Família Vianna

Muitas pessoas nos dias de hoje são curiosas para saber um pouco mais sobre o seu sobrenome. Isso se deve ao fato de que cada vez mais, o tempo passa e a história de origem das famílias passam a ficar desconhecidas. É sempre bem legal, interessante conhecer um pouco mais sobre as suas origens. Veja então abaixo algumas curiosidades sobre a família Vianna ou Viana.

O sobrenome Vianna, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Vianna

Sobrenome de origem portuguesa toponímico, ou seja, de origem geográfica, vem da cidade de Vianna localizada as margens do Ródano, na Gália.

O nome foi dado ao local pelos Celtas. Acredita-se que tal nome tenha origem no latim Biduana que significaria cidade fundada muito rapidamente. Os antigos Viannas tomaram o nome de Viana do Lima.

Curiosidades

Tem duas cidades brasileiras chamadas Viana. Uma delas fica localizada no estado Espirito Santo, enquanto a outra fica no Maranhão. Há também uma cidade em Portugal e outras duas na Espanha.

Variantes do sobrenome Vianna

Uma das variantes mais comuns de Vianna é o Viana com um n só. Este é mais fácil de ser encontrado no Brasil. É até mesmo mais popular do que Vianna com dois n’s.

Muitas pessoas podem pensar que o sobrenome Viana é algum derivado da cidade de Viena, o que não pode ser afirmado, pois ambos os nomes tem origens diferentes.

Brasão da Família Vianna

Não foi encontrado um brasão oficial da família Vianna, nem Viana. O que pode se encontrar é brasões de cidades e de lugares que possuem o mesmo nome. Dessa forma, não como fornecer informações oficiais sobre o escudo da família.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

194 respostas para “Família Vianna”

    1. Olá, Bruno!!!

      Meu nome é Jamile Viana, moro em Salvador mas a origem da minha família é de Vitória da Conquista.

      Sei que a família da minha avó paterna veio de Portugal. Nada mais.

      Qual o nome dos seus avós que são de Vitória da Conquista?? Talvez sejamos primos! Kkkk

      Abraço!

  1. Sou da familia Viana, hj moro em Campinas SP,segundo meu pai ele e minha avó vieram do Pernambuco , meu falecido avo se chamava Jacinto Viana da Silva e minha avó Josefa Paes de Melo , segundo meu pai teve um irmão dele que ficou em Pernambuco na região de Catende e Palmares PE, teve outros irmãos também que no momento não sei o nome , mas pelo nome de meu vô fica bem mais facil.

  2. Meu bisa vô Antônio Alves Vianna e a minha bisa avo Maria emerlina de Jesus Mãe do meu vô Fernando Alves Vianna sei que vieram de Portugal pra Bahia pra sp

  3. Olá sou José Luiz de Lima Vianna, filho de Nilton Machado Vianna, neto de Honório Andrade Vianna, Santa Maria-RS, tenho o sobrenome Vianna como origem italiana e aqui no sul na Argentina e Uruguai tem muitos Viana de origem espanhola.

  4. Olá sou Sirlian!
    Estou buscando localizar parentes paternos, até onde sei, meus bisavós são de uma cidade chamada Vila Nova de Gaia em Portugal, meus avós já são do interior o Estado do Pará!
    Meu Pai é Manoel Santana Viana, meu Avô é Aurifácio Filó Vianna, meu Bisavô chamou-se Gustavo Olegário Vianna.
    Contato: (96) 99141-6699

    Grato!

  5. Ana Paula.
    Procuro a minha família, meu bisavô chama Joaquim Viana da Cruz.
    De Bom Jesus da Lapa, ele saiu de lá com 14 anos de idade pra Goiás.

  6. Sou Leiliane Viana Pereira , meu pai e Antônio Viana Pereira ,meu avô se chama Francisco Viana Pereira e minha vô Rita Viana Rodrigues última notícia que tive eles morava no Ceará ,quem tiver informações entra em contato comigo 91993204189

    1. Olá sou Sirlian!
      Estou buscando localizar parentes paternos, até onde sei, meus bisavós são de uma cidade chamada Vila Nova de Gaia em Portugal, meus avós já são do interior o Estado do Pará!
      Meu Pai é Manoel Santana Viana, meu Avô é Aurifácio Filó Vianna, meu Bisavô chamou-se Gustavo Olegário Vianna.
      Contato: (96) 99141-6699

      Grato!

  7. Meu nome é Humberto de Lima Vianna Junior
    Meu pai é Humberto Lima Vianna, Nascido em Juazeiro da Bahia, Filho de José do Prado Vianna ( Comandante Cazuza) Da navegação do rio São Francisco. Tem vário parentes que ele não conhece, mas que aos 79 anos de idade, tinha vontade de conhecer, Quem puder nos ajuda ficaremos muito gratos!

    1. Bisavo Antônio Alves Vianna e A minha bisa avó María emerlina de Jesus ,meu avó um baiano Fernando Alves Vianna um baiano que fez muitas folhas em São Vicente SP n

  8. Meus Avos Maternos : Francisco Manuel Viana casado com Alzira Gomes Parente ( Viana)
    moravam em Camucim – CE , mas suas raízes são sobralenses .Sobral CE

    Meus Avos Paternos: João Batista Demétrio casado com :Maria Odete Aguiar (Demétrio)
    Suas raízes: Santana do Acaraú CE.

    1. Olá sou Sirlian!
      Estou buscando localizar parentes paternos, até onde sei, meus bisavós são de uma cidade chamada Vila Nova de Gaia em Portugal, meus avós já são do interior o Estado do Pará!
      Meu Pai é Manoel Santana Viana, meu Avô é Aurifácio Filó Vianna, meu Bisavô chamou-se Gustavo Olegário Vianna.
      Contato: (96) 99141-6699

      Grato!

  9. Eu sou Carlos Felipe Zanchet Viana, filho de Carlos Alberto do Amaral Viana e Neizi Marta Zanchet Viana, meu pai é filho de José Brasil Viana que era casado com Morena do Amaral Viana. Eu sou casado com Karla Bedin, tenho duas filhas Maria Eduarda Viana e Helena Viana. Meus irmãos são Carlos Alberto Zanchet Viana casado com Alexandra Valandro Viana que tem dois filhos Caetano V. Viana e Inácio V. Viana e uma irmã Ana Paula Zanchet Viana casada com Felipe Zanatto Dall Agnol que tem dois filhos Cícero Viana Dall Agnol e João Paulo Viana Dall Agnol.

  10. Meu nome é Sirlene Nunes Viana
    sou natural de Irecê Bahia
    pai Arlindo (não sei o sobrenome pois não consta no cn.)
    mãe Ana Nunes Viana
    avós maternos
    Joana Rosa do Nascimento
    Manoel Nunes Viana
    tenho 2 irmãs Bia e Rosa Maria.

  11. Boa tarde, meu nome é José Luiz Viana, meu pai Arlindo Luiz Viana nasceu em Salto Grande e meu avô se chamava José Luiz Viana também de Salto Grande, no final dos anos 30 inicio dos anos 40 meu pai ” já falecido” foi para Londrina, hoje eu e meus irmãos moramos em Campinas/SP.

    1. José Luiz, o avô paterno de minha mãe, chamava Francisco Luiz Viana, era casado com Maria Cândida de Jesus, tiveram 8 filhos homem, que até formaram um time de futebol, eles tinham um campo na fazenda deles, em Ribeirão dos Brugres, (Salto Grande), um dos filhos era meu avô, que se chamava Leodolfo Manoel Palma, mas antes era sobrenome de Viana, foi trocado devido uma briga de aposta, mas uns dos irmãos, que minha mãe lembra, chamava: Manoel, Benedito, Antônio, Celso, José, e falta 2 nomes que ela não lembra, meu avô (Leodolfo ) casou-se com Petronilha Vilas Boas, minha mãe chama : Joana da Palma Galvão, moramos em Cândido Mota -SP, meu avô morou por muito tempo em Ibirarema, e depois veio para C.Mota, será que a sua família, faz parte da família de meu avô e do meu bisavô?

  12. Meu nome é Mizael Ferreira Vianna, meu pai João Ferreira Vianna, meu avo José Ferreira Vianna, minha avó Curdulina Maria de Jesus, meu meu pai é de Bodocó PE, veio para São Paulo e depois para Mato Grosso hoje Mato Grosso do Sul.

  13. Procuro minha família materna, meus avós se chamam ou chamavam : José Viana Da Silva e Maria Josefa Viana Da Silva. Eles eram da cidade de Catende Pernambuco, minha mãe fugiu de casa muito nova e n voltou mais.

    1. será que somos parentes, ao meu falecido pai se chamava Severino Viana da silva e ele nasceu em Pernambuco, sempre me falou de um irmão dele que se chamava José era o irmão mais velho e que meu tio trabalhou muito com engenho de cana em Pernambuco ele era realmente da região de Catende PE

  14. Boa tarde! Venho compartilhar minha historia com voces.Meu trisavo Sr. João Vianna Junior,profissão jornalista na cidade de Manaus-AM.Casou-se com Maria Vianna teve como um dos filhos o Sr. Walter Vianna meu bisavô,foi funcionario publico federal pelo ministerio da agricultura trabalhando nos estados do amazonas,minas gerais e rio de janeiro.Casou-se com Maria ramos Viana, que veio do Ceará.
    Procuro meus parentes Vianna principalmente no estado do Amazonas de onde se iniciou.
    Obrigado!
    (38) 9 9955-4664

  15. Bom dia me chamo Júlio Siqueira Viana. Pai: Manoel Barros Viana – avô Firmo Neves Viana – avó Antonia Barros Viana / Bisavô Guilherme Neves Viana – Bisavó Joanna Ferreira Viana..

    Sou de Manaus meu pai nasceu em carauari-am – avô veio do acre e bisavô do Ceará. Contato 92 99152-6094

  16. Meu pai jose Farias Vianna , véi para o Rio de janeiro com 14 anos vindo da Paraíba…não sei nada da sua família . A única coisa q sei e que os meus avós paternos se chamavam : Bento coelho Vianna e Canuta Farias Vianna. Se alguém tiver algum conhecimento sobre essa família , favor avisar . obrigado

  17. Meu nome é Celma Viana e procuro familiares de José Viana dos Santos, e tinha dois irmãos que se chamava Valdomiro e Antônio Viana dos Santos, seu pai era Aurélio Viana dos Santos e sua mãe Firmina , eles eram da Bahia em Juraci e se perderam aqui em São Paulo quando vieram trabalhar aqui.

  18. Sou Celma Viana e filha de José Viana dos Santos, meu avô paterno era Aurélio Viana dos Santos, mas ele também tinha mais 2 filhos com o nome de Antônio e Valdomiro Viana dos Santos da Bahia, se alguém estiver alguma notícia dos tios.

  19. Achei excelente essa troca de informações. É a busca de nossas origens por meio pessoas que nem conhecemos mas podem ser nossos parentes.
    Estou procurando meus antepassados de família Vianna. Meus bisavós materno MANOEL DA COSTA VIANNA e MARIA DE JESUS ou por erro (MARIA LUIZA VIANNA) e meu avô materno JOAQUIM DA COSTA VIANNA, todos portugueses.
    Também procuro MANOEL BERNARDO DA SILVA e MARIA FLORISBELLA DE JESUS VIANNA, ele de origem portuguesa e ela de origem espanhola.
    Vieram para o Brasil, Rio de Janeiro, Paraíba do Sul no século passado.
    Agradeço a quem ajudar.
    Felicidades,

    1. Achei excelente essa troca de informações. É a busca de nossas origens por meio pessoas que nem conhecemos mas podem ser nossos parentes.
      Estou procurando meus antepassados de família Vianna. Meus bisavós materno MANOEL DA COSTA VIANNA e MARIA DE JESUS ou por erro (MARIA LUIZA VIANNA) e meu avô materno JOAQUIM DA COSTA VIANNA, todos portugueses.
      Também procuro MANOEL BERNARDO DA SILVA e MARIA FLORISBELLA DE JESUS VIANNA, ele de origem portuguesa e ela de origem espanhola.
      Vieram para o Brasil, Rio de Janeiro, Paraíba do Sul no século passado.
      Agradeço a quem ajudar.
      Felicidades,
      Jeronimo Jesus dos Santos
      jeronimojesus@gmail.com

  20. Me chamo Raimundo estou tentando encontrar alguns parentes da Família Viana, minha mãe Raimunda Viana natural de Piranjí atualmente Distrito de Ibaretama-CE, Ceará filha de Cicero Lucío Viana que soube algo. ligar (85)998597126

  21. Estou a procura dos familiares de minha vo pois ela faleceu e eu tinha apenas 2 anos
    mãe de minha vó Odimira Viana de lima
    pai Bruno José Ribeiro
    avós materno Guilherme neves Viana
    Julia de barros viana

  22. Meu avós paterno cândido costa viana veio da Bahia para jaboticabal conheceu minha vo tereza onde tiveram 6 filhos em carapicuiba são paulo.
    Meu pai ailton costa viana

  23. Sou filho de Mozart Farias Viana, nascido no Ceará em 1928 no distrito de URUBURETAMA, sempre falava que tinha irmãos pelo nome de JOSÉ (morou em Brasília-DF), DAMIANA, FRANCISCO (CHICUTE),TEM OUTROS QUE NÃO RECORDO O NOME e que seus pais se chamavam JOAQUIM E SUZANA.
    Algum parentesco whatssap 61-8434-1777.

  24. Estou fazendo minha árvore genealógica e estou parado em meu bisavo de nome JOSE PINTO DA SILVA VIANNA casado com BALBINA MARIA DA SILVA… eles pelas minhas contas viveram no final de 1700 inicio de 1800 no sul de Minas Gerais na região de Itajuba… se alguem puder ajudar jose@valparminas.com.br

  25. Olá Origemdosobrenome,

    Descubra um jeito divertido, inovador e sustentável para trocar aquilo que não te serve mais por algo que você quer!
    Conheça o APP Trocas, uma plataforma prática e inovadora para você divulgar produtos que quer trocar e vender! Afinal, o que é velho pra você pode ser novidade para alguém!
    Assim, todos saem ganhando, inclusive o meio ambiente!

    APP Trocas
    http://apptrocas.com.br/blog/

  26. Meu nome é Hilton Gomes Viana Filho, sou de Amarante do Maranhão, Fazenda Pedra Ferrada. Filho de Hilton Gomes Viana, neto de Miguel Ferreira Viana e bisneto de Wolf Gango Ferreira Viana. Familia imensa em Amarante, Grajau, Imperatriz e espalhada pelo mundo

  27. Boa Noite, Meu nome é Paulo Cesar Vianna e meu Pai é Sebastiao Manoel Vianna e Mae Guanaíra Pereira, nasci no bairro do Jacarezinho no Rio de Janeiro e morei no bairro de Inhaúma muitos anos e gostaria muito de encontrar meu pai ou algum parentes dele e meu também claro né, ele morou muito anos no bairro da Tijuca e depois em Jacarepaguá no bairro pau da fome, se alguém souber de alguma coisa sobre meu pai ou da minha família pode me encontrar no Telefone Residencial (21)-3129-4976 ou no Celular, (21)-99861-3633, moro no bairro do Rocha próximo ao bairro do Jacarezinho, meu endereço é rua Bergamo,320-condominio,06-bloco,02-apartamento,101, bairro Rocha, o Cep. 20960-045. qualquer novidade pode ligar qualquer hora. muito obrigado e um feliz natal pra todos e para os Viannas também.

  28. sou neta de Tertulina gonçalves viana, em vitoria da conquista bahia e meua avo era joao xavier duarte tambem da mesma regiao, estou em busca de familiares relacionados a eles

  29. Meu nome é Simei Dário Viana dos Santos, filho de José Viana dos Santos, neto de João Viana dos e Maria Viana dos Santos (eram primos). Vieram de Minas moraram em várias cidades até chegar no PR onde faleceram, um irmão da minha avó chama-se Napoleão, tenho parentes no PR mas hj moro no estado de SP.

  30. Sou Antonio Jorge Dellê Vianna, Engenheiro Civil, meu pai Dante Dellê Vianna e minha mãe Elza Maria da Silva Vianna. Estou morando em Lisboa-Portugal. Meu E-mail=ajdvianna@yahoo.com.br

  31. Sou lucivania viana ,filha de maria vilma viana.neta de osorio victor viana e edileuza maria viana.eles são de alagoas mas moravam em juazeiro no ceara.não sei mais nada sobre a familia.

  32. Sou Adilson Viana, filho de Jurandy Viana, neto de Adelino Viana, e são naturais de Minas Gerais mais espeficamente do Vale do Jequitonhonha, Jacinto e Alnenara especificamente. E eu Adilson sou natural de Nanuque -MG…com certeza devo ser parente de alguém dessa lista acima… Atualmente resido em Pedro Canário -ES.

      1. Sou Emanuel Viana. Filho de Francisco Pereira Viana, Filho Sebastião Pereira Viana. Ambos Sobrenomes portugueses?!?!. Sou de Marco no Ceará. Quando criança lembro meu avós paterno falarem sobre virem do Espirito Santo. Gostaria realmente saber mais sobre minhas origens. Boa tarde a todos.

        1. Olá sou Marilda!
          Sou filha de Dioracy Pereira Viana, filho de José Pereira Viana (nascido em Beija Flor/ Bahia)! Será que somos parentes?

  33. Meu nome e henrique Tobias minha mãe se chamava Maria Nilda Viana tem dois irmãos com nome de Jonas e Viana e José Viana nascidos em algum lugar do Espírito Santo gostaria de encontrar referências sobre os meus avós se possívelPois meus tios ficaram ou fomos muito cedo e minha mãe também E desde então você de saber mais sobre a família Viana por parte da minha mãe
    (21)996745453

    1. Bom dia, sou da família Viana, meu pai Jose Viana e mãe Angelica Corradi Viana, avo Zamiro lelis Viana,não conheço meus bisa-vos,não tenho nomes deles,tenho uma grande falimia do lado de meu pai, foram 9 irmãos,todos Viana.

  34. minha família é de Minas Gerais (Monte Santo de Minas e Guaxupé). Não sei por onde andam primos, e familiares por parte do meu pai. Temos pouca informação por onde andam estas pessoas e eu adoraria saber. Meu pai era Antônio Daniel Viana (falecido 02/01/2008), filho de José Luiz Viana (que trabalhou na empresa ferroviária Mogiana por muitos anos) e de Sebastiana Nabor Viana. Os meus bisavôs são José Marcelino Viana e Paula.

    1. Olá, acho que somos parentes, meus avós paternos( já falecidos ) são: Claudemiro Viana e Maria Rodrigues viana, vieram desta regiaão de minas(Sul), Monte Santo, Guaxupé, Milagres, eles residiam aqui no sul de São Paulo na cidade de Tarumã. Atualmente temos vários parentes no sul de minas, inclusive meu pai mora em Monte Santo de Minas e se chama Antonio Carlos Viana.

  35. Meu avós Otaviano Vianna e Claudelina Gomes de Aguiar(falecidos), meu pai José Gomes Vianna e nascido em Bom Jesus do Itabapoana RJ divisa com ES. Sei que tenho vários parentes entre esses dois estados e também Mato Grosso. Podemos nos comunicar seria um grande prazer!

    1. Ola minha mae Maria nilda irma de jonaci e jose Viana Samos do espírito santo eu sou filho de Maria já falecida e sobrinho de jonsci e jose Viana meu avo deixou os filhos homens com uma família e minha mae com outros quero saber mas sobre meus avos se tenho mas parentes e de onde são meus avos

  36. Ola. Meu nome e Darlison silva viana
    Meu pai saio do Maranhão faz uns 25 anos ou mas seu nome e Raimundo da Conceição viana ele nasceu em 7 de setembro de 1939 ele é da cidade de bacabau. Se alguém for de la entre em contato 093992025121

  37. olá ,sou luiz antonio vianna,filho de santiago vianna e militina vianna,neto de saturnino vianna.no final do anos 50 migraram do paraná (londrina) para sao paulo.gostaria de conhecer alguns possiveis parentes o mei imail é juca.vianna@gmail.com.um abraço!

    1. Oii sou Alana Vianna, neta de Ênio Vianna e Zoé Correia Vianna. Somos de Caxias do Sul e Passo Fundo RS me procure no Faceboom por Alana Vianna ou e-mail alanavianna@outlook

  38. A muito tempo, eu tentei encontrar os meus tios maternos, conversando com minha mãe, ela disse que os seus pais eram de caravelas-ba, ´só que ela saiu de la criança, então se alguém tiver conhecimento dos meus tios maternos, me responda por favor, os nomes dos meus avos são:

    PEDRO VIANA LIMA
    IZABEL ALVES ALENCAR

    DESDE JÁ AGRADEÇO. TEL: PARA CONTATO (61) 99524 1435

  39. ola me chamo Marcos julian Viana Braga sou de Macapá-ap que tal a gente fazer um grupo da familia Viana, vamos nos conhecer melhor
    telefone 096991452311

  40. O bisavô do meu pai era tômaz Gomes Vianna, que nasceu na cidade de Viana Portugal, veio para o Brasil juntamente com irmãos e primos,um de seus irmãos ficou em um sitio na zona da mata de Pernambuco, uma irmã em um sitio hoje a cidade de Parnamirim Pernambuco , Outro na margem do rio dos currais hoje rio São francisco, Dona Maria Gomes sua prima foi para um sitio hoje povoado de poço Dantas, outros se espalharam para o ceará, Piauí, e Bahia, tomaz Vianna fez morada no sitio Antônopoles hoje povoado de passagem de pedras no Município de Ouricuri, PE. Sua principal atividade era agricultura de cana de açucar e pecuária.

  41. Sou natural de Carolina Maranhão. Meu pai é Anunciato da Silva Viana, filho de Antônio Viana e de Teresa da Conceição Silva. São de Passagem Franca-Maranhão. Nunca conheci nenhum dos meus tios: Juarez, João, Agenor, Filomena e Maria dos Reis.

  42. Olá!
    Eu me Chamo; Maria Jaqueline Barroso Viana
    Meus pais são: Maria de Fátima Barroso Viana e Antônio do Nascimento Viana
    Meus avós paternos são: Antônio Celton Viana e Maria do Nascimento Viana
    Meus avós maternos: José Barroso Viana e Maria Barroso Viana e sou casada com meu primo de 1º grau que é José Ricardo Viana Barroso

    1. De qual cidade do Maranhão sou Darlison silva viana meu pai e do Maranhão ele saio da ir faz uns 25 anos nome dele e Raimundo da Conceição viana

  43. Eu sou Jose Carlos Viana, meu avô se chamava Melquiades Viana.
    Região de Ouro Preto, . Minas. Gerais.

    Hoje, com o avanço da medicina, o exame de DNA de ancestralidade global, dá para saber de onde vieram os Viana,

  44. oi meu nome e Valdir Alves Viana estou a procura de alguns possivel parentes.meu pai se chama Valdemir Alves Viana, Meus bisavos paterno se chamava Joaquim Alves Viana e Aldelia Alves Viana e meu avo se chamava Vicente Alves Viana nascido 15-10-1906 em Sao Bento do Una Pernanbuco e vindo pra Goias na decada de 30 de depois vindo para mato grosso na decadas de 60

    valdirviana@hotmail.com

    1. Ei Daniel, tb sou Viana por parte da minha mãe…e eles eram de baixo guandu/ES tb…inclusive minha mãe e todos os irmãos dela nasceram lá. Temos grande chances de ser parentes.

      1. Me fala o nome dos seus pais,e dos avós que vc se lembre…
        Estou a procura de alguns parentes perdidos também…
        Sou neta de Nely Rodrigues Viana,meu bisavô eh Sebastião Rodrigues Viana, e meu tataravô eh João Rodrigues viana e tataravó Angélica Rodrigues Viana(eram primos)
        Tenho alguns “Vianas” ainda vivendo em baixo guandu …

    2. Coincidência!
      Tambem Sou,porem bisneta de Sebastião Viana…
      Minha avó eh Nely Rodrigues Viana
      Rsssss
      Mas só o irmão da minha avó,Helio Rodrigues Viana que viveu e morreu em baixo guandu!

      1. No Ceará também tem Rodrigues Viana. Meu Avô, José Rodrigues Viana, de Acaraú. Mas não conheço o nome de seus ascendentes ou irmãos. Ele faleceu na década de 1970. Deve ter nascido próximo a 1900 a 1910, pois já faleceu em idade avançada, para época.

  45. Uma grande maioria dos Brasileiros com o sobrenome Vianna / Viana descendem de Portugueses da cidade de Viana do Castelo ou da região dessa cidade!
    Durante séculos em Viana do Castelo, está documentado em milhares de páginas de documentos o nome era escrito Vianna com dois “NN”, só a partir do inicio do século XX é que as pessoas começaram a escrever Viana só com um “N”.
    Moro na cidade de Viana do Castelo e tenho estudado a emigração dos Portugueses da região do Minho para o Brasil desde que Caramuru (Diogo Álvares Correia) natural da Villa de Vianna viajou para o Brasil cerca de1510 e praticamente desde desta época que muitos Vianenses que viajaram para o Brasil e lá fizeram vida, mesmo não tendo o sobrenome Vianna, adotaram Vianna ao nome para recordarem o nome da região de onde eram naturais!
    http://www.origens-genealogia.com

    1. Provavelmente meus antepassados vieram da região Norte de Portugal… A parte portuguesa da minha família, óbvio. Meus sobrenomes familiares “Duarte, Leite, Gonçalves, Viana, Gomes, Romão”… A cidade onde minha avó nasceu foi fundada por famílias do Norte de Portugal. Aliás a 1 família foi ” Duarte Pinheiro, do Porto”

  46. Estranho, o nome do meu Avô e Antônio Viana, do meu Bisavô e José Viana, diz minha mãe, que a decência da minha família e Turca, que meu tataravô fugiu da Turquia para o Brasil, na 2 guerra mundial .

  47. Somos da Família VIANA, da cidade de Aracati, Ceará.
    Meu avô: JOÃO VIANA FILHO
    Minha Avó: MARIA VIANA BARBOSA,
    Minha Mãe: IRENE VIANA DA COSTA.

    Em Aracati tem uma comunidade chamada BARREIRAS DOS VIANAS.

    1. Oi Carlos Alberto, meu nome é Kauan Viana e sou de Aracati, mas sou de um interior dentro do Aracati chamado Cajueiro. Queria saber se você conhece algum dos meus familiares
      Mãe: Jouse Viana da Silva
      Vó: Maria José Viana da Silva
      Bisavó : Raimunda Viana

  48. joão luiz viana filho octacilio luiz viana neto de avelino luiz viana e bisneto de joaquim luiz viana de ribeirão do sul s/p. seus antepassados ,acreditavam que veram de espirito santo, saber mais.

    1. Oi Joao,
      Meu pai Francisco Luiz Viana foi registrado em Salto Grande, meu avô Joao luiz Viana , avó Adolfina alvim da Coneiçao, mei bisavô José Luiz Viana, minha bisavó Leonor da Conceição. Se você conversar com seus pais ou avós certamente conhecerão meu pai e meus avós…
      Lembro que meu avô tinha m sitio ai em Palmital e foi enterrado m Palmital…

  49. ola amigos ou parentes ..procuro noticias sobre:
    jose vianna meu tataravo
    manoel vianna meu bisavo
    esmerlannio marias vianna meu avo

    sei que meu avo veio do rio de janeiro em meados de 1940
    gostaria de saber se alguem conhece algo a respeito deles
    pois imagino que o meu tataravo é o portugues da minha linhagem .

    1. Oi!
      Meu avô é Manoel Viana (Cruz) 1928-2007 casado com Silvia Garbulha
      Meu bisavô José Viana Cruz casado com Celestina Leonarda … pelo que meu vô falava, o Viana é devido a Antonio Viana, que o criou, mas os pais biológicos foi Francalino Braga de Oliveira e uma indígena da região que ele não sabia o nome…

      1. Oi Gisele estou tentando entrar em contato com você . Me chamo Fernanda estou buscando informações sobre minha bisavó Aurora Garbulha . Ela é irmã de José Garbulha onde teve sua vó Silvia Garbulha . meu email é martins.sp@ ig.com.br . Será que podemos conversar . Não nos conhecemos mas somos da mesma familia

        beijos

  50. Juliana Viana da Silva é meu nome, sou filha de Benedito Ary Viana e Ana da Silva Viana, meus pais são primos de primeiro grau… Avós maternos: Narciso Fernandes Viana e Esmerinda Maria Silva. Avós paternos: João Fernandes Viana e Delfina Xavier da Cunha… Somos de Januária mais precisamente da comunidade de São Bento…

  51. Meu pai José Farias vianna fugiu de caso com 14 anos da Paraíba para P Rio de Janeiro e não falava nada a respeito. A única coisa q sei é que o pai dele se chamava Bento Coelho vianna e a mãe Canuta Farias vianna.

  52. Olá ! Meu pai José Farias vianna , veio fugido do estado da Paraíba com 14 anos isso no ano de 1930, para o Rio de Janeiro , ele dizia ter uma irmã q morava no rio mais nunca conheci. Hoje ele já é falecido e nunca falou muito dos pais . A única coisa q falava e q o pai se chamava Bento Coelho vianna e a mãe Canuta Farias vianna. Ele dizia q a mãe era alemã ou descendente e trabalhava nos correios. Não sei a cidade é mais nada. É muito ruim não saber desse lado da família parece q falta uma parte de nós . Se aguenta tiver algum conhecimento dessa história q às vezes é contada na família de um para o outro. Por favor me informe .. Agradeço desde já . Elizete. Vianna@gmail.com

    1. Meu nome de solteira é Veronica Viana Gomes, filha de Adherbal Gomes e Ivette Vianna Gomes.
      O nome de solteira da minha mãe é Ivette Ribeiro Vianna. Meus pais nasceram em Campos dos Goytacazes – Estado do Rio de Janeiro.
      O nome da minha avó materna é Amália Ribeiro Vianna casada com Julio Nunes Vianna.
      O nome de solteira da avó materna é Amália Rodrigues Ribeiro.
      O nome do meu bisavô paterno é Francisco Nunes Vianna casado com Jovelina Sousa Vianna.
      Minha mãe ainda é viva e tem 86 anos. Mas se lembra que sua avó materna era portuguesa,
      Gostaria de saber mais sobre meus antecedentes.

      1. Sou Francisco Nunes Vianna Neto,filho de Júlio Nunes Vianna porém do segundo casamento tendo por Irmãs Ivone e Ivani Câmara Vianna.Os meus Meio Irmãos se
        Chamam Gil.Hélia,Ivete e Ivan.Gil teve 2 filhos ,Hélia 4,Magali,Marília, Marilda e Eliane,Ivete 2 Júlio César e Verônica , Ivan 1 Dora. Helinha e Irineu são meus padrinhos. Saí de Campos em 1974 e voltei poucas vezes a Cidade,perdi contato com as minhas tias Antônia,Maria José e Joselina e meu tio Francisco.Jà falecidos.Sou casado com Regina tenho 2 filhos Júlio César e Olívia.

      2. Verônica bom dia!
        Minha avó *MARIA SILVEIRA VIANNA
        31/12/1935* 15/11/2008+
        Caratinga(Santa Rita)

        Bisavô- Manuel Ribeiro Vianna
        (branco)
        Bisavó-Guiomar Izaura Vianna
        (branca)

        O Ribeiro vianna conhecide.

  53. Meu pai se chama Haroldo Vianna ele nasceu em Salvador em Amaralina seus pais se chama Antônio Bráulio de Souza e a mãe Maria Vianna. Seus avós Elias Vianna e Ana Maria o sonho dele era conheçer seus parentes. O bairro a onde eles morava era Almeida Brandão e agora bairro Plataforma. Por favor se alguém souber algo me ajuda.

  54. Meus avos,Joaquim Jose Viana e Elisa Alves Viana vieram de Portugal para cidade de Rio Grande/RS.Tiveram os filhos Eduardo,Corinto,Polibio,Silvino e Nair.Espero ter alguma herança além-mar

    1. Olá Carlos Alberto, sou neta de Joaquim José Vianna, mas o nome da minha avó é outro. Ele era viúvo e casou-se com a minha avó mas tinha filhos do relacionamento anterior e daí então nasceu o meu pai,
      Alpheu Jose Vianna já falecido tbem, essa história já se passou aqui no Estado de Minas Gerais. Só não sei se estamos falando do mesmo avô, pois levo Vianna com dois Ns. Tbem gostaria de conhecer alguém. Irmãos do meu pai, não acredito que tenha algum vivo, pois se meu pai estivesse aqui teria já 81 anos e ele era o cacula.

  55. O nome do meu avô era Anthero Ignácio Vianna casado com Maria das Dores da Conceição Vianna se alguém tiver algum parente com esses nomes, entre em contato. Obrigada.

  56. Meus avós vieram do Sul para o Rio de Janeiro, família Pinto Vianna. Meu avô se chamava hystaspio Pinto Vianna, e era casado com sua prima Rita. Gostaria de saber sobre a origem do sobrenome, mas acho que deriva de vários lugares na Europa. Também acho estranho a fênix do brasão, que foi usada pelos Alemãs. Talves a história do navio, tem haver com a simbologia. Fico na dúvida entre italiano e português, mas acho que a mesma família Vianna/Viana, apesar da mesma procedência, podem derivar Vianna da Itália e Viana de Portugal, pois na Itália se usa muito NN. E em Portugal Viana d

  57. Boa noite eu pertenço a família viana de itaperuna estado do Rio de Janeiro, gostaria de saber qual a nossa descendência. Pois eu agora tem residência em vila velha no Espírito Santo.

  58. meu nome é Esmerlannio Marias Vianna Neto ,gostaria de saber se alguém sabe algo a respeito de meus antepassados ,meu avo veio do rio de janeiro para vitoria espirito santo muito novo ,e perdeu o contato com sua família em Niteroi rio de janeiro ..ele já é falecido e estou tentando achar as pessoas ou documentos para fazer minha arvore …obrigado ….

      1. Olá fabricia meu pai se chama Moacir Viana filho de Denair Stanislaw viana ele me falou que tinha uma tia em macae RJ que tinha um apelido de tia lindoca e que o mome dela era Olinda tem tambem outros nomes na familia tem tio Dercio rosa saul tem Elenir viana tem tambem o pai do meu pai Heleno fermino viana quem sabe podemos ser parentes meu nome e Rubenil Viana .

  59. Muitos adicionaram um n a mais no viana, só pra ficar mais chique , em outros casos, já foi suprimido um n, mas a verdade é que a maioria veio de portugal, para Pernambuco, depois foi descendo o país, vindo para o Rio de Janeiro e depois para o resto do brasil.
    Mas se é viana, é gente boa.

  60. sou vianna com dois nn mas o curioso é q nadinha família somente o primogênito homem poderia usar o n duplo, acabei com isso colocando o n duplo também no meu segundo filho, no caso uma menina, o q eu sei é a origem tanto pode ser ibérica como judaica por isso não existe um brasão específico familiar e sim de cidades ainda na pesquisa que gasta mais de 20 anos encontrei q além de judaica o nome Viana tem ligação com os brâmanes da Índia! Daí o sentido de Viana significar norte em sânscrito!

  61. Minha mãe diz que o pai dela se chamava Altino viana da mata natural de bahia,e a mãe do meu avô se chamava carlinda.
    E hj moramos em Presidente Epitacio

  62. Sou Viana de Lavras da Mangabeira – Ceará, um tio saiu de Lavras na década de 50 e os familiares não souberam noticia. Pela idade dele talvez já tenha falecido. O nome dele é Furtuoso Ferreira viana. Gostaria de saber noticias dos familiares

  63. Sou Josemar de Sousa Viana – Viana de Lavras da Mangabeira – Ceará, tenho parentes ( um tio chamado( Furtuoso Ferreira Viana)que foram embora de Lavras da Mangabeira Ceará nos anos 50 e nunca mais os familiares souberam noticia. talvez já seja falecido.

  64. Meu nome de solteira era vanessa viana xavier, gostaria muito d saber um pouco da história de meus antepassados. Meu pai se chama jorge pires xavier e minha mãe solange viana lima.

    1. Saulo! Eu lembro do meu pai falar no Tio Juvenal, mas eu não tive o prazer conhe-lo. Meu pai Agripino Viana, morava em Arroio Grande- RS. Ele tinha outro irmão, chamado Evaristo Viana. Abraços!

      1. José Cláudio Gomes Viana do Rio Grande do Sul. Eu sou Viana do RGS, região Tapes, Camaquã e Porto Alegre.
        Por acaso seus parentes são desta região do RGS?
        Você pode me escrever contando sobre seus parentes, como nome dos pais, avós, irmãos, etc.
        Escreva para: solardasartes1216@gmail.com;
        Aguardo sua resposta.
        Mara Viana, 26/11/18.

    2. Olá Antonio Marcelino Viana do Rio Grande do Sul. Sou Viana do RGS, região Tapes, Camaquã e Porto Alegre. Por acaso seus parentes são desta região do RGS?
      Você pode me escrever contando sobre seus parentes, como nome dos pais, avós, irmãos, etc.
      Escreva para: solardasartes1216@gmail.com;
      Antonio Marcelino Viana, aguardo sua resposta.
      Mara Viana, 26/11/18.

  65. Queria saber a origem do sobrenome viana
    e queria saber quem são meus antepasados, pois sei muito pouco da minha familia.

  66. preciso tirar uma duvida me ajudem por favor, meu professor pediu para pesquisarmos sobre o nosso sobrenome, a origem o brasão e essas coisas o meu é Vianna e só encontro o brasão com o Viana tem alguma diferença???

    1. Me disseram que a procedência mais correta seria de Portugal. Inclusive há um site que fala sobre o significado desse nome, mas com uma letra “n” só.

  67. Ola,meu nome sueli gonçalves viana ,sou do ceará.meu bisavo era francisco mauricio viana.minha sempre falava que meu bisavo era portugues mas gostaria de saber realmente a verdadeira origem da familia.

  68. Nossa tive muitas descobertas, com esses comentários. Mas tive um em especial que achei muito semelhante é o do Warton Nunes Viana, o meu sobrenome Viana vem do meu avô Antônio Gonçalves Viana que era da Bahia e muito novo venho para Mato Grosso do Sul, que antes era Mato Grosso, é muito bom saber da onde venho nossas raízes.

  69. Ola meu nome é Ana Paula Correa Viana, herdei esse sobrenome do meu avô Luiz Correa Viana meu bizavô Estevon de Souza Viana casado com Jordilina Correa Viana. Gostaria de saber qual a origem do meu sobrenome e o brasal se por acaso existir.

  70. Contratamos um Advogado para saber de onde veio o sobrenome Vianna/Viana pois somos de origem alemã e italiana com sobrenome originalmente de Portugal. A descoberta de nosso advogado contratado foi de que, em um navio de Alemãos e Italianos ouve uma peste onde muito morreram e lá avia um bebe cujo os pais aviam falecido devido a peste, e este bebe foi adotado por um casal de portuguêses, e assim nasceu a linhagem de alemães/italianos com sobrenome português 😀

  71. Olá. Meu pai é Viana, neto de Maria Brilhante Viana e Moisés Ferreira Viana, ela morava no Pará. A família dele se estabeleceu no Ceará em Pacoti. Gostaria de encontrar alguns parentes.

  72. Warton Nunes Viana

    Minha procedência é portuguesa, meu avô chamava-se Salvador Nunes Viana e era casado com Anisia Rocha Viana.
    Eram naturais da Bahia. Segundo meu avô nossa origem foi de dois irmãos portugueses que vieram para o Brasil.
    O braço da familia que se originou veio para o Mato Grosso.

    1. Minha avó chamava-se Bertulina Nunes Viana. De tds os comentarios é o primeiro que acho com Nunes Viana, devem ser parentes. Sei pouco sei era filha de portugueses, meus avós moravam em Itaperuna.

    1. Minha bisa se chamava , Odimira Viana de lima morava no Ceará e se mudaram para o Amazonas, seu esposo bruno José Ribeiro cujo os dois eram carente filho de português

    1. Talvez sejamos parentes… sou do piaui e na minha familia tem sobrenomes tambem como Gomes e Pessoa, mas o mais comum e Barbosa Viana, meu bisavo era Euclides Barbosa Viana,e outro bisavo era Joaquim Barbosa, entre outros parentes como Luis Viana, Higino Viana…

        1. O meu avô disse que temos muitos parentes espalhados pelo o Brasil, inclusivem outras cidades do Piauí. Meu avó é de Água Branca Pi, ele é alto branco e tem olhos verdes. Tudo me leva a crer que é uma família bem antiga. Talvez seja de origem italiana… não sei… pois bem concluindo a família Viana é enorme, além de ter vários casamentos entre si.

    1. josadarque viana filho de Manoel Viana sou neto de Raimundo Viana de Pombal Paraiba a família se espalhou por todo o Brasil nós estamos morando em São Paulo tenho uma tia chamada Nazaré e outros tenho curiosidades de saber algo da família do meu pai.

  73. Oi, também sou Viana. Minha mãe morava no Maranhão numa localidade chamada Centro dos Franco. Lá moravam muitos Viana. Minha avó chamava-se Raimunda e meu avô Pedro Rodrigues Viana. Também tenho curiosidade de saber a procedência correta desse sobrenome.

    1. Boa tarde, meu avô o nome dele era Salvador Rodrigues Viana, o nome do meu pai (Falecido dia 05/07/2015) era Francisco Roque Viana, com o nome no facebook, como Francisco Viana.

  74. Oi. Minha família descende de portugueses também com sobrenome viana, um branco de família nobre e uma escrava de aoforra (filha de escrava com patrão, era morena). Eu sou a quinta geração). E qro saber quem são meus atepassadas portugueses. Meu tatataravô vei com minha tatataravó fugidos de portugal. E aki no Maranhão moraram na cidade de Viana. E tiveram 21 filhos. Soh lembro o nome de alguns. Amélia, Cristália, José, Luís e theofilo. Todos com sobrenome Viana. Alguns foram para o acre e outros para o Pará. Mas enfim. Quero saber um pouco do meu passado.

    1. boa tarde angeline
      interessante seu comentario, sou da familia viana tb e sou bisneto de um branco portugues com uma negra alforriada, e moravam no maranhão.
      Meu avo se chamava manfredo viana, viveu na cidade de Itapecurumirim.
      se quiser se comunicar comigo, meu email e faustinoviana@hotmail.com.
      abraço.

  75. Meu Sobrenome é Pereira Vianna pelo que eu saiba já está na familia desde o meu tataravô meu bisavô era Pereira Vianna meu avô e meu pai não tenho o sobrenome da minha mãe era tradição da família e pela arvore genealógica eles vieram de Portugal na época que a família real veio para o Brasil e tenho por conhecimento também que todas as gerações citadas são Paulistas com casamentos com imigrantes espanhóis, portugueses e italianos.

    1. Minha Família também é Pereira Vianna, porém do Rio Grande do Sul. Tenho conhecimento desde meu penta avô pelo menos que era Pereira Vianna, posteriormente acabou saindo de uso os dois sobrenomes juntos. Os nomes comuns usados na Família eram José e Libindo.

    2. Também sou Pereira Vianna mas meu avô Genésio Vianna retirou um n mantendo apenas um. Então a descendência após ele ficou Viana. Me sinto incompleta!

    3. Mara, minha família paterna tb é Pereira Viana, eles vivem no nordeste, sempre tive noticia d uma tia Amélia q viveu no Paraná, meu avô se chamava Antônio Pereira Viana casado com Virginia Viana dos Passos, e muitos outrs Pereira Viana.

    4. Olá Mara! Meu nome é Marilda Pereira viana, meu pai Dioracy Pereira Viana e meu avó José Pereira Viana (nascido em Beija Flor/ Bahia) Será que somos da mesma familia?

  76. Também pertenço à família Viana, pois minha bisavó chamava-se Beltina Viana dos Reis, tenho curiosidade de descobrir minhas raízes. Meu Bisavô chamava-se Josué dos Reis Machado, acredito que os dois nomes são de origem Portuguesa.

    1. na verdade, essa Beltina era Balbina Viana dos Reis, filha de Feliciano Viana dos Reis e Carolina Maria(filha de Umbelina Gomes e Luiz Luba).

  77. Meu nome EULAMPIO VIANNA FILHO gostaria de saber a origem como foi criado onde e por quem . Meu pai ja falecido também se chamava EULAMPIO VIANNA.

  78. a família Vianna e a família Viana não são nomes diferentes que se referem a mesma coisa,sao nomes diferentes, mas um Vianna,nunca será um Viana,a menos que um de uma família se case com outro

    1. Gabriel vianna
      11 de agosto de 2013 às 20:44
      a família Vianna e a família Viana não são nomes diferentes que se referem a mesma coisa,sao nomes diferentes, mas um Vianna,nunca será um Viana,a menos que um de uma família se case com outro

      Olá Gabriel,
      seu comentário não procede.
      Sou Viana com um n só, mas meu pai era Vianna com 2 nn.
      Quando ele nos registrou achou por bem suprimir um n.

    2. Gabriel, sua afirmação estar equivocada, meu avó também é Vianna, mas com o tempo um “n” foi suprimido do nome, e alguns parentes retornaram.

      Um Vianna poderá ser sim, um Viana.

      Mas sei que tem vários Viannas, como você, que se sente superior por ter dois “ns”, doce ilusão.

      Forte abraço.

  79. Tudo depende da procedência de cada família, pois Vianna refere-se à vários grupos distintos, é um sobrenome que existe também na Espanha e Itália, e com raízes distintas, logo, nem todo Vianna/Viana possui raizes portuguesas.

    No Caso do Brasil, podemos dizer que a maioria possua sim raizes lusitanas, mas é errado afirmar que todos possuam tais raizes. Tudo dependerá ada procedência da família em estudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *