, mas não conheço ninguem da família. Minha mae tercilia ventura casou com meu pai antonio cazuza neto e vieram para sp , perderam contato. Meus pais ja faleceram mas quero conhecer meus parentes. Whatssap +33 753548033 Neli

    1. Sou José Gomes Ventura, filho de (Tancredo Clementino Ventura nascido em em Serra Branca – PB), onde tenho primos. Faziam parte da família os Antonino, Honorato. A vida de infância até adulto do meu pai, foi na região de Serra Branca, São joão do Cariri. Acredito que deveremos encontrar algumas informações sobre essa família maravilhosa e forte que são os Venturas!

  21. Sou um Ventura , so sei que meus avos e tios vieram parte do Espirito Santo e Nova Friburgo – RJ , meu pai Waldemar Ventura , filho de João Ventura moraram muitos
    anos em Macuco e Friburgo , gosto e me orgulho do nome.

    Gilson de Freitas Ventura

  22. Gostei muito dá história, sou um Ventura neto de Pedro João Ventura. Marcação Paraíba não tenho muito detalhe dá história pois muito pequeno fui para o Rio de Janeiro gostaria de saber mas sobre a história de minha família se alguém já ouviu falar, manda um alô.

    1. Sou José Gomes Ventura, filho de (Tancredo Clementino Ventura nascido em em Serra Branca – PB), onde tenho primos. Faziam parte da família os Antonino, Honorato. A vida de infância até adulto do meu pai, foi na região de Serra Branca, São joão do Cariri. Acredito que deveremos encontrar algumas informações sobre essa família maravilhosa e forte que são os Venturas!

  23. Sou da familia Ventura de origem espanhola, meu tataravô naufragou na região da Juréia Iguape/SP, onde fixou residencia, Chamava-se Maximiano Ventura e fugia da guerra da Europa. Algum Ventura de origem espanhola?

  24. eu sou Diego Ventura filho de Artur Ventura e Creusa Ventura. sou neto de Alaor Ventura e Maria Ciriaca Ventura. meu avo de onde o sobre nome Ventura veio, era descendente de uma família ventura vinda da polônia. alguém ai sabe a origem ou algo parecido?

  25. Olá, achei super interessante a história integrada das família Boaventura e Ventura. Gostaria de saber se por acaso a família Bonaventura se integra a esse conjunto. Caso vocês saibam algumas coisa a respeito, por favor, deixe um comentário.

  26. Boa tarde , sou Valdete Ventura Pereira, minha mãe Ilza ventura de castro ,
    nasceu na cidade de coluna ,MG , atualmente moramos em Governador Valadares MG, gostaria muito de conhecer e saber mais sobre a família ventura, se alguém já pegou o visto para ir aos países dá Europa. Meu whatsapp 33_988161889. Imail. Venturacajuzinho@hotmail.com

  27. Sou Valnei Ventura de Jesus, filho de Jorge Gomes de Jesus e Therezinha Ventura de Jesus; meus avós eram João Quirino Ventura e Maria Ambrósio Ventura. Meus bisavós, são oriundos de VERONA na ITÁLIA e minha avó, nasceu em pleno mar, num navio quando vinha para o BRASIL Fico feliz de saber que SOMOS MUITOS!!! Ainda vamos dominar o mundo (rsrsrsrsrsrsrs), só que não!!!

  28. Sou Luiz Fernando Ventura Gomes, filho de Arnaldo Ventura Gomes, neto de Manoel Ventura Gomes, estou fascinado com a linhagem do nosso sobrenome e sinto ainda mais orgulho

  29. olá ! conheço pouco da familia, pelo que sei, deis dos antepassados, os Venturas, são bem nervosos e compulsivos, meu avó, José Pereira Ventura, morreu a quase dois anos, sei que ele era muito severo, nenhum dos filhos herdaram o nome de minha avó, e nem os netos, continuei a linhagem de meu avó, minha esposa é uma ventura agora, vi que a maioria é de MG, realmente a família é muito grande, todos os aniversários conheço gente nova, sei também que na época da colonização, boa parte se instalou em carbonita- MG.

  30. Olá, sou o Vasconcelos Ventura do Ceará, gostei muito de saber um pouco da história da família Ventura. Gostaria de saber se alguém já conseguiu a cidadania portuguesa pelo nome Ventura.

  31. Olha sou Cláudia Dias Ventura , filha de José dias ventura – meus avó era João Dias Ventura e minha avó Esmeraldina de Freitas Dias Ventura!… De Trajano de Moraes

  32. Também sou ventura. Meus avós são ventura e são primos. Minha avó se chamava Josefa fortunata da Conceição e meu avó José Ventura dos Santos. Meus bisavós são Antônio, Joaquina, Luísa e se estabeleceram no sertão da paraíba. Grande parte dessa família que vieram de Alagoas em bando se dispersaram para ceará, Paraíba e Pernambuco (meus avós). Diz meu pai que a família era muito grande e que casavam muito entre si. Papai também diz que esses antepassados eram muito bravos e que pelo caminho que passavam, por conta da fome e de não se submeter ao trabalho quase que escravo da região (acho que vieram de Portugal) passaram a ser andantes e pelo caminho roubavam gado de fazendeiros à noite e fugiam para outro local.Comiam a carne que pudiam, levavam outra parte e enterravam ossos e couro. Não deixavam rastro pelo caminho. Conta meu pai que tínhamos um biso muito bravo e que um dos filhos dele matou acidentalmente uma irmã com a espingarda, minha bisa triste pela perda da filha, resolveu inventar que havia sido o gato que havia derrubado a espingarda e esta acidentalmente disparou matando a menina. Sem pestanejar o biso matou o gato. Minha bisa sabia que se ele soubesse que havia sido o menino, o matava e bisa perderia dois filhos em vez de apenas um. Alguém do grupo sabe dessa história. Se já ouviu falar é por que somos parentes. Outros sobrenomes que haviam na família era Bezerra e Rufino associado ao Ventura. Boaventura também era deste ramo da família ventura, mas resolveram tirar o Boa. Beijos grande para todos os ventura.

    1. Li seu comentário, meu avô falecido Delfino Ventura Mendes tambem da Paraíba. Estou tentando muito saber dos antepassado, nomes dos meus bisavós e tataravós, mas está tão difícil. Ainda mais naquela época, na roça que eram mais difíceis.

    2. Olá eu me chamo Florência Boaventura e o meu Marido António Rufino ambos nascemos aqui em Portugal achei muito curioso a sua história iclusive a coincidecia dos nomes ?

    3. Sou José Gomes Ventura, filho de (Tancredo Clementino Ventura nascido em em Serra Branca – PB), onde tenho primos. Faziam parte da família os Antonino, Honorato. A vida de infância até adulto do meu pai, foi na região de Serra Branca, São joão do Cariri. Acredito que deveremos encontrar algumas informações sobre essa família maravilhosa e forte que são os Venturas!

  33. Meu nome é Oriel de Oliveira Silva. Sou Ventura e meu avô se chamava José Ventura filho de Chico Ventura e neto de Manoel Ventura. Tenho orgulho disso mas infelizmente não colocaram o sobrenome Ventura em mim nem em meus irmãos e nem em meu pai. Mesmo assim somos conhecidos como Ventura e me orgulho disso.

      1. Sou José Gomes Ventura, filho de (Tancredo Clementino Ventura nascido em em Serra Branca – PB), onde tenho primos. Faziam parte da família os Antonino, Honorato. A vida de infância até adulto do meu pai, foi na região de Serra Branca, São joão do Cariri. Acredito que deveremos encontrar algumas informações sobre essa família maravilhosa e forte que são os Venturas!

  34. Um sobrenome uma história temos que unir os dois e nos conhecermos para podermos saber mais de nossas origens.
    Quero muito esse brasão.

  35. meu pai e um ventura ,que herdou de meu avo manoel ventura,tambem sou um ventura com muito orgulho pois ventura e muito especiai e importante,alias somo tos nos ventura especiais e importantes.abraços,mim mandem reportagem sobre nosso sobrenome ventura.

      1. Sou José Gomes Ventura, filho de (Tancredo Clementino Ventura nascido em em Serra Branca – PB), onde tenho primos. Faziam parte da família os Antonino, Honorato. A vida de infância até adulto do meu pai, foi na região de Serra Branca, São joão do Cariri. Acredito que deveremos encontrar algumas informações sobre essa família maravilhosa e forte que são os Venturas!

  36. Eu sou Maria Aparecida Ventura e gostaria de saber a origem do meu sobrenome ,e gosto do meu sobrenome.Se alguém sabe por favor me mande um email e gostaria também de ter o brasão. Obrigado…..

  37. Tbm sou da família Ventura mas não conheço muito da.minha família, meu avô Pedro Máximo Ventura separou da minha avó quando meu pai ainda era pequeno ee ela proibiu o contato com a família. A única coisa que sei é que eles moravam na V. Guilherme zona norte de São Paulo, na rua do antigo zoológico.
    Meu sonho era conhecer alguem da família, ah hj minha avó esta com 95 anos e meu pai Wilson Pereira Ventura faleceu com 44 no ano de 1988.

  38. Nossa minha familia tem história então , meu bisavô Pedro Ventura veio da italia após a 2° guerra mundial para o sul de minas em Muzambinho-MG

    1. Sou Ventura , de São Paulo, meu pai era de Guaxupe MG e familia de Muzambinho MG,
      familia de italianos meu Bisavó Marco Ventura veio da Italia

  39. Minha mãe e uma ventura. Marinalva. ventura dos santos. De itabuna. Mais não conhece a familia. Veio para niteroi muito nova hoje tem t
    72 anos será que alguma ventura aí se lembra? Temos familia em itabuna e não conheço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *